AULA 03/2022 – Recomposição 9º ano – Língua Portuguesa - 10/02/2022

PLANO DE AMPLIAÇÃO E RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM – 2022

Atividades 9º ano – Língua Portuguesa – 1ª semana

Colega Professor(a),

O objetivo destas atividades é observar como está o desenvolvimento de habilidades que aparecem na vida escolar do estudante, antes dele cursar o 9º ano. Não existe uma régua única que usaremos para medir o nível de conhecimento dos estudantes, por isso, precisamos ir aplicando as atividades e identificando os grupos que conseguem desenvolvê-las e os grupos que precisam de mais conhecimento prévio para sua realização. O importante é utilizar o período de recomposição para realmente olhar para as dificuldades do estudante e procurar minimizá-las.

Estas atividades foram elaboradas a partir dos resultados do SAEGO, logo, vamos olhar para habilidades críticas que se entrelaçam ao currículo e ao percurso do estudante.

A partir destas atividades e das habilidades listadas, a seguir, você professor (a), pode elaborar mais atividades e/ou outras atividades que visem cumprir com o objetivo do nosso Plano de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem.

Não se esqueça, trabalhar descritores também é trabalhar currículo!!!

Bom trabalho!



Listas de habilidades trabalhadas nesta atividade
 
(EF06LP02) – Reconhecer as características dos diferentes gêneros.
H 13 (HLP018) – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. (D12)
H 02 (HLP004) – Identificar o tema ou o assunto global do texto. (D6)
H 06 (HLP011) – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. (D13)
H 11 (HLP016) – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. (D15)
H 19 (HLP024) – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. (D19)
H 03 (HLP008) – Localizar informações explícitas em um texto. (D1)
H 15 (HLP020) – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. (D14)
H 13 (HLP018) – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. (D12)
(EF06LP02) – Conhecer as características dos diferentes gêneros jornalísticos (escritos, orais e multimodais) e a relação com a situação comunicativa, o estilo e a finalidade dos gêneros em uso.
H 05 (HLP010) – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. (D2)
(H 20 (HLP025) – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. (D9)
H 10 (HLP015) – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.). (D5)
H 08 (HLP013) – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. (D3)
(EF06LP04A) – Analisar o uso de elementos gramaticais (substantivos, adjetivos e verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo afirmativo e negativo) na produção (escrita/oral), leitura de diferentes gêneros.
H 07 (HLP012) – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. (D17)
H 09 (HLP014) – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. (D16)

Leia o texto a seguir e resolva as atividades propostas de 1 a 10.

O segredo para escolher bem uma carreira é o autoconhecimento

A dica é do psicólogo especializado em orientação vocacional Fernando Aguiar. Optar por uma profissão pela perspectiva de ganhar dinheiro, mas sem gostar dela, é um atalho para a frustração

Ser bem-sucedido trabalhando com o que gosta é o sonho de boa parte dos jovens que concluem o ensino médio. O grande desafio é decidir qual profissão seguir; especialmente num período cheio de pressão de familiares e da escola para a aprovação numa universidade. Para ser exitoso nessa missão, o segredo está em apostar em autoconhecimento, organização e pesquisa sobre a área de interesse. É o que defende Fernando Aguiar, mestre em psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) que desenvolveu uma metodologia vocacional. O psicoterapeuta não promete um teste milagroso nem resultado instantâneo, mas, sim, um processo com duração de oito meses no qual o jovem poderá se entender melhor. […]

Quais são as dificuldades envolvidas ao decidir por uma profissão?

São obstáculos diferentes para cada pessoa. E os desafios não existem apenas ao escolher uma carreira. Ao longo da trajetória, a pessoa vai se deparar com perguntas que sempre voltam, como; será que é isso que eu quero continuar fazendo pelo resto da minha vida? […]

Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/trabalho-e-formacao/2018/04/29/interna-trabalhoeformacao-2019,677164/o-segredo-para-escolher-bem-uma-carreira-e-o-autoconhecimento.shtml/ Acesso em 20 de jan. de 2022.

