AULA 03/2022 – Recomposição – 8º ano – História - 11/02/2022

PLANO DE AMPLIAÇÃO E RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM – 2022

Atividades 8º ano – História – 1ª semana

Colega Professor(a),

O objetivo destas atividades é identificar como está o desenvolvimento de habilidades que aparecem na vida escolar do estudante, antes do ano que ele irá cursar. Logo, são preparatórias para o ano em curso. Não existe uma régua única que usaremos para medir o nível de conhecimento dos estudantes, por isso, precisamos ir aplicando as atividades e identificando os grupos que conseguem desenvolvê-las e os grupos que precisam de mais conhecimento prévio para sua realização. O importante é utilizar o período de recomposição para realmente olhar para as dificuldades do estudante e procurar minimizá-las.

Estas atividades foram elaboradas a partir das habilidades críticas evidenciadas no trabalho com o DCGO em 2021. A partir destas atividades, você professor (a), pode elaborar mais atividades e/ou outras atividades que visem cumprir com o objetivo do nosso Plano de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem.

Não se esqueça, trabalhar descritores também é trabalhar currículo!!!

Bom trabalho!



Lista de habilidades trabalhadas nessa atividade
 
(EF07HI01) Explicar o significado de “Modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
(EF07HI01) Explicar o significado de “Modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
(EF07HI02) Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
(GO-EF07HI01-B) Problematizar a ideia de Modernidade como padrão de desenvolvimento civilizatório europeu em relação a cultura dos povos africanos, ameríndios e asiáticos.
(EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América;
(EF07HI06) Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. (GO-EF07HI06-A) Relacionar as interações entre Ocidente e Oriente, por meio das navegações e da expansão marítima, das trocas científicas que influenciaram as revoluções no ocidente e impulsionaram as navegações.
(EF07HI07) Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política;

  1. A palavra “moderno” significa “novo”, “atual”. O surgimento das monarquias nacionais e a configuração dos Estados europeus foram interpretados por historiadores como uma ruptura com as estruturas e os valores típicos da Idade Média. Nascia, então, nesse contexto, o que se denominou “modernidade”, a ideia de moderno neste contexto, está diretamente relacionada aos acontecimentos

a) (   ) europeus e restrita à civilização ocidental.

b) (   ) europeus e restrita à civilização oriental.

c) (   ) europeus e restrita civilização romana.

d) (   ) europeus e restrita civilização grega.

2. Utilizando de palavras do banco de palavras, preencha corretamente as lacunas da frase a seguir.

Cultura europeiaModelo históricoElementos culturais
CivilizaçãoEurocentrismoSuperioridade

Eurocentrismo é uma doutrina que toma a ______________como paradigma,_______________, e por isso uma referência mundial para todas as nações, a Europa e seus _______________ são o padrão de ______________. O ______________ é utilizado para designar a ________________ e a centralidade da Europa em relação aos demais países do mundo.

3. Observe a imagem (mapa) e responda o questionamento a seguir:

A expansão marítima e comercial europeia, a partir do século XV, mudou drasticamente a história da humanidade ao unir três continentes: quais são estes continentes?

Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/trafico-de-escravos-mercadoria-humana-atravessa-oatlantico. htm?cmpid=copiaecola acesso 23/03/2020

4. O Novo Mundo é termo que tem sua origem no final do século XV, mais precisamente em 1492, ou seja, uma expressão atribuída ao continente:

a) (    ) Americano após sua descoberta.

b) (    ) Americano antes da sua descoberta.

c) (    ) Africano após a sua descoberta.

d) (    ) Indiano após a sua descoberta.

Imagem disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/vert-tra-45596137 Acesso em: 22 de fev. de 2021.

5. O pioneirismo português foi resultado de uma série de condições que permitiram a esse pequeno país da Península Ibérica lançar-se nessa empreitada. Cite alguns dos fatores que explicam esse pioneirismo de Portugal.

Atividades 8º ano – História – 2ª semana

1. O Humanismo renascentista valorizou o retorno à cultura da Antiguidade Clássica e se constituiu como a base filosófica do Renascimento artístico, cultural e científico europeu. No banco de palavras do quadro a seguir estão alguma característica deste período histórico. Relacione o conceito a sua especificação.

2. De acordo com estes conceitos centrais deste período escreva um pequeno texto explicando o significado desse movimento que teve início na Europa, mas que teve seus reflexos por todo o mundo.

