AULA 06/2022 – Gênero: História em Quadrinhos - 15/03/2022
História em quadrinhos
Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/portugues/recursos-usados-nas-historias-quadrinhos.htm. Acesso em 10 de março de 2022.
Vamos saber um pouco sobre o gênero Histórias em quadrinhos?
Tornaram-se um dos gêneros mais lidos em todo o mundo, passando por diversas adaptações para o cinema. A variedade de publicações e a qualidade das narrativas fizeram com que leitores e estudiosos fossem cativados por esse tipo de narrativa gráfica.
Como se constituem os HQs?
São narrativas gráficas compostas por linguagem verbal (palavra) e não verbal (imagens). Apresentam diversidades de publicações e tom humorístico, contribuindo para uma visão crítica da sociedade e interpretação de contextos atemporais. As histórias em quadrinhos podem ser publicadas em jornais, revistas, sites e outros suportes.
Origem das histórias em quadrinhos
As primeiras manifestações de histórias em quadrinhos, conforme as conhecemos hoje, datam do fim do século XIX, quando o autor e ilustrador Richard Outcald criou uma narrativa baseada nas peripécias de um garoto que vivia nos guetos de Nova York, sempre vestido com um pijama amarelo. Essa narrativa possuía linguagem simples e trazia denúncias acerca das questões sociais presentes na época.
No entanto, a criação de histórias em quadrinhos foi intensificada no início do século XX, e elas se dedicavam apenas ao humor e à comicidade. No final da década de 1930, surgiram as primeiras histórias de aventuras e o primeiro super-herói: Superman. Após a Segunda Guerra Mundial, o surgimento de outras personagens foi otimizado, como Capitão América, Mulher Maravilha e Batman, todos transformados em símbolos do nacionalismo norte-americano.
Características das histórias em quadrinhos
As histórias em quadrinhos estabelecem comunicação por meio de dois códigos: a imagem e a palavra. Sendo assim, a mensagem linguística das histórias em quadrinhos parte de alguns aspectos e características:
Aspecto narrativo: descrição do quadro, da situação e das ações.
- Aspecto dialógico: os diálogos nas histórias em quadrinhos são construídos em uma linguagem carregada de convenções. Personagens falam muito, explicam muito, não para si mesmas, mas para o interlocutor.
- Balões: unem duas mensagens e permitem infinitas interações entre elas. A disposição dos balões pode indicar ordem cronológica das falas. Os tipos de contorno dos balões podem sugerir:
Não são somente as palavras que transmitem ideias ou comunicam um pensamento. As imagens também falam. As histórias em quadrinhos utilizam duas formas de comunicação: uma não verbal e outra com palavras. O desenho e o colorido conseguem traduzir, juntamente com a escrita, o que o autor da história em quadrinhos quer transmitir. Para isso ele utiliza vários recursos. Vamos observar alguns…
ATIVIDADES
Nessa atividade, você observará várias capas de HQs que selecionamos para sua leitura e análise. Leia-as com atenção para responder às questões.
Agora é com você!
1- Qual ou quais personagem/personagens você mais gosta? Por quê?
2- Há alguma outra personagem de HQ de que você gosta e que não apareceu aqui? Se sim qual?
3- Quando você era bem pequeno, sonhou ser parecido com algum herói de HQ? Qual?
Leia a HQ de Calvin e Haroldo para responder o que se pede:
4- As histórias em quadrinhos são estruturadas com os elementos da narrativa. Apresentam uma história com começo meio e fim. Na HQ que você leu há uma história com essa estrutura? Explique.
5- Na fala de Calvin na primeira cena, temos “Já notou como o ar cheira diferente depois de uma boa chuva? Cheira como… como…”. Qual é o sentido da palavra “como” no texto?
6- Nos quadrinhos 4 a 7, vemos o uso de onomatopeias. Qual é o sentido que elas apresentam, considerando a imagem utilizada?
7- No último quadrinho, Calvin fala “… Bem , mas valeu” , a palavra destacada foi utilizada com qual sentido?
8- O humor dos quadrinhos acima está centrado na fala de Haroldo. Explique.
9- Na última cena, Haroldo diz “Por isso eu não uso essa coisa”. As palavras em destaque referem-se:
a) ( ) à cueca.
b) ( ) à minhoca.
c) ( ) à chuva.
d) ( ) à coceira.
10- Na sexta cena da HQ, aparecem os mesmos personagens repetidas vezes. Escolha a única opção que tem a explicação para essa repetição.
a) ( ) Os personagens se multiplicaram ao pular na água.
b) ( ) Apareceram mais amigos para brincar.
c) ( ) A repetição representa movimentação.
d) ( ) Os personagens estão vendo coisas dobradas porque brincaram na água suja.