AULA 03/2022 – Recomposição 8º ano – Língua Portuguesa - 10/02/2022

PLANO DE AMPLIAÇÃO E RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM -2022

Atividades 8º ano – Língua Portuguesa- 1ª semana

Colega Professor(a),

O objetivo destas atividades é observar como está o desenvolvimento de habilidades que aparecem na vida escolar do estudante, antes dele cursar o 8º ano. Algumas destas atividades, também são preparatórias para o 9º ano. Não existe uma régua única que usaremos para medir o nível de conhecimento dos estudantes, por isso, precisamos ir aplicando as atividades e identificando os grupos que conseguem desenvolvê-las e os grupos que precisam de mais conhecimento prévio para sua realização. O importante é utilizar o período de recomposição para realmente olhar para as dificuldades do estudante e procurar minimizá-las.

Estas atividades foram elaboradas a partir dos resultados do SAEGO, logo, vamos olhar para habilidades críticas que se entrelaçam ao currículo e ao percurso do estudante.

A partir destas atividades e das habilidades listadas, a seguir, você professor (a), pode elaborar mais atividades e/ou outras atividades que visem cumprir com o objetivo do nosso Plano de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem.

Não se esqueça, trabalhar descritores também é trabalhar currículo!!!

Bom trabalho!



Listas de habilidades trabalhadas nesta atividade:
 
(EF69LP16A) – Identificar as formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico.
(EF06LP02) – Reconhecer as características dos diferentes gêneros.
H 01 (HLP003) – Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
H 13 (HLP018) – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
H 02 (HLP004) – Identificar o tema ou o assunto global do texto.
H 03 (HLP008) – Localizar informações explícitas em um texto.
H 04 (HLP009) – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
H 05 (HLP010) – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
H 06 (HLP011) – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
H 07 (HLP012) – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
H 08 (HLP013) – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
H 09 (HLP014) – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
H 10 (HLP015) – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
H 11 (HLP016) – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
H 12 (HLP017) – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
H 14 (HLP019) – Inferir uma informação implícita em um texto.
H 19 (HLP024) – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
H 20 (HLP025) – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
H 21 (HLP026) – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
Reconhecer marcas da norma padrão em um texto.

Leia os textos, a seguir, para responder às atividades de 1 a 11.

Texto 1 – A lenda da chuva

Os dedos das mãos e dos pés de cem guerreiros é pouco pra mostrar há quantas luas se passou o que vou contar, na beira deste fogo. Tempo. Muito tempo mesmo.

Naquele tempo, começo do mundo, não tinha chuva. Era só dia e noite, sol e lua e nada mais. Não tinha bichos, não tinha planta, não tinha árvore, não tinha verde. Só pedra grandes e rios grandes, no meio das pedras. Nada mais.

Os homens só comiam os peixes dos rios, que eram muitos. Mas, se não comiam peixe, morriam de fome porque não tinha outra coisa não.

E os peixes então pularam muito alto e descobriram que no céu tinha água também, nas nuvens grandes. Então eles pularam mais alto ainda e fugiram para as nuvens e foram viver nas águas que moravam no céu.

E os homens, que não tinham mais peixe para comer, começaram a morrer de fome na terra inteira, em cima das pedras, na beira dos rios vazios de peixe.

Os peixes olharam lá do céu e viram os homens morrendo e chorando, todos com fome. E eles ficaram com pena dos homens e começaram a chorar. As lágrimas dos peixes aumentaram muito as águas do céu e o céu não pôde mais segurar as águas.

Então as águas do céu caíram em forma de chuva, que molhou as pedras, que se desmancharam em terra, e as plantas nasceram para dar comida aos homens.

(Conforme relato verbal do índio Puhuy Maxacali, ouvido e transcrito por Luiz Carlos Lemos)

Fonte: https://mixmisturado.com/a-lenda-da-chuva/ Acesso em 31 de jan. de 2022.

