AULA 05/2022 – A ideia de “Novo Mundo” ante o mundo antigo. - 03/03/2022

ATIVIDADES

Leia o texto a seguir

Grandes navegações portuguesas

Quando o assunto são as Grandes Navegações, o pioneirismo português sempre se destaca. Foi a partir do exemplo dado por Portugal que outros países da Europa, como Espanha e França, lançaram-se à navegação e exploração do Oceano Atlântico. O pioneirismo português foi resultado de uma série de condições que permitiram a esse pequeno país da Península Ibérica lançar-se nessa empreitada. Na época, Portugal reunia condições políticas, econômicas, comerciais e geográficas que tornaram possível seu papel pioneiro. O resultado disso foi a “descoberta” de diversos locais desconhecidos pelos europeus, além da abertura de novas rotas e o surgimento de novas possibilidades de comércio.

Alguns fatores explicam esse pioneirismo de Portugal:

  • Monarquia consolidada;
  • Território unificado;
  • Investimento no desenvolvimento de conhecimento náutico;
  • Interesse da sociedade na expansão do comércio;
  • Investimentos estrangeiros no comércio;
  • Posição geográfica.
https://conhecimentocientifico.com/como-as-grandes-navegacoes-mudaram-o-mapa-do-mundo/

Grandes navegações espanholas

Ao longo de todo o século XV, a Espanha, nação vizinha de Portugal, assistiu à expansão marítima conduzida pelos portugueses. A Espanha manteve-se alheia a esse processo até, praticamente, o final do século XV. O investimento em expedições marítimas só foi possível depois da conquista de Granada, cidade ao sul da Espanha, em 1492. A primeira expedição espanhola foi liderada pelo genovês Cristóvão Colombo. Nela, três embarcações (Niña, Pinta e Santa María) saíram da Espanha visando a alcançar a Ásia. No entanto, essa expedição alcançou a região das Bahamas, no continente americano, em 12 de outubro de 1492.

Consequências

As Grandes Navegações conduziram uma série de mudanças que já estavam em curso na Europa desde o século XII. Com esse processo, a Europa iniciou sua passagem para a Idade Moderna e deu prosseguimento ao fortalecimento do comércio e da moeda, garantindo, assim, o mercantilismo, práticas econômicas que fizeram a transição do feudalismo para o capitalismo.

A partir da Segunda metade do século XV, o mundo europeu sofreu grandes transformações políticas, econômicas, sociais e culturais. Estas transformações, que marcam o fim da Idade Média e o início dos Tempos Modernos, trouxeram como consequência a expansão comercial europeia e levaram aos Descobrimentos Marítimos.

  • No campo político, houve o fortalecimento e centralização do poder real.
  • Na economia, o comércio tornou-se mais importante.
  • Na sociedade, surgiu e se fortaleceu uma nova classe social: a burguesia.
  • No campo cultural, houve o Renascimento artístico.
  • Nas ciências, houve o progresso técnico e científico.
  •  No campo religioso, o Cristianismo foi divulgado em outros continentes.

Disponível em: https://www.mundovestibular.com.br/estudos/historia/resumo-historia-do-brasil

De acordo com o texto lido responda:

1. As Grandes Navegações do século XV provocaram profundas transformações que afetaram o mundo inteiro. Cite as consequências positivas e negativas da expansão marítima europeia.

2. Quais foram os principais fatores que levaram Portugal se tornar pioneiro na expansão marítima?

3. Qual a relação da expansão marítima com o “descobrimento do Brasil”?

4. Qual é sua opinião do termo “descobrimento do Brasil” estar entre aspas?

Leia o trecho do texto a seguir:

A odisseia das Grandes Navegações

Para viajar em caravelas para lugares distantes os europeus enfrentaram perigos reais e imaginários.  Fome, doença e sede nos navios. Encalhes, naufrágios e lugares desconhecidos estavam na rotina dos navegadores daquele tempo. Na época das Grandes Navegações o Planeta Terra era um infinito em desconhecimento. Havia crenças na existência de monstros marinhos, de histórias narrando que na altura da linha do Equador os navios se incendiariam, e ainda de que a Terra era achatada – as pessoas acreditavam que ao se afastarem muito do litoral cairiam num abismo sem fim.

Charge de Rogério Soud, 2011
Disponível em: https://blogdoenem.com.br/grandes-navegacoes-historia-enem/ acesso 23/03/2020.

5. Depois da leitura dos textos, veja na charge de Rogério Soud, 2011, que representa uma das lendas e mitos que habitavam o imaginário dos europeus. A partir dessa charge faça uma síntese do que foi a expansão marítima e as grandes navegações.