AULA 03/2022 – Recomposição 9º ano – Ciências da Natureza - 11/02/2022

PLANO DE AMPLIAÇÃO E RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM -2022

Atividades 9º ano – Ciências da Natureza – 1ª semana

Colega Professor(a),

O objetivo destas atividades é identificar como está o desenvolvimento de habilidades que aparecem na vida escolar do estudante, antes do ano que ele irá cursar. Logo, são preparatórias para o ano em curso. Não existe uma régua única que usaremos para medir o nível de conhecimento dos estudantes, por isso, precisamos ir aplicando as atividades e identificando os grupos que conseguem desenvolvê-las e os grupos que precisam de mais conhecimento prévio para sua realização. O importante é utilizar o período de recomposição para realmente olhar para as dificuldades do estudante e procurar minimizá-las. 

Estas atividades foram elaboradas a partir das habilidades críticas evidenciadas no trabalho com o DCGO em 2021. A partir destas atividades, você professor (a), pode elaborar mais atividades e/ou outras atividades que visem cumprir com o objetivo do nosso Plano de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem. 

Não se esqueça, trabalhar descritores também é trabalhar currículo!!!

Bom trabalho!

Fontes de Energia

Fontes de Energia são matérias-primas que direta ou indiretamente produzem energia para movimentar máquinas. Contudo, como são encontradas diretamente na natureza, esta matéria-prima necessita passar por uma transformação antes de gerar energia.O carvão, o petróleo, as águas dos rios e dos oceanos, o vento e certos alimentos são alguns exemplos de fontes energéticas. A energia gerada será empregada em diversos fins como os transportes, indústria, agricultura, uso doméstico, etc.

Energia renováveis e não renováveis

As fontes de energia ou recursos energéticos podem ser classificados em dois grupos: energias renováveis e não renováveis. Energias renováveis são aquelas que se regeneram espontaneamente ou através da intervenção humana, consideradas energias limpas, pois os resíduos deixados na natureza são nulos. Energias não renováveis são aquelas que uma vez esgotadas, não podem mais ser regeneradas, pois é necessário muito tempo para sua formação na natureza. Apesar de serem encontradas na natureza em grandes quantidades, têm reservas finitas. São consideradas energias poluentes, porque sua utilização causa danos para o meio-ambiente. Exemplos de energia não renováveis: combustíveis fósseis e energia nuclear.

Disponível em: https://tinyurl.com/wmff7rfy. Acesso em 20 de fev. de 2021.

Transformação das fontes de energia: As fontes de energias são encontradas na natureza em estado bruto, e para serem aproveitadas economicamente, devem passar por um processo de transformação e armazenamento.

A água, o sol, o vento, o petróleo, o carvão, o urânio é canalizado pelo ser humano em centros de transformação tais quais:

  • Usinas Hidrelétricas – a força da queda d’água faz girar as turbinas e assim convertida em eletricidade.
  • Refinarias de Petróleo – o petróleo é transformado em óleo diesel, gasolina, querosene, etc.
  • Usinas Termoelétricas – através da queima do carvão mineral e do petróleo, obtém-se energia.

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/fontes-de-energia/. Acesso em 20 de fev. de 2021. (adaptado)

Carga Elétrica: No mundo atual é quase impossível viver sem a eletricidade. Se olharmos à nossa volta veremos diversos equipamentos que necessitam de eletricidade para funcionar. Quando nos referimos ao estudo da eletricidade, estamos, na verdade, fazendo referência aos fenômenos resultantes da propriedade chamada carga elétrica.Pensando em fatos históricos, vemos que diversas hipóteses e várias teorias foram levantadas e desenvolvidas a fim de dar explicações mais concisas acerca dos fenômenos elétricos. Hoje sabemos com plena convicção que tais fenômenos estão ligados à estrutura da matéria.

Como já estudamos, sabemos que todos os corpos são constituídos de átomos, que podem ser descritos como constituídos de partículas elementares. As principais são os prótons, nêutrons e elétrons.

Através de experiências foi possível mostrar que prótons e elétrons têm comportamentos elétricos opostos. Por isso, convencionou-se que há duas espécies de cargas elétricas: a positiva, que tem comportamento igual ao do próton; e a negativa, que se comporta como a carga elétrica do elétron. Os nêutrons não apresentam a citada propriedade física, isto é, os nêutrons não possuem carga elétrica.

Geralmente quando um corpo qualquer apresenta o número de prótons igual ao de elétrons dizemos que esse corpo está eletricamente neutro, ou seja, o corpo possui carga total igual a zero. Portanto, quando o corpo apresenta número de prótons diferente do número de elétrons, dizemos que o corpo se encontra eletrizado, ou seja, o corpo apresenta carga elétrica diferente de zero.