Texto 2 – Por que chove? – Ilvan Filho 

(…) Na verdade, não existe mistério. Quando está calor, a água dos rios, oceanos, lagos e até poças de água evapora, transforma-se num gás leve, chamado de vapor de água. Sobe para a atmosfera e vira gotas de água que formam as nuvens. Com o tempo, essas gotas de água ficam maiores e as nuvens vão ficando mais cheias e pesadas, até ficarem bem sobrecarregadas quando, então, a chuva cai. Aí, tudo acontece de novo: a água que caiu da chuva evapora e vira nuvem que vai virar chuva.

A chuva aparece também trazida por frentes frias. Uma frente fria é uma zona de transição entre uma massa de ar quente e outra de ar frio, que geralmente se forma em regiões de grande contraste térmico.

O ar frio e seco, mais denso, desce e empurra a massa quente e leve para cima. Se houver umidade suficiente, além das temperaturas mais baixas, a passagem da frente causa chuvas intensas, com direito a granizo, raios e trovões. (…)

Fonte: https://blogs.gazetaonline.com.br/bloguinho/81/por-que-chove/ Acesso em 31 de jan. de 2022. (adaptado)

1.Considerando a importância das informações para a construção do texto 2, coloque P na parte principal do texto e S na parte secundária.

(A) “Aí, tudo acontece de novo: a água que caiu da chuva evapora e vira nuvem que vai virar chuva.”

(B) “Quando está calor, a água dos rios, oceanos, lagos e até poças da água evapora, transforma-se num gás leve, chamado de vapor de água.”

(C) “(…) Na verdade, não existe mistério.”

2. Esses dois textos falam sobre

(A) a importância de conhecer as lendas.

(B) a origem das lendas.

(C) as nuvens pesadas de chuva.

(D) o tema chuva.

3. No trecho “Quando está calor, a água dos rios, oceanos, lagos e até poças de água evapora, transforma-se num gás leve …”, a palavra destacada indica

(A) causa.

(B) dúvida.

(C) lugar.

(D) tempo.

4. O texto 2 serve para

(A) advertir.

(B) convencer.

(C) informar.

(D) orientar.

5. O texto 1 tem o objetivo de

(A) convencer.

(B) divertir.

(C) informar.

(D) orientar.

6. De acordo com o texto 2, a água que caiu da chuva

(A) evapora e vira nuvem que vai virar chuva.

(B) mistura-se somente às águas dos rios.

(C) mistura-se somente às águas do mar.

(D) escorre toda para o esgoto.

7. No trecho “Com o tempo, essas gotas de água ficam maiores e as nuvens vão ficando mais cheias e pesadas, até ficarem bem sobrecarregadas quando, então, a chuva cai”, temos uma situação de causa e consequência.

a) identifique a causa: _____________________________________________________________________

b) identifique a consequência: _______________________________________________________________

8. No trecho “O ar frio e seco, mais denso, desce e empurra a massa quente e leve para cima.” A expressão destacada refere-se 

(A) à massa quente.

(B) ao ar frio e seco.

(C) à massa leve.

(D) ao ar muito seco.

9. No texto 1, há a ideia de causa e consequência no trecho

(A) “Os dedos das mãos e dos pés de cem guerreiros é pouco pra mostrar há quantas luas se passou…”

(B) “Os homens só comiam os peixes dos rios, que eram muitos.”

(C) “E os homens, que não tinham mais peixe para comer, começaram a morrer de fome…”

(D) “Então as águas do céu caíram em forma de chuva, que molhou as pedras…”

10. A palavra em destaque, no trecho do texto 1 “se não comiam peixe, morriam de fome porque não tinha outra coisa não” (l. 7-8) expressa uma ideia de

(A) adição.

(B) alternância.

(C) explicação.

(D) finalidade.

11. “Uma frente fria é uma zona de transição entre uma massa de ar quente e outra de ar frio, que geralmente se forma em regiões de grande contraste térmico.” Este trecho do texto 2 é um exemplo de linguagem

(A) regional.

(B) coloquial.

(C) literária.

(D) científica.

Leia o texto a seguir e responda as atividades de 12 a 19.



