AULA 03/2022 – Recomposição 9º ano – Matemática - 10/02/2022

PLANO DE AMPLIAÇÃO E RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM -2022

Atividades 9º ano – Matemática 1ª semana

Colega Professor(a),

O objetivo destas atividades é observar como está o desenvolvimento de habilidades que aparecem na vida escolar do estudante, antes dele cursar o 8º ano. Algumas destas atividades, também são preparatórias para o 9º ano. Não existe uma régua única que usaremos para medir o nível de conhecimento dos estudantes, por isso, precisamos ir aplicando as atividades e identificando os grupos que conseguem desenvolvê-las e os grupos que precisam de mais conhecimento prévio para sua realização. O importante é utilizar o período de recomposição para realmente olhar para as dificuldades do estudante e procurar minimizá-las.

Estas atividades foram elaboradas a partir dos resultados do SAEGO, logo, vamos olhar para habilidades críticas que se entrelaçam ao currículo e ao percurso do estudante.

A partir destas atividades e das habilidades listadas, a seguir, você professor (a), pode elaborar mais atividades e/ou outras atividades que visem cumprir com o objetivo do nosso Plano de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem.

Não se esqueça, trabalhar descritores também é trabalhar currículo!!!

Bom trabalho!

1. Observe os triângulos abaixo.

Fonte: CAED (Adaptada)

Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta destes triângulos

A) I – equilátero, II – retângulo, III – isósceles, IV – escaleno

B) I – isósceles, II – retângulo, III – equilátero, IV – escaleno

C) I – isósceles, II – retângulo, III – escaleno, IV – equilátero

D) I – equilátero, II – retângulo, III – isósceles, IV – retângulo

2. Em relação às propriedades dos triângulos marque (C) para correto e (E) para errado.

(     ) Em um triângulo isósceles os ângulos da base são diferentes.

(     ) No triângulo equilátero todos os ângulos são iguais.

(     ) Em um triângulo retângulo isósceles os ângulos agudos medem 50°.

(     ) O triângulo que possui um dos ângulos maiores que 90° é classificado como retângulo.

(     ) O triângulo acutângulo possui os três ângulos medindo menos de 90°.

(     ) O triângulo escaleno possui os três ângulos e os três lados diferentes.

3. Observe as figuras na malha quadriculada abaixo.

Fonte: CAED (Adaptada)

Qual destas figuras não é um paralelogramo?

A) I

B) II

C) III

D) IV

4. Observe os quadriláteros a seguir.

Fonte: CAED (Adaptada)

Em relação à classificação destes quadriláteros, marque (C) para correto e (E) para errado.

(    ) A figura IV é um trapézio.

(    ) As figuras II e IV são paralelogramos.

(    ) As figuras I e III são retângulos.

(    ) As figuras I, II e III são paralelogramos.

5. Considere o polígono a seguir.

O valor do ângulo  neste polígono é igual a

A) 102°

B) 105°

C) 108°

D) 111°

Gabarito: C

6. A reta GJ abaixo dividiu o hexágono regular FGHIJK em dois trapézios isósceles.

Qual é a medida do ângulo α do trapézio FGJK?

A) 45°

B) 60°

C) 90°

D) 120°

7. Gabriel vai calcular o diâmetro da circunferência de centro F representada abaixo.

Para encontrar a medida do diâmetro dessa circunferência ele deve somar as medidas de quais segmentos?

A) FG e FH.

B) FG e FI.

C) FH e GH.

D) FI e GH.

8. Os valores do diâmetro e do raio na circunferência da questão anterior são, respectivamente, iguais a

A) 1 e 3.

B) 3 e 6.

C) 3 e 1.

D) 6 e 3.

9. Na malha quadriculada abaixo, o lado de cada quadradinho equivale a 2 metros, e o desenho em cinza representa o formato de um palco que foi montado para a festa de aniversário de uma cidade.

Fonte: CAED (Adaptada)

Por segurança, uma tira de borracha foi colocada em todo o perímetro desse palco.

Quantos metros dessa tira de borracha foram utilizados, no mínimo, para fazer esse serviço?

A) 26

B) 44

C) 52

D) 58

10. Em uma cidade do interior de Minas Gerais, o prefeito resolveu reformar a pracinha central, de tal forma que, em seu projeto, ela terá um formato triangular, de lados iguais medindo 36 metros. Nela haverá 3 canteiros, cujos lados terão a metade da medida do lado da pracinha. No centro, será instalada uma academia popular, cujo formato, também triangular, tem a dimensão obtida a partir da metade da medida dos lados dos canteiros. O projeto dessa praça está representado no esquema abaixo.

