AULA 04/2023 – Gênero Infográficos - 16/02/2023

Gênero Infográfico

Infográfico é um gênero que serve para transmitir informações através do uso de imagens, desenhos e demais elementos visuais gráficos. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. Este gênero representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Normalmente, o infográfico acompanha um texto, funcionando como um resumo didático e simples do conteúdo escrito.

Na prática, vemos infográficos em diversos meios de comunicação presentes no nosso dia a dia. No jornal que lemos durante o café da manhã, nos noticiários, livros e principalmente, na internet (em e-books, sites e redes sociais).

A vantagem do infográfico é a sua capacidade de ser personalizado visualmente de acordo com o tipo de público-alvo a ser abordado, tema, área de atuação, entre outros. Aliás, por ser uma ferramenta visual, a apresentação gráfica do infográfico é muito importante para a sua correta interpretação.

Um bom infográfico deve ser apresentado de modo organizado, facilitando a compreensão das informações nele contidas por diferentes níveis de pessoas, desde os técnicos até os leigos no assunto, por exemplo.

As representações gráficas como ferramentas para explicar ideias, conceitos e processos são utilizadas desde tempos pré-históricos. No entanto, os infográficos como são conhecidos na atualidade só começaram a ser feitos no princípio do século XVI. Leonardo da Vinci, por exemplo, utilizou vastamente desenhos e figuras para explicar de modo mais simplificado os seus estudos e teorias, sobre diversos assuntos, mas em especial a respeito da anatomia humana.

Disponível em https://www.significados.com.br/infografico/ Acesso em 10 de nov. de 2020. (Adaptada)

Tipos de infográficos (Classificação segundo a pesquisadora Tatiana Teixeira, em

http://Disponível em < https://pt.slideshare.net/aulasdejornalismo/aula-4-classificao-2> Acesso em 10 de nov. de 2020

O futuro do presente: os desafios da Infografia jornalística. Revista ícone do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. V. 11, n. 02, dez., p. 1-17. 2009.)

Enciclopédicos: infográficos centrados em explicações mais universais, como funcionamento do corpo humano, o que são partidos políticos etc. Possuem estrutura parecida com a de infográficos de livros didáticos.

Específicos: infográficos que tratam de assuntos que são mais específicos. São frequentemente utilizados quando é necessário explicar um novo procedimento cirúrgico; após algum acontecimento e é necessário retratar como é o novo cenário de determinado local, entre outras situações.

CARACTERÍSTICAS DOS INFOGRÁFICOS

  • Títulos: ter um título em destaque pode causar um enorme impacto. Bons títulos são capazes de prender a atenção e de fácil compreensão, fazendo com que as pessoas se interessem pelo infográfico com apenas um breve olhar. Quanto mais compacto e preciso o título, melhor. No entanto, o título ainda precisa ser descritivo o suficiente para que os leitores saibam sobre o que eles vão ler.
  • Apresentação de estatísticas: a maioria dos infográficos geralmente apresentam dados e estatísticas de uma forma visualmente simples de entender, tornando as informações bem acessíveis. Os números e porcentagens aparecem em destaque, com fontes diferentes e maiores que o resto do texto e até cores contrastantes. Muitos apresentam vários tipos de gráficos e possuem pequenos resumos do que seus números significam.
http://Disponível emhttps://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm. Acesso em 10 de nov. de 2020.
  • Tamanhos gerenciáveis um infográfico com tamanho gerenciável, daqueles que podem ser clicados para ficarem maiores, é bem importante.
  • Imagens: embora todo infográfico tecnicamente contenha elementos visuais, ter várias imagens nele aumenta a probabilidade de gerar ações dos leitores. Parte da essência do infográfico são os gráficos e essa essência pode ser complementada com outras imagens. Estas complementam os dados, ajudam a reforçar o que eles dizem a ainda podem servir para despertar emoções. Saber combinar os dois é fundamental para ter um infográfico de sucesso.
  • Tema: um infográfico precisa ter um tópico e objetivo específico. Todas as informações e imagens são selecionados para ressaltar esse foco.

  • Espaços em branco: a maioria dos infográficos que se tornaram sucesso tem espaços em branco dentro deles. Embora possa ser tentador ocupar todo o espaço com imagens, essa nem sempre é uma boa ideia. Isso porque, ao invés de conseguir um belo visual, o mais provável é que tudo vire uma enorme bagunça. Ter algum espaço em branco no infográfico torna mais fácil a organização.

Disponível em <https://www.agenciaimma.com.br/caracteristicas-que-os-melhores-infograficos-tem-em-comum/> Acesso em 10 de nov. de 2020. (Adaptada)

ATIVIDADES

Leia o texto.

http://Disponível em <https://emfoco.anchieta.br/2019/09/20/lanche-de-casa-ou-cantina-da-escola-como-manter-uma-alimentacao-equilibrada/> Acesso em 10 de nov. de 2020.

