Aula 06/2022 – Direitos legais territoriais dos diferentes povos – Movimentos sociais urbanos e rurais - 21/03/2022

Movimentos sociais urbanos e rurais

O que são os movimentos sociais?

Os movimentos sociais são ações coletivas de um grupo de indivíduos que defende e luta por alguma causa ou por um objetivo em comum, seja para transformar ou buscar a manutenção de algo dentro de uma sociedade. Independente de qual seja o movimento, ele sempre tem uma pauta, ou seja, um propósito para defender.

Grupos como os movimentos populares, sindicatos e organizações não governamentais (ONGs) são exemplos das formas coletivas de organização dos movimentos sociais.

Os grupos atuantes dentro de um movimento social estão sempre em busca da representação política destas formas de exclusão social e suas atuações têm sempre o objetivo de produzir pressão direta ou indireta no Estado.

Fonte: https://ufes.br/conteudo/nemps-discute-rela%C3%A7%C3%A3o-entre-movimentos-sociais-e-partidos-pol%C3%ADticos acesso 14/03/2022.

Como surgiram?

Os movimentos sociais surgiram como consequência da Revolução Francesa e da Revolução Industrial, ainda no século XIX. Com o aumento do desemprego, das baixas condições salariais e da marginalização, grupos de operários passaram a reivindicar direitos trabalhistas.

Os movimentos sociais da época eram então compreendidos como o proletariado contra a burguesia. Porém, após a segunda metade do século XX, os ditos “novos movimentos sociais” passaram a surgir para reivindicar modelos diferentes de mudanças sociais.

Os movimentos sociais podem acontecer em território local, nacional ou até mesmo global.

Tipos de movimentos sociais

Os movimentos sociais podem ser classificados em:

Movimentos reivindicatórios, onde suas ações focam em exigências de questões imediatas. Este tipo de movimento utiliza a pressão pública para pressionar instituições que possam modificar dispositivos legais que possam favorecer a situação;

Movimentos políticos, onde buscam influenciar a população na participação política direta como garantia para transformações estruturais na sociedade;

Movimentos de classe, que buscam subverter a ordem social e alterar as relações entre distintos fatores na conjuntura nacional.

Alguns dos movimentos sociais mais conhecidos ao redor do mundo

Movimento Feminista

Também conhecido como o movimento pelo direito das mulheres, e tem por característica ser um movimento social estrutural, ou seja, que busca desconstruir a longo prazo o machismo, um aspecto presente na estrutura social. Esse movimento teve seu início no período da Revolução Francesa.

Os movimentos feministas da primeira onda do século XIX e início do século XX se concentravam nos direitos legais das mulheres, especialmente no direito ao voto. Mais tarde, nos anos de 1960 e 1970, buscavam direitos e oportunidades iguais entrem homens e mulheres, e a maior liberdade pessoal para as mulheres em todas as áreas da vida pessoal e social das mulheres.

O ativismo organizado por e em nome das mulheres, continua até os dias atuais, se espalhando em território global. Seu maior objetivo é acabar com a desigualdade entre os gêneros.

Fontes: https://br.pinterest.com/durangoduarte/ditadura-militar-no-brasil/ https://www.politize.com.br/movimento-feminista/ acesso 14/03/2022.

Movimento Negro

Também conhecido como o movimento dos direitos civis americanos, foi um movimento de protesto em massa contra a segregação racial e a discriminação no sul dos Estados Unidos, que ganhou proeminência (avanço) nacional na década de 1950.

Martin Luther King, um dos principais ativistas do movimento negro nos Estados Unidos, durante seu discurso “Eu tenho um sonho”, em 28 de agosto de 1963.

Esse movimento teve suas raízes nos africanos escravizados e seus descendentes, e tinha por objetivo resistir e combater à opressão racial e abolir a instituição da escravidão, por isso tem como forte característica ser um movimento estrutural.

Militantes negros começaram a entender a sua luta como um movimento de liberdade. Por isso, não buscavam apenas reformas dos direitos civis, mas enfrentavam a duradoura crise econômica, política e social, e as consequências culturais da opressão racial do passado.

Por se tratar de um movimento estrutural, as manifestações contra o racismo continuam em várias partes do mundo. Em maio de 2020, após a morte de George Floyd, um norte-americano negro morto por policiais, dezenas de protestos se espalharam pelos Estados Unidos.

