AULA 03/2022 – Recomposição 9º ano – Geografia - 14/02/2022

Colega Professor(a),

O objetivo destas atividades é identificar como está o desenvolvimento de habilidades que aparecem na vida escolar do estudante, antes do ano que ele irá cursar. Logo, são preparatórias para o ano em curso. Não existe uma régua única que usaremos para medir o nível de conhecimento dos estudantes, por isso, precisamos ir aplicando as atividades e identificando os grupos que conseguem desenvolvê-las e os grupos que precisam de mais conhecimento prévio para sua realização. O importante é utilizar o período de recomposição para realmente olhar para as dificuldades do estudante e procurar minimizá-las.

Estas atividades foram elaboradas a partir das habilidades críticas evidenciadas no trabalho com o DCGO em 2021. A partir destas atividades, você professor (a), pode elaborar mais atividades e/ou outras atividades que visem cumprir com o objetivo do nosso Plano de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem.

Não se esqueça, trabalhar descritores também é trabalhar currículo!!!

Bom trabalho!

1. Explique as principais causas dos movimentos migratórios no mundo atual.

2. Renda per capita é um indicador muito utilizado para mensurar a situação econômica de um país. Seu cálculo é realizado pela:

a) (  ) Diferença entre a quantidade de nascimentos e óbitos em um país.

b) (  ) Soma de todos os rendimentos de um país durante o ano.

c) (  ) Divisão da renda nacional (ou PNB) pelo número de habitantes de um determinado país.

d) (  ) Soma de todas as riquezas de um país em determinado ano.

3. Uma Reforma política que, quando bem planejada e executada, pode minimizar amplamente a expulsão de populações do meio rural é a Reforma

a) (  ) Tributáriab) (  ) Previdenciáriac) (  ) Agráriad) (  ) Trabalhista

4. A análise geográfica é feita a partir de várias lentes e conceitos. Assim, é preciso conhecer bem esses conceitos para que a leitura da sociedade e do espaço seja feita de forma adequada. Pensando por esse prisma, observe o conceito a seguir:

É uma instituição formada por povo, território e governo. Representa, portanto, um conjunto de instituições públicas que administra um território, procurando atender os anseios e interesses de sua população.”

A que conceito refere-se a afirmação acima?

a) (  ) Territóriob) (  )  Naçãoc) (  ) Estadod) (  ) Governo

5. A respeito do conceito de território, é correto afirmar que:

I) Ao nos referirmos ao território brasileiro, referimo-nos ao espaço soberano reconhecido internacionalmente.

II) Os limites do território podem ser bem definidos ou não muito claros. As fronteiras podem variar de acordo com o espaço em análise.

III) Na Geografia, há um consenso exato sobre o que seja o conceito básico de território. Esse conceito é único para todas as análises espaciais, sociais e territoriais.

IV) É possível entender o conceito de território como sendo o espaço geográfico apropriado e delimitado por relações de soberania e poder.

Estão corretas as alternativas:

a) (  ) I, III e IV.b) (  ) I, II e IV.c) (  ) I e III.d) (  ) Todas as alternativas.

6. “O número de imigrantes que vivem nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aumentou em um terço na última década, apesar da recente queda dos fluxos migratórios provocados pela crise econômica iniciada em 2008, afirma um relatório publicado pela entidade nesta segunda-feira. Segundo a OCDE, que reúne 34 países, a maioria deles ricos, cerca de 110 milhões de imigrantes viviam nos países-membros da organização em 2009/2010, o equivalente a 9% da população total”.

BBC Brasil, 03 dez. 2012. – Em destaque, países membros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico)

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Organização_para_a_Cooperação_e_Desenvolvimento_Econômico Acesso em: 26 de out de 2020

Em busca de melhores condições de vida, muitos imigrantes saem de países pobres em direção aos territórios de economias desenvolvidas. Essa procura intensifica-se porque nos países desenvolvidos:

a) (  ) há uma política de controle e recepção dos grupos imigrantes.

b) (  ) são registrados baixos índices de xenofobia (aversão a estrangeiros).

c) (  ) a burocracia facilita a regularização de imigrantes, mesmo que ilegais.

d) (  ) há uma elevada necessidade de mão de obra barata e de baixo custo.

7. Um dos principais tipos de migrações internacionais existentes é a chamada “fuga de cérebros”, que consiste:

a) (  ) na perda de trabalhadores com baixa qualificação técnica para países estrangeiros, geralmente mais desenvolvidos.

b) ( )  na migração sazonal (durante certas épocas do ano, com tempo limitado) de pesquisadores universitários e estudantes, como em intercâmbios e cursos de capacitação.

c) (  ) na adoção de políticas internacionais para facilitar o deslocamento dos profissionais de alta capacidade e boa formação escolar.

d) (  ) no deslocamento em massa de profissionais especializados e de grande conhecimento para outros países.

