AULA 05/2022 – Gênero Conto de Mistério - 03/03/2022

Contos de Mistério

Disponível em: https:// https://escolaeducacao.com.br/wp-content/uploads/2018/07/contos-de-misterio-e-suspense.jpg/Acesso em 17 de nov. de 2020.

O conto é um texto curto em que um narrador conta uma história desenvolvida em torno de um enredo – uma situação que dá origem aos acontecimentos de uma narrativa.

Há poucos personagens e poucos locais, pois como a história é breve não é possível incluir vários lugares e personagens diferentes.

Há vários tipos de contos: realistas, populares, fantásticos, de terror, de humor, infantis, psicológicos, de fadas.

A estrutura desse gênero textual é composta por quatro partes: apresentação do enredo, desenvolvimento dos acontecimentos, momento de tensão – clímax, e solução – desfecho.

Características do conto

O conto apresenta as seguintes características:

  • Espaço delimitado;
  • Tempo marcado;
  • Presença de narrador;
  • Poucos personagens;
  • Enredo.

Narrador: a história do conto é contada por um narrador, que pode ser:

  • narrador observador, aquele que conhece a história, mas não participa dela.
  • narrador personagem, aquele que além de narrar a história, também é um dos seus personagens.
  • narrador onisciente, aquele que conhece a história e todos os personagens envolvidos nela.

Os personagens do conto – São indivíduos que participam da narrativa, sendo classificadas, dependendo do foco em: personagens principais ou personagens secundárias. Por ser uma narrativa curta, o conto possui poucos personagens.

Enredo: o conto apresenta sempre um enredo, que é um problema ou situação que dá origem aos acontecimentos de uma história. Ele pode ser:

– Linear – quando os fatos seguem uma sequência lógica, ou seja: apresentação, desenvolvimento, momento de tensão – clímax, e solução – desfecho.

– Não linear – quando os fatos não seguem uma sequência lógica, ou seja, em vez de começar pela apresentação do problema ou da situação, pode começar pela sua solução e os acontecimentos são narrados ao longo do conto.

Dependendo da temática explorada, há diversos tipos de contos, dos quais se destacam:  os contos de fadas, os contos fantásticos, os contos realistas, os contos populares e os contos de mistério.

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/conto/ Acesso em 22 de fev. 2022 (Adaptado)

O conto de mistério é muito apreciado pelos adolescentes. Este é um tipo de narrativa que seduz pelo desconhecido e que surpreende e fascina o leitor. A narrativa é estruturada de forma a criar expectativa e suspense. Geralmente, os ambientes retratados são sombrios, noturnos e povoados por indivíduos melancólicos e pessimistas.

Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/Acesso em 17 de nov. de 2020(Adaptado)

ATIVIDADES

Leia o texto com atenção para responder às próximas atividades:

Conto de mistério

Stanislaw Ponte Preta

Com a gola do paletó levantada e a aba do chapéu abaixada, caminhando pelos cantos escuros, era quase impossível a qualquer pessoa que cruzasse com ele ver seu rosto. No local combinado, parou e fez o sinal que tinham já estipulado à guisa de senha. Parou debaixo do poste, acendeu um cigarro e soltou a fumaça em três baforadas compassadas. Imediatamente um sujeito mal-encarado, que se encontrava no café em frente, ajeitou a gravata e cuspiu de banda.

Era aquele. Atravessou cautelosamente a rua, entrou no café e pediu um guaraná. O outro sorriu e se aproximou:

– Siga-me! – Foi a ordem dada com voz cava. Deu apenas um gole no guaraná e saiu. O outro entrou num beco úmido e mal iluminado e ele – a uma distância de uns dez a doze passos – entrou também.

Ali parecia não haver ninguém. O silêncio era sepulcral. Mas o homem que ia na frente olhou em volta, certificou-se de que não havia ninguém de tocaia e bateu numa janela. Logo uma dobradiça gemeu e a porta abriu-se discretamente.

Entraram os dois e deram numa sala pequena e enfumaçada onde, no centro, via-se uma mesa cheia de pequenos pacotes. Por trás dela um sujeito de barba crescida, roupas humildes e ar de agricultor parecia ter medo do que ia fazer. Não hesitou – porém – quando o homem que entrara na frente apontou para o que entrara em seguida e disse: “É este”.

