AULA 04/2022 – Gênero Relato de experimento científico - 22/02/2022

O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória.

Nem todas as experiências mostram resultados positivos, mas, mesmo quando revelam enfren+.tamentos e dificuldades, os relatos são importantes para alertar outros cientistas/trabalhadores e indicar novos caminhos.

Enquanto alguns defendem que nesse tipo de texto exista maior liberdade para descrever impressões e tecer considerações com uma linguagem mais pessoal, outros mantêm que, sendo um trabalho científico, ele deve manter a impessoalidade e seriedade que a academia requer.

Então, é importante destacar que o relato de um experimento científico deve ter uma linguagem clara e objetiva. Para isso, frases curtas, impessoalidade usando um narrador em 3ª pessoa, são elementos fundamentais para que o seu texto alcance os objetivos desse gênero textual.

Seja como for, o relato deve trazer considerações (a partir da vivência sobre a qual se relata e reflete) que sejam significativas para a área de estudos em questão.

Estrutura do experimento científico

O relato de experiência normalmente inclui uma introdução com marco teórico de referência para a experiência. A seguir, traz os objetivos da vivência e expõe as metodologias empregadas para realizar tal experiência, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos. Após isso, apresentam-se os resultados observados e as considerações tecidas ou conclusão.

Disponível em: https://www.ufjf.br/nutricaogv/files/2016/03/Orienta%c3%a7%c3%b5es-Elabora%c3%a7%c3%a3o-de-Relato-de-Experi%c3%aancia.pdf Acesso em 30 de out. de 2020. (Adaptado)

Marcas de linguagem: O que é impessoalidade

A impessoalidade da linguagem é uma técnica indispensável quando se fala na produção de um texto de experimento científico. O objetivo principal de escrever um texto de maneira impessoal é eliminar marcas de subjetividade do discurso, isto é, evitar opiniões próprias, o que proporciona mais credibilidade ao texto. Observe as dicas a seguir:

Observe um exemplo de relato de experimento científico bem básico.

Introdução

Muitas pessoas desconhecem o processo de formação da chuva na natureza.

Objetivo

Criar uma simulação das condições que formam a chuva. Materiais 1 pote transparente com água quente; 1 prato; Gelo.

Método

Com o prato, cobriu-se o pote com água quente e esperou-se alguns segundos. Depois, colocou-se os cubos de gelo em cima do prato.

Resultados

Apareceram pequenas gotas dentro do pote. Criou-se uma chuva artificial.

Conclusão

Em contato com a superfície fria, o vapor se condensa e formam-se gotas de água na superfície do copo. É o que acontece quando a água evapora com o calor: o vapor sobe e encontra o ar frio, se condensa e cai como chuva.

Disponível em: https://www.aulaparana.pr.gov.br/sites/aulaparana/arquivos_restritos/files/documento/2020-05/lingua_potugua_3ano_6semana.pdf/ Acesso em: 21, fev. 2022.

ATIVIDADES  

Para essa experiência você irá precisar de:

1 pote

1 folha de papel

1 panela funda

Água

Procedimento:

Pegue a folha de papel e amasse um pouco. Feito isso, coloque a folha de papel dentro do pote, lá no fundo. Tenha certeza de que ao virar o pote de cabeça para baixo o papel amassado não caia.

Pegue a panela e complete-a com água. Agora pegue o pote com o papel dentro, vire com a boca para baixo e mergulhe dentro da panela com água, mantendo o pote sempre na vertical. Deixe o pote nessa posição por alguns instantes e depois o retire da panela.

Orientações para a realização da experiência:

Como você vai realizar esta experiência em casa, escreva no caderno as hipóteses levantadas.

Observe os materiais necessários e o procedimento a ser realizado. Antes de fazer o experimento, levante suas hipóteses em relação à questão: “O papel irá molhar depois de colocado na bacia? ”

Ao final da experiência, o papel não molhará. Então, sugerimos que você questione: Por que o papel não molhou?

Disponível em:  http://aprendacom.efeitoazaron.com/tag/experiencia/ Acessado em 30 de out. de 2020.

