AULA 07/2022 – Gêneros textuais: Editorial e propagandas - 31/03/2022

O QUE É EDITORIAL?

PERTENCE AO MUNDO JORNALÍSTICO?

É TEXTO DE OPINIÃO OU DE INFORMAÇÃO?

Iremos conhecer mais um gênero, também manifestado nesse mesmo meio – o editorial.

Ele, por sua vez, expressa a opinião do próprio jornal, revista ou até mesmo de seus editores acerca de um determinado assunto, quase sempre polêmico, discutido na atualidade.  Assim, justamente pelo fato de esse gênero pertencer àqueles cuja natureza é argumentativa, ou seja, constituir-se de um discurso em que o emissor, utilizando-se do padrão formal da linguagem, tem por finalidade convencer o interlocutor a acreditar no que ele está dizendo, dizemos que, em termos estruturais, ele se constitui das seguintes partes:

  • Introdução – Geralmente nessa parte é retratada a ideia principal que será discutida adiante. Assim, por meio de uma leitura bem atenciosa do primeiro, quando muito do segundo parágrafo, temos condições de detectar acerca do assunto em questão;
  • Desenvolvimento (corpo do editorial) – Nessa parte são expostos todos os argumentos, justificados por comentários e opiniões por parte do próprio jornal acerca do assunto discutido;
  • Conclusão – Como o próprio nome já nos indica, representa o fechamento das ideias antes abordadas, ou seja, geralmente se apresentam as devidas soluções para o problema levantado durante todo o texto, como também, em vez de se pautar por esse aspecto, pode apenas possibilitar que o leitor reflita sobre o assunto.

Disponível em https://escolakids.uol.com.br/portugues/editorial.htm. Acesso em 23 de mar. de 2022.

MODELO DO INÍCIO DE UM EDITORIAL NO CONTEXTO ATUAL E REAL O QUAL VIVENCIAMOS

“Ainda que o imbróglio do envio de vacinas prontas e de insumos provenientes da China e da Índia já esteja resolvido, ele escancarou uma deficiência na estrutura brasileira de saúde pública: a dependência crescente do produto externo para o sucesso dos programas de imunização brasileiros. No caso da Covid-19, o Instituto Butantan e a Fiocruz assinaram acordos com a Sinovac e a Universidade de Oxford/AstraZeneca, respectivamente, para que sejam capazes de produzir localmente o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), mas isso ainda deve levar vários meses; por enquanto, o insumo terá de ser importado, com todos os possíveis entraves que o país acabou de presenciar.

Disponível em https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/as-vacinas-e-a-dependencia-brasileira/. Acesso em 23 de mar. de 2022.

ESTRUTURA E LINGUAGEM DO GÊNERO PROPAGANDA

A propaganda está ligada à prática de anunciar, propagar ideias e informações sobre um determinado produto, serviço, instituição, campanha política ou crenças. É uma estratégia que pode aparecer em praticamente qualquer área, sempre com o objetivo de influenciar e persuadir o público sobre determinado assunto ou para apoiar uma causa em particular.

Você sabe o que é propaganda? Dizem que é a alma do negócio. A frase é clichê, claro, mas tem um bom fundo de verdade.

Publicidade e Propaganda: Qual a diferença?

No Brasil, os termos publicidade e propaganda são utilizados como sinônimos. Realmente, guardam várias semelhanças, mas também têm diferenças. Enquanto a publicidade procura tornar um produto ou serviço conhecido através de anúncios e campanhas com foco na impulsão das vendas, a propaganda procura atuar no campo ideológico, moldando a opinião do público e agregando valor à marca.

Imagem disponível em encurtador.com.br/aqtE7 / Acesso em 23 de mar. de 2022.

Já a propaganda pode até mesmo assumir formatos gratuitos, para os mais variados objetivos. Ou seja, o que fica claro é que a publicidade faz parte da propaganda. Entre esses elementos estão: o anunciado, o anunciante, o veículo do anúncio, o público-alvo e o contexto histórico. A análise desses elementos é fundamental para a compreensão do processo de produção do texto publicitário e do modo como se constitui o discurso publicitário.

Disponível em www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/ Acesso em 23 de mar. de 2022. (Adaptado)

Existem algumas características do anúncio publicitário que auxiliam na estrutura de criação da mensagem da propaganda.

