AULA 05/2022 – Gênero Conto de Humor - 03/03/2022

Conto de humor

Imagem disponível em: https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_755270-MLB40783446107_022020-O.webp/ Acesso em: 24, fev. de 2022. (Adaptada)

conto de humor, como o próprio nome antecipa, é a narrativa em que o escritor compõe cenas engraçadas, surpreendentes, e, muitas vezes, o leitor identifica-se com elas, porque são situações comuns, extraídos do cotidiano, capazes de render textos agradáveis e engraçados. Contos de humor não são piadas! O humor é leve e refinado!

O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela – enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Estrutura tradicional do conto: apresentação das personagens (quem?), situando-as no tempo (quando?) e no espaço (onde?); enredo, complicação (o que aconteceu?); clímax (momento de maior suspense) e desfecho (final da trama).

Disponível em:  https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4736/a-oralidade-caracteristica-dos-contos-de-humor#:~:text=Os%20contos%20de%20humor%2C%20especificamente,na%20intera%C3%A7%C3%A3o%20entre%20autor%2C%20textohttps://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/os-diferentes-textos-humoristicos.htm/Acesso em 09 de nov. 2020. (Adaptado)

Tanto na linguagem falada quanto na escrita, se analisarmos o significado da palavra humor, percebemos que esta nos remete à ideia de comicidade, de riso e descontração. Mas os mesmos podem também possuir outra finalidade, que é a crítica a um determinado contexto social, principalmente no campo da política.

Elocução diz respeito ao modo de expressão, à forma de enunciação. Assim, os verbos de elocução são aqueles que introduzem ou anunciam a fala. São exemplos falar, perguntar, afirmar, responder, indagar, replicar, argumentar, pedir, implorar, comentar, exclamar. Usam-se num texto para apresentar o discurso direto. Observe o exemplo, a seguir, em um pequeno trecho de A Brasileira de Prazins, de Camilo Castelo Branco, os verbos de elocução estão assinalados em negrito:

“— Pois ele amou a Maria da Fonte? — perguntei com ardente curiosidade histórica, para esclarecer a minha pátria com um episódio romanesco das suas guerras civis. Ela sorriu e respondeu

— Agora! Quer dizer que o meu cunhado morreu quando por aí andavam os da Maria da Fonte a tocar os sinos e a queimar a papelada dos escrivães, sabe vossemecê? Acho que foi então ou por perto. — E ajuntou: — Ele gostava aí muito de uma moça, isso é verdade. Era a Marta… 

— Marta? — Disse eu com a satisfação de ver confirmada a assinatura do bilhete.”

Disponível em: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-os-verbos-de-elocucao/23917#:~:text=A%20elocu%C3%A7%C3%A3o%20diz%20respeito%20ao,%2C%20implorar%2C%20comentar%2C%20exclamar. Acesso em: 25 de fev. de 2022.

Observe mais um exemplo de uso de verbos de elocução

– Mãe, posso ir ao cinema com minhas primas? – perguntou Soraia.
A mãe afirmou:
– Pode, filha. 
– Obrigada, mãe! – exclamou, alegre, a filha.
– A que horas vocês vão? – indagou a mãe.
– Ainda não sei. – respondeu Soraia – Vou perguntar à prima Ana.

Disponível em: https://www.conjugacao.com.br/verbos-de-elocucao/ Acesso em: 25 de fev. de 2022.

Posicionamento do verbo de elocução na frase

Antes do discurso: O verbo de elocução vem seguido de dois pontos.

Lúcia, em desespero, gritou:

– O que aconteceu?

Depois do discurso: O verbo de elocução vem separado por um travessão.

– Não gosto das atitudes daquela garota. – comentou Rogério.

No meio do discurso: O verbo de elocução vem separado por travessões.

– Ainda não sei… – hesitou Lara – Confirmo assim que conseguir. Ok?

Disponível em: https://www.conjugacao.com.br/verbos-de-elocucao/ Acesso em: 25 de fev. de 2022.

ATIVIDADES

1.Segundo o texto lido, explique o que é o conto de humor.

2.Marque a alternativa correta sobre contos de humor.

a) (   ) Contos de humor são piadas!

b) (   ) Não são narrativas engraçadas.

c) (   ) Nele o humor é leve e refinado!

d) (   ) Todas as alternativas estão corretas.

3.Vimos que um conto de humor é uma narrativa engraçada, cômica. Ele conta uma história que se passou e, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Que elementos compõem umconto de humor?

4.Sobre o gênero textual conto de humor, marque a alternativa correta:

I- É uma narrativa breve escrita em prosa.

II- Possui os mesmos elementos de um romance ou uma novela – enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa.

III- Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa.