1. Ao observar as características desse texto (trecho), posso afirmar que ele se encaixa no gênero textual entrevista. Que elementos do texto comprovam essa afirmação?

2. Qual é a finalidade do texto lido?

3. Qual assunto está sendo abordado nesse texto?

4. Qual é o tema abordado pela entrevista?

5. A linguagem empregada nessa entrevista é

(A) técnica, mais informal.

(B) popular, coloquial.

(C) jornalística, mais formal.

(D) poética, informal. 

6. No trecho “O psicoterapeuta não promete um teste milagroso nem resultado instantâneo, mas, sim, um processo com duração de oito meses no qual o jovem poderá se entender melhor. […]”, as conjunções destacadas expressam respectivamente ideias de

(A) adição e oposição.

(B) oposição e adição.

(C) alternância e oposição.

(D) alternância e adição.

7. Em “Para ser exitoso nessa missão, o segredo está em apostar em autoconhecimento, organização e pesquisa sobre a área de interesse”, as palavras destacadas nesse trecho sugerem

(A) exagero, pois expressam uma ideia exagerada, desnecessária, desmedida, excessiva.

(B) paralelismo, pois o autor faz uso de uma estrutura idêntica por meio de substantivos.

(C) oposição, pois o autor se utiliza de ideias que são opostas.

(D) Ironia, pois o autor diz o contrário do que afirma anteriormente.

8. De acordo com o psicólogo Fernando Aguiar, o segredo para escolher bem uma profissão é

(A) o autoconhecimento.                                                 

(B) a disciplina.

(C) o comprometimento.

(D) a ação.

9. O trecho do texto lido que demostra uma opinião é

(A) “O psicoterapeuta não promete um teste milagroso nem resultado instantâneo,..”

(B) “Quais são as dificuldades envolvidas ao decidir por uma profissão?”

(C) “O segredo para escolher bem uma carreira é o autoconhecimento”.

(D) “A dica é do psicólogo especializado em orientação vocacional Fernando Aguiar.”

10. Coloque V para (verdade) e F para (Falso) quanto ao que se refere a características do texto lido.

(A) A entrevista caracteriza-se por ser um texto científico cuja função é relatar os resultados de uma pesquisa científica, pautados na originalidade e na ética.

(B) A entrevista é um texto que conta um fato ocorrido e apresenta características como: espaço, tempo, personagens, enredo e presença de um narrador.

(C) As principais características da entrevista são a oralidade e o discurso direto (reprodução integral da fala de um personagem), bem como a presença do entrevistador e do entrevistado.

(D) A entrevista se caracteriza por ser um texto informativo e/ou opinativo, presença do entrevistador e do entrevistado, linguagem dialógica e oral.

Leia o texto a seguir e resolva as atividades propostas de 11 a 16.

Quando vitaminas atrapalham

Consumir suplementos de vitaminas depois de praticar exercícios físicos pode reduzir a sensibilidade à insulina, o hormônio que conduz a glicose às células de todo o corpo. Temporariamente, um pouco de estresse oxidativo – processo combatido por algumas vitaminas e que danifica as células – ajuda a evitar o diabetes tipo 2, causado pela resistência à insulina, concluíram pesquisadores das universidades de Jena, na Alemanha, e Harvard, nos Estados Unidos. 

Desse estudo, publicado em maio na PNAS, participaram 40 pessoas, metade delas com treinamento físico prévio, metade sem. Os dois grupos tomaram uma combinação de vitaminas C e E durante quatro semanas e passaram por exames de avaliação de sensibilidade da glicose à insulina. Apenas exercícios físicos, sem doses adicionais de vitaminas, promove a longevidade e reduz o diabetes tipo 2. Ao contrário do que se pensava, os resultados negam que o estresse oxidativo seja um efeito colateral indesejado da atividade física vigorosa: ele é na verdade parte do mecanismo pelo qual quem se exercita é mais saudável. A conclusão é clara: nada de antioxidantes depois de correr.

Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/quando-vitaminas-atrapalham/ Acesso em 18 de jan. de 2022.

11. Os artigos científicos são uma produção textual com os principais resultados de uma pesquisa acadêmica. Em geral, são publicados em revistas e jornais científicos, livros, plataformas de divulgação cientifica, televisão e internet, veículos que exigem um formato mais direto e conciso. O conteúdo costuma ser mais crítico em relação às ideias discutidas. Considerando essas afirmações, percebe-se que o texto lido se trata de um artigo científico. Que características do texto comprovam essa afirmação?

12. Qual é a finalidade desse texto?

13. Coloque V para (verdade) e F para (Falso).

(A) O artigo científico caracteriza-se por ser um texto científico cuja função é relatar os resultados de uma pesquisa científica, sendo esses calcados de originalidade e ética.

(B) É um texto que conta um fato ocorrido e apresenta características como: espaço, tempo, personagens, enredo e presença de um narrador.

(C) O artigo científico caracteriza-se por ser um texto que comunica os resultados de uma pesquisa científica e refere-se a um problema científico específico de uma determinada área.

(D) Os resultados apresentados pelo artigo científico precisam ser válidos e fidedignos e devem ter uma discussão que seja, de certa forma, original.

14. No trecho “Desse estudo, publicado em maio na PNAS, participaram 40 pessoas, metade delas com treinamento físico prévio, metade sem.” a palavra destacada refere-se

(A) ao estudo realizado.                                                  

(B) às 40 pessoas participantes.

(C) à publicação na PNAS.

(D) ao treinamento físico prévio

15. A principal informação desse texto é

(A) “Consumir suplementos de vitaminas depois de praticar exercícios físicos pode reduzir a sensibilidade à insulina, …”

(B) “… processo combatido por algumas vitaminas e que danifica as células – ajuda a evitar o diabetes tipo 2, …”

(C) “Desse estudo, participaram 40 pessoas, metade delas com treinamento físico prévio, metade sem.”

(D) “Os dois grupos tomaram uma combinação de vitaminas C e E durante quatro semanas…”

16. No trecho: “Consumir suplementos de vitaminas depois de praticar exercícios físicos pode reduzir a sensibilidade à insulina, o hormônio que conduz a glicose às células de todo o corpo.” o advérbio em destaque expressa uma circunstância de

(A) lugar.                                                                         

(B) tempo.

(C) modo.

(D) intensidade.

17. O texto estudado, por se tratar de um artigo científico, apresenta linguagem própria desse gênero. O trecho “Consumir suplementos de vitaminas depois de praticar exercícios físicos pode reduzir a sensibilidade à insulina, o hormônio que conduz a glicose às células de todo o corpo.” caracteriza-se por apresentar uma linguagem

(A) informal, técnica.                                                      

(B) mais formal, técnica.

(C) informal, coloquial. 

(D) mais poética. 

18. De acordo com o artigo científico lido, consumir suplementos de vitaminas depois de praticar exercícios físicos pode

(A) reduzir a sensibilidade à insulina.

(B) aumentar a sensibilidade à insulina.

(C) alterar a sensibilidade à insulina.

(D) neutralizar a sensibilidade à insulina.

Leia a tirinha e responda.

Disponível em: https://www.soescola.com/2018/01/leitura-e-interpretacao-de-tirinhas-2.html/leitura-e-interpretacao-de-tirinhas-5/Acesso em 27 de jan. de 2022.

19. Qual é a finalidade desse texto?

20. Que tipo de linguagem é utilizada nesse texto?

21. No último quadrinho, percebe-se que o Cebolinha

(A) quer ganhar um jogo de xadrez.

(B) quer brincar com o jogo de xadrez.

(C) quer dar um jogo de xadrez para a Mônica.

(D) corre com medo da surra da Mônica com o xadrez.