SR. Google Pacheco – Juliano Martinz
 
Quando chegavam ao escritório pela manhã, o senhor Google Pacheco sempre estava lá. Sentado a sua mesa, ou correndo de um lado para outro, mantinha-se no seu memorável ritmo agitado. […]
Os funcionários o admiravam. Era sempre o primeiro a chegar e o último a sair (embora ninguém tenha testemunhado qualquer um destes acontecimentos).
– Acho que ele dorme no escritório – alguns arriscavam.
Outros já apelavam pro exagero:
– Dizem que ele nunca dorme.
Sr. Google Pacheco. O chefe do departamento de marketing […] Chamava a atenção pelas roupas, sempre de cores vívidas, cintilantes. Geralmente, boné azul, camiseta vermelha, calças amarelas e tênis verde. Às vezes, invertia as cores, mas nunca as abandonava. Roupas estranhas para um homem de nome estranho.
Quando era novo na empresa, ainda apenas um singelo desconhecido, causava confusão com seu nome. Liam o crachá e diziam:
– Bom dia, sr. Gógle.
Ele corrigia, sempre sorridente e simpático.
– Não, não. Pronuncia-se Gúgou.
– Gúgou?
– É a centésima potência do número 10. […]
O Sr. Google era uma enciclopédia ambulante. Parecia ser senhor de todo o conhecimento. Portador de solução para os mais variados problemas na ponta da língua. Para cada desafio proposto no dia a dia da empresa, vertia um turbilhão de soluções precisas e automáticas.
Com sua eficiência derramada a cada suspiro, de auxiliar no departamento de marketing chegou à chefia em poucos meses.  Com o passar dos dias e semanas, a experiência acumulando-se nas veias, parecia saber o que as pessoas queriam antes de terminarem de falar.
– Seu Google, o senhor sabe que horas…?
– … será a reunião do conselho?
– Isso. Isso mesmo.
– 16 horas.
– Sr. Google, chocolate dá…?
– Espinha? Celulite? Cólica no bebê?
– Éééé… […]
Certo dia, o Sr. Google não apareceu para trabalhar. A princípio, pairou uma tensão camuflada no ar. À medida que as horas foram passando, e o Sr. Google não aparecia, fez-se um clima de desespero. Começaram a ligar para o seu celular, mas dava como número inexistente. […]
Ninguém conseguia fazer nada. Ficavam andando de um lado para outro, perdidos. Nem a dona Gertrudes conseguiu fazer o café. […]
Quanto ao sr. Google, nunca mais foi visto. Dizem por aí que montou um site e ficou milionário.
Mas comprovar mesmo, ninguém nunca comprovou.

Fonte: https://corrosiva.com.br/cronicas-engracadas/cronica-humoristica-google-pacheco/ Acesso em 31 de jan. de 2022.

12. Pode-se afirmar que o texto é uma narrativa. Escreva algumas características que comprovam essa afirmação.

13. O texto SR. Google Pacheco tem

(A) Narrador em 1ª pessoa.

(B) Narrador em 3ª pessoa.

14. Retire do texto um trecho que comprove a resposta da atividade 13.

15. No trecho “– Espinha? Celulite? Cólica no bebê?” o sinal de pontuação indica

(A) admiração.

(B) dúvida.

(C) indignação.

(D) euforia.

16. A palavra em destaque, no trecho “… Sentado a sua mesa, ou correndo de um lado para outro…”, expressa uma ideia de

(A) adição.

(B) alternância.

(C) explicação.

(D) finalidade.

17. O trecho “Chamava a atenção pelas roupas, sempre de cores vívidas, cintilantes….” é um exemplo de linguagem

(A) formal. 

(B) coloquial.

(C) científica.

(D) regional.

18. O que motivou o início dessa narrativa foi

(A) o nome da personagem que é o mesmo do site de buscas da internet.

(B) o desaparecimento do funcionário chamado Senhor Google Pacheco.

(C) um personagem, assíduo no trabalho, que sabia a resposta de tudo. 

(D) o personagem que não gostava de trabalhar, nem responder perguntas.

19. De acordo com o texto, Google é o nome de

(A) uma empresa de informática.

(B) um site de buscas.

(C) um número inexistente.

(D) um personagem da narrativa.

Leia o texto a seguir e responda às atividades de 20 a 27.

Fonte: http://universomutum.blogspot.com.br Acesso em 01 de fev. de 2022.

20. Este texto pertence ao gênero textual

(A) conto.

(B) tirinha.

(C) notícia.

(D) anedota.