No Brasil, protestos com o mesmo cunho aconteceram após a morte de João Alberto Silveira, morto por um segurança de uma grande rede de supermercados.

Disponível em: https://www.ncst.org.br/subpage.php?id=20899_20-06-2018_movimento-negro-unificado-comemora-40-anos-de-exist-ncia acesso em 15/03/2022.

Movimento Ambientalista

Também conhecido como Movimento Ecológico ou Movimento Verde, está caracterizado nos chamados “novos movimentos sociais” e compõem diferentes correntes em prol da preservação do meio ambiente.

Sua maior reivindicação é a proteção ambiental para promover uma vida sustentável e de qualidade. É caracterizado por ser um movimento de transformação, que visa melhorar a relação das pessoas e empresas com o meio ambiente.

Em 1970 o ambientalismo se disseminou rapidamente pelo mundo inteiro, fazendo surgir inúmeros grupos influentes como o Movimento Chipko na Índia e o Greenpeace, fundado no Canadá em 1971.

A partir da década de 1980 o ambientalismo se multiplicou e consagrou a importância da educação ambiental para uma mudança geral de hábitos. Além de lutar contra os desafios ambientais já bem conhecidos, como: poluição; uso intensivo de agrotóxico; desmatamento; a perda da biodiversidade; a caça excessiva e o comércio ilícito de espécies selvagens; urbanização descontrolada; esgotamento dos recursos hídricos; manipulação genética, aquecimento global.

No Brasil, o movimento ambientalista ganhou força em 1950, e passou a ganhar apoio de ONGs como a União Protetora do Ambiente Natural e a Fundação Brasileira para Conservação da Natureza.

Marcha em favor da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, realizada em Brasília, no ano de 2011.

Movimento operário ou trabalhista

No século XIX houve um grande aumento no número de desemprego e da marginalização social, um conjunto de consequências da então Revolução Industrial. É conhecido por ser um movimento tradicional, que luta pelas classes.

Foi nesse contexto da precarização das condições trabalhistas, que surgiram os primeiros movimentos sociais dos operários.

Para reivindicar seus interesses e direitos, os trabalhadores se manifestaram por meio de greves. Esse episódio foi muito comum no século XIX, nas classes operárias de grandes fábricas.

O Primeiro de Maio e a luta dos trabalhadores pelos seus direitos

No Brasil, uma das maiores manifestações do movimento operário foi a greve de 1917, em que milhares de trabalhadores exigiam melhores condições de trabalho e aumento salarial.

Movimento Estudantil

O ativismo estudantil é o caminho utilizado por alunos em prol de mudanças políticas, ambientais, econômicas ou sociais. Embora muitas vezes focados nas escolas e universidades, grupos de estudantes sempre influenciaram grandes eventos políticos.

No Brasil, o movimento estudantil ganhou maior força na década de 1970, com os grêmios de estudantes contra o regime militar.

Os estudantes brasileiros fizeram parte de grandes manifestações contra o sistema e decisões políticas. Uma das mais famosas foi a manifestação conhecida como Caras-pintadas, em 1992. Um grande movimento estudantil que pedia o impeachment do então presidente Fernando Collor.

Os estudantes e movimentos estudantis brasileiros têm o apoio de grandes organizações não governamentais como o DCEs (Diretórios Centrais Estudantis), as UEEs (Uniões Estaduais dos Estudantes) e a UNE (União Nacional dos Estudantes).

Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST)

Um dos mais importantes movimentos sociais do Brasil, tendo como foco as questões do trabalhador do campo, principalmente no tocante à luta pela reforma agrária brasileira.

A organização do MST enquanto movimento social começou nos anos 80 do século passado e hoje já se faz presente em 24 estados da federação, fato que ilustra sua representatividade em termos nacionais.

A fundação deste movimento se deu em um contexto político no qual o duro regime militar que se iniciava na década de 60 do século passado chegava ao fim, permitindo à sociedade civil brasileira uma abertura política para reivindicações e debates.