IV- Trata-se de gênero textual jornalístico e não literário. É um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, no nosso dia a dia.

a) (   ) Somente a alternativa I está correta.

b) (   ) Somente as alternativas I e II estão corretas.

c) (   ) As alternativas I, II e III estão corretas.

d) (   ) Nenhuma alternativa está correta.

5.Além da função de divertir o leitor, qual outra função este tipo de gênero nos apresenta?

Leia o conto de humor a seguir para responder às perguntas de 6 a 10:

O caboclo, o padre e o estudante

(Conto recolhido pela Câmara Cascudo)

Disponível em:http://mundovelhomundonovo.blogspot.com/2018/04/caboclo-engabelar-padre-e-estudante-no.htmlAcesso em 09 de nov. de 2020

Um estudante e um padre viajavam pelo interior, tendo como guia um caboclo. Deram a eles, numa casa, um pequeno queijo de cabra. Não sabendo como dividir, pois que o queijo era pequeno mesmo, o padre resolveu que todos dormissem e o queijo seria daquele que tivesse, durante a noite, o sonho mais bonito (pensando, claro, em engambelar os outros dois com seu oratório). Todos aceitaram e foram dormir. À noite, o caboclo acordou, foi ao queijo e o comeu.

Pela manhã, os três sentaram à mesa para tomar café e cada qual teve que contar seu sonho. O padre disse que sonhou com a escada de Jacó e descreveu lindamente. Por ela, ele subia triunfalmente para o céu. O estudante então contou que sonhara já estar no céu esperando o padre que subia. O caboclo riu e contou:

– Sonhei que via seu padre subindo a escada e seu doutor lá no céu, rodeado de amigos. Eu fiquei na terra e gritei:

– Seu doutor, seu padre, o queijo!

– Vosmicês esqueceram o queijo!

Então vosmicês responderam de longe, do céu:

– Come o queijo, caboclo! – Come o queijo, caboclo! Nós estamos no céu, não queremos queijo.

– O sonho foi tão forte que eu pensei que era verdade, levantei enquanto vocês dormiam e comi o queijo…

Disponível em: https://www.tudosaladeaula.com/2019/01/atividade-de-compreensao-genero-conto-8.htmlAcesso em 09 de nov.de 2020.

6. Com relação ao gênero e a sua estruturação, responda:

a) Qual é o gênero textual? Que características comprovam a sua resposta?

b) Qual é o tipo textual (narração, dissertação, exposição, injunção, descrição)?

7. O assunto abordado no texto é

a) (   ) a história de um burro falante.

b) (   ) a história de três amigos que ganharam um queijo.

c) (   ) história de  três amigos viajantes que disputavam um pedaço de carne.

d) (   ) história de um padre que fugiu do convento.

8. Quem você considera o mais esperto dos personagens? Por quê?

9. Marque (V) ou (F) para as alternativas falsas ou verdadeiras sobre as explicações dos sonhos de cada um:

a) (   ) O padre disse que sonhou com a escada de Jacó e descreveu lindamente. Por ela, ele subia triunfalmente para o céu.

b) (   ) O estudante então contou que sonhara já estar no céu esperando o padre que subia.

c) (   ) O caboclo contou que viu o padre e o estudante no céu e os dois mandavam ele comer o queijo. Então ele comeu pensando que o sonho era real.

d) (   ) Nenhum deles conseguiu comer o queijo.

10. Você concorda com a atitude do padre tentando“engambelar” o estudante e o caboclo? Justifique.

11. Há discurso direto em:

a) (  )  “O padre disse que sonhou com a escada de Jacó e descreveu lindamente. ”

b) (  )  “Por ela, ele subia triunfalmente para o céu. “

c) (  )  “O estudante então contou que sonhara já estar no céu esperando o padre que subia.”

d) (  )  “- Sonhei que via seu padre subindo a escada e seu doutor lá no céu, rodeado de amigos. ”

12: Destaque no trecho os verbos de enunciação ou elocução.

O caboclo riu e contou:

– Sonhei que via seu padre subindo a escada e seu doutor lá no céu, rodeado de amigos. Eu fiquei na terra e gritei:

– Seu doutor, seu padre, o queijo!

13. Destaque no texto um trecho que contenha discurso indireto.

Produção textual

Agora você já pode escrever o seu próprio conto de humor. Não esqueça dos elementos que o compõe e de como ele se estrutura. Lembre-se que precisa haver: apresentação das personagens (quem?), situando-as no tempo (quando?) e no espaço (onde?); enredo, complicação (o que aconteceu?); clímax (momento de maior suspense) e desfecho (final da trama).

  • Pense em uma situação inusitada que poderia gerar humor e escreva um conto humorístico.

Ao finalizar o seu texto, reveja-o e, se necessário, reescreva-o corrigindo todas as imperfeições. Observe os parágrafos, letra maiúscula em nomes próprios, coerência do texto, ortografia, concordâncias.

Bom trabalho!