AULA 03/2023 – Gênero Poemas Visuais. Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos: recursos expressivos dos poemas. - 07/02/2023
Poemas Visuais
Poema visual é uma expressão poética não-formal que valoriza os efeitos visuais, ou seja, prioriza a formação de imagens. Essas imagens completam o sentido do poema e causam maior ar de expressão, podendo ser combinadas com outras linguagens artísticas.
Os Poemas Visuais, como o próprio nome diz, são produções literárias em que as imagens, formas e tudo o que é capaz de ser captado pela visão, ganham destaque. Como se fala em destaque das percepções visuais, muitas coisas podem ser incluídas e não se proíbe a mistura com outras linguagens.
Quando pensamos em poema, comumente vem à cabeça um texto todo modelado, formal e perfeitinho, mas não é o único que existe. Um dos principais intuitos da poesia é a expressão humana, independente do formato com que o texto é apresentado.
Por isso mesmo, o poema visual utiliza de recursos não-formais para expressar as mais diversas situações. Pode haver poemas com efeitos de sonoridade, movimento ou até ausência de linguagem verbal. Contudo, não existe uma forma fixa, o autor é livre para escolher quais recursos quer utilizar. São poemas que foram feitos, não apenas para serem sentidos, mas também para serem vistos – como uma fotografia, uma pintura.
Origem e história
O poema visual ganhou destaque internacional apenas na época do Modernismo, ou seja,
foi algo bem recente. Este movimento literário surgiu após as vanguardas europeias, que revolucionaram o modo de se fazer arte, seja na música, pintura ou literatura.
Esses movimentos foram pensados de forma a romper com os padrões formais das artes que já haviam sido produzidas. Assim, logo após o Modernismo, as formas de poema visual ganharam força, pois são uma forma de expressão livre.
Surpreendentemente, o Poema Visual mais antigo que se tem conhecimento é anterior ao ano 0: A obra “O ovo” de Simmias de Rodes (300 a.C.) é uma forma de poema em que discorre sobre o ovo e foi feito no formato de um ovo. Este poema era uma espécie de caligrama (poema em que o formato corresponde ao objeto tema).
Tipos de Poemas Visuais
Como foi dito, o Poema Visual é a forma de se expressar em que os elementos visuais são destaque, mas pode-se misturar com diversas outras linguagens. Sendo assim, pode-se agrupar tipos de poemas visuais que apresentam características em comum. Os mais comuns são:
Simmias de Rodes (300 a.C.)
Disponível em < https://expurgacao.art.br/poesia-visual/> Acesso em 03 de nov. de 2020.
Poema Concreto
Esse tipo de poema surgiu junto com o resgate da poesia visual, por isso, muitas vezes são confundidos ou tidos como sinônimo. Contudo, o poema concreto originalmente é um tipo de poema visual em que o uso da linguagem verbal é essencial.
Surgiu inicialmente na Europa e chegou ao Brasil em 1956, durante um evento arranjado que se chamava “Exposição Nacional de Arte Concreta”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
O uso da linguagem verbal e não-verbal, ausência de verso e estrofe, ausência do eu lírico e os aspectos geométricos são uma de suas principais características.
Poema Cinético
A palavra “cinética” significa movimento. Portanto, este tipo de poema valoriza a criação e efeitos de movimento. Assim, os elementos gráficos são dispostos de uma forma que causem impressão de ação e velocidade.
Os poemas costumam ser criados para serem lidos e, a partir da leitura, criam na mente do leitor uma cena. O poema cinético vai além disso, sua própria estrutura já é um efeito físico e palpável, ele não serve apenas para ser lido, mas para ser visto em si.
Poema Fônico
Na França, a partir de 1962, o poeta Pierre Garnier cria um movimento chamado “Espacialismo”, que valorizava os aspectos visuais e sonoros como centrais.Ou seja, ele propunha uma poesia “para ver-se” e outra para “ouvir-se”. Esta “poesia sonora” tem suas raízes nas vanguardas históricas, no dadaísmo (arte nonsense).
Pierre Garnier
Disponível em < https://artpool.hu/Poetry/soundimage/kepek/ipgarnier.gif> acesso em 03 de nov. de 2020.Disponível em< https://beduka.com/blog/materias/literatura/o-que-e-poema-visual/> Acesso em 03 de nov. de 2020. (Adaptada)
Leia o texto.
Urgente
Uma
gota
de
orvalho
caiu hoje, às 8h, do dedo anelar
direito, do Cristo Redentor, no
Rio de Janeiro
Seus restos
não foram
encontrados
A Polícia
não acredita
em
acidente
Suspei-
to:o
vento
Os meteorolo-
gistas, os poetas e
os passarinhos choram in-
consoláveis. Testemunha
presenciou a queda: “Horrível!
