AULA 03/2022 – Recomposição – 9º ano – História - 11/02/2022

PLANO DE AMPLIAÇÃO E RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM – 2022

Atividades 9º ano – História – 1ª semana

Colega Professor(a),

O objetivo destas atividades é identificar como está o desenvolvimento de habilidades que aparecem na vida escolar do estudante, antes do ano que ele irá cursar. Logo, são preparatórias para o ano em curso. Não existe uma régua única que usaremos para medir o nível de conhecimento dos estudantes, por isso, precisamos ir aplicando as atividades e identificando os grupos que conseguem desenvolvê-las e os grupos que precisam de mais conhecimento prévio para sua realização. O importante é utilizar o período de recomposição para realmente olhar para as dificuldades do estudante e procurar minimizá-las.

Estas atividades foram elaboradas a partir das habilidades críticas evidenciadas no trabalho com o DCGO em 2021. A partir destas atividades, você professor (a), pode elaborar mais atividades e/ou outras atividades que visem cumprir com o objetivo do nosso Plano de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem.

Não se esqueça, trabalhar descritores também é trabalhar currículo!!!

Bom trabalho!



Lista de habilidades trabalhadas nessa atividade

(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo
(EF08HI02) Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
Habilidades:(EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas. (EF08HI03-C) Discutir os impactos ambientais produzidos pelo processo de industrialização nos séculos XIX, XX e XXI, analisando a crise e as políticas ambientais adotadas no mundo e no Brasil, no passado e na atualidade.
(EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo. (GO-EF08HI04-C) Entender a influência da Revolução Francesa, bem como da Declaração Universal dos Direitos do Homem, na formação das bases do mundo contemporâneo.
 (GO-EF08HI05) Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas. (GO-EF08HI05-A) Perceber como as ideias iluministas influenciaram o sentimento anticolonial e as rebeliões da América Portuguesa, em especial as Conjurações Mineira, Baiana e a Insurreição Pernambucana.
(EF08HI07) Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais;
(EF08HI10) Identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações.
(EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira;
(GO-EF08HI12-A) Conhecer a economia na Capitania de Goyaz nos séculos XVIII e XIX, com a ocupação e o surgimento de arraiais, vilas, o posterior declínio da atividade aurífera e a transição para a atividade agrícola e pecuária.


1. No século XVIII, a Europa viveu o ápice das transformações ideológicas e culturais iniciadas com o Renascimento nos séculos XV e XVI. O Iluminismo foi a corrente de pensamento dominante na Europa do século XVIII e defendeu o predomínio da razão sobre a fé, representando a visão de mundo da burguesia. Este período também ficou conhecido como século das luzes.  Por que este período ficou assim denominado de século das luzes?

Imagem disponível em: https://www.timetoast.com/timelines/xviii-5d30a927-dd04-4aac-a2ea-3fab74e03106 Acesso em 22 de fev. de 2021

2. O auge dessa efervescência do Iluminismo se deu no século XVIII – o “século das luzes”.  Destacamos alguns princípios iluministas: racionalismo, liberalismo, e o anticlericalismo. No quadro a seguir caracterize cada um deles.

RACIONALISMOLIBERALISMOANTICLERICALISMO
                 

4. A Lei dos Cercamentos de Terras estabeleciam que as terras que eram utilizadas de maneira geral passassem a ser cercadas e vendidas para nobres burgueses, que investiam nesses espaços. Essas áreas foram concentradas, gerando um êxodo rural. Explique com suas palavras o que foi o êxodo rural naquele período.

5. De um modo geral, a Revolução Industrial transformou não só o setor econômico e industrial, como também as relações sociais, as relações entre o homem e a natureza, provocando alterações no modo de vida das pessoas, nos padrões de consumo e no meio ambiente. Cada fase da revolução representou diferentes transformações e consequências mediante os avanços obtidos em cada período. Relacione a segunda coluna de acordo com cada uma das fases desta revolução.