3. Das informações abaixo, identifique quais são verdadeiras e quais são fakes news:

InformaçãoVerdadeFake
No renascimento existe a valorização do homem.  
Na mentalidade renascentista o corpo do homem é visto como belo e maravilhoso.  
Os renascentistas desprezavam a natureza porque era fonte de pecado e da perdição  
Leonardo da Vinci, Boticeli, Rafael e Michelangelo são artistas do renascimento.  
O Renascimento cultural surgiu na Itália  

  4. No banco de palavras a seguir escolha as palavras que completam a seguinte citação:


 
Espírito humano – renascentista – Itália – cultural, artístico e científico – Renascimento

“O _________________foi um movimento ________________que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, principalmente na ____________. Foi essencial para o abandono de ideias medievais que ainda estavam presentes. O pensamento _______________defendia que a razão era uma manifestação do _______________que colocava o indivíduo mais próximo de Deus: Exercer a capacidade de questionar, fazendo uso do dom que foi dado por Deus, dando razão a ele”.

5. A imagem a seguir é um quadro pintado por um dos maiores artistas renascentistas. Com base nos textos lidos, busque mais informações e preencha o mapa mental a seguir.

Disponível em: https://pt.scribd.com/document/409164440/07-05-2019-Mapa-Mental-Monalisa-Renascimento Acesso em 04 de ago de 2020.

6. Análise as duas pinturas, a seguir, e identifique qual delas é uma pintura renascentista e qual é medieval. Quais são as principais características que as identifica? 

Disponível em: https://renascimento-pintura.blogs.sapo.pt/1061.html acesso em: 05 de ago. de 2020.

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/arte-medieval/ Acesso em: 05 de ago. de 2020.

7. Preencha as informações sobre a doutrina católica e a doutrina luterana, no quadro a seguir.

TEMAREFORMA
Salvação 
Sacramento 
Verdade 
Autoridade do Papa 

8. A insatisfação e as críticas à Igreja Católica tiveram seu ápice por mio de um monge agostiniano e professor de Teologia chamado:

a) (   ) Martinho Lutero

b) (   ) Pedro Valdo

c) (   ) Santo Agostinho

d0 (   ) John Wycliff

9. A atuação de Lutero teve como ponto de partida a divulgação das 95 teses, que rapidamente espalharam-se pela Europa e deram origem ao reformismo no seio da Igreja Católica. Da atuação de Lutero, surgiu o

a) (   ) espiritismo

b) (   ) budismo

c) (   ) catolicismo

d) (   ) protestantismo

10. A Reforma foi um movimento europeu de criação de novas igrejas e credos religiosos, em oposição aos dogmas católicos. O que foi a contrarreforma?

11. Longe de promover mudanças estruturais nas doutrinas e práticas do catolicismo, a Contrarreforma estabeleceu um conjunto de medidas que atuou em duas vias. Quais foram elas? 

12. Qual foi o papel dos Jesuítas na contrarreforma?

13. A Inquisição, foi instaurada pelo Tribunal do Santo Ofício, outra instituição eclesiástica criada na Contrarreforma. Em relação a inquisição, das alternativas a seguir, marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) (   ) A principal função da Santa combater o desvio dos fiéis católicos e a expansão de outras denominações religiosas.

b) (   ) A Santa Inquisição também combateu judeus e islâmicos, que eram considerados pecadores e infiéis.

c) (   ) A Inquisição atuava com a abertura de processos de investigação que acatavam denúncias contra hereges e praticantes de bruxaria.

d) (   ) Os acusados eram punidos com sanções que iam desde o voto de silêncio até a morte na fogueira.

14. Em 1542, foi realizado um concílio para tratar das ações da contrarreforma. Sobre este concílio enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

Concilio de Trento(   ) selou o conjunto de medidas tomadas pela Contrarreforma.
Índex(   ) versão oficial da Bíblia Sagrada.
Vulgata(   ) conjunto de livros proibidos pela Igreja.
João Paulo III  (   ) reunião dos principais líderes da Igreja Católica para reafirmação das doutrinas católicas.

15. A necessidade da expansão marítima feita por parte de algumas coroas europeias principalmente nos séculos XV e XVI, caracterizaram a “Era dos Descobrimentos”, impulsionou avanços tecnológicos nos materiais e como eles eram utilizados para instrumentação da navegação. Quais eram os principais objetivos da expansão marítima?

16. Descubra no caça- palavras os principais avanços tecnológicos no período das navegações marítimas.

CARTOGRAFIAMBI
ASOEGUIPADNAUK
UTRAMARHOAUNSU
PROSCARAVELAST
BOLINARXBCNRUR
ELEFANTOAIAILE
MAPEAMENTOXOAW
EBALESTILHAPMQ
PIITOQUESEMAVA
AOCEMBARCAÇOES

17. Registre cada um destes desenvolvimentos tecnológicos para você não esquecer.

18. Preencha o esquema a seguir sobre a Formação das monarquias nacionais.

19. Quais foram os fatores que marcaram o período chamado Renascimento Comercial e Urbano?

20. O contexto histórico da formação das monarquias nacionais foi marcado por alguns fatores importantes. No quadro a seguir caracterize cada um desses fatores.

Protecionismo alfandegário 
Metalismo 
Movimento Comunal 
Absolutismo Monárquico 
Capitalismo primitivo