Ela se evaporou na metade do caminho!”
CAPARELLI, Sérgio. Tigres no quintal. Porto Alegre: Kuarup, 1995.
Disponível em < https://pt.scribd.com/doc/39812903/TEXTO-CRISTO-REDENTOR> Acesso em 03 de nov. de 2020.
ATIVIDADES
1. Que gênero textual é esse?
A) Uma notícia.
B) Um poema.
C) Um anúncio.
D) Uma reportagem.
2. A forma de colocar as palavras no papel lembra a imagem
A) de uma torre.
B) de um prédio.
C) de passarinhos.
D) do Cristo Redentor.
3. Que acontecimento o poema se propõe a nos contar? Quando ocorreu? Onde?
4. A linguagem utilizada no poema se assemelha ao estilo de um gênero jornalístico. Qual? Justifique.
5. Pela forma que o poeta escolheu para expressar suas ideias, é possível afirmar que, nesse texto, ele finge ser
A) um policial C) uma testemunha
B) um turista D) um jornalista, um repórter
6. Em que versos é possível ver os braços do Cristo Redentor? E a cabeça?
7. Há uma intencionalidade na forma como o autor constrói esse texto. O formato do texto, o tamanho e a distribuição dos versos na folha deixam claro que o autor intenciona algo. Qual a intenção do autor ao criar esse texto?
A) Mexer com os sentimentos do leitor, representando de forma poética e visual um fato que jamais seria matéria de uma notícia.
B) Denunciar a incapacidade dos policiais diante de um crime.
C) Informar ao leitor um fato de utilidade pública.
D) Desenhar um ponto turístico do Rio de Janeiro.
8. Quanto à estrutura, o poema lido
A) não possui versos nem estrofes.
B) apresenta uma estrofe de vinte e três versos.
C) é formado por vinte e três versos, divididos em duas estrofes.
D) possui três estrofes de seis versos.
9. Palavras que são utilizadas em investigações, como em descrições de crime e de acidente foram empregadas no poema. São elas:
A) Horrível – evaporou – encontrados.
B) Anelar – dedo – polícia.
C) Poetas – passarinhos – choram.
D) Testemunha – suspeito – acidente.
10. No trecho “Horrível! / Ela se evaporou na metade do caminho!”, qual é o efeito de sentido do uso
A) das aspas?
B) dos pontos de exclamação?
11. Sobre o poema visual marque falso (F) ou verdadeiro (V).
A) ( ) É um poema que combina palavras com recursos visuais e gráficos.
B) ( ) No poema visual os recursos visuais e gráficos correspondem às imagens, às cores e à organização das palavras na página.
C) ( ) Os poemas visuais não procuram dar movimento e múltiplas significações às palavras escritas.
D) ( ) Poemas visuais usam como recursos apenas o verso, a estrofe e a rima.
12. O poema pode ser dividido em três partes, cada uma, referente a um momento do que aconteceu com o pássaro. Quais são essas três partes do poema?
13. Que significado pode-se atribuir às palavras norte e sul, dispostas no sentido vertical?
14. Que significado o traçado geral do poema sugere?
15. Leia no poema os versos que nos informam que o pássaro foi atingido por um tiro.
A) O que o formato que os versos adquirem nesse momento nos lembra?
B) A partir da resposta anterior, é possível afirmar que existe uma relação com a forma dos versos e o fato do pássaro ter sido atingido por um tiro?
16. Observe os seguintes versos: “penas fofas / leves plumas / mole espuma / e um risco / surdo”. O que você entende por “risco surdo”?
17. As repetições das palavras “cantava” e “voava” lembram
A) a vida do pássaro com seus filhotes.
B) a vida do pássaro na gaiola.
C) o sonho de fuga do pássaro.
D) o movimento do pássaro no céu.
18. Observe o título do poema: Pássaro em vertical. O que enfatiza esse título?
19. As características do poema visual são
A) articulação de imagens com as palavras para formar o texto, como recurso estético para produzir sentido.
B) organiza-se em versos rimados e estrofes.
C) apresenta apenas imagens sem relação nenhuma entre elas.
D) há apenas palavras para transmitir uma mensagem
20. Agora é a sua vez! Você irá produzir um poema visual. Para isso, sugere-se o passo a passo abaixo.
- Crie um poema visual com o seu nome (não confundir com acróstico).
- Observe as letras que o compõem. Pense em rimas e palavras que derivem dele.
- Estruture o seu poema de maneira que as palavras formem uma figura.
- Componha-o conforme planejado em um rascunho.
- Dê um título ao seu texto.
- Passe-o a limpo depois da revisão.