Fonte: CAED (Adaptada)

Determine a medida dos perímetros das regiões:

a) da praça

b) de cada canteiro

c) dos três canteiros

d) da academia

11. Observe a seguir a planta baixa de um apartamento. Todos os cômodos desse apartamento são retangulares.

Qual é a área da sala desse apartamento?

A) 16 m2

B) 28 m2

C) 49 m2

D) 56 m2

12. Marcelo resolveu gramar a área plana que se encontra representada na malha quadriculada abaixo. O preço da grama é R$ 6,00 o metro quadrado.

Quantos reais Sérgio gastará para gramar essa área?

A) R$ 181,00

B) R$ 216,00

C) R$ 462,00

D) R$ 486,00

13. Observe abaixo as dimensões internas de um reservatório de água, que possui formato de paralelepípedo retângulo.

Qual é a quantidade máxima de água que esse reservatório suporta?

A) 135 m3

B) 360 m3

C) 405 m3

D) 450 m3

14. Renata deseja construir em seu quintal uma piscina com as dimensões a seguir.

Renata paga para a empresa de fornecimento de água R$ 5,50 por m3.

Qual o valor do gasto que Renata terá para encher completamente esta piscina?

A) 198 reais

B) 396 reais

C) 432 reais

D) 480 reais

Qual é o resultado dessa expressão?

A) 31,55

B) 36,75

C) 47,21

D) 66,45

A) 20%

B) 50%

C) 60%

D) 80%

18. Uma confecção produziu 400 biquínis. Desses biquínis, 50 estão com defeitos.

Qual é a porcentagem do total de biquínis produzidos que apresentou defeitos?

A) 8%

B) 12,5%

C) 50%

D) 87,5%

19. Ana e Paula colecionam figurinhas. Ana tem 255 figurinhas e Paula, 98. Quantas figurinhas Ana tem a mais que Paula?

A) 143

B) 157

C) 267

D) 353

20. Carla faz salada de frutas para vender. Hoje, ela comprou 3 kg de laranja, 2,5 kg de banana, 2,5 kg de maçã e 1,8 kg de mamão.

No total, quantos quilogramas de fruta Carla comprou hoje?

A) 9,8

B) 8,8

C) 7,3

D) 6,3

21. Um ventilador e uma cafeteira custam juntos 350 reais em uma loja. O preço de 5 desses ventiladores é igual ao preço de 2 dessas cafeteiras.

Considere x como sendo o preço do ventilador e y o preço da cafeteira.

Qual é o sistema de equações que possibilita calcular o preço do ventilador e da cafeteira?

22. Em uma fazenda são criados 72 animais, entre eles há somente cavalos e vacas. Sabe-se que há 8 cavalos a mais do que vacas.

Considere  a quantidade de cavalos e  a quantidade de vacas.

Qual é o sistema de equações que possibilita calcular a quantidade de animais de cada espécie?

23. Resolva a equação a seguir.

O valor de  nessa equação é igual a

A) 2,00.

B) 2,25.

C) 4,50.

D) 7,50.

24. Considere a seguinte inequação

25. Vitória usou apenas cédulas de R$ 20,00 e de R$ 5,00 para fazer um pagamento de R$ 120,00. No total foram utilizadas 9 cédulas.

As quantidades de cédulas de R$ 20,00 e de R$ 50,00, utilizadas por Vitória, são respectivamente iguais a

A) 3 e 6.

B) 6 e 3.

C) 4 e 5.

D) 5 e 4.

26. Em um estacionamento os valores da hora são de R$ 5,00 para carro e R$ 4,00 para moto. Em um dia de semana o dono deste estacionamento arrecadou R$ 220,00 com um total de 50 veículos entre carros e motos.

Em relação a quantidade de carros e motos neste estacionamento durante esse dia é correto afirmar que

A) O número de carros excede em 10 unidades o número de motos.

B) O número de carros é o dobro do número de motos.

C) O número de motos excede em 10 unidades o número de carros.

D) O número de carros é o dobro do número de motos.

27. Em uma papelaria um estojo custa x reais e um corretivo custa 6 reais. Na compra de 3 desses estojos e 4 desses corretivos, Gisele pagou 144 reais.

O preço de cada estojo é

A) 20 reais

B) 30 reais

C) 40 reais

D) 50 reais

28. Vanessa é vendedora em uma loja de sapatos e seu salário é composto por um valor fixo de R$ 2 500 mais R$ 10,00 por cada par de sapatos vendido. No mês de março Vanessa deseja receber um salário maior que R$ 3 500,00.

Qual a quantidade mínima de sapatos que Vanessa deverá vender no mês de março?

A) 99

B) 101

C) 111

D) 199

29. Observe a expressão algébrica no quadro abaixo.

Qual é o resultado dessa expressão para x = 3 e y = – 4?