8. Leia o trecho a seguir:

“Em termos gerais, o estudo mostra que em El Salvador e Honduras os municípios “ejetores” tendem a apresentar maior índice de pobreza, apresentar residências com menor qualidade de serviços básicos, ter maior percentual da população sem ensino médio e relatar um maior peso de atividades agrícolas no emprego.“

De acordo com o trecho anterior, podemos compreender

a) (  ) que problemas socioeconômicos não possuem nenhuma relação com a migração.

b) (  ) que locais com grandes problemas socioeconômicos tendem a “expulsar” sua população.

c) (  ) que problemas socioeconômicos sempre possuem relação com atividades agrícolas.

d) (  ) que locais com grandes problemas socioeconômicos tendem a “atrair” populações.

9. Qual é a diferença entre o conceito de Estado e País?

10. Quais são os problemas sociais, políticos e históricos a respeito do excesso de nacionalismo?

Atividades 9º ano – Geografia – 2ª semana

Falando sobre conflitos territoriais, terras Indígenas e remanescentes de quilombos sofrem com a invasão praticada por agricultores, garimpeiros e madeireiros, entre outros, o que frequentemente provoca

sérios conflitos. Leia o trecho a seguir, publicado pelo Instituto Socioambiental, sobre os problemas relacionados à mineração em Terras Indígenas.

Por que não minerar em Terras Indígenas?

A mineração é uma atividade altamente impactante, podendo contaminar os cursos d’água, o solo e a fauna e flora locais. Além disso, historicamente, expõe os povos indígenas diretamente afetados a situações de violência.

Por isso, mesmo atualmente não sendo permitida em Terras Indígenas, a exploração minerária é uma ameaça constante a esses territórios – e aos povos que neles vivem.

Atualmente, 177 Terras Indígenas no Brasil têm incidência de mais de 4 mil processos minerários; no total, são 44 mil processos minerários na Amazônia Brasileira.

Terra Indígena Roosevelt

A mineração e o garimpo ilegais nessa terra dos Cinta Larga, entre Rondônia e Mato Grosso, tem gerado conflitos e mortes desde os anos 1950, mas a grande invasão aconteceu nos anos 2000. Desativado várias vezes pelos Cinta Larga, o mega-garimpo de Lajes levou 5 000 garimpeiros à TI (Terra Indígena) em 2004 e, ainda hoje, mais de 500 exploram diamantes na TI.

POR QUE não minerar em Terras Indígenas. Terras Indígenas no Brasil. Disponível em: <https://terrasindigenas.org.br/pt-br/node/41>. Acesso em: 12 jul. 2018.

1. A mineração compromete o modo de vida dos povos indígenas? Por quê?

2. Qual é a importância da demarcação de terras para os povos indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos?

Leia o texto a seguir. Depois, faça o que se pede.

Exploração da borracha

[…] Armados de facão, vestindo roupas simples e carregando alimento suficiente apenas para não morrer de fome, lá iam os seringueiros se aventurar na mata atrás da goma elástica.

A comida de que os seringueiros precisavam era fornecida, a crédito, pelo seringalista, o dono das terras cultivadas. Os preços, sempre muito altos, geravam uma dívida eterna para os trabalhadores, que usavam praticamente todo o salário para pagá-la ao patrão.

Enquanto o Brasil despontava como maior fornecedor mundial de borracha, os países ricos promoviam expedições à Amazônia. […]

Foi numa dessas aventuras que, em 1876, o inglês Henry Wickham enviou à Grã-Bretanha milhares de sementes de seringueira. Não demoraria mais de 50 anos para que a riqueza de Belém trocasse de mãos.

A seringueira era uma árvore de difícil cultivo. Os brasileiros optaram por apoiar-se apenas no extrativismo, que tinha custo baixíssimo. Com a explosão da indústria automobilística, no início do século XX, europeus e americanos precisavam cada vez mais de borracha para carros e pneus. A insistência no método mais primitivo de produzir fez com que o Brasil se tornasse incapaz de atender a essa crescente demanda.

Enquanto isso, a tentativa britânica de plantar seringueiras, levada a cabo na Ásia, havia se provado um sucesso tremendo. A planta pegou tão bem que, em um intervalo de dez anos, entre 1909 e 1919, a produção asiática pulou de 3 685 toneladas para 381 860 toneladas anuais. Nessa mesma época, a produção brasileira não passava de 35 mil toneladas. […]

ZENTI, Luciana. Ciclo da borracha: Paris tropical. Aventuras na História, São Paulo, nov. 2006.

Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/acervo/ciclo-borracha-paris-tropical-434959.phtml>. Acesso em: 30 jul. 2018.

3. O texto cita uma relação de trabalho que existe até hoje em alguns lugares do Brasil. Explique como ela funciona.

4. Por que os produtores de borracha da Ásia suplantaram os produtores brasileiros?

Observe o mapa a seguir sobre a formação territorial dos Estados Unidos.

