AULA 06/2022 – Gênero Notícia - 15/03/2022

Disponível em https://www.canstockphoto.com.br/jornal-crian%C3%A7as-leitura-ilustra%C3%A7%C3%A3o-56426964.html. Acesso em 09 março de 2022.

Vamos ler, agora, um texto para nos ajudar a entender um pouco mais sobre o gênero Notícia?  

A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas.

Características do Gênero

As principais caraterísticas do gênero textual notícia são:

  • Texto de cunho informativo
  • Textos descritivos e/ou narrativos
  • Textos relativamente curtos
  • Veiculado nos meios de comunicação
  • Linguagem formal, clara e objetiva
  • Textos com títulos (principal e auxiliar)
  • Textos em terceira pessoa (impessoais)
  • Discurso indireto
  • Fatos reais, atuais e cotidianos

Disponível em https://www.todamateria.com.br/genero-textual-noticia/. Acesso em 09 março de 2022.

Após a leitura do material sobre o gênero Notícia, que tal lermos um curioso texto publicado na Revista Ciência Hoje das Crianças?

MAIS UM DINO COM PENAS

(foto: Lida Xing et al, doi: 10.1016/j.cub.2016.10.008)

Em dezembro de 2016, cientistas chineses e canadenses encontraram uma peça de âmbar, um material fóssil liberado por plantas, que continha um pedaço de cauda de um dinossauro bem preservado, com penas quase intactas.

Você deve estar se perguntando agora: desde quando dinossauro tem pena? Sim, é isso mesmo que você leu. Alguns tinham!

O pedaço da cauda do dinossauro, com penas quase intactas, estava preservado em âmbar, um material fossilizado liberado pelas plantas.

(desenho: Pepi)

Nas últimas duas décadas, diversos trabalhos científicos mostraram que alguns dinossauros possuíam penas. Essas descobertas foram feitas a partir de marcas contidas em ossos de dinossauro fossilizados.

Um dinossauro com penas já havia sido descoberto no Brasil.

Há cerca de 65 milhões de anos, os dinossauros foram extintos, mas deixaram descendentes que persistem nos dias atuais: as aves! Esses novos achados são apenas mais uma das evidências para sustentar essa hipótese.

 Detalhes das penas

Um aspecto interessante dessa descoberta é que as penas puderam ser observadas com um nível de detalhamento nunca antes obtido. As características sugerem que a espécie estudada apresentava um tipo de penas intermediário entre o que se observa nas aves atuais e nos outros dinossauros com penas. Com base no tamanho da cauda, os pesquisadores também defendem que o material fossilizado pertencia a um dinossauro jovem, com características de plumagem de adulto.

A cor do dinossauro? Não é possível dizer com certeza a cor que esse dinossauro apresentava em vida, mas a análise das penas indica que suas costas apresentavam coloração mais escura que a área abdominal.

(desenho: Chung-tat Cheung)

Os pesquisadores acreditam que o novo dinossauro tinha essa aparência em vida.

A coloração mais clara ou quase branca da plumagem da barriga pode indicar falta de pigmentação ou que o animal se alimentava de algo que desenvolvia em seu corpo essa cor mais clara. Essa estratégia é adotada, por exemplo, pelos flamingos, cujas penas são rosadas devido a sua alimentação rica em algas que carregam grandes quantidades de um pigmento chamado betacaroteno. Imagine como seria legal encontrar um dinossauro cor-de-rosa! A Diná, mascote CHC, ficaria muito feliz com a companhia.

 Jânio Cordeiro Moreira e Perla Raquel Nogueira Vieira

Matéria publicada em 27.01.2017 http://chc.org.br/mais-um-dino-com-penas Acesso em 09de março de 2022.

Agora vamos dialogar um pouquinho sobre o texto lido.

1. Qual é o assunto exposto no texto? Ele é interessante para você? Por quê?

2. O que notou de mais importante na organização do texto publicado na Revista Ciência Hoje das Crianças?

3. Esse tipo de notícia atrai o público-alvo da revista? Por quê?

4. Você diria que a linguagem utilizada pelo autor da notícia é adequada a estudantes da sua idade? Explique.

5. Você recomendaria a leitura dessa notícia a quem e por quê?

6. Levante hipótese: por que essa notícia sobre esse assunto foi publicada em uma revista como a Ciência Hoje das Crianças? Explique.

7. Qual é a função da foto e da legenda na notícia lida? Você diria que é importante ou não para a compreensão da notícia lida? Por quê?

Releia os trechos extraídos da notícia para responder às atividades 8 e 9.

 “Em dezembro de 2016, cientistas chineses e canadenses encontraram uma peça de âmbar…” e “Há cerca de 65 milhões de anos, os dinossauros foram extintos, mas deixaram descendentes que persistem nos dias atuais: as aves!”