A) 94

B) 36

C) 50

D) 85

30. Considere a expressão a seguir

31. No gráfico abaixo está representado o número de reatores nucleares em operação em alguns países.

De acordo com esse gráfico, qual é o número total de reatores em operação que esses países possuem?

A) 91

B) 104

C) 127

D) 268

32. Na tabela abaixo está representada a quantidade de pães vendidos em uma padaria durante uma semana.

Qual foi a quantidade total de pães de sal e pães doces vendidos nessa padaria durante essa semana?

A) 350

B) 450

C) 650

D) 1 000

33. A tabela abaixo apresenta o número de automóveis emplacados nas capitais da região sudeste do Brasil no ano de 2015.

Qual dos gráficos abaixo melhor representa a disposição dos dados dessa tabela?

A)

B)

C)

D)

34. O gráfico abaixo mostra as quatro revistas de notícias mais vendidas no último ano.

Qual tabela melhor representa as informações apresentadas nesse gráfico?

A)

B)

C)

D)

Atividades 9º ano – Matemática 2ª semana

1. Resolva as situações problema a seguir.

a) Simone e Marcelo fizeram parte de uma campanha de arrecadação de alimentos. Juntos arrecadaram 45 kg, mas Marcelo arrecadou 5 kg a mais do que Simone. Quantos quilos de alimento Marcelo arrecadou?

b) Em um cinema, há 13 fileiras com 12 poltronas e 15 fileiras com 17 poltronas. Qual o total de poltronas deste cinema?

c) No estacionamento do shopping estação da moda estão estacionados cento e noventa e cinco carros distribuídos em 13 fileiras com a mesma quantidade. Quantos carros estão estacionados em cada fileira?

d) Fernanda e mais quatro amigos foram almoçar juntos em uma churrascaria. A conta ficou R$ 275 e foi dividida igualmente entre eles. Fernanda pagou sua parte em dinheiro e lhe sobrou de troco R$ 45. Quanto Fernanda tinha antes de pagar a conta?

2. Na reta numerada a seguir, as letras A, B, C, D, E e F representam números inteiros.

Responda:

a) Identifique os valores representados pelas letras A, B, C, D, E e F.

b) Entre quais valores indicados nesta reta se encontra o número -17?

c) O número -32 se localiza entre quais valores indicados na reta?

d) Dê exemplos de dois números inteiros que se encontram entre -25 e -20.

3. As letras X, Y, Z e W, na reta numerada a seguir, representam números racionais.

Faça o que se pede:

a) Identifique os valores representados pelas letras X, Y, Z e W.

b) Indique nesta reta o número 1,5.

c) Indique nesta reta o número -0,25.

d) Dê exemplos de dois números racionais que se encontrem entre -2 e -1.

4. Resolva as situações problema a seguir.

a) No município de Asa Branca a temperatura máxima em determinado dia de inverno chegou a 3°C, a mínima, nesse mesmo dia, foi de – 5°C. Qual foi a diferença entre as temperaturas máxima e mínima em Asa Branca neste dia?

b) Em uma cidade, às cinco horas, o termômetro de uma praça marcava – 2°C. Duas horas depois, a temperatura nessa praça baixou 3°C. Quanto o termômetro passou a marcar?

c) Em um jogo de tabuleiro, cada ponto ganho corresponde a um número inteiro positivo, e cada ponto perdido corresponde a um número inteiro negativo. Ao final desse jogo, Jair totalizou –15 pontos e Sílvia fez o triplo de pontos de Jair. Qual é o total de pontos de Sílvia?

d) Em um experimento, certa substância atinge o ponto de fusão a – 4oC. Nesse experimento, os pesquisadores pretendem observar o que acontece com a substância quando a mesma atingir uma temperatura 5 vezes menor que a do ponto de fusão. Qual é a temperatura da substância que os pesquisadores pretendem observar?

5. Relacione as expressões numéricas da primeira coluna com seus respectivos valores na segunda coluna.

6. Complete o quadro a seguir, conforme o exemplo, distribuindo os algarismos de cada número nas colunas conforme o seu valor posicional e decompondo o número na forma polinomial.

7. Relacione cada fração apresentada nas situações da coluna da esquerda com suas respectivas frações equivalentes na coluna da direita.

8. Calcule o valor de cada uma das expressões a seguir.

9. Calcule o valor das seguintes expressões algébricas.

10. Resolva as situações problema a seguir.

11. Escreva uma equação do 1° grau que represente cada uma das situações a seguir.

a) O dobro de um número subtraído de 8 unidades é igual a esse número acrescido de 12 unidades.

b) Um número natural adicionado ao seu antecessor é igual a 407.

c) A idade de Felipe é o dobro da idade de seu irmão mais 5 anos. A idades dos dois irmãos somam 25 anos.

d) Augusto comprou um fogão por 640 reais. Ele deu de entrada 80 reais e dividiu o restante em 4 prestações mensais e iguais.

