AULA 05/2023 – Gênero: História em Quadrinhos - 01/03/2023

Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/portugues/recursos-usados-nas-historias-quadrinhos.htm. Acesso em 10 de março de 2022.

Vamos saber um pouco sobre o gênero Histórias em quadrinhos?

http://Disponível em http://www.guiadosquadrinhos.com. Acesso em 9 de março de 2022.

Tornaram-se um dos gêneros mais lidos em todo o mundo, passando por diversas adaptações para o cinema. A variedade de publicações e a qualidade das narrativas fizeram com que leitores e estudiosos fossem cativados por esse tipo de narrativa gráfica.

Como se constituem os HQs?

São narrativas gráficas compostas por linguagem verbal (palavra) e não verbal (imagens). Apresentam diversidades de publicações e tom humorístico, contribuindo para uma visão crítica da sociedade e interpretação de contextos atemporais. As histórias em quadrinhos podem ser publicadas em jornais, revistas, sites e outros suportes.

http://www.guiadosquadrinhos.com. Acesso em 9 de março de 2022.

Origem das histórias em quadrinhos

As primeiras manifestações de histórias em quadrinhos, conforme as conhecemos hoje, datam do fim do século XIX, quando o autor e ilustrador Richard Outcald criou uma narrativa baseada nas peripécias de um garoto que vivia nos guetos de Nova York, sempre vestido com um pijama amarelo. Essa narrativa possuía linguagem simples e trazia denúncias acerca das questões sociais presentes na época.

http://Disponível em http://www.guiadosquadrinhos.com. Acesso em 9 de março de 2022.

No entanto, a criação de histórias em quadrinhos foi intensificada no início do século XX, e elas se dedicavam apenas ao humor e à comicidade. No final da década de 1930, surgiram as primeiras histórias de aventuras e o primeiro super-herói: Superman. Após a Segunda Guerra Mundial, o surgimento de outras personagens foi otimizado, como Capitão América, Mulher Maravilha e Batman, todos transformados em símbolos do nacionalismo norte-americano.

CARACTERÍSTICAS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

As histórias em quadrinhos estabelecem comunicação por meio de dois códigos: a imagem e a palavra. Sendo assim, a mensagem linguística das histórias em quadrinhos parte de alguns aspectos e características:

  • Aspecto narrativo: descrição do quadro, da situação e das ações.
  • Aspecto dialógico: os diálogos nas histórias em quadrinhos são construídos em uma linguagem carregada de convenções. Personagens falam muito, explicam muito, não para si mesmas, mas para o interlocutor.
  • Balões: unem duas mensagens e permitem infinitas interações entre elas. A disposição dos balões pode indicar ordem cronológica das falas. Os tipos de contorno dos balões podem sugerir:

Não são somente as palavras que transmitem ideias ou comunicam um pensamento. As imagens também falam. As histórias em quadrinhos utilizam duas formas de comunicação: uma não verbal e outra com palavras. O desenho e o colorido conseguem traduzir, juntamente com a escrita, o que o autor da história em quadrinhos quer transmitir. Para isso ele utiliza vários recursos.

Vamos observar alguns…

Censura
Grito     

Disponível em: https://midiatividades.wordpress.com/2013/06/12/identificando-os-baloes-e-onomatopeias-2/. Acesso em 10 de março de 2022.

ATIVIDADES

Nessa atividade, você observará várias capas de HQs que selecionamos para sua leitura e análise. Leia-as com atenção para responder às questões.

http://Disponível em www.amazon.com. Acesso em 10 de março de 2022.
Disponível em https://www.google.com/search?q=capa+de+quadrinhos. Acesso em 10 de março de 2022.
Disponível em https://www.google.com/search?q=capa+de+quadrinhos. Acesso em 10 de março de 2022.

    Agora é com você!

1. Qual ou quais personagem/personagens você mais gosta? Por quê?

2. Há alguma outra personagem de HQ de que você gosta e que não apareceu aqui? Se sim qual?

3. Quando você era bem pequeno, sonhou ser parecido com algum herói de HQ? Qual?

  Leia a HQ de Calvin e Haroldo para responder o que se pede:

http://Disponível em https://br.pinterest.com/pin/530158187387720367/ Acesso em 09 de março de 2022.

4. As histórias em quadrinhos são estruturadas com os elementos da narrativa. Apresentam uma história com começo meio e fim. Na HQ que você leu há uma história com essa estrutura? Explique. 

5. Na fala de Calvin na primeira cena, temos “Já notou como o ar cheira diferente depois de uma boa chuva? Cheira como… como…”. Qual é o sentido da palavra “como” no texto?

6. Nos quadrinhos 4 a 7, vemos o uso de onomatopeias. Qual é o sentido que elas apresentam, considerando a imagem utilizada? 

7. No último quadrinho, Calvin fala “… Bem, mas valeu”, a palavra destacada foi utilizada com qual sentido? 

8. O humor dos quadrinhos acima está centrado na fala de Haroldo. Explique. 

9. Na última cena, Haroldo diz “Por isso eu não uso essa coisa”. As palavras em destaque referem-se:

A) à cueca.

B) à minhoca.

C) à chuva.

D) à coceira.

10. Na sexta cena da HQ, aparecem os mesmos personagens repetidas vezes. Escolha a única opção que tem a explicação para essa repetição.

A) Os personagens se multiplicaram ao pular na água. 

B) Apareceram mais amigos para brincar. 

C) A repetição representa movimentação.

D) Os personagens estão vendo coisas dobradas porque brincaram na água suja.