AULA 03/2022 – Recomposição – 8º ano – História - 11/02/2022
PLANO DE AMPLIAÇÃO E RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM – 2022
Atividades 8º ano – História – 1ª semana
Colega Professor(a),
O objetivo destas atividades é identificar como está o desenvolvimento de habilidades que aparecem na vida escolar do estudante, antes do ano que ele irá cursar. Logo, são preparatórias para o ano em curso. Não existe uma régua única que usaremos para medir o nível de conhecimento dos estudantes, por isso, precisamos ir aplicando as atividades e identificando os grupos que conseguem desenvolvê-las e os grupos que precisam de mais conhecimento prévio para sua realização. O importante é utilizar o período de recomposição para realmente olhar para as dificuldades do estudante e procurar minimizá-las.
Estas atividades foram elaboradas a partir das habilidades críticas evidenciadas no trabalho com o DCGO em 2021. A partir destas atividades, você professor (a), pode elaborar mais atividades e/ou outras atividades que visem cumprir com o objetivo do nosso Plano de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem.
Não se esqueça, trabalhar descritores também é trabalhar currículo!!!
Bom trabalho!
Lista de habilidades trabalhadas nessa atividade (EF07HI01) Explicar o significado de “Modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia. (EF07HI01) Explicar o significado de “Modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia. (EF07HI02) Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. (GO-EF07HI01-B) Problematizar a ideia de Modernidade como padrão de desenvolvimento civilizatório europeu em relação a cultura dos povos africanos, ameríndios e asiáticos. (EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados. (EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América; (EF07HI06) Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. (GO-EF07HI06-A) Relacionar as interações entre Ocidente e Oriente, por meio das navegações e da expansão marítima, das trocas científicas que influenciaram as revoluções no ocidente e impulsionaram as navegações. (EF07HI07) Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política; |
- A palavra “moderno” significa “novo”, “atual”. O surgimento das monarquias nacionais e a configuração dos Estados europeus foram interpretados por historiadores como uma ruptura com as estruturas e os valores típicos da Idade Média. Nascia, então, nesse contexto, o que se denominou “modernidade”, a ideia de moderno neste contexto, está diretamente relacionada aos acontecimentos
a) ( ) europeus e restrita à civilização ocidental.
b) ( ) europeus e restrita à civilização oriental.
c) ( ) europeus e restrita civilização romana.
d) ( ) europeus e restrita civilização grega.
2. Utilizando de palavras do banco de palavras, preencha corretamente as lacunas da frase a seguir.
Cultura europeia | Modelo histórico | Elementos culturais |
Civilização | Eurocentrismo | Superioridade |
Eurocentrismo é uma doutrina que toma a ______________como paradigma,_______________, e por isso uma referência mundial para todas as nações, a Europa e seus _______________ são o padrão de ______________. O ______________ é utilizado para designar a ________________ e a centralidade da Europa em relação aos demais países do mundo.
3. Observe a imagem (mapa) e responda o questionamento a seguir:
A expansão marítima e comercial europeia, a partir do século XV, mudou drasticamente a história da humanidade ao unir três continentes: quais são estes continentes?
Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/trafico-de-escravos-mercadoria-humana-atravessa-oatlantico. htm?cmpid=copiaecola acesso 23/03/2020
4. O Novo Mundo é termo que tem sua origem no final do século XV, mais precisamente em 1492, ou seja, uma expressão atribuída ao continente:
a) ( ) Americano após sua descoberta.
b) ( ) Americano antes da sua descoberta.
c) ( ) Africano após a sua descoberta.
d) ( ) Indiano após a sua descoberta.
Imagem disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/vert-tra-45596137 Acesso em: 22 de fev. de 2021.
5. O pioneirismo português foi resultado de uma série de condições que permitiram a esse pequeno país da Península Ibérica lançar-se nessa empreitada. Cite alguns dos fatores que explicam esse pioneirismo de Portugal.
Atividades 8º ano – História – 2ª semana
1. O Humanismo renascentista valorizou o retorno à cultura da Antiguidade Clássica e se constituiu como a base filosófica do Renascimento artístico, cultural e científico europeu. No banco de palavras do quadro a seguir estão alguma característica deste período histórico. Relacione o conceito a sua especificação.
2. De acordo com estes conceitos centrais deste período escreva um pequeno texto explicando o significado desse movimento que teve início na Europa, mas que teve seus reflexos por todo o mundo.
3. Das informações abaixo, identifique quais são verdadeiras e quais são fakes news:
Informação | Verdade | Fake |
No renascimento existe a valorização do homem. | ||
Na mentalidade renascentista o corpo do homem é visto como belo e maravilhoso. | ||
Os renascentistas desprezavam a natureza porque era fonte de pecado e da perdição | ||
Leonardo da Vinci, Boticeli, Rafael e Michelangelo são artistas do renascimento. | ||
O Renascimento cultural surgiu na Itália |
4. No banco de palavras a seguir escolha as palavras que completam a seguinte citação:
Espírito humano – renascentista – Itália – cultural, artístico e científico – Renascimento |
“O _________________foi um movimento ________________que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, principalmente na ____________. Foi essencial para o abandono de ideias medievais que ainda estavam presentes. O pensamento _______________defendia que a razão era uma manifestação do _______________que colocava o indivíduo mais próximo de Deus: Exercer a capacidade de questionar, fazendo uso do dom que foi dado por Deus, dando razão a ele”.