Disponível em: https://www.soescola.com/2018/01/leitura-e-interpretacao-de-tirinhas-2.html/leitura-e-interpretacao-de-tirinhas-5/Acesso em 27 de jan. de 2022. (Adaptado)

22. No segundo quadrinho, na fala de Cebolinha, a palavra “difelenças” que corretamente escrita é “diferenças”, poderia ser substituída, sem mudança de sentido, por

(A) divergências.                                                             

(B) dúvidas.

(C) medos.

(D) semelhanças.

23. No segundo quadrinho, em “Pelaí, Mônica! a vírgula separa

(A) um vocativo, elemento isolado que serve para chamar a atenção do interlocutor.

(B) um aposto, termo ligado a outro e serve para explicar ou especificar o elemento ao qual está ligado.

(C) um adjunto adverbial, termo acessório da oração que possui valor adverbial e indica alguma circunstância.

(D) uma conjunção,palavra que liga duas orações ou termos de mesma função na oração.

24. O humor desse texto está

(A) no fato de a Mônica não ter entendido a sugestão de Cebolinha para resolver as diferenças.

(B) em Cebolinha propor que deveriam resolver as coisas de uma forma inteligente.

(C) na proposta de Cebolinha em resolver as diferenças por meio de um jogo de xadrez.

(D) em Cebolinha pensar que tinha convencido Mônica a não resolver as coisas por meio da violência.

Analise, agora, essa outra tirinha e responda às atividades

Disponível em: https://64.media.tumblr.com/1f10ad77eb956e8fbe02d9a7c87d653e/tumblr_oobnqhRxOa1u1iysqo1_1280.png Acesso em 31 de jan. de 2022.

25. No primeiro quadrinho, em “Pai, o que você vai fazer quando se aposentar?” a vírgula está sendo usada para isolar

(A) um adjunto adverbial.                                               

(B) um vocativo.

(C) um aposto.

(D) uma conjunção.

26. No último quadrinho, em “… o que você faria se um dia se aposentasse…” fica claro

(A) a preocupação de Armandinho quanto aos afazeres do pai após a aposentadoria.

(B) a ironia do autor, ao sugerir que não haverá aposentadoria.

(C) a dúvida do menino quanto ao tempo de aposentadoria do pai.

(D) a alegria do menino ao perceber a proximidade da aposentadoria do pai.

27. O efeito de sentido decorrente da utilização do verbo “aposentasse” exprime

(A) uma certeza, trabalhando com reais possibilidades de concretização da ação verbal ou com a certeza comprovada da realização daquela ação. (Modo indicativo).

(B) a dúvida, a incerteza, trabalhando com remotas possibilidades de concretização da ação verbal. (Modo subjuntivo).

(C) uma ordem, um pedido, um conselho etc., por causa da entonação e do contexto em que é aplicado. (Modo imperativo).

Leia o texto a seguir e resolva as atividades.