a) A Primeira Revolução Industrial(   ) Integração entre ciência, tecnologia e produção, avanços na medicina; a invenção de robôs capazes de fazer trabalho extremamente minucioso e preciso; houve avanços na área da genética, trazendo novas técnicas que melhoraram a qualidade de vida das pessoas; possibilitou diminuir as distâncias entre os povos e a maior difusão de notícias e informações por meio de novos meios de comunicação; o capitalismo financeiro consolidou-se e houve aumento do número de empresas multinacionais. E não menos importante, todas essas transformações possibilitadas pela Revolução Industrial como um todo, transformou o modo como o homem relaciona-se com o meio. A apropriação dos recursos naturais para viabilizar as produções e os avanços tecnocientíficos têm causado grande impacto ambiental.  
b) A Segunda Revolução Industrial(  ) Representou uma nova organização no modo capitalista, aumento significativo de indústrias, aumento significativo da produtividade. O homem ao ser substituído pela máquina saiu da zona rural para ir para as cidades em busca de novas oportunidades, dando início ao processo de urbanização. Esse processo culminou no crescimento desenfreado das cidades, na marginalização de boa parte da população, bem como em problemas de ordem social como miséria, violência, fome. Nessa fase, também, a sociedade organizou-se em dois polos: de um lado a burguesia e do outro o proletariado.  
c) A Terceira Revolução Industrial(  ) Teve como principais consequências, mediante o maior avanço tecnológico, o aumento da produção em massa em bem menos tempo, consequentemente o aumento do comércio e modificação nos padrões de consumo; muitos países passaram a se industrializar, especialmente os mais ricos, dominando, então, economicamente diversos outros países (expansão territorial e exploração de matéria-prima). O avanço nos transportes possibilitou maior e melhor escoamento de mercadorias e trânsito de pessoas; surgiram as grandes cidades e com elas também os problemas como superpopulação; aumento das doenças; desemprego e aumento da mão de obra barata e novas relações de trabalho.

6. A Revolução Francesa, iniciada no dia 17 de junho de 1789, foi um movimento impulsionado pela burguesia e que contou com uma importante participação dos camponeses e das massas urbanas que viviam na miséria. Internamente, a crise começava a provocar divisão entre os próprios revolucionários. Dois grupos políticos se destacaram neste movimento os Girondinos e os Jacobinos. No quadro a seguir caracterize cada um destes grupos.

GirondinosJacobinos
                                                

Atividades 9º ano – História – 2ª semana

  1. Observe no mapa a seguir – “Brasil: das conjurações à independência” nele está representado os movimentos sociais e rebeliões na América portuguesa.

Disponível em: http://gohannippo.blogspot.com/2018/06/crise-no-sistema-colonial-brasileiro.html Acesso em: 07 de maio de 2020

2. Relacione as revoltas representadas no mapa, pesquise sobre elas, destacando o local, as causas e as principais reivindicações destes movimentos e preencha o quadro a seguir:

Revolta ou conjuraçãoLocalCausasReivindicação
    
    
    
    
    
    
    

 

3. Qual dessas revoltas reivindicava o fim da escravidão e igualdade entre negros e brancos?

4. A Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana foram movimentos que ocorreram no final do período colonial e que tinham características semelhantes. Identifique quais são as características que são semelhantes nos dois movimentos.

5. O infográfico a seguir representa as revoltas na América Portuguesa. Quais delas tinham interesses na independência do Brasil?

6. Segundo as informações do infográfico qual é a diferença do caráter das revoltas de Beckman, Guerra dos Mascates e Revolta de Vila Rica com os da Conjuração Baiana e inconfidência Mineira?

Disponível em: http://www.blogdofariasjunior.com/2018/10/coluna-do-professor-pixote-brasil.html Acesso em: 07 de jul. de 2020

7.  Marque (V) nas afirmativas verdadeiras e (F) nas falsas. Depois, corrija as afirmativas falsas de modo que se tornem verdadeiras.

a) (   ) O processo de independência dos países da América espanhola possuiu apenas causas internas, não tendo relação com o que ocorria na Europa.

b) (   ) O processo de independência da América espanhola contou com lideranças criollas, e esses líderes foram chamados de “libertadores da América”.

c) (  ) Os altos cargos da administração espanhola na América, assim como altos cargos eclesiásticos e militares, poderiam ser ocupados por qualquer cidadão das colônias espanholas.

d) (    ) Brasil, México e Argentina são países da América espanhola.

Disponível em: https://plurall-content.s3.amazonaws.com/oeds/NV_ORG/PNLD/PNLD20/Historiar/8ano/02_BIMESTRE/08_VERSAO_FINAL/03_PDFS/12_HISTORIAR_8ANO_2BIM_Sequencia_didatica_2_TRTA.pdf Acesso em: 10 de ago. de 2020. (Adaptada)

8. Preencha as lacunas do trecho a seguir:

Os ideais iluministas promoveram intensas transformações ________________________. O homem passou a ter uma nova alternativa de entender o mundo através da ciência. Assim sendo, o Iluminismo influenciou na construção dos regimes políticos de várias civilizações, o slogan __________________________ influenciou diferentes movimentos populares pelo mundo, inclusive no ______________________.