Os objetivos do MST, para além da reforma agrária, são as discussões sobre as transformações sociais importantes ao Brasil, principalmente àquelas no tocante à inclusão social. Se por um lado existiram avanços e conquistas nesta luta, ainda há muito por se fazer em relação à reforma agrária no Brasil, seja em termos de desapropriação e assentamento, seja em relação à qualidade da infraestrutura disponível às famílias já assentadas.

A territorialidade e a sua importância para os diversos povos

Territorialidade é uma noção que deriva de território: uma zona ou região que estabelece uma jurisdição, pertence a um determinado Estado ou serve como campo de ação.

Trata-se de uma conduta ou atitude instintiva dos animais (incluindo o próprio ser humano) que promove a defesa do território que ocupam. No caso dos seres humanos, esta defesa também está relacionada com a cultura.

Em suma, a territorialidade trata-se de um padrão de comportamento e atitudes que uma pessoa ou grupo de pessoas possui e que é fundamentado no controle (real ou concebido) de um determinado espaço físico, local ou de uma ideia, controle esse que pode ser concretizado por meio de marcação, personalização ou mesmo defesa num território.

https://posgeoantigo.iesa.ufg.br/n/42145-notas-disciplina-identidades-territorio-e-territorialidade-2-2012

Todo território possuiu suas funções, seus símbolos, suas relações de poder. A vida cotidiana acontece nesses espaços. Nesse sentido o território é resultado das condições de relação social e natural, sendo apropriado e organizado por relações econômicas, políticas, sociais e culturais compreendidas em cada lugar.

Os movimento sociais, tem como objetivo garantir espaço e direito dos diversos povos dentro do seu território, mantendo uma relação harmônica entre os elementos sociais, naturais, políticos e econômicos.

Disponível em: https://conceito.de/territorialidade https://www.significados.com.br/movimento-social/ https://www.significados.com.br/exemplos-de-movimentos-sociais/ acesso em 14/03/2022. Adaptado

Atividades

1. Com suas palavras, após a leitura do texto, defina o que são os movimentos sociais e quais seus objetivos.

2. Os movimentos sociais podem ser classificados em três tipos, quais são eles?

3. “Onde suas ações focam em exigências de questões imediatas. Este tipo de movimento utiliza a pressão pública para pressionar instituições que possam modificar dispositivos legais que possam favorecer a situação”.

O fragmento acima refere-se a qual classificação de movimento social?

a) movimento de classe.

b) movimento reivindicatório.

c) movimento de rotação.

d) movimento pendular.

4. De acordo com a sua compreensão do texto, escreva um parágrafo contendo a definição de territorialidade e sua importância para os diferentes povos.

5. Sobre os movimentos sociais, julgue os itens a seguir entre verdadeiros e falsos:

a) ( ) O movimento ambientalista é também conhecido como Movimento Ecológico ou Movimento Verde.

b) ( ) Os objetivos do MST, para além da reforma agrária, são as discussões sobre as transformações sociais importantes ao Brasil.

c) ( ) No Brasil, o movimento estudantil ganhou maior força na década de 1970, com os grêmios de estudantes contra o regime militar.

d) ( ) O ativismo organizado por e em nome das mulheres, continua até os dias atuais, se espalhando em território global.

e) ( ) O movimento feminino têm o apoio de grandes organizações não governamentais como o DCEs (Diretórios Centrais Estudantis), e a UNE (União Nacional dos Estudantes).

6. Observe a imagem a seguir:

Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – Brasilia-Brasil
Fonte: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=movimento+dos+trabalhadores+sem+terra&title=Special:MediaSearch&go=Go&type=image acesso em 15/03/2022.

A imagem observada nos mostra o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) que tem como luta

a) a reforma agrária, e as discussões sobre as transformações sociais importantes ao Brasil, principalmente àquelas no tocante à inclusão social.

b) reivindicar seus interesses e direitos aos trabalhadores operários, que exigiam melhores condições de trabalho e aumento salarial.

c) proteção ambiental para promover uma vida sustentável e de qualidade. É caracterizado por ser um movimento de transformação.

d) resistir e combater à opressão racial e abolir a instituição da escravidão, por isso tem como forte característica ser um movimento estrutural.

7. Agora é a sua vez. Reúna em grupos dentro da sala de aula, e forme um movimento para reivindicar melhorias no convívio da sua turma. Escolha um nome criativo para o movimento e enumere os objetivos traçados pelo movimento. Apresente aos colegas.