AULA 05/2022 – Gênero Infográficos - 03/03/2022
Gênero Infográfico
Infográfico é um gênero que serve para transmitir informações através do uso de imagens, desenhos e demais elementos visuais gráficos. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. Este gênero representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Normalmente, o infográfico acompanha um texto, funcionando como um resumo didático e simples do conteúdo escrito.
Na prática, vemos infográficos em diversos meios de comunicação presentes no nosso dia a dia. No jornal que lemos durante o café da manhã, nos noticiários, livros e principalmente, na internet (em e-books, sites e redes sociais).
A vantagem do infográfico é a sua capacidade de ser personalizado visualmente de acordo com o tipo de público-alvo a ser abordado, tema, área de atuação, entre outros. Aliás, por ser uma ferramenta visual, a apresentação gráfica do infográfico é muito importante para a sua correta interpretação.
Um bom infográfico deve ser apresentado de modo organizado, facilitando a compreensão das informações nele contidas por diferentes níveis de pessoas, desde os técnicos até os leigos no assunto, por exemplo.
As representações gráficas como ferramentas para explicar ideias, conceitos e processos são utilizadas desde tempos pré-históricos. No entanto, os infográficos como são conhecidos na atualidade só começaram a ser feitos no princípio do século XVI. Leonardo da Vinci, por exemplo, utilizou vastamente desenhos e figuras para explicar de modo mais simplificado os seus estudos e teorias, sobre diversos assuntos, mas em especial a respeito da anatomia humana.
Disponível em https://www.significados.com.br/infografico/ Acesso em 10 de nov. de 2020. (Adaptada)
Tipos de infográficos (Classificação segundo a pesquisadora Tatiana Teixeira, em O futuro do presente: os desafios da Infografia jornalística. Revista ícone do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. V. 11, n. 02, dez., p. 1-17. 2009.)
- Enciclopédicos: infográficos centrados em explicações mais universais, como funcionamento do corpo humano, o que são partidos políticos etc. Possuem estrutura parecida com a de infográficos de livros didáticos.
Disponível em < https://pt.slideshare.net/aulasdejornalismo/aula-4-classificao-2> Acesso em 10 de nov. de 2020
Específicos: infográficos que tratam de assuntos que são mais específicos. São frequentemente utilizados quando é necessário explicar um novo procedimento cirúrgico; após algum acontecimento e é necessário retratar como é o novo cenário de determinado local, entre outras situações.
Disponível emhttps://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm. Acesso em 10 de nov. de 2020.
CARACTERÍSTICAS DOS INFOGRÁFICOS
- Títulos: ter um título em destaque pode causar um enorme impacto. Bons títulos são capazes de prender a atenção e de fácil compreensão, fazendo com que as pessoas se interessem pelo infográfico com apenas um breve olhar. Quanto mais compacto e preciso o título, melhor. No entanto, o título ainda precisa ser descritivo o suficiente para que os leitores saibam sobre o que eles vão ler.
- Apresentação de estatísticas: a maioria dos infográficos geralmente apresentam dados e estatísticas de uma forma visualmente simples de entender, tornando as informações bem acessíveis. Os números e porcentagens aparecem em destaque, com fontes diferentes e maiores que o resto do texto e até cores contrastantes. Muitos apresentam vários tipos de gráficos e possuem pequenos resumos do que seus números significam.
- Tamanhos gerenciáveis um infográfico com tamanho gerenciável, daqueles que podem ser clicados para ficarem maiores, é bem importante.
- Imagens: embora todo infográfico tecnicamente contenha elementos visuais, ter várias imagens nele aumenta a probabilidade de gerar ações dos leitores. Parte da essência do infográfico são os gráficos e essa essência pode ser complementada com outras imagens. Estas complementam os dados, ajudam a reforçar o que eles dizem a ainda podem servir para despertar emoções. Saber combinar os dois é fundamental para ter um infográfico de sucesso.
- Tema: um infográfico precisa ter um tópico e objetivo específico. Todas as informações e imagens são selecionados para ressaltar esse foco.
- Espaços em branco: a maioria dos infográficos que se tornaram sucesso tem espaços em branco dentro deles. Embora possa ser tentador ocupar todo o espaço com imagens, essa nem sempre é uma boa ideia. Isso porque, ao invés de conseguir um belo visual, o mais provável é que tudo vire uma enorme bagunça. Ter algum espaço em branco no infográfico torna mais fácil a organização.
Disponível em <https://www.agenciaimma.com.br/caracteristicas-que-os-melhores-infograficos-tem-em-comum/> Acesso em 10 de nov. de 2020. (Adaptada)
ATIVIDADES
Leia o texto.