8. Nesses trechos, as expressões destacadas indicam uma ideia de

a) (  ) causa

b  (  ) modo

c) (  ) tempo

d) (  ) lugar

Agora, observe que outras palavras foram destacadas nesses mesmos trechos:

 “[…] cientistas chineses e canadenses encontraram uma peça de âmbar…” e  “Há cerca de 65 milhões de anos, os dinossauros foram extintos, mas deixaram descendentes que persistem nos dias atuais: as aves!”

9. Nesse caso, os verbos e expressão destacados indicam que os fatos

a) (  ) ocorrem no presente.

b  (  ) ocorrerão no futuro.

c) (  ) ocorreram no pretérito.

d) (  ) não ocorreram.

10- Nos trechos, “… não é possível dizer com certeza a cor que esse dinossauro apresentava em vida” e  “… a coloração mais clara ou quase branca da plumagem da barriga pode indicar falta de pigmentação…”, a frase verbal e a locução verbal em destaque expressam

a) (   ) uma investigação já finalizada sobre as penas dos “dinos”.

b) (   ) uma investigação que ainda apresenta incertezas sobre as penas dos “dinos”.

c) (   ) uma investigação que traz inseguranças sobre as penas dos “dinos”.

d) (   ) uma investigação ainda no início sobre as penas dos “dinos”.  

Agora a produção é com vocês!

O gênero notícia, como vimos, estrutura-se a partir do texto jornalístico e tem características predominantes do texto informativo. Partindo disso, imagine que você seja o redator de uma coluna jornalística destinada a crianças e adolescentes e produza uma notícia que, de modo imparcial e objetivo, exponha informações e conhecimentos sobre esse gênero. O   fato que buscará centralizar-se deve estar relacionado ao tema Meio ambiente e a necessidade de conscientização da população brasileira.

Leia os textos a seguir para reflexão sobre a temática proposta.

Texto 1

Amazônia tem recorde de alerta de desmatamento para um mês de fevereiro, aponta Inpe

Em 2022, foram 199 km², os maiores alertas já registrados para o mês desde o começo da série histórica. O início do ano também é o pior da série histórica do Inpe. Somando janeiro e fevereiro são 629 km², ultrapassando com folga o registrado em 2020: 470 km² (recorde até então).

Os alertas de desmatamento na Amazônia Legal em fevereiro foram os maiores já registrados para o mês desde o começo da série histórica, segundo dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foram 199 km² no mês passado, conforme medições do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).

           Amazônia tem recorde de alerta de desmate para um mês de fevereiro

Fevereiro seguiu a tendência de janeiro. O primeiro mês de ano também teve recorde de alertas de desmatamento desde 2016, quando começou o monitoramento. O início do ano também é o pior da série histórica do Inpe. Somando janeiro e fevereiro são 629 km², ultrapassando com folga o registrado em 2020: 470 km² (recorde até então).

Para Rômulo Batista, porta-voz de Amazônia do Greenpeace Brasil, os recordes batidos em janeiro e fevereiro demonstram que o desmatamento na Amazônia está fora de controle. Ele lembra que este é um período no qual o desmatamento costuma ser mais baixo por conta do período chuvoso na região.

“Entre as principais causas que a gente pode ter para esse aumento contínuo é a falta de uma política ambiental do Governo Federal, que deixou de investir em ações de fiscalização e controle, e também o Congresso Nacional, que tem aprovado, ou tentado aprovar, leis que vão abrir ainda mais a floresta pra destruição”, diz Batista.

O Deter produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares (0,03 km²) – tanto para áreas totalmente desmatadas como para aquelas em processo de degradação florestal (por exploração de madeira, mineração, queimadas e outras).

 

“Campeões” do desmatamento

A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro, e engloba a área de 8 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Maranhão.

O Mato Grosso foi o estado com maior área sob alerta de desmatamento: 78 km². Em seguida vieram Pará, com 49 km², Amazonas, com 40 km² e Rondônia, com 23 km².

Roraima registrou 5 km² e Maranhão ficou com 3 km². Acre, Amapá e Tocantins não tiveram alertas de desmatamento em fevereiro.

Disponível em https://g1.globo.com/meio-ambiente/amazonia/noticia/2022/03/11/amazonia-tem-recorde-de-alerta-de-desmatamento-para-um-mes-de-fevereiro-aponta-inpe.ghtml. Acesso em 13 de março de 2022.

Texto 2

Disponível em http://painel.oliberal.com:8080/preview/www/2.627/2.1210/1.393621.   Acesso em 13 de março de 2022.

Texto 3

Disponível em https://ciclovivo.com.br/fique-ligado/e-books/gibis-especiais-trazem-educacao-ambiental-em-quadrinhos/. Acesso em 13 de março de 2022.