Ser aluno do último ano do ensino médio não é tarefa simples

Ter idade legal para determinadas coisas não é garantia de amadurecimento. Estudantes se sentem obrigados a decidir por profissão de sucesso.
Ser aluno do último ano do ensino médio não é tarefa das mais simples. A medida que o tempo passa, mais próximas ficam algumas coisas que antes pareciam distantes. De tão esperadas, vão se tornando temidas. Mais que encerrar um ciclo que confere ao jovem status de adulto, obriga-o a se despedir de coisas infantis e a tomar decisões para as quais nem sempre está preparado.
Quantos não esperam os 18 anos para poder dirigir e entrar em qualquer programa noturno sem problemas? Junto a isso, eles têm que se preparar para o vestibular e passar, decidir sobre uma profissão e encarar a separação da turma da escola.
Isso tudo, acompanhado, por vezes, de uma pressão dos pais que concluem que, por causa da idade, já estão maduros para enfrentar essas coisas tranquilamente. Não é bem assim.
Ter a idade legal para determinadas coisas não é garantia de amadurecimento emocional ou físico para assumirem determinados papéis. Inclusive o de ser motorista de carro.
[…]
Por sua imaturidade e pouca vivência, não conseguem vislumbrar as diversas possibilidades que as outras carreiras oferecem e a capacidade que eles têm para construírem seus caminhos. Que é quando, muitas vezes, uma pessoa encontrará realização profissional.
A necessidade sempre ajuda o indivíduo a ser mais criativo. Caso não seja possível seguir por um caminho dentro da profissão escolhida, outros aparecerão, sem ter, necessariamente, que abrir mão do que realmente gosta.
Para que possam seguir em frente e se cobrar menos, pois muitas dessas exigências vêm deles próprios e não de seus pais, eles necessitam que seus familiares possam ajudá-los a amadurecer. Propiciando a eles a compreensão do quão difícil é crescer e tomar atitudes certeiras. Algo que leva tempo e exige vivência.
Não há fórmula mágica. Encarando as dificuldades e aceitando as incertezas da vida, poderão se perdoar caso algo não dê certo.

Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2010/06/opiniao-ser-aluno-do-ultimo-ano-do-ensino-medio-nao-e-tarefa-simples.html/ Acesso em: 07, fev. 2022

28. A tese refere-se à ideia principal do texto, que vai conduzir toda a argumentação e refletir o que vai ser defendido nele. Ela deve ser explícita e apresentar um ponto de vista, ou seja, o posicionamento crítico do autor sobre determinado assunto. Considerando essas afirmações, qual é a tese defendida no do texto lido?

29. Todos são argumentos utilizados pelo autor, desse artigo, na defesa de seu ponto de vista, exceto:

(A) “De tão mais próximas ficam algumas coisas que antes pareciam distantes. De tão esperadas, vão se tornando temidas. “

(B) “…obriga-o a se despedir de coisas infantis e a tomar decisões para as quais nem sempre está preparado.

(C) “…eles têm que se preparar para o vestibular e passar, decidir sobre uma profissão e encarar a separação da turma da escola.”

(D) “Não há fórmula mágica. Encarando as dificuldades e aceitando as incertezas da vida, poderão se perdoar caso algo não dê certo.”

30. No trecho “Caso não seja possível seguir por um caminho dentro da profissão escolhida, outros aparecerão, sem ter, necessariamente, que abrir mão do que realmente gosta.”  a expressão destacada significa

(A) restringir.

(B) descontinuar.

(C) abster-se.

(D) atuar.

Atividades 9º ano – Língua Portuguesa – 2ª semana

Leia os textos a seguir e resolva as atividades propostas de 1 a 10.

Texto 1

Disponível em: https://m.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144/3620525411326072/ Acesso em 31de jan.de 2022. (Adaptada)

  1. O assunto comum a esses dois textos é

(A) vacinação.

(B) ignorância.

(C) obrigação.

(D) recomendação.

2. Os textos acima, mesmo abordando o mesmo assunto, possuem estrutura e características diversas, pois pertencerem a gêneros diferentes. A que gênero textual pertence o texto 1? Que características comprovam a sua resposta?

3. A que gênero textual pertence o texto 2? Que características comprovam a sua resposta?

4. Qual é a principal finalidade do texto 1?

5. Qual é a principal finalidade do texto 2?

6. No texto 2, em “…mas é altamente recomendável”, a conjunção destacada marca uma ideia de

(A) finalidade.

(B) oposição.

(C) tempo.

(D) adição.

Observe a manchete

7. Os termos “a partir desta segunda-feira (24) expressam uma circunstância de

(A) modo.

(B) lugar.

(C) tempo.

(D) tempo.

8. No final dessa manchete, a expressão “ em Goiânia” expressa uma circunstância de

(A) modo.

(B) lugar.

(C) dúvida.

(D) tempo.

9. A linguagem utilizada na manchete acima é

(A) informal.

(B) formal.

(C) regional.

(D) científica.