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/carga-eletrica.htm. Acesso em 22 de fev. de 2021. (adaptado)

Circuitos elétricos: Circuito elétrico é uma ligação de elementos, como geradores, receptores, resistores, capacitores, interruptores, feita por meio de fios condutores, formando um caminho fechado que produz uma corrente elétrica.

Os circuitos elétricos são utilizados para ligar dispositivos elétricos e eletrônicos de acordo com suas especificações de funcionamento, referentes à tensão elétrica de operação e à corrente elétrica suportada pelo dispositivo. Além disso, são usados para distribuição da energia elétrica em residências e indústrias, conectando diversos dispositivos elétricos por meio de fios condutores, conectores e tomadas.

De acordo com seus componentes básicos, um circuito elétrico pode desempenhar diversas funções: eliminar picos de corrente elétrica, que são prejudiciais para alguns aparelhos mais sensíveis; aumentar a tensão elétrica de entrada ou, até mesmo, abaixá-la; transformar uma corrente alternada em uma corrente contínua; aquecer algo, entre outras.

Quando se aplica uma diferença de potencial em um circuito elétrico usando, por exemplo, uma pilha, os elétrons passam a fluir nesse circuito até que essa pilha descarregue por completo. Parte da energia de cada um desses elétrons é, então, captada e utilizada pelos diferentes elementos do circuito, transformando-a em diferentes formas de energia, como luz, som, movimento, calor, etc.

Quando se aplica uma diferença de potencial em um circuito elétrico usando, por exemplo, uma pilha, os elétrons passam a fluir nesse circuito até que essa pilha descarregue por completo. Parte da energia de cada um desses elétrons é, então, captada e utilizada pelos diferentes elementos do circuito, transformando-a em diferentes formas de energia, como luz, som, movimento, calor, etc.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/circuitos-eletricos.htm. Acesso em 22 de fev. de 2021. (adaptado)

Transformações de Energia

A energia não é criada e nem destruída. Existem diferentes tipos de energia e quase todas tem origem na energia solar, a energia armazenada nas moléculas que formam o petróleo por exemplo, é de energia solar, na combustão da gasolina e outros derivados do petróleo, essa energia é liberada em forma de energia térmica, que é transformada em energia cinética (movimento), ou energia elétrica. A água, os diferentes tipos de solo absorvem quantidades de energia solar, por isso o aquecimento em diferentes pontos terrestre não é o mesmo.

Diferentes temperaturas produzem deslocamento de massas de ar, ou seja, os ventos, chamada de energia eólica, que podem ser transmitidas para as pás de uma turbina e posteriormente ser convertida em energia elétrica.

Alguns exemplos de transformação de energia:

  • Energia elétrica em térmica, quando usamos chuveiro elétrico, a água é aquecida;
  • Energia elétrica em luminosa, quando acendemos uma lâmpada;
  • Energia química em mecânica, quando corremos ou andamos;
  • Usinas hidroelétrica, transforma a energia potencial da água em energia cinética que faz as turbinas girarem. A energia de movimentos das turbinas é transferida aos geradores, que por sua vez produzem energia elétrica. É a principal forma de geração de energia no Brasil.

ATIVIDADES

1. Analise as afirmações a seguir relacionadas as fontes de energia.

I – Energia eólica é a principal forma de energia utilizada no Brasil.

II – Também conhecida como energia eólica, a energia atômica é obtida por meio da fissão nuclear de materiais radioativos, como o urânio.

III – Biomassa é toda matéria orgânica não fóssil, de origem animal ou vegetal, que pode ser utilizada na produção de calor, seja para uso térmico industrial.

 Quais estão corretas?

a) (  ) Apenas I. b) (  ) Apenas III. c) (  ) II e III. d) (  ) I e III.

2. Relacione as fontes de energia a seguir à suas definições adequadas.

(a) Solar                    (b) Eólica                    (c) Combustíveis Fósseis

(__) Trata-se da energia produzida a partir da força do vento e com impactos ambientais baixos.

(__) São aqueles cuja queima é capaz de gerar energia, seja para estações termoelétricas ou para veículos de qualquer porte.

(__) É uma das formas de energia que têm se popularizado no Brasil, podendo ser do tipo fotovoltaica ou térmica, ainda com custos elevados para a implantação.

3. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido.

Para a geração elétrica, perfura-se o subsolo onde há grande quantidade de_________________, os quais

devem ser retirados por dutos e conduzidos a um __________ na superfície da terra para a transformação da

energia geotérmica em elétrica.

a) ( ) vapor e água quente; gerador.

b) ( ) atividade vulcânica e lava; transformador.

c) ( ) queimadas ocultas e carvão; refinador.

d) ( ) atividade vulcânica e lava; condensador.