1. Quem é o provável leitor do infográfico? Justifique sua resposta com elementos do texto.

2. Com que finalidade os leitores lerão o infográfico?

3. As informações presentes no infográfico foram divulgadas por quem?

4. O infográfico é um recurso usado em jornais, revistas, textos educativos e científicos.

Qual é a função desse recurso que usa imagens e texto para apresentar o conteúdo ao leitor?

5. Que tipo de informação principal esse texto apresenta ao leitor?

6. Leia com atenção a seguinte frase relacionada ao texto:

Marque, entre as palavras a seguir, a que possui significado semelhante ao da palavra destacada na frase acima.

A) Elogio.

B) Ajuda.

C) Necessita.

D) Usa.

7. Observe o tamanho das imagens e as cores usadas para representá-las.

A) Qual imagem foi destacada?                                                                                   

B) Que recurso foi usado para destacá-la?

C) Por que ela foi destacada?

8. Cite algumas informações secundárias trazidas no texto?

9. Como você considera uma alimentação saudável?

A) Aquela em que as pessoas nunca devem comer gorduras ou doces, mesmo em dias de festa.

B) Aquela que deve conter todos os alimentos necessários para o funcionamento adequado do organismo.

C) Aquela em que as pessoas devem comer somente frutas e verduras.

D) Aquela em que as pessoas devem comer tudo o que não engorda.

10. Qual é a função das imagens nos infográficos?

 A) Ilustrar o texto, deixando-o mais colorido

 B) Ajudar a compreender as informações do texto escrito.

 C) Preencher melhor o espaço da folha.

 D) Não tem nenhuma função.

Leia o texto abaixo.

http://Disponível em <https://sempreviva.wordpress.com/2015/04/17/crisehidrica-voce-sabe-quanto-de-agua-consome-por-dia/> Acesso em 11 de nov. de 2020.

11. Qual o assunto do texto?

12. Em sua opinião, por que o autor utilizou esse gênero textual? “Você sabe quanto de água consome por dia?”

13. Que título você daria ao infográfico acima? Escreva-o.

14. Por que a informação sobre o consumo diário de água “49,6 litros!” foi destacada?

A) Chamar a atenção.

B)  Dificultar a compreensão das informações do texto verbal.

C)  Ocupar os espaços do texto.

D)  Não tem nenhuma função.

15. Qual é o público leitor do gênero infográfico?

16. Onde se costumam ler infográficos?

17. Sobre a linguagem do infográfico, assinale V para VERDADEIRO ou F para FALSO:

A. (   )  Infográficos são textos visuais informativos produzidos com informações verbais e não verbais como imagens, sons, animações, vídeos, hiperlinks, entre outros, em uma mesma forma composicional.

  B. (   ) Infográficos são veiculados apenas em revistas e jornais impressos, não sendo      encontrados em sites e portais da internet.

C. (    ) Infográficos são gêneros textuais que apresentam diferentes conteúdos temáticos, que vão desde eventos e notícias jornalísticas até assuntos enciclopédicos de história, geografia, literatura, língua portuguesa e ciências da natureza.

D. (   ) Por ser um texto verbo-visual o Infográfico não requer o uso de pontuação, tampouco o atendimento à norma culta da língua.

E. (    ) Em um Infográfico há diferentes tipografias (tipo/tamanho/cor/posição das letras no texto), podendo sugerir maior ou menor importância à informação; destacar informações; causar maior ou menor impacto no leitor.

F. (    ) Os infográficos cumprem diferentes funções sociais, tais como informar como foi ou é um fato ou evento de interesse jornalístico ou enciclopédico e como é como são ou funcionam diferentes tipos de objetos ou eventos.

18. Vamos praticar. Vimos que o infográfico pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. E tem como objetivo transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos.

  • Para produzir um infográfico, é importante relembrar as condições de produção de um infográfico, ou seja, quem serão os leitores/receptores, qual o objetivo do gênero, isto é, informar e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos; o espaço de circulação e o suporte do texto.

Sugestões:

  • Primeiramente, pesquise um texto de divulgação científica e escolha um tema de seu interesse. Em seguida, atente para algumas orientações:
  • Quais informações mais relevantes devem constar no infográfico? Escreva, de forma breve e objetiva, como deve ser a linguagem de um infográfico.
  • Em qual ordem de hierarquia as informações serão apresentadas?
  • Como será realizada a topicalização das informações?
  • Em que situações haverá diferença de fontes (por exemplo, títulos, subtítulos, seções etc)? Como serão marcadas estas diferenças (cores, tamanhos, tipo de fonte)?
  • Quais imagens serão empregadas? Elas são de boa qualidade e estão liberadas dos direitos autorais?
  • As imagens acompanharão quais textos verbais?

Após a escrita do seu infográfico, verifique se você não esqueceu algo. Para isso, acompanhe no quadro abaixo.