10. No texto 1, trecho “Nos mesmos locais, e nas demais salas de vacinação, são aplicadas a primeira dose em adolescentes de 12 a 17 anos e na população geral que ainda não tenha se vacinado.” os termos em destaque referem-se

(A) aos adolescentes de 12 a 17 anos e à população geral.

(B) a todos os adolescentes e à população geral.

(C) a todas as pessoas que não se vacinaram.

(D) aos mesmos locais e as demais salas de vacinação.

11. O trecho que contém a informação mais importante do texto 1 é

(A) “A Secretaria Municipal também dá continuidade à vacinação dos demais grupos em vários pontos da capital.

(B) “Nos mesmos locais, e nas demais salas de vacinação, são aplicadas a primeira dose em adolescentes de 12 a 17 anos…”

(C) “Crianças de 9 anos já podem se vacinar contra a Covid-19 a partir desta segunda feira (24), em Goiânia”

(D) Com o início da vacinação contra a Covid-19 em crianças, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia segue com a estratégia de aplicar o imunizante na faixa etária dos 9 anos…”

12. No texto 2, em “… não é obrigatória, mas é altamente recomendável”, infere-se que o menino

(A) é a favor da vacina contra a ignorância.

(B) se opõe à vacina contra a ignorância.

(C) é contra a obrigatoriedade da vacina contra a ignorância.

(D) afirma a obrigatoriedade da vacina contra a ignorância.

Leia o miniconto “A solidão no mar” de Heloísa Seixas e faça as atividades. 



A SOLIDÃO NO MAR
Heloisa Seixas


Quieto, o menino espiava o pescador acocorado sobre a pedra, as mãos calosas mexendo em linhas e chumbadas. Era um velho, com muita prática de pescaria, e o menino admirava sua destreza, encantado. Mas, de repente, num gesto de impaciência, o velho pescador atirou à água um pedaço de fio de náilon que o atrapalhava, enrolado a um dos anzóis. E o menino ficou olhando aquele fio suspenso na água, pequena enguia solitária. Sentiu pena. Tinha lido no jornal que um fio de náilon leva 600 mil anos para se dissolver no mar. Era tempo demais. Demasiada solidão.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq10089808.htm/ Acesso em 01 de fev. de 2022.

13. Quem são as personagens desse texto?

14. Cite o trecho que retrata o conflito desse texto?

15. Nesse texto, o narrador conta ao leitor os fatos ocorridos usando a terceira pessoa. Cite um trecho que confirma essa afirmação.

16. O trecho do texto que retrata uma afirmação científica é

(A) “…o menino espiava o pescador acocorado sobre a pedra,”

(B) “… um fio de náilon leva 600 mil anos para se dissolver no mar.”

(C) “… as mãos calosas mexendo em linhas e chumbadas.”

(D) “Era tempo demais. Demasiada solidão.”

Observe o trecho

“E o menino ficou olhando aquele fio suspenso na água, pequena enguia solitária. Sentiu pena. … Era tempo demais. Demasiada solidão. “

17. No trecho acima, a expressão destacada apresenta uma

(A) metáfora, pois empresta o sentido de uma palavra para indicar outra.

(B) metonímia, pois substitui uma palavra por outra que tenha uma relação de proximidade. 

(C) personificação, pois atribui sentimentos humanos a seres inanimados.

(D) ironia, pois diz o oposto do que se quer expressar.

18. O texto, o menino ficou olhando o fio de náilon suspenso na água e sentiu pena, porque

(A) viu o pescador acocorado sobre a pedra, as mãos calosas mexendo em linhas e chumbadas.

(B) o velho pescador havia atirado o fio na água e ele estava enrolado a um dos anzóis.

(C) tinha lido no jornal que um fio de náilon leva 600 mil anos para se dissolver no mar.

(D) o velho, apesar da prática na pescaria, não iria conseguir desenrolar o fio de náilon.

19. A expressão “Demasiada solidão. ”, utilizada no texto refere-se a uma

(A) excessiva solidão.