O que estava por trás da mesa pegou um dos pacotes e entregou ao que falara. Este passou o pacote para o outro e perguntou se trouxera o dinheiro. Um aceno de cabeça foi a resposta. Enfiou a mão no bolso, tirou um bolo de notas e entregou ao parceiro. Depois se virou para sair. O que entrara com ele disse que ficaria ali.

Saiu então sozinho, caminhando rente às paredes do beco. Quando alcançou uma rua mais clara, assoviou para um táxi que passava e mandou tocar a toda pressa para determinado endereço.

O motorista obedeceu e, meia hora depois, entrava em casa a berrar para a mulher:

– Julieta! Ó Julieta… Consegui.

A mulher veio lá de dentro enxugando as mãos em um avental, a sorrir de felicidade. O marido colocou o pacote sobre a mesa, num ar triunfal. Ela abriu o pacote e verificou que o marido conseguira mesmo. Ali estava: um quilo de feijão.

Disponível em: https://www.sjc.sp.gov.br/media/120987/5%C2%BA-ano-port.pdf /Acesso em 17 de nov. de 2020.

  1. O texto lido pertence ao gênero textual

a) (   ) notícia.

b) (   ) conto.

c) (   ) fábula.

d) (   ) romance. 

2. Qual a finalidade desse tipo de gênero textual?

a) (   ) Contar uma história.

b) (   ) Instruir a fazer algo.

c) (   ) Vender um produto.

d) (   ) Informar o leitor sobre um fato. 

3. Nesse texto, há presença de um narrador observador ou de um narrador personagem? Justifique sua resposta.

4. Este conto apresenta características de um conto de

a) (   ) humor.

b) (   ) fantástico.

c) (   ) mistério.

d) (   ) fadas.

Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unioeste_port_pdp_isabel_bernardo.pdf/Acesso em 17 de nov. de 2020

5. Alguns elementos da língua escrita ajudam a construir o mistério no conto. Encontre no texto as palavras que o autor utilizou para descrever os seguintes ambientes onde se passa a história que ajudaram na composição do “ar de mistério”:

a) Beco:

b) Sala:

Disponível em: https://www.sjc.sp.gov.br/media/120987/5%C2%BA-ano-port.pdf/Acesso em 17 de nov. de 2020. (Adaptada)

6. Quem são os personagens presentes nesse conto? Em sua opinião, por que o narrador não nomeia a grande parte dos personagens?

7. No primeiro parágrafo do conto, há um sinal realizado por um personagem que serviu como senha de reconhecimento. Que sinal é esse?

a) (    ) Entrou no café e pediu um guaraná

b) (    ) Sentou-se em uma mesa e pediu um café.

c) (    ) Acendeu um cigarro e soltou a fumaça em três baforadas compassadas.

d) (    ) Acendeu um cigarro e soltou a fumaça em quatro baforadas compassadas.

8. Tempos verbais são as variações do verbo que indicam em qual momento o fato expresso está ocorrendo. De forma básica, temos os seguintes tempos verbais: passado, presente e futuro. Sublinhe no texto e escreva em seu caderno cinco verbos que estejam no tempo verbal passado. 

Disponível em: https://rachacuca.com.br/educacao/portugues/tempos-verbais/Acesso em 17 de nov. de 2020. (Adaptado)

9. No trecho “Deu apenas um gole no guaraná e saiu.” Sublinhe no trecho os verbos e indique tempos e modos verbais.

10.  Em sua opinião, o que poderia estar acontecendo para o personagem ter passado por tanto suspense para obter aquele simples quilo de feijão?

Disponível em: https:/ https://www.sjc.sp.gov.br/media/120987/5%C2%BA-ano-port.pdf/Acesso em 17 de nov. de 2020. (Adaptado)

11. As escolhas das palavras, em texto, não são aleatórias, elas sempre têm uma intencionalidade. Em “Ali parecia não haver ninguém. O silêncio era sepulcral. ” a palavra destacada foi usada com a intenção de

a) (   ) intensificar a palavra silêncio.

b) (   ) enfraquecer a palavra silêncio.

c) (   ) explicar a palavra silêncio.

d) (   ) nomear a palavra silêncio.

12. Agora é hora de soltar a sua imaginação. Crie um final diferente para o desfecho deste conto de mistério.

Ao finalizar o seu conto, leia-o novamente e verifique se há a necessidade de alguma correção.