5. A imagem a seguir é um quadro pintado por um dos maiores artistas renascentistas. Com base nos textos lidos, busque mais informações e preencha o mapa mental a seguir.
Disponível em: https://pt.scribd.com/document/409164440/07-05-2019-Mapa-Mental-Monalisa-Renascimento Acesso em 04 de ago de 2020.
6. Análise as duas pinturas, a seguir, e identifique qual delas é uma pintura renascentista e qual é medieval. Quais são as principais características que as identifica?
Disponível em: https://renascimento-pintura.blogs.sapo.pt/1061.html acesso em: 05 de ago. de 2020.
Disponível em: https://www.todamateria.com.br/arte-medieval/ Acesso em: 05 de ago. de 2020.
7. Preencha as informações sobre a doutrina católica e a doutrina luterana, no quadro a seguir.
TEMA | REFORMA |
Salvação | |
Sacramento | |
Verdade | |
Autoridade do Papa |
8. A insatisfação e as críticas à Igreja Católica tiveram seu ápice por mio de um monge agostiniano e professor de Teologia chamado:
a) ( ) Martinho Lutero
b) ( ) Pedro Valdo
c) ( ) Santo Agostinho
d0 ( ) John Wycliff
9. A atuação de Lutero teve como ponto de partida a divulgação das 95 teses, que rapidamente espalharam-se pela Europa e deram origem ao reformismo no seio da Igreja Católica. Da atuação de Lutero, surgiu o
a) ( ) espiritismo
b) ( ) budismo
c) ( ) catolicismo
d) ( ) protestantismo
10. A Reforma foi um movimento europeu de criação de novas igrejas e credos religiosos, em oposição aos dogmas católicos. O que foi a contrarreforma?
11. Longe de promover mudanças estruturais nas doutrinas e práticas do catolicismo, a Contrarreforma estabeleceu um conjunto de medidas que atuou em duas vias. Quais foram elas?
12. Qual foi o papel dos Jesuítas na contrarreforma?
13. A Inquisição, foi instaurada pelo Tribunal do Santo Ofício, outra instituição eclesiástica criada na Contrarreforma. Em relação a inquisição, das alternativas a seguir, marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
a) ( ) A principal função da Santa combater o desvio dos fiéis católicos e a expansão de outras denominações religiosas.
b) ( ) A Santa Inquisição também combateu judeus e islâmicos, que eram considerados pecadores e infiéis.
c) ( ) A Inquisição atuava com a abertura de processos de investigação que acatavam denúncias contra hereges e praticantes de bruxaria.
d) ( ) Os acusados eram punidos com sanções que iam desde o voto de silêncio até a morte na fogueira.
14. Em 1542, foi realizado um concílio para tratar das ações da contrarreforma. Sobre este concílio enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
Concilio de Trento | ( ) selou o conjunto de medidas tomadas pela Contrarreforma. |
Índex | ( ) versão oficial da Bíblia Sagrada. |
Vulgata | ( ) conjunto de livros proibidos pela Igreja. |
João Paulo III | ( ) reunião dos principais líderes da Igreja Católica para reafirmação das doutrinas católicas. |
15. A necessidade da expansão marítima feita por parte de algumas coroas europeias principalmente nos séculos XV e XVI, caracterizaram a “Era dos Descobrimentos”, impulsionou avanços tecnológicos nos materiais e como eles eram utilizados para instrumentação da navegação. Quais eram os principais objetivos da expansão marítima?
16. Descubra no caça- palavras os principais avanços tecnológicos no período das navegações marítimas.
C | A | R | T | O | G | R | A | F | I | A | M | B | I |
A | S | O | E | G | U | I | P | A | D | N | A | U | K |
U | T | R | A | M | A | R | H | O | A | U | N | S | U |
P | R | O | S | C | A | R | A | V | E | L | A | S | T |
B | O | L | I | N | A | R | X | B | C | N | R | U | R |
E | L | E | F | A | N | T | O | A | I | A | I | L | E |
M | A | P | E | A | M | E | N | T | O | X | O | A | W |
E | B | A | L | E | S | T | I | L | H | A | P | M | Q |
P | I | I | T | O | Q | U | E | S | E | M | A | V | A |
A | O | C | E | M | B | A | R | C | A | Ç | O | E | S |
17. Registre cada um destes desenvolvimentos tecnológicos para você não esquecer.
18. Preencha o esquema a seguir sobre a Formação das monarquias nacionais.
19. Quais foram os fatores que marcaram o período chamado Renascimento Comercial e Urbano?
20. O contexto histórico da formação das monarquias nacionais foi marcado por alguns fatores importantes. No quadro a seguir caracterize cada um desses fatores.
Protecionismo alfandegário | |
Metalismo | |
Movimento Comunal | |
Absolutismo Monárquico | |
Capitalismo primitivo |