4. A charge a seguir retrata o aquecimento global, tema polêmico que vem sendo associado à intensificação do efeito estufa, associando-o a várias atividades humanas, como o uso de algumas fontes de energia. Comente sobre as fontes de energia que contribuem para o agravamento do aquecimento global e cite possíveis soluções para minimizar esse impacto.

5. Ferros e chuveiros elétricos, assim como lâmpadas incandescentes e fios condutores estão classificados no mesmo grupo de dispositivos elétricos. Esses dispositivos podem ser considerados como

a) (  ) condutores. b) (  ) resistores. c) (  ) capacitores. d) (  ) domésticos.

6. Analise as afirmações a seguir e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas:

a) (   ) A carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares que compõem o átomo, como os prótons e  os elétrons.

b) (   ) Eletricidade é proveniente do fluxo de partículas muito pequenas chamadas prótons que fazem parte da constituição dos átomos.

c) (   ) Geralmente quando um corpo qualquer apresenta o número de prótons igual ao de elétrons dizemos que esse corpo está eletricamente carregado.

d) (   ) Prótons e nêutrons localizam-se no núcleo do átomo, sendo que os prótons possuem carga elétrica positiva e os nêutrons não possuem carga elétrica. Já os elétrons ficam ao redor do núcleo atômico, e têm carga elétrica negativa.

7. “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”, diz uma frase famosa dita por Antoine Lavoisier relacionada à fenômenos da natureza. Comente o que Lavoisier quis dizer com essa frase.

Atividades 9º ano – Ciências da Natureza – 2ª semana

ATIVIDADES

1. Observe a imagem a seguir, representando etiquetas de eficiência energética de dois televisores.

Os televisores da marca RED e da marca BLUE estão à venda em uma loja de eletrodomésticos. Um cliente deseja levar a que possui o menor consumo energético. Calcule a quantidade de energia em kWh que cada televisor consome e defina o valor que o cliente pagaria em sua conta mensal com cada uma dos televisores e o ajude a decidir qual comprar. (considere: Tarifa R$ 0,598342 kWh)

2. Uma lâmpada de 100 watts permanece acesa todos os dias em uma casa, durante 7 horas. Supondo que o kWh (quilowatt-hora) custe R$ 0,25, o custo mensal do funcionamento dessa lâmpada será́ de

a) (  ) R$ 1,75.b) (  ) R$ 5,25.c) (  ) R$ 7,00.d) (  ) R$ 25,00.

3. Uma mãe de família registrou, durante um mês, o tempo de funcionamento de alguns aparelhos elétricos em sua casa e preencheu a tabela a seguir:

Ao receber a conta de energia, correspondente ao mês registrado na tabela, a mãe deve esperar um consumo, em kWh. Se o kWh custa R$ 0,37, qual o custo mensal de energia elétrica nessa residência de acordo com os dados obtidos? Qual equipamento mais contribuiu para o consumo de energia elétrica nessa casa?

4. Faça o cálculo do valor em reais da conta de energia elétrica de uma família que durante 30 dias teve um consumo mensal de 267 kWh, sabendo que o preço do kWh é de 0,61 centavos. A alternativa que corresponde a esse valor é a

a) (  ) 18,30.b) (  ) R$ 162,87.c) (  ) R$ 183,00.d) (  ) 488,10.

5. Consumo consciente de energia faz bem ao bolso e ao planeta!

Além de não pesar no bolso, o consumo consciente de energia reduz o desperdício de recursos naturais e contribui para a sustentabilidade.

Com a quarentena, a maioria dos consumidores percebeu um aumento nas contas de energia elétrica, gás e água. Afinal, todos estão mais tempo em casa, o que aumenta a demanda por tais recursos. Trabalho, aulas on-line, entretenimento, preparo de refeições para toda a família, entre outras necessidades, contribuem para o maior uso dos recursos naturais. Porém, o consumo consciente de energia deve ser uma prioridade.

Disponível em: <https://tinyurl.com/rjt8bdjy>. (adaptado) Acesso em 27 maio 2021.

Liste atitudes individuais que você e sua família podem adotar visando um consumo consciente de energia.

6. O Selo Procel foi criado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) em 1993. A partir de sua criação, foram firmadas parcerias junto ao Inmetro, a agentes como associações de fabricantes, pesquisadores de universidades e laboratórios, com o objetivo de estimular a disponibilidade, no mercado brasileiro, de equipamentos cada vez mais eficientes.

