Aula 06/2022 – Globalização e mundialização - 22/03/2022

O sujeito no processo de globalização

A globalização corresponde a um processo dinâmico de interação entre as nações, proporcionado pelos progressos técnicos dos meios de transportes e telecomunicações, com destaque para os avanços informacionais das últimas décadas.

Se somarmos o moderno sistema de transportes, o poder de compra que a lógica do capital nos traz, a facilidade de comunicação, teremos a abrangência do fenômeno da globalização. Com ele temos uma integração mundial não só econômica, mas também política, social e cultural.

Meios de transporte e os fluxos da globalização

Já entendemos que o processo de globalização intensificou os fluxos de pessoas, mercadorias, informações e capital, compreendendo que quanto mais rápido as trocas acontecerem, mais intenso é o processo de globalização.

Precisamos reconhecer a evolução dos meios de transporte ao longo da história. Analise a tabela a baixo:

É possível observar, que com o passar do tempo e os avanços tecnológicos, os veículos atingiram uma maior velocidade, as distâncias foram drasticamente reduzidas pelos avanços nos meios de transporte, por volta de 1500 uma viagem de Portugal ao Brasil durava em média 6 meses e atualmente podemos percorrer a mesma distância em algumas horas.  Não é que Portugal esteja mais perto do Brasil, a distância em quilômetros é a mesma de anos atrás, mas o tempo para percorrer esse caminho é muito menor facilitando os fluxos, a integração entre os países e intensificando o processo de globalização. 

Mas, de que maneira essa era informacional contribuiu com as populações? Já se perguntou isso?

Já pensou em se isolar do restante do mundo? Isso mesmo, ficar recluso sem contato algum com nenhuma pessoa seja pela internet, por telefone ou cartas? Parece ser difícil, não é? Na verdade é quase impossível e convenhamos, será que seria tão legal assim?

Atualmente os avanços tecnológicos nos deixam cada vez mais próximos, seja pela internet ou pela velocidade dos meios de transporte que “encurtam” as distâncias e facilitam os deslocamentos. Por isso é tão comum assistir à TV onde um correspondente direto do Japão, ao vivo, traz informações de algum acontecimento local em tempo real. Muito provavelmente você já comprou algum produto fabricado na China, Taiwan, Indonésia, entre outros. Essa maior integração global que vivenciamos cotidianamente é possível de ser explicada pela globalização.

Essa era informacional traz uma integração positiva do conhecimento, na qual é possível estudar e conhecer hábitos culturais diversos (músicas, vestimentas, alimentações, línguas, técnicas, obras literárias, obras cinematográficas) de todo o mundo. E não só receber mas também transmitir.

Globalizar é tornar global o que antes era regional, é expandir pelo mundo um produto, uma ideia, um serviço.

Vamos ver alguns exemplos dessa integração?

Você certamente já viu e leu alguma tirinha da Mafalda. Essa personagem foi criada em 9 de setembro de 1964 na Argentina, por Joaquín Salvador Lavado, mais conhecido como Quino.

Ficou extremamente popular em todo o continente europeu e na América Latina. Através de divulgações em livros, sites e blogs na internet. O processo de globalização espalhando tirinhas pelo mundo.

Já se fantasiou no Halloween e brincou de doces ou travessuras?

O Halloween é uma festa típica na América do Norte que passou a ser comemorada em diversos lugares, como no Brasil. Esse é um exemplo da globalização cultural.

Outra coisa simples que pode ser notada, na praça de alimentação de um shopping você encontra comidas típicas de vários lugares do mundo. Isso também se dá por causa da globalização.

Juntando a globalização cultural e a necessidade de transmitir informações que podem ser recebidas e interpretadas em todo o planeta, decidiu-se estabelecer um idioma globalizado. Isto é, um idioma que possa servir como conexão entre todos os outros. Atualmente, o inglês é considerado o mais adotado entre todos os países como meio para garantir a comunicação, principalmente através da internet.

Outro exemplo interessante são os modelos de programas, de Reality Shows, shows de talento, programas de entrevistas, propagandas, criados em vários países e espalhados pelo mundo, seguindo um mesmo padrão e se adequando a língua do país.

Os jogos de computadores, celulares e vídeo games, muitas vezes são criados em outros continentes, mas através da internet conseguimos ter acesso.

Logo, vemos que não somente comidas e bebidas são globalizadas, mas formas de se fazer propagandas, formas de gerar entretenimento, etc. Até religiões se expandem. Enfim, esse é o significado de globalizar.

Se identificou com algum produto? Já consumiu de alguma maneira essas mercadorias? Consegue se ver como agente desse processo de globalização?

No entanto, o acesso a pessoas e conhecimentos diversos pode influenciar negativamente nossos hábitos. Os padrões globais apresentados vêm sendo seguidos, deixando de lado os padrões locais, e acabam por promover uma descaracterização dos hábitos culturais em detrimento dos modelos globais aderidos.

Imagens disponíveis em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/acervo/geral/audio/2017-09/historia-hoje-publicada-ha-53-anos-primeira-historia-em-quadrinhos-com-mafalda/ https://www.1canalroad.com/app-jogos-k.html https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-10/veja-dicas-de-seguranca-do-inmetro-para-comemoracoes-de-halloween acesso em 15/03/2022.

Atividades

  1. Como você se reconhece dentro do processo de globalização, de que maneira contribui para esse processo?
  2. A globalização corresponde a um processo dinâmico de interação entre as nações. Quais são os fatores que impulsionaram o processo de globalização?
  3. Sobre os fluxos do processo de globalização, julgue os itens entre verdadeiros e falsos:

a) (  ) Com o passar do tempo não tivemos avanços tecnológicos nos meios de transporte. 

b) (  ) Quanto mais rápido as trocas acontecerem, mais intenso é o processo de globalização.

c) (  ) O processo de globalização intensificou os fluxos de pessoas, mercadorias, informações e capital.

d) (  ) Com o passar do tempo e os avanços tecnológicos, os veículos atingiram uma maior velocidade.

e) (  ) O processo de globalização ocorreu apenas em uma parte do globo pois os veículos não conseguiram atingir uma maior velocidade devido a falta de avanços tecnológicos.

f) (  ) Com o fenômeno da globalização temos uma integração mundial não só econômica, mas também política, social e cultural.

4. Agora que você já compreendeu que o fenômeno da globalização está em toda parte, vamos exercitar o pensamento. Reflita em seu cotidiano, pense em um dia todo e descreva aqui em quais momentos você se depara com aspectos da globalização, com elementos que não são brasileiros mas que estão de alguma maneira dentro da sua casa.

5. Quando falamos de globalização, ouvimos dizer que o mundo encolheu, que as distâncias se encurtaram. Qual o fator que nos faz perceber o mundo menor?

a) As lentes que usamos.

b) Os avanços tecnológicos.

c) As fronteiras que deixaram de existir.

d) Os movimentos que o Planeta Terra faz.

6. Vamos investigar e comprovar? Em sua casa procure etiquetas, adesivos, rótulos impressos, o local de fabricação desses produtos e mercadorias. Pode ser roupas, alimentos, produtos de limpeza e higiene, seja criativo em sua busca. Escolha ao menos 3 produtos, anote em seu caderno a origem e compartilhe com seus colegas em sala de aula.

7. Agora que você listou os produtos, escolha um de sua preferência e descubra o caminho que este percorre até chegar a você. Isso pode ser feito com o auxilio da internet ou de um mapa impresso.