AULA 06/2023 – Gênero textual: Anúncio publicitário. - 19/04/2023

ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

Agora vamos conhecer as características de mais um gênero textual. Desta vez, o nosso elemento de estudo será o anúncio publicitário. Ah! Certamente você já matou a charada… Por que publicitário?

Os textos publicitários são aqueles que têm o objetivo de anunciar alguma coisa, fazer com que uma informação se torne pública, desde uma campanha de vacinação até os anúncios de produtos e/ou prestação de serviços. Podemos encontrar os textos publicitários circulando em diversos suportes de comunicação, como os midiáticos (televisão, internet e rádio) e jornalísticos (jornais, revistas), e espalhados pelas vias urbanas (outdoors, pontos de ônibus, postes de iluminação pública etc.)

Como todo texto, ele também se estrutura de determinada forma. Que tal conhecermos suas partes principais? Então vamos lá!

* O título – ele se compõe de pequenas frases, geralmente bastante atrativas, com o objetivo de chamar a atenção do leitor.

* Imagem – esta parte é de fundamental importância, pois muitas vezes nos sentimos atraídos por ela, e com isso procuramos conhecer melhor o objeto que está sendo anunciado.

* Corpo do texto – aqui, o anunciante desenvolve melhor sua ideia, demonstrando um pouco mais sobre as qualidades e vantagens do produto. Normalmente, o vocabulário é adequado ao público para o qual é destinado, contendo frases também atraentes.

* Identificação do produto ou marca – muitas vezes, alguns anunciantes já apresentam o slogan, isto é, uma frase com ou sem verbo que define e caracteriza o produto. Semelhante a algumas das quais já temos conhecimento, como por exemplo:

TIM, viver sem fronteira.

HAVAIANAS, as legítimas.

TATICO, barato todo dia.

Disponível em https://escolakids.uol.com.br/portugues/o-anuncio-publicitario.htm. Acesso em 23 de março de 2022.

Tipos de anúncio publicitário

Os anúncios publicitários apresentam subgêneros em sua manifestação no mundo. Essas subdivisões determinam variações na forma como os textos são construídos. A princípio, existem duas grandes categorias nessa diferenciação: os anúncios em texto/imagem e os anúncios em vídeo.

Os anúncios em texto/imagem enquadram todos os tipos de textos publicitários que apresentam uma forma “estática”, composta por elementos verbais e não verbais, ou seja, não se referem somente à escrita, mas principalmente à falta de movimento. Nessa categoria, enquadram-se outdoor, anúncios em margens de sites, cartazes e até posts em redes sociais.

Os anúncios em vídeo enquadram os textos que apresentam alguma cena ou animação que, por meio da figuração, representa um estado de espírito, ilustra uma vantagem, apresenta uma transformação ou explora circunstâncias do cotidiano com outra perspectiva, para, assim, conseguir convencer os consumidores de que aquele produto ou marca é o/a melhor. Nesse sentido podem ocorrer diálogos, músicas, danças e outras linguagens artísticas como elementos da linguagem.

Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/redacao/anuncio-publicitario.htm . Acesso em 23 de março de 2022.

Leia o anúncio e responda às atividades de 1 a 8.

Disponível em https: http://infolaboratorio.blogspot.com/2013/02/texto-contexto-e-intertexto.html. Acesso em 22 de março de 2022.

  1. Esse anúncio tem a finalidade de 

a) (  ) promover uma ideia – conscientizar o leitor que é necessário lutar em prol do meio ambiente. 

b) (   ) promover uma ONG ao anunciar o site para acesso.

c) (   ) anunciar e vender um produto que Chapeuzinho Vermelho carrega na bolsa.

d) (   ) apenas anunciar o produto da Greenpeace que é mundialmente conhecida.

2. O anúncio acima se refere ao conto infantil Chapeuzinho Vermelho. Isso pode ser percebido e identificado 

a) (   )  por meio da vestimenta da menininha e do cenário da peça, o que possibilita ao leitor fazer referência ao conto infantil. 

b) (   ) pelo fato de a personagem estar andando pela floresta, em meio às árvores cortadas, caminho indicado pela mãe de Chapeuzinho Vermelho. 

c) (   ) por meio da visão de um ambiente destruído, de um sol escaldante e que castiga a floresta sem a proteção da área verde. 

d) (   ) pelo fato de não haver pássaros ou outros tipos de vegetação ou flores, já destruídas pelo lobo. 