12. As passagens de ônibus da cidade A custam R$ 4,20. Veja a manchete anunciada em um jornal.

Qual será o novo valor dessas passagens?

13. Resolva as seguintes situações problema:

a) Veja o anúncio publicitário a seguir.

Fonte: encurtador.com.br/dwAN0

Fernanda deseja comprar esse televisor em 12 vezes. Qual a quantia total que Fernanda pagará pelo televisor?

b) Num site de informática, Luís viu o seguinte anúncio.

Fonte: encurtador.com.br/dwAN0

Comprando este notebook à vista, quanto Luís pagará por ele?

14. O gráfico a seguir mostra as despesas na produção de certo produto nos cinco primeiros meses do ano.

Fonte: fictício.

De acordo com as informações do gráfico, julgue os itens a seguir.

(   ) O maior aumento nas despesas de produção foi entre março e abril, no valor de 300 reais.

(   ) Não houve aumento nas despesas de produção no período entre abril e maio.

(   ) O período entre março e abril é o de menor aumento nas despesas de produção, no valor de 200 reais.

(   ) O aumento nas despesas de produção foi o mesmo nos períodos de fevereiro/março e abril/maio, no valor de 100 reais.

(   ) Ocorreu uma queda nas despesas de produção deste produto no período do mês de janeiro ao mês de maio.

15. Luciana aplicou um questionário de entrevista na escola onde estuda com objetivo de pesquisar informações sobre o gosto pela leitura dos estudantes. Para informar os dados de sua pesquisa, ela construiu o gráfico a seguir.

De acordo com as informações do gráfico, responda:

a) Quantos foram os entrevistados na pesquisa de Luciana?

b) Quantos entrevistados estão cursando o Ensino fundamental II? Quantos cursam o Ensino Médio?

c) Quantos entrevistados gostam muito de ler?

d) Quantos entrevistados do Ensino Médio não gostam de ler?

e) Que percentual do total de estudantes entrevistados gostam muito de ler?

f) Que percentual dos entrevistados do Ensino Fundamental II gostam um pouco de ler?

16. Na tabela a seguir, estão indicadas as quantidades de medalhas de ouro, prata e bronze, conquistadas pelos atletas do Brasil nas Olimpíadas de Atenas (2004), Pequim (2008), Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016).

Fonte: https://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/veja-a-lista-das-medalhas-do-brasil-na-historia-dos-jogos- olimpicos.ghtml. Acesso em: 26 maio. 2021.

Analise os dados da tabela e responda:

a) Em qual dessas olimpíadas, os atletas brasileiros conquistaram o maior número de medalhas?

b) Em quais olimpíadas os atletas brasileiros conquistaram a mesma quantidade de medalhas no total?

c) Qual a diferença entre o total de medalhas de ouro e de prata conquistadas nestas quatro olimpíadas?

d) Qual o percentual de medalhas de ouro, prata e bronze conquistadas nestas quatro olimpíadas, em relação ao total geral de medalhas?

17. A tabela a seguir apresenta o consumo de água, em m3, na escola Aprendiz durante cinco meses.

Represente os dados desta tabela em um gráfico de:

a) Colunas

b) barras

c)  linhas

18. O triângulo ABC a seguir é equilátero e tem as medidas dos lados iguais a 5 cm. Determine as medidas x, y e z indicadas.

19. Na figura a seguir, o triângulo II foi obtido a partir de uma ampliação do triângulo I.

a) Qual é a área de cada triângulo?

b) Determine a razão entre a área do triângulo II e a área do triângulo I.

c) O que você observou sobre a medida da área do triângulo II em relação à medida da área do triângulo I?

20. A figura a seguir representa a planta de um palco.

Toda a lateral deste palco deste palco será revestida com fitas de led coloridas e o revestimento do palco será feito de um piso especial com frisos antiderrapantes.

O metro da fita de led custa R$ 49,50 e o metro quadrado do piso antiderrapante custa R$ 25,90.

Responda:

a) Quanto será o gasto com as fitas de led?

b) Qual será o gasto com o revestimento antiderrapante?

21. Encontre os valores de x e y que representam as soluções de cada um dos sistemas de equações a seguir.

22. Douglas precisa comprar lápis e borrachas. Se ele comprar 2 lápis e 5 borrachas, gastará R$ 17,00. Mas, se ele resolver comprar 4 lápis e 2 borrachas gastará R$ 18,00. Determine o valor de cada item.