 9. Leia as informações no mapa mental e responda cada um dos tópicos a seguir:

a) Identifique suas características e comente porque esta revolução é considerada um evento singular do desdobramento da Revolução Francesa.

b) Avalie qual ou quais foram as suas principais implicações.

c) Quais foram os principais líderes deste movimento?

d) Qual era o principal objetivo deste movimento?

e) Em sua opinião esse movimento teve um desfecho positivo? Justifique.

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/248542473173710122/ Acesso em 10 de ago. de 2020.

  10. Resolva a cruzadinha a seguir:

a) Qual era o caráter da Conjuração Baiana?

b) Como eram chamados os participantes da Inconfidência Mineira?

c) Revolta de caráter separatista e popular, que ocorreu na Bahia em 1798.

d) Um dos ideais da Revolução Francesa que influenciaram os movimentos de rebelião na América Portuguesa.

e) Influenciou diferentes movimentos populares pelo mundo, inclusive no Brasil.

f) Um dos mais importantes movimentos sociais do Brasil.

g) Imposto cobrado pela Coroa portuguesa durante o período colonial.

h) Movimento que ficou conhecido também como a Revolta dos Alfaiates.

i) Ato de revoltar-se contra a ordem estabelecida.

11. Qual é o significado do termo “independência da América Espanhola”?

12. No quadro a seguir, especifique a atuação de Simón Bolívar e San Martín no processo de independência das colônias espanholas na América.

13. Qual foi o papel de Napoleão Bonaparte no processo de independência da América Espanhola?

14. A Independência dos Estados Unidos foi fortemente influenciada pelas ideias do Iluminismo, principalmente o conceito de que todo povo possui o direito sagrado de lutar pela sua liberdade. O país que hoje se conhece como Estados Unidos da América, na época colonial, era chamado de as

a) (   ) Treze Colônias

b) (   ) Colônias da Inglaterra

c) (   ) Colônias Americanas

d) (   ) Colônias Independentes

15. Qual era o contexto histórico da Independência dos Estados Unidos?

16. A organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 tem suas características e seus desdobramentos para a história política brasileira. As alternativas a seguir apresenta algumas características e desdobramentos. Marque com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) (  ) No Brasil existia dois movimentos políticos importantes, um era a favor de que houvesse a Revolução Republicana Liberal Abolicionista, o outro era formado por uma elite agrária muito conservadora.

b) (   ) Um dos fatos que ajudou a desencadear as causas da Independência do Brasil foi a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil.

c) (   ) O movimento Republicano e Abolicionista ganhou força por causa da insistência de D. João VI em voltar para Portugal.

d) (   ) Ao retornar para Portugal  D. João VI transformou o Brasil em um Reino Unido de Portugal e Algarves, deixando de ser um Brasil Colônia, posição que desacordava com os interesses de Portugal.

e) (  ) A Revolução Liberal do Porto foi o movimento mais importante dentre as causas da independência do Brasil.

f) (   ) O Brasil após a declaração de sua independência de Portugal sofreu fortes transformações.

17. Descreva sobre o evento chamado “abertura dos portos” dando ênfase no jogo de interesses envolvidos nesse episódio.

18. Quais foram os motivos e as reivindicações da Revolução do porto e qual foi o seu significado no processo de Independência do Brasil?

19. Que tipo de independência os ministros e os conselheiros de dom Pedro defendiam?

20. A mineração em Goiás teve o seu ápice em 1750, de 1751 a 1770 a extração e exploração do ouro foi diminuindo drasticamente, do ano de 1770 adiante a mineração entrou em decadência, o que provocou o abandono de muitos povoados goianos. Após o período da mineração quais atividades econômicas Goiás passou a dedicar e a qual política estava atrelada?

21. Sobre a História de Goiás. Complete as citações a seguir:

a) “A___________________________, em 1888, não alterou as condições de trabalho e de moradia dos escravos que viviam em Goiás. Aliás, a população de Goiás era constituída por uma maioria negra e uma minoria branca”.

b) “Um dos primeiros atos políticos de Pedro Ludovico foi executar a política de__________________”.

c) “Com o movimento das ________________________ acentuado no século XVIII, a região do interior do Brasil, mais conhecido como Sertão ou Hinterland, passou a ser ocupada pelos bandeirantes”.