Com o debate, é importante que chegue à conclusão:

A água não consegue entrar no pote porque ele está cheio de ar! À primeira vista, você poderia dizer que o pote está só com o papel amassado dentro, mas este também contém ar, o qual ocupa espaço. E não importa a forma ou tamanho do pote, como o ar é um gás ele irá ocupar todo o espaço disponível.

2. Ao terminar a experiência, relate:

a) O que você achou dessa experiência?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) O que te chamou mais a atenção no experimento? Justifique.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) O resultado do experimento foi o que você esperava? Justifique.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Relate a experiência vivenciada, conforme modelo citado acima (processo de formação da chuva na natureza).

Pesquise outro experimento científico, vivencie-o e relate-o.

Sugestão de sites:

3. Após a realização da experiência, deverá elaborar um texto que relate o experimento. Observe como esse texto deve ser estruturado (Introdução; objetivos; resultados observados; conclusão). Ele deve trazer o nome do experimento, os materiais usados, o procedimento realizado e as conclusões construídas.  Além disso, pode conter mais um item que demonstre por meio de imagens a experiência feita.

Experimento: _______________________________________________________________________________________

Materiais utilizados (O que foi usado): _____________________________________________________________

Procedimento (O que foi feito): ____________________________________________________________________

Conclusões (O que percebeu-se): __________________________________________________________________

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13512 Acesso em 30 de out. de 2020. (Adaptado)

4.Explique o que você entendeu sobre o que é um relato de experimento científico.

5.A respeito do gênero relato de experimento científico, analise os itens a seguir: 

I. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico.

II. O relato de experimento científico é uma narração emotiva e subjetiva, e uma mera divagação pessoal e aleatória.

III. Nem todas as experiências mostram resultados positivos, mas, mesmo quando revelam enfrentamentos e dificuldades, os relatos são importantes para alertar outros trabalhadores e indicar novos caminhos.

IV. O relato de experimento científico tem a função comunicativa de apresentar as etapas de um experimento, os dados obtidos e as conclusões.

Marque a alternativa em que todos os itens estejam corretos:

6.Qual éa função social ou a função comunicativa do relato de experimento científico?

7.Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

a) (  ) Para que um experimento científico seja bem feito é importante detalhar a sequência de procedimentos que constituirão a experiência.

b) (   ) O relato de experimento científico é feito de modo descontextualizado, sem objetividade e aporte teórico.

c) (   ) O relato de experimento científico deve trazer considerações que sejam significativas para a área de estudos em questão.

d) (   ) É importante que seu relato não fique apenas no nível de descrever uma situação mas ele deve ir além e trazer reflexões relevantes sobre o experimento.

8.Como deve ser a linguagem de um relato de experimento científico?

9.Marque a alternativa incorreta sobre o relato de experimento científico:

a) (   ) O relato deve estabelecer ponderações e reflexões, embasadas na experiência relatada e no seu respectivo aparato teórico.

b) (   ) As experiências relatadas devem contribuir para outros pesquisadores da área, ampliando o efeito da sua experiência como potencial exemplo para outros estudos e vivências.

c) (   ) Para realizar o relato de uma experiência científica, não é necessário descrever todos os passos seguidos.

d) (   ) Um relato de experimento científico deve ser descrito fielmente sobre toda experiência realizada.

10. Marque a alternativa em que há um erro de concordância:

a) (   ) É importante detalhar a sequência de procedimentos que constituirão a experiência.

b) (   ) O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico.

c) (   ) Nem todas as experiências mostra resultados positivos.

d) (   ) É importante que seu relato não fique apenas no nível de descrever uma situação.

11.Observe o trecho:

“O relato de experimento científico é um texto que descreve uma experiência que possa contribuir de alguma forma com o conhecimento científico. ” Nesse trecho há marcas de linguagem escritas em

a) (  ) 1ª pessoa: eu, nós (pessoal).                                b) (  ) 3º pessoa: ele (s), ela(s) (impessoal).

12.No trecho: “O relato de experimento científico é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação,” a parte destacada exerce sintaticamente a função de