(B) pequenina solidão.

(C) comedida solidão.

(D) controlada solidão.

H 08 (HLP013) – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

20. Em “Mas, de repente, num gesto de impaciência, o velho pescador atirou à água um pedaço de fio de náilon que o atrapalhava, enrolado a um dos anzóis. A locução adverbial destacada, nesse fragmento textual, expressa uma ideia de

(A) afirmação.

(B) tempo.

(C) lugar.

(C) intensidade.

21. No fragmento” o velho pescador atirou à água um pedaço de fio de náilon que o atrapalhava, ’ o pronome destacado substitui

(A) o velho pescador.

(B) o fio de náilon.

(C) a água.

(D) um pedaço de fio.

22. No fragmento “Quieto, o menino espiava o pescador acocorado …” a vírgula separa um(a)

(A) verbo – pois que indica ação.

(B) substantivo – pois dá nome aos seres.

(C) conjunção – pois relaciona orações em um mesmo enunciado.

(D) adjetivo – pois atribui característica.

Leia o texto a seguir.


O Padeiro

Rubem Braga

Levanto cedo, faço minhas abluções, ponho a chaleira no fogo para fazer café e abro a porta do apartamento — mas não encontro o pão costumeiro. No mesmo instante me lembro de ter lido alguma coisa nos jornais da véspera sobre a “greve do pão dormido”. De resto não é bem uma greve, é um lock-out, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno; acham que obrigando o povo a tomar seu café da manhã com pão dormido conseguirão não sei bem o quê do governo.
Está bem. Tomo o meu café com pão dormido, que não é tão ruim assim. E enquanto tomo café vou me lembrando de um homem modesto que conheci antigamente. Quando vinha deixar o pão à porta do apartamento ele apertava a campainha, mas, para não incomodar os moradores, avisava gritando:
— Não é ninguém, é o padeiro!
Interroguei-o uma vez: como tivera a ideia de gritar aquilo?
“Então você não é ninguém?”
Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido. Muitas vezes lhe acontecera bater a campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou outra pessoa qualquer, e ouvir uma voz que vinha lá de dentro perguntando quem era; e ouvir a pessoa que o atendera dizer para dentro: “não é ninguém, não senhora, é o padeiro”. (…)
E assobiava pelas escadas.

Disponível em: https://www.pensador.com/cronicas_de_rubem_braga/Acesso em 02 de fev. de 2022

23. O texto O padeiro, de Rubem Braga, se constitui como exemplo de crônica, um texto do campo Artístico Literário. Ao analisar as características, a seguir, percebe-se que todas fazem parte desse gênero literário, exceto:

 (A) É um texto curto de fácil compreensão; possui linguagem despojada e simples; narra uma situação do cotidiano.

(B) O texto usa poucos personagens (às veze, nenhum); tem caráter crítico sobre comportamentos e situações.

(C) O texto trata de assuntos cotidianos e factuais; apresenta linguagem simples e espontânea; segue um tempo cronológico determinado.

(D) Em geral, os temas abordados são assuntos bem atuais ou polêmicos; a argumentação apresentada é direcionada a convencer o leitor.

24. Ao ler com atenção a crônica acima, de Ruben Alves, nota-se que o autor chama a atenção do leitor para refletir sobre a condição humana. Assim, pode-se afirmar que a mensagem mais importante dessa crônica é

(A) um lock-out, greve dos patrões.

(B) a “greve do pão dormido”.

(C) a suspensão do trabalho noturno.

(D) a lição de humildade do padeiro.

25. O local onde acontecem os fatos narrados nessa crônica é

(A) a redação do jornal.

(B)o apartamento do jornalista.

(C) a padaria.

(B) a casa do padeiro.

Observe os textos a seguir e responda às atividades.

Texto 1

Disponível em: https://midias.correiobraziliense.com.br/_midias/jpg/2022/02/02/675×450/1_cbpilu251120131938-7405486.jpg/ Acesso em:07, fev. 2022.