Assinale a alternativa que indica a finalidade desse Selo:

a) (   ) Permite ao fabricante dos equipamentos e eletrodomésticos reconhecer as peças mais eficientes e que consomem energia.

b) (   ) Possibilita reconhecer quais equipamentos e eletrodomésticos possuem autorização para serem comercializados em nosso país.

c) (   ) Possibilita compreender quais equipamentos e eletrodomésticos são mais seguros e indicados para residências que possuem crianças.

d) (   ) Permite ao consumidor conhecer os equipamentos e eletrodomésticos do mercado que são mais eficientes e que consomem menos energia.

7. Melhorar a saúde dos moradores, o meio ambiente e a economia das cidades são desafios se considerarmos gerar energia para essas cidades de forma econômica e ambientalmente sustentável. Dentre algumas destas atitudes faz-se as seguintes afirmações:

I. Usar combustíveis de cozinha mais limpos;

II. Instalar mais sistemas de distribuição de energia renovável;

III. Implementar medidas de eficiência energética de edificações.

Quais das medidas acima podem contribuir para a proteção do planeta de emissões de poluentes fora de controle em nossas cidades?

a) (  ) I e II.b) (  ) I e III.c) (  ) II e III.d) (  ) I, II e III.

8. A luz vermelha ou verde que fica acesa continuamente em alguns aparelhos eletroeletrônicos indica que o aparelho está em modo “stand-by”. Mesmo sem estar sendo utilizado, o aparelho está consumindo energia elétrica. Quantos desses stand-by estão ligados 24 horas em sua residência? Você acha que isso influencia em sua conta de luz?

9. O consumo consciente de energia elétrica é essencial para um desenvolvimento sustentável. Para você, qual a importância de um consumo sustentável de energia elétrica?

10. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido e assinale a alternativa correta.

I. Em suas casas, cada morador pode (e deve) fazer sua parte e conversar com sua família sobre a prática do consumo __________ de energia.

II. Se for trocar equipamentos eletrônicos, escolha aqueles que possuem selos de ___________ energética do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, o Selo ___________.

a) (  ) consciente – segurança – Inmetro.c) (  ) consciente – eficiência – Procel.
b) (  ) ineficiente – qualidade – Energético.d) (  ) eficiente – eficiência – Prátiko.

11. A energia elétrica é um dos bens mais consumidos em todo o mundo, um dado que também vale para o Brasil: um país de grandes dimensões e que precisa gerar uma quantidade muito grande de eletricidade para suprir às necessidades de toda a população. As principais fontes de energia no Brasil são, respectivamente a

a) (   ) energia hidrelétrica, energia termelétrica e energia solar.

b) (   ) energia termelétrica, energia hidrelétrica e energia nuclear.

c) (   ) energia solar, energia hidrelétrica e energia termelétrica.

d) (   ) energia hidrelétrica, energia termelétrica e energia eólica.

12. Fontes de energia são opções energéticas com origens diversas. Assinale a alternativa que melhor conceitua energia renovável:

a) (   ) São fontes de energia que utilizam recursos que se esgotam na natureza.

b) (   ) São recursos naturais ou artificiais utilizados pela sociedade para produção de calor.

c) (   ) É a principal fonte de energia do mundo, produzida a partir de combustíveis fósseis.

d) (   ) São fontes de energia que utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza.

13. Utilize as palavras indicadas no quadro para completar o texto a seguir:

Uma usina ___________ é uma obra de engenharia que usa a força das águas para gerar energia. Ela é um intricado projeto de engenharias (civil, elétrica, mecânica, hidráulica…) que demanda enormes esforços de construção. A energia __________ gravitacional que se converte em energia __________ é obtida pelo represamento da água; e esse represamento provoca a pressão que converte energia __________ em energia ____________, que é transferida para a turbina hidráulica onde será convertida em energia ________.

14. A respeito das fontes de energia em Goiás, são feitas algumas afirmações, assinale V para as verdadeiras e F para as Falsas:

I. (__) A cana-de-açúcar é utilizada para fabricação de açúcar e etanol, e o bagaço pode ser utilizado como combustível para cogeração de calor e eletricidade.

II. (__) O gás natural é um exemplo de fonte de energia não renovável, colaborando com o chamado efeito estufa e consequentemente agravando o aquecimento global.

III. (__) O Estado de Goiás está no país com menor radiação solar do mundo, e numa das regiões menos privilegiadas do Brasil, sendo, então, um local que pouco utiliza este tipo de fonte de energia.

IV. (__) O estado de Goiás não apresenta potencial de uso de energia eólica, pois a quantidade de ventos que incide sobre a região é insuficiente para que se atinja viabilidade econômica voltada à produção de eletricidade.

15. As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados pela sociedade para produção de algum tipo de energia, sendo algumas delas consideradas como energias limpas, como a bioenergia. O que é bioenergia? Cite algumas de suas vantagens.