AULA 04/2023 – As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização: Surgimento da espécie humana no Continente Africano; Teorias que subsidiam o aparecimento do ser humano na terra. - 16/02/2023

Trecho do artigo: Pré-História: o surgimento do ser humano e os períodos pré-históricos

E de todas as espécies, o Homo sapiens sapiens foi a única que se espalhou e conquistou os cinco continentes do nosso planeta […] Assim, quando se fala em Paleolítico (ou Idade da Pedra Lascada), têm-se em vista instrumentos rudimentares de pedra, de madeira ou de osso […] Suas características são o nomadismo e a subsistência baseada na caça, mas também voltada para a pesca e a coleta de vegetais. Durante a caçada, os animais eram forçados em direção a desfiladeiros sem saída ou rumo a abismos, quando então caíam em armadilhas feitas em covas, onde havia paus pontiagudos […]. Os instrumentos ou ferramentas usadas cotidianamente eram de pedra, de madeira ou de osso, moldados a partir de golpes de um material mais resistente contra outro menos resistente. Essa técnica podia chegar a alguma sofisticação, com objetos tendo apenas uma de suas faces lascada ou afiada para tornarem-se mais adequados […] imagina-se que a média de idade dos seres humanos no fim do período era de 26 anos […] A arte pré-histórica [como as pinturas rupestres nas paredes de cavernas, por exemplo] refletia as preocupações de subsistência, através de representações da caça e da fertilidade. Pré-História: o surgimento do ser humano e os períodos pré-históricos.

UOL Educação. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/pre-historia-2-o-surgimento-do-serhumano-e-os- periodos-pre-historicos.htm. Acesso em: 13 nov. 2018.

Trecho do livro: O livro de ouro da História do mundo

Assim, mesmo nas sociedades primitivas de caça e coleta era preciso haver um pequeno excedente além das necessidades imediatas. O passo decisivo para aumentá-lo foi conseguido quando as pessoas aprenderam a plantar e a ceifar colheitas e a amansar e explorar os animais. Foi a descoberta – ou invenção – da agricultura [e da domesticação de animais]. […]. Aprender a manter a criação de gado teve um efeito quase tão revolucionário quanto o da agricultura. […]. Uma vez aprendido o princípio de mantê-los como recursos vivos, em vez de simplesmente caçá-los, muitas coisas mais se seguiram, como, por exemplo, a ordenha e a coleta de ovos das aves domésticas. Com o passar dos séculos, no entanto, apareceram campos em alguns lugares, como resultado de reocupação e replantio contínuos; quando isso aconteceu, os primeiros lavradores começaram a se prender mais em um local – tornaram-se sedentários […] A maior abundância de comida resultou num aumento do número de seres humanos […] A ocupação contínua do mesmo lugar se tornou mais comum […] Quando isso aconteceu, apareceram construções de maior solidez […] Ao desenvolver novas habilidades e enfrentar novos desafios no seu próprio ambiente, essas comunidades se isolaram [em cidades primitivas] nos seus modos de vida, ou suas culturas, de crescente complexidade.

ROBERTS, J.M. O livro de ouro da História do mundo: da Pré-História à Idade Contemporânea. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001, pp. 51-58.

Agora observe as imagens a seguir:

1. Com base nos trechos dos textos e nas imagens faça uma tabela comparativa das diferenças no modo de vida dos seres humanos pré-históricos.

2. Observe as imagens a seguir:

Sobre a imagem 1 responda:

a) Identifique qual explicação para o aparecimento do ser humano na Terra ela representa?

b) Ela representa quantas espécies na evolução humana e quais são elas?

c) Faça uma pesquisa e identifique cada uma dessas espécies.

d) De todas as espécies, qual foi a única que se espalhou e conquistou os cinco continentes do nosso planeta?

3. Sobre a imagem 2 responda:

b) Sobre esta explicação do surgimento do ser humano na terra, cite dois exemplos.

4. Agora é com você, crie um mito sobre o surgimento da espécie humana, relate em seu caderno e depois compartilhe com seus colegas de turma.