Texto 2

Violência contra a mulher: saiba onde e como pedir ajuda no DF

Canais oferecem auxílio e amparo a vítimas. Número de denúncias em 2021 foi o segundo maior em mais de uma década.

Dia após dia, as tristes estatísticas de violência contra a mulher acendem o alerta para a realidade dos crimes de gênero. O Distrito Federal registrou, no ano passado, o segundo maior número de denúncias do tipo nos últimos 12 anos: 16.327, resultado inferior apenas à quantidade de 2019, que foi de 16.861.

Encerrar o ciclo de violência não é fácil. Além de graves ameaças, chantagens e medo do agressor, muitas mulheres dependem emocional e financeiramente dos algozes.

Mesmo que algumas vítimas sigam sob agressão, após relatarem as violências e conseguirem medidas protetivas, a denúncia segue sendo uma das principais aliadas na luta contra o fim dos crimes de gênero.

Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2022/02/4983290-violencia-contra-a-mulher-saiba-onde-e-como-pedir-ajuda-no-df.html?utm_source=onesignal&utm_medium=push/ Acesso em:07, fev. 2022.

Texto 3

Disponível em: https://cdn.brasildefato.com.br/media/931c201e5ecc41e64f529e6918648bf2.jpg/ Acesso em 07 de fev. de 2022.

26. Os três textos acima, mesmo sendo de gêneros textuais diferentes têm abordagens semelhantes. Eles falam de quê?

27. Os textos 1 e 3 não só tratam do mesmo tema, mas também se se utilizam de uma linguagem mista (verbal e não verbal) para deixarem a mesma mensagem. A mensagem comum aos dois textos é a de que

(A) a violência deixa marcas nas mulheres.

(B) as mulheres são agredidas quando provocam.

(C) o melhor é não ver as marcas da violência.

(D) a violência nunca deixa marcas na mulher.

28. Quanto à linguagem apresentada nos textos lidos, pode-se afirmar que

(A) os textos 1 e 2 apresentam uma linguagem verbal mais formal.

(B) os textos 1 e 3 têm linguagem mista (verbal e não verbal).

(C) o texto 3 apresenta apenas linguagem não verbal.

(D) o texto 2, por ser jornalístico, apresenta uma linguagem científica.



GERAÇÃO DO CELULAR

Inaê Soares da Silva

O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros, tem ocupado quase a metade das horas vagas da população e especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas. Os usuários não usam o celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro, seja na rua, na praça, com os amigos e até mesmo no trabalho. As pessoas precisam aprender a ter mais contato com o mundo real.
As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou no celular em jogos, tempo que poderia ser utilizado para uma leitura de bons livros ou para uma conversa com os amigos. Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos e até idosos estão aderindo à nova tecnologia. A cultura da população está mudando e isso preocupa.
Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais contato com as pessoas, mas está totalmente ao contrário. O que veio para aproximar, acabou afastando. As redes sociais estão fazendo as pessoas antissociais umas com as outras. A comunicação que prevalece é a virtual e a prática de boas atitudes humanas, como o “bom dia”, “por favor”, são raros.
Temos que incentivar às crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real. Deixar o celular desligado quando estiver em família, curtir um passeio sem tantas selfies e dar preferência ao bate-papo olho-no-olho são situações que fortalecerão o relacionamento e o amor.

Da Silva, Inaê Soares. Escola João Moreira Barroso. Setembro de 2017 (Adaptado). Professor Maurício Araújo.

Disponível em: http://www.cssg.g12.br/msmtcssgcba/wp-content/uploads/2019/12/gabarito9.pdf/ Acesso em 08 de fev. de 2022.

29. Considerando que a tese é a parte mais importante de um texto argumentativo e que ela é o posicionamento crítico do autor. Qual é a tese defendida nesse artigo de opinião?

30. Retire do texto dois argumentos apresentados pelo autor para sustentar a tese apresentada.