21. O tema dessa tirinha é

(A) a colheita da goiaba.

(B) a resposta de Pedrinho.

(C) uma situação de sala de aula.

(D) a tristeza da professora.

22. A expressão da professora, no último quadrinho significa

(A) contentamento.

(B) dúvida.

(C) nervosismo.

(D) frustração.

23. De acordo com a tirinha, Mutum estava tendo aula de quê? Explique sua resposta.

24. Como Mutum conseguiu escapar de responder à pergunta feita pela professora?

25. A resposta de Mutum à professora, no último quadrinho, tem a intenção de provocar

(A) desobediência.

(B) surpresa

(C) humor.

(D) tristeza.

26. Na fala do 2º quadrinho “Puxa, professora! Não posso resolver este problema!” a interjeição indica

(A) lamentação.

(B) surpresa.

(C) dúvida.

(D) entusiasmo.

27. Pela resposta de Mutum, no 3º quadrinho, pode-se afirmar, que ele

(A) havia se preparado para a aula.

(B) estava se sentindo envergonhado.

(C) não sabia a resposta do problema.

(D) era um garoto mal-educado.

Leia os textos a seguir para responder às atividades 28 a 33.

TEXTO 1

Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/03/24/ Acesso em 01 de fev. de 2022.

TEXTO 2

Fonte: https://www.blogcitario.blog.br/2021/03/08/titulos-publicitarios-criativos/ensine-seus-filhos-a-navegarem-fora-internet/ Acesso em 01 de fev. de 2022.

28. Os textos 1 e 2 são do gênero textual

(A) carta ao leitor.

(B) anúncio publicitário.

(C) charge.

(D) notícia.

29. Os textos 1 e 2 possuem o mesmo tema. Qual?

30. Qual o objetivo do anúncio publicitário?

31. O texto 1 usa a palavra “máscara” com duplo sentido. Explique.


Inferência…
… é quando desconhecemos o significado de uma palavra ou expressão, porém usamos as informações e o contexto ao seu redor para compreendermos o sentido ou ideia.

32. O texto 1 se refere aos cuidados que devemos ter para nos proteger de uma doença. Qual? Justifique sua resposta com palavras e expressões do texto.

33. O texto verbal do texto 2 indica

(A) ordem.

(B) pedido.

(C) conselho.

(D) negação.

34. Socialize com o (a) professor (a) as atividades que você teve facilidade para responder.

35. Converse com o (a) professor(a) sobre as atividades que você teve mais dificuldade para responder.

Atividades 8º ano – Língua Portuguesa- 2ª semana



Listas de habilidades trabalhadas nesta atividade:
 
(EF69LP16A) – Identificar as formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico.
H 04 (HLP009) – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. (D20)
(EF06LP02) – Reconhecer as características dos diferentes gêneros.
H 10 (HLP015) – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.). (D5)
H 01 (HLP003) – Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. (D9)
H 02 (HLP004) – Identificar o tema ou o assunto global do texto. (D6)
H 05 (HLP010) – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. (D2)
H 06 (HLP011) – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. (D13)
H 13 (HLP018) – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. (D12)
H 09 (HLP014) – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. (D16)
H 11 (HLP016) – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. (D15)
H 15 (HLP020) – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. (D14)
H 19 (HLP024) – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. (D19)
H 21 (HLP026) – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
(EF69LP55) – Reconhecer em textos de diferentes gêneros as variedades da língua falada, o conceito de norma padrão e o de preconceito linguístico.

Leia os textos a seguir e responda às atividades.

Texto 1

Fonte: https://www.slideshare.net/fabiocrsva/7-ano-textos-violncia-no-transito

Texto 2

Disponível em: https://www.facebook.com/denatran/photos/parab%C3%A9ns-para-voc%C3%AA-que-faz-da-educa%C3%A7%C3%A3o-no-tr%C3%A2nsito-uma-pr%C3%A1tica-di%C3%A1ria-diadaduca%C3%A7/814984431863113/

1.Os dois textos abordam o fato de que

(A) diversos problemas de trânsito são causados pelos próprios motoristas.

(B) a maioria dos problemas de trânsito vêm de falha mecânica.

(C) todos os motoristas param em fila dupla na frente de escolas.