1. Quem é o provável leitor do infográfico? Justifique sua resposta com elementos do texto.
2. Com que finalidade os leitores lerão o infográfico?
3. As informações presentes no infográfico foram divulgadas por quem?
4. O infográfico é um recurso usado em jornais, revistas, textos educativos e científicos.
Qual é a função desse recurso que usa imagens e texto para apresentar o conteúdo ao leitor?
5. Que tipo de informação principal esse texto apresenta ao leitor?
6. Leia com atenção a seguinte frase relacionada ao texto:
Marque, entre as palavras a seguir, a que possui significado semelhante ao da palavra destacada na frase acima.
a) ( ) Elogio.
b) ( ) Ajuda.
c) ( ) Necessita.
d) ( ) Usa.
7. Observe o tamanho das imagens e as cores usadas para representá-las.
a) Qual imagem foi destacada?
b) Que recurso foi usado para destacá-la?
c) Por que ela foi destacada?
8. Cite algumas informações secundárias trazidas no texto?
9. Como você considera uma alimentação saudável?
a) ( ) Aquela em que as pessoas nunca devem comer gorduras ou doces, mesmo em dias de festa.
b) ( ) Aquela que deve conter todos os alimentos necessários para o funcionamento adequado do organismo.
c ( ) Aquela em que as pessoas devem comer somente frutas e verduras.
d) ( ) Aquela em que as pessoas devem comer tudo o que não engorda.
10. Qual é a função das imagens nos infográficos?
a) ( ) Ilustrar o texto, deixando ele mais colorido.
b) ( ) Ajudar a compreender as informações do texto escrito.
c) ( ) Preencher melhor o espaço da folha.
d) ( ) Não tem nenhuma função.
Leia o texto abaixo.
11. Qual o assunto do texto?
12. Em sua opinião, por que o autor utilizou esse gênero textual? “Você sabe quanto de água consome por dia?”
13. Que título você daria ao infográfico acima? Escreva-o.
14. Por que a informação sobre o consumo diário de água “49,6 litros!” foi destacada?
a) ( ) Chamar a atenção.
b) ( ) Dificultar a compreensão das informações do texto verbal.
c) ( ) Ocupar os espaços do texto.
d) ( ) Não tem nenhuma função.
15. Qual é o público leitor do gênero infográfico?
16. Onde se costumam ler infográficos?
17. Sobre a linguagem do infográfico, assinale V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
a) ( ) Infográficos são textos visuais informativos produzidos com informações verbais e não verbais como imagens, sons, animações, vídeos, hiperlinks, entre outros, em uma mesma forma composicional.
b) ( ) Infográficos são veiculados apenas em revistas e jornais impressos, não sendo encontrados em sites e portais da internet.
c) ( ) Infográficos são gêneros textuais que apresentam diferentes conteúdos temáticos, que vão desde eventos e notícias jornalísticas até assuntos enciclopédicos de história, geografia, literatura, língua portuguesa e ciências da natureza.
d) ( ) Por ser um texto verbo-visual o Infográfico não requer o uso de pontuação, tampouco o atendimento à norma culta da língua.
e) ( ) Em um Infográfico há diferentes tipografias (tipo/tamanho/cor/posição das letras no texto), podendo sugerir maior ou menor importância à informação; destacar informações; causar maior ou menor impacto no leitor.
f) ( ) Os infográficos cumprem diferentes funções sociais, tais como informar como foi ou é um fato ou evento de interesse jornalístico ou enciclopédico e como é como são ou funcionam diferentes tipos de objetos ou eventos.
18. Vamos praticar. Vimos que o infográfico pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. E tem como objetivo transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos.
- Para produzir um infográfico, é importante relembrar as condições de produção de um infográfico, ou seja, quem serão os leitores/receptores, qual o objetivo do gênero, isto é, informar e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos; o espaço de circulação e o suporte do texto.
Sugestões:
- Primeiramente, pesquise um texto de divulgação científica e escolha um tema de seu interesse. Em seguida, atente para algumas orientações:
- Quais informações mais relevantes devem constar no infográfico? Escreva, de forma breve e objetiva, como deve ser a linguagem de um infográfico.
- Em qual ordem de hierarquia as informações serão apresentadas?
- Como será realizada a topicalização das informações?
- Em que situações haverá diferença de fontes (por exemplo, títulos, subtítulos, seções etc)? Como serão marcadas estas diferenças (cores, tamanhos, tipo de fonte)?
- Quais imagens serão empregadas? Elas são de boa qualidade e estão liberadas dos direitos autorais?
- As imagens acompanharão quais textos verbais?
Após a escrita do seu infográfico, verifique se você não esqueceu algo. Para isso, acompanhe no quadro abaixo.