3. O caráter apelativo produzido no título do anúncio “Você não quer contar esta história para seus filhos, quer?” aponta que a história a ser contada pelo receptor/leitor é específica, no caso, a do presente anúncio. É possível essa leitura a partir de qual palavra presente no texto?

a) (   )  No uso do pronome de tratamento “você”, pois dirige-se diretamente a quem lê o anúncio. 

b) (   )  No uso do verbo “quer” repetido duas vezes no texto.

c) (   )  No uso do pronome demonstrativo “esta”, por relacionar à imagem que está próxima do receptor/leitor. 

d) (  )  No uso do advérbio “não”, pois enfatiza a ideia de negar a contar a história do anúncio.

4. Nas frases “Ajude a gente a combater o desmatamento da Amazônia” e “Fique sócio da Greenpeace hoje”, os verbos destacados indicam ideia de:

a) (   )  hipótese  a ser avaliada pelo leitor tanto em ajudar quanto em tornar-se sócio da Greenpeace.

b) (  )  sugestão que mostrará ao leitor a necessidade de ajudar e tornar-se sócio da Greenpeace.

c) (    )  apelo, pedido ou ordem dada ao leitor, de forma a constrangê-lo a ajudar e a tornar-se sócio da empresa, afim de combater o problema do desmatamento. 

d) (    ) a certeza de que ajudando não resolveria o problema do meio ambiente, mas tornar-se-ia sócio da Greenpeace.

5. A presença do avião chama a atenção do leitor desse anúncio, pois não temos registro dele na história de Chapeuzinho Vermelho. Qual a intenção do autor ao utilizar o avião para compor o cenário do anúncio?

a) (    ) apontar que se trata de um meio de transporte necessário e que auxilia no combate ao desmatamento.

b) (   ) demonstrar que se trata  de um  meio de transporte que faz parte da nossa realidade, é sinônimo, ao mesmo tempo, de tecnologia e degradação. 

c) (   ) apontar que a tecnologia é necessária e vai ajudar o homem a percorrer grandes distâncias para combater o desmatamento.

d) (    ) apontar a necessidade da tecnologia para diminuir a poluição que lança diariamente nos ares.

6. A quem se refere o pronome de tratamento VOCÊ, usado no título Você não quer contar esta história para seus filhos, quer?”

7. Segundo o anúncio, o leitor deve apoiar e tornar-se sócio da Greenpeace. Para você essa ação seria realmente uma forma de ajudar no combate ao desmatamento da Amazônia?

8. De que formas o leitor pode entrar em contato com o Greenpeace? Você apontaria uma nova forma de contato que auxiliaria na divulgação da ideia do anúncio?  

Leia o anúncio e responda às atividades 9 a 12

Cidade da Criança irá promover atividades em alusão ao Meio Ambiente neste domingo

Disponível em http://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/noticias.xhtml?cod=30609. Acesso em 23 de março de 2022.

9. Que tipo de linguagem é predominante no texto?

a) (   ) Literária e poética.

b) (   ) Verbal e não verbal.

c) (   ) Regional.

d) (   ) Apenas a linguagem verbal.

10. As mensagens dos anúncios publicitários também têm a função mais apelativa com o objetivo de persuadir e chamar a atenção para algo de relevância social. Quais recursos persuasivos foram utilizados na linguagem (palavras e imagens) e qual foi a intenção ao utilizá-los na campanha?

11. Os textos lidos na atividade são exemplos que pertencem ao gênero

a) (   ) anúncio publicitário.

b) (   ) conto.

c) (   ) entrevista.

d) (   ) notícia.

12. Em sua opinião, quais são os elementos verbais (palavras) e não verbais (imagem, cores, posição e tamanho e formato das letras…) que contribuem para conscientizar o leitor e levá-lo a participar da campanha?   

PRODUÇÃO DE TEXTO

Como vimos na atividade 1, o produtor do anúncio fez o texto a partir de uma história popular infantil, ou seja, o conto Chapeuzinho Vermelho possibilitou ao anunciante fazer um outro texto, utilizando uma nova linguagem como também apresentando uma nova visão de mundo. 

Agora é a sua vez! 

Pesquise e leia um conto de fadas ou mesmo de fábulas e, a partir da narrativa escolhida, crie um texto publicitário. 

Lembre-se que deve utilizar elementos da história escolhida, porém expressando sua visão de mundo. O tema será apresentado por você, a partir da narrativa escolhida.

Bom trabalho!