5. Em que período ocorreu a maior expansão territorial do país?

6. A expansão empreendida pelos EUA rumo ao oeste do continente foi fundamentada em uma ideia de que os povos de origem anglo-saxônica supostamente seriam predestinados por Deus para ocupar o território americano.

Qual o nome dado a esta ideia?

a) (    ) Doutrina Monroe.

b) (    ) Destino Manifesto.

c) (    ) América para os Americanos.

d) (    ) Aliança para o Progresso.

O “Progresso Americano”, de John Gast (1872). Onde o progresso, representado pela mulher de vestes brancas, expulsa os indígenas e a “vida selvagem”, trazendo consigo a sociedade moderna norte-americana. Disponível em: http://sergiohistoria.blogspot.com/2010/10/2o-ano-o-destino-manifesto.htm

EUA se tornaram uma potência econômica mundial na primeira metade do século XX, superando Inglaterra, França e Alemanha, mantendo este posto até o início do século XXI.  Sobre o processo de constituição dos EUA como potência econômica mundial responda:

7. Qual fato histórico catalisou este processo no início do século XX?

8. Qual outro país se aproximou do poderio econômico e militar dos EUA após a Segunda Guerra Mundial?

Uncle Sam (Tio Sam), símbolo do nacionalismo norte-americano em uma ilustração desenvolvida sob o contexto da 1ª Guerra Mundial. Na legenda lê-se “Quero que você entre para o exército americano, no local de recrutamento mais próximo”.

Disponível em: https://inglesnarede.com.br/dicas/uncle-sam-origens-significados/ Acesso em: 01 de jun de 2021

Analise os gráficos a seguir e depois responda as questões propostas.

9. Quais são as duas maiores economias em 2017, segundo o Banco Mundial?

10. Quais deverão ser as duas maiores economias em 2050, segundo a projeção do Banco Goldman Sachs? Qual é a posição do Japão e da Alemanha nos dois casos?

11. O que vocês concluem sobre o crescimento dos países do grupo BRICS entre 2000 e 2017?

Com os Estados Unidos, as exportações brasileiras geram aproximadamente metade da riqueza pelas exportações para a China, mas os produtos exportados são mais sofisticados do ponto de vista técnico. Entre eles se destacam as exportações de aviões, além de produtos semimanufaturados de aço e alumínio. Soma-se a elas a exportação de petróleo bruto. A relação com os Estados Unidos coloca o Brasil na posição de país industrializado, contribuindo para uma inserção menos desvantajosa no intercâmbio internacional.

As tensões comerciais entre Estados Unidos e China, que marcaram o ano de 2018, exemplificam que as relações entre esses países também afetam o Brasil.

Em um contexto de disputas comerciais, com diminuição das exportações entre Estados Unidos e China, o Brasil pode ampliar suas exportações para esses países, o que constitui um cenário otimista. Por outro lado, é provável que se efetive um cenário pessimista, com graves prejuízos econômicos para o Brasil. Nele há possibilidade de que as disputas comerciais entre os gigantes culminem na queda dos preços das commodities e na desaceleração do crescimento econômico chinês. A isso se soma o risco de que os Estados Unidos aumentem taxas de impostos sobre os produtos importados do Brasil.

Com base no texto anterior, responda:

12. Na sua opinião, é importante que o Brasil mantenha relações econômicas com os Estados Unidos e com a China?

13. Quais as fragilidades da inserção do Brasil na Divisão Internacional do Trabalho? Como é possível superá-las?

Leia o texto e responda às perguntas a seguir.

Disputa comercial entre China e EUA pode afetar emprego e renda no Brasil, diz ministro

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, disse […] que a guerra comercial entre a China e os Estados Unidos pode causar efeitos “nefastos” para o comércio global, resultado em perda de emprego e renda, inclusive para o Brasil.

[…]

Após repetidas ameaças do presidente Donald Trump, a guerra comercial com a China se concretizou. Os Estados Unidos anunciaram a imposição de tarifas de milhões de dólares a vários produtos chineses, provocando represália imediata de Pequim, que denunciou “a maior guerra comercial da história econômica”. No começo de julho [de 2018] entraram em vigor as sobretaxas punitivas decididas pelo presidente americano, sobre um total de US$ 50 bilhões de importações chinesas, que incluem automóveis, discos rígidos e componentes de aviões.

A China reagiu de imediato e disse ser “obrigada a tomar as contramedidas necessárias” para “defender os interesses fundamentais do país e de sua população”, conforme nota divulgada pelo Ministério chinês do Comércio.

FOLHA de S.Paulo. Disputa comercial entre China e EUA pode afetar emprego e renda no Brasil, diz ministro, 15 ago. 2018.

Disponível em: Acesso em: 25 out. 2018

14. Qual é a avaliação do ministro brasileiro sobre as disputas entre EUA e China?

15. Quais foram as ações dos EUA contra a China, na chamada Guerra Comercial?

16. Como o governo chinês reagiu?