(D) todos os problemas de trânsito ocorrem devido à falha humana.

2. Os textos que você leu tratam do mesmo tema, porém pertencem a gêneros textuais diferentes. Quais são os gêneros textuais dos textos 1 e do 2?

3. Escreva algumas características do gênero textual do texto 2.

4. Escreva 2 características do gênero textual do texto 1.

5. No terceiro quadrinho do texto 2, o personagem demonstra estar

(A) confuso.

(B) desanimado.

(C) feliz.

(D) determinado.

6. O humor da tira está no fato de

(A) os pais pararem em fila dupla.

(B) a filha ter que educar os pais.

(C) a filha sentir vergonha dos pais.

(D) as crianças falarem de trânsito.

7. Qual é a principal finalidade do texto 2?

8. No trecho “Motorista, redobre sua atenção e cuidado. Você é o principal responsável pela sua segurança!”, do texto 1, a palavra destacada está substituindo a palavra

(A) atenção.

(B) falhas.

(C) motorista.

(D) humanas.

9. “Na temporada de férias, parece que junto com o descanso, muitos condutores…”, a expressão destacada dá ideia do

(A) período em que os condutores descuidam da segurança.

(B) modo como os condutores dirigem.

(C) motivo pelo qual os condutores dirigem.

(D) lugar por onde passam os condutores.

10. “Na temporada de férias, parece que junto com o descanso, muitos condutores também descuidam da segurança.” Este trecho é uma informação ou uma opinião? Explique sua resposta

11. “Por isso é sempre oportuno discutir e refletir sobre as causas dos acidentes”. Esta oração

(A) contraria o que foi dito anteriormente no texto, indicando oposição.

(B) conclui a ideia apresentada no texto, indicando conclusão.

(C) acrescenta algo novo ao texto, indicando adição de informação.

(D) nega todas as informações apresentadas no texto, indicando negação da ideia.

12. “Por isso é sempre oportuno discutir e refletir sobre as causas dos acidentes”. Esta oração é

(A) um fato apresentado no texto.

(B) uma opinião do autor do texto.

13. Marque a alternativa que apresenta a relação de causa e efeito:

(A) “90% dos acidentes são causados por falhas humanas, alerta observatório”.

(B) “Segundo dados do DataSus, o mês de dezembro, por exemplo, foi o campeão de mortes nas vias em 2013.”

(C) “Enquanto o trânsito nas cidades fica muito mais calmo no período de férias; nas estradas, a situação é bem diferente.”

(D) “… o mês de julho foi o quarto mais violento, perdendo apenas para agosto e novembro.”

14. No texto 1, a expressão “o campeão de mortes” (l. 10) indica

(A) que o mês de dezembro foi pouco expressivo em relação a acidentes de trânsito.

(B) que no trânsito das cidades, quem corre mais é o vencedor.

(C) uma ironia, pois ser o campeão em mortes não é nada positivo.

(D) a classificação dos motoristas em relação ao acidente de trânsito.

15. No texto 2, pode-se afirmar que os personagens são estudantes?  Explique sua resposta.

16. Observe o quadrinho abaixo:

Recorte da fig. Do texto 2.

A fala da personagem menina apresenta

(A) comparação, devido à associação que ela faz das ideias.

(B) hipérbole, devido ao exagero expresso pela fala.

(C) metáfora, porque ela empresta o sentido de uma palavra para indicar outra.

(D) onomatopeia, porque ela imita os sons.

17. Leia o quadrinho abaixo, retirado do Texto 2:

Recorte da fig. Do texto 2.

No texto, a expressão “ser mais firme” significa

(A) ser mais paciente com a educação dos pais.

(B) compreender o comportamento dos pais.

(C) ignorar a educação dos pais.

(D) educar os pais com mais rigidez.

18. A linguagem usada no texto 1 é

(A) formal.

(B) científica.

(C) informal.

(D) literária.

19. A linguagem utilizada no texto 2 é

(A) formal.

(B) científica.

(C) informal.

(D) literária.

20. O que você achou destas atividades? Fácil, difícil? Em quais atividades você teve mais dificuldade? Converse com seu(sua) professor(a) sobre isso!!!