Aula 06/2022 – Fenômenos naturais e influência do clima - 21/03/2022

Até aqui já compreendemos que O clima é um padrão de comportamento da temperatura ambiente de um local durante um longo intervalo de tempo. Ele é descrito por três elementos principais: temperatura, umidade, pressão atmosférica e precipitação. Assim sendo, os fenômenos climáticos são eventos atmosféricos que ocorrem naturalmente em uma determinada região.

O clima de uma localidade influencia diretamente na vida biológica e social das espécies. Por isso, cada região tem seres vivos com características específicas que possibilitam que eles sobrevivam no local. Assim, a ocorrência de fenômenos climáticos é determinante sobre a população de uma localidade, seja de forma negativa ou positiva. O clima de uma determinada região influência nos fenômenos naturais ali existentes.

Diferentes climas – https://blog.mfrural.com.br/clima-tempo/

Você saberia dizer o que são fenômenos naturais?

Como o nome bem diz, os fenômenos naturais se referem a toda ação da natureza que surge de maneira natural, ou seja, não depende da intervenção humana para acontecer.

Os fenômenos naturais podem ou não, influenciar a vida humana que a eles está sujeita, como as epidemias, às condições meteorológicas, desastres naturais, entre outros existentes. Se observarmos a linguagem informal, fenômeno natural aparece quase sempre como sinônimo de evento incomum, espantoso ou desastroso sob a perspectiva humana. Contudo, a formação de uma gota de chuva é um fenômeno natural da mesma forma que um furacão, ou mesmo uma simples chuva de verão ou até mesmo uma grande tempestade, a grandeza do fenômeno depende das condições naturais em questão.

Quais fenômenos naturais você conhece?

A seguir separei alguns exemplos de fenômenos naturais para conhecermos:

Chuva: a chuva é um fenômeno climático e natural onde a água passa do estado gasoso para o líquido na atmosfera e precipita em forma de gotas. Embora muitas pessoas não gostem das chuvas, elas são fundamentais para o nosso planeta, pois contribuem para o desenvolvimento das diversas formas de vida (animal e vegetal).

Existem regiões do mundo em que ocorrem poucas chuvas. Nos desertos (Saara, Atacama, Arábia), por exemplo, o índice de umidade é baixíssimo. Isto dificulta a formação de nuvens e das chuvas. Já em regiões como a Floresta Amazônica, as chuvas ocorrem em grande quantidade em função do alto índice de evaporação da água.

Raios: os raios fazem parte do pacote de eventos assustadores. Trata-se de uma descarga de energia, que chega a atingir 125 milhões de volts, lançada na terra, capaz de produzir grandes estragos, como abrir valas no chão.

Neve: A neve é um fenômeno natural capaz de construir paisagens ao mesmo tempo fascinantes e desoladoras. Acontece quando a temperatura está mais de 20 graus abaixo de zero, o que faz com que se formem cristais nas nuvens, que se juntam no percurso até o solo e voltam a ficar congelados.

Vulcões: Os vulcões são estruturas geológicas através das quais substâncias do interior da terra são expelidas por meio de uma abertura. As fendas são abertas pela atividade vulcânica no interior da terra rompendo o bloqueio de rochas mais frágeis, lançando magma, cinzas e gazes no exterior. Um vulcão em erupção é um fenômeno fascinante e assustador.

Terremotos: os terremotos estão na categoria dos fenômenos naturais mais temidos pelo homem, capazes de arrasar cidades inteiras. São acarretados por uma falha geológica, decorrente da movimentação das placas tectônicas e da deformação das rochas. Além dos tremores, o terremoto pode abrir fendas na terra.

Tsunami: Trata-se de um fenômeno originado por erupção vulcânica, terremoto ou outro evento natural, que provoca um movimento de água, formando uma onda que pode se movimentar por milhares de quilômetros. Eventualmente, encontro a costa e as ondas de pouco mais de um metro se transformam em gigantes que podem superar os 30 metros.

Pororocas: a pororoca é o fenômeno causado pelo encontro do Rio com o mar, cuja principal característica é o estrondo do choque entre as duas massas de água e a formação de ondas.

Disponível: https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Fenomenos/ acesso em 07/03/2022 – Adaptado.

Assista ao vídeo: “POR QUE algumas CIDADES ALAGAM?”

ATIVIDADES

1. Em sua cidade, quais os fenômenos naturais mais comuns, os que mais acontecem?

2. Dos fenômenos naturais mais presentes em sua cidade, quais afetam o cotidiano e de que maneira?

3. Após a leitura do texto, com suas palavras defina o que são os fenômenos naturais e cite três exemplos.

4. A imagem a seguir se refere a qual fenômeno natural?

a) (  ) Chuva
b) (  ) Vulcão
c) (  ) Pororocas
d) (  ) Neve
https://www.resumoescolar.com.br/geografia/fenomenos-naturais/
 

5. Analise as imagens a seguir:

a) Marque um X nas imagens que representam um fenômeno natural.

b) Agora nomeie os fenômenos que você assinalou.

6. Observe a imagem e escreva quais fenômenos naturais que podem ocorrer nesse ambiente:

Mar do oceano índico. Disponível em: https://concepto.de/mar/ acesso em 07/03/2022

7. Durante uma aula de Geografia, alguns alunos conversavam sobre os fenômenos naturais, como tsunamis, vulcões e terremotos. Algumas das afirmações dos estudantes são descritas a seguir.

Responda entre verdadeiro e falso as afirmações:

a) ( ) No Brasil, embora não sejam frequentes, ocorrem tremores de baixa intensidade, porém muitos não são registrados ou nem mesmo são perceptíveis. Isso acontece por causa do posicionamento do Brasil na região central na placa Sul-americana.

b) ( ) Os tsunamis podem ser causados tanto por terremotos como por erupções vulcânicas que ocorrem em alto-mar, formando ondas gigantes, as quais alcançam a região costeira.

c) ( ) Terremotos, vulcões e tsunamis são fenômenos pouco frequentes no Brasil, devido à grande extensão territorial do país, o que lhe confere maior estabilidade.

d) ( ) Vulcões são mais frequentes em regiões centrais das placas tectônicas, uma vez que nesses locais existem falhas por onde o magma pode deixar o manto da Terra, alcançando a superfície.