AULA 07/2022 – Conjunto Números inteiros: usos, história, ordenação, associação com pontos da reta numérica e operações - 30/03/2022
O conjunto dos números inteiros é composto da união do conjunto dos números naturais ℕ = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, …}, que também pode ser chamado de conjunto dos números inteiros não negativos, com o conjunto dos números inteiros negativos. Sua representação é dada por ℤ.
ℤ = {…, -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, …}
Os números menores que zero, como …, -6, -5, -4, -3, -2, -1 são chamados de números negativos.
Os números maiores que zero, como 1, 2, 3, 4, 5, 6, … são chamados de números positivos.
Representação dos números inteiros na reta numérica
Consideramos o zero como origem da reta numérica. A partir dele, temos dois sentidos: o positivo e o negativo. O sentido positivo fica à direita do zero e é onde se localizam os números inteiros positivos. O sentido negativo fica à esquerda do zero e é onde se localizam os números inteiros negativos.
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Módulo ou valor absoluto de um número inteiro
Representamos o módulo ou valor absoluto de um número a por: | a |.
Como distâncias são sempre positivas, podemos concluir que o módulo de um número inteiro, que não seja zero, será sempre positivo.
Exemplos:
* | 1 | = 1 * | – 3 | = 3 * | – 9 | = 9 * | 0 | = 0
Operações com números inteiros
Adição e subtração
Exemplos:
(+ 8) + (+ 13) = 8 + 13 = + 21
(- 20) + (- 42) = – 20 – 42 = – 62
(+ 7) + (- 9) = 7 – 9 = – 2
(- 6) + (+ 5) = – 6 + 5 = – 1
(+ 3) + (- 3) = 0
(+ 2) – (+ 3) = 2 – 3 = – 1
(- 4) – (- 5) = – 4 + 5 = + 1
(- 16) – (+ 20) = – 16 – 20 = – 36
Propriedades da adição com números inteiros
Observe as situações a seguir.
1) Paulo e Ricardo estavam brincando. Eles combinaram que utilizaria o sinal + para anotar os pontos ganhos e o sinal de – para anotar os pontos perdidos.
Eles anotaram os resultados conforme o quadro a seguir.
Para saber o saldo de pontos no jogo, adicionamos os pontos ganhos aos pontos perdidos, em qualquer ordem.
Saldo de Paulo: (+120) + (260) = 120 – 260 = 140 ou
(260) + (+120) = 260 + 120 = 140
Saldo de Ricardo: (+ 400) + (350) = (+ 50) = 50
(350) + (+ 400) = (+ 50) = 50
Saldo de Paulo:
(140) + (+350) + (100) = ou (140) + (+350) + (100) =
= 40 + 350 – 100 = = 40 + 350 – 100 =
= [- 140 + 350] – 100 = = 140 + [350 – 100] =
= + 210 – 100 = + 110 = 140 + 250 = + 110
= 110 = 110
Exemplo:
(+20) + (-20) = 0
O oposto ou simétrico de + 20 é – 20.
Mais operações com números inteiros
Multiplicação e divisão de números inteiros
Quando multiplicamos ou dividimos números de mesmo sinal o resultado será positivo.
Quando multiplicamos ou dividimos números de sinais diferentes o resultado será negativo.
Exemplos:
Potenciação e radiciação
Exemplos:
Propriedades da multiplicação com números inteiros.
Vimos as propriedades da adição de números inteiros. Para a Multiplicação de números inteiros, também são estabelecidas propriedades que facilitam os cálculos.
Vamos ver quatro situações a respeito da multiplicação de números inteiros.
1) Mudança da ordem dos fatores em uma multiplicação.
ATIVIDADES
1. O quadro a seguir mostra algumas medidas de temperaturas ocorridas durante o inverno em um país.
Escreva essas medidas em:
a) ordem crescente:
b) ordem decrescente:
2. Qual a medida de temperatura menor: -7°C ou -2°C?
3. Qual é o maior número inteiro negativo?
4. Quais são os números inteiros maiores que -5 e menores que 5?
5. Considerando o conjunto dos números inteiros, responda:
a) Qual é o sucessor de – 5?
b) Qual é o antecessor de – 8?
c) Qual é o maior número negativo?
d) Qual é o menor número positivo?
e) Quais são os números menores que zero e maiores que – 4?
6. Na reta numérica abaixo, indique os números correspondentes aos pontos D, F, H, J, e K.
7. Determine o que se pede.
a) Módulo de 6.
b) Valor absoluto de – 4.
c) Oposto de 6.
d) Simétrico de – 5.
e) Oposto do simétrico de – 10.
f) Módulo do simétrico de + 7.
8. Complete as lacunas com <, ˃ ou =.
9. Represente com símbolos cada uma das situações.
a) Saldo devedor de 300 reais.
b) Saldo credor de 450 reais.
c) 2 300 metros acima do nível do mar.
d) 250 metros abaixo do nível do mar.
e) Quinze graus Celsius abaixo de zero.
f) Trinta e sete graus Celsius.
10. Roberta estava pensando em quais números estão a 5 unidades de distância em relação ao zero e concluiu que são os números 5 e – 5. Então, fez a seguinte pergunta para os seus amigos: “Quais são os números que estão a 5 unidades de distância do 2?”. Qual é a resposta para essa pergunta?
A) ( ) – 7 e 7
B) ( ) – 5 e 5
C) ( ) – 3 e 7
D) ( ) 0 e 7
11. Efetue as operações com números inteiros.
12. Preencha as pirâmides a seguir adicionando duas casas vizinhas e escrevendo a soma na casa acima delas.
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13. Ao observar seu extrato bancário, Ana ficou confusa, pois o valor do saldo não apareceu por algum problema de impressão.
De acordo com o extrato apresentado acima, determine o saldo de Ana.
A) – R$ 50,00
B) R$ 50,00
C) R$ 150,00
D) R$ 250,00
14. Em uma prova com 60 questões, as seguintes regras de pontuação foram adotadas:
* para cada questão correta, o candidato ganha 4 pontos.
* para cada questão incorreta, o candidato perde 2 pontos.
* para cada questão em branco, o candidato perde 1 ponto.
Yasmin fez essa prova e, ao verificar o gabarito, percebeu que tinha acertado 40 questões e errado 15. Qual foi a pontuação de Yasmin?
A) 120 pontos
B) 125 pontos
C) 130 pontos
D) 135 pontos
15. Utilizando a propriedade da adição de números inteiros, complete com os números que faltam.
a) (+350) + (-250) = ________ + (350)
b) (-120) + (+120) = (+120) + _________
16. Que número adicionado ao número:
a) (-220) tem como resultado zero?
b) (+120) tem como resultado (-120)?
17. Márcia fez a seguinte conta.
a) Explique por que a conta de Márcia não está correta.
b) Dê o resultado correto.