Alguns itens são essenciais, como:

Título: O título deve ser objetivo e inteligente. Deve expressar a mensagem pretendida por meio da criatividade. O uso de interrogações, exclamações, perguntas e questionamentos ajudam para chamar a atenção do consumidor, que deve captar de forma eficiente a ideia que está sendo transmitida.

Imagem: Imagens e vídeos são essenciais, principalmente na era digital. O conteúdo audiovisual ilustra de maneira mais clara o que uma empresa quer mostrar e vender. O público-alvo, por meio do entretenimento, não só se distrai e se diverte, como também é atraído pelo conteúdo publicitário e passa a consumir o que é veiculado.

Texto: No texto de uma peça publicitária pode estar escondido o sucesso de uma marca ou produto. Além de poder mostrar a identidade de uma empresa, o corpo do texto deve ser composto de todas as informações possíveis sobre o produto ou serviço que está sendo oferecido para que o cliente não tenha dúvidas. 

Identidade: A identidade de um serviço ou de uma marca nada mais é que sua personalidade. Assim como pessoas, marcas devem ter uma identidade própria que as diferenciem das demais para criar relacionamentos e prospectar clientes. 

Disponível em https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/caracteristicas-do-anuncio-publicitario Acesso em 23 de mar. de 2022.

Os anúncios em vídeo enquadram os textos que apresentam alguma cena ou animação responsável por, por meio da figuração, representar um estado de espírito, ilustrar uma vantagem, apresentar uma transformação ou explorar circunstâncias do cotidiano com outra perspectiva, para, assim, conseguir convencer os consumidores de que aquele produto ou marca é o melhor. Nesse sentido podem ocorrer diálogos, músicas, danças e outras linguagens artísticas como elementos da linguagem.

Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/redacao/anuncio-publicitario.htm. Acesso em 23 de mar. de 2022.

ATIVIDADES

Leia o editorial abaixo para responder às questões 1 a 8.

Direção e chuva precisam de segurança e responsabilidade

“São as águas de março, fechando o verão”. A famosa canção de Tom Jobim nos lembra, em um pequeno trecho, que as chuvas de março são comuns e abençoam a chegada do outono, que inicia no dia 20 deste mês às 12h33 e termina no dia 21 de junho às 6h14. É uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco.

Muitas chuvas fortes têm sido registradas na região de Presidente Prudente nos últimos dias. Fortes temporais, até com granizos, com ventos de muitos quilômetros, são vistos pelas cidades do oeste paulista. O arco-íris, presença marcante no céu nos últimos dias, mostra essa variação da temperatura em menos de 24 horas. E é preciso alguns cuidados com essas chuvas, principalmente, nas estradas. Dirigir debaixo de chuva é sempre um desafio. Conforme publicado, a visibilidade reduzida e a pista molhada exigem máxima atenção dos motoristas. Reduzir a velocidade, manter distância segura do veículo à frente, utilizar os faróis baixos e não descuidar da manutenção do veículo são algumas das dicas fundamentais para que a viagem transcorra sem incidentes. Pelo fato de as chuvas chegarem, nesta época do ano, como já citado, de maneira repentina, ter a manutenção do carro em dia é essencial para não ter surpresas indesejadas no meio do caminho. É importante conferir se o limpador do automóvel está funcionando certinho e se os pneus estão em dia.

Ainda de acordo com a publicação, em caso de aquaplanagem, a ordem é manter a calma, deixar o volante em linha reta e tirar o pé do acelerador. Jamais pise nos freios porque isso pode travar as rodas e até mesmo fazer o veículo capotar quando o contato com o solo for restabelecido. Muitas vezes o vidro dos veículos pode embaçar. Se tiver ar-condicionado, utilize-o para resolver o problema e se não tiver, ligue o sistema de ventilação do carro ou deixe a janela um pouco aberta. Mas, uma dica é essencial: atenção e paciência. Muito cuidado em dias de muita chuva. Não tenha pressa e não se concentre em outra coisa a não ser dirigir. E faça isso com segurança e responsabilidade.

Publicado em 18/03/2022

Disponível em https://www.imparcial.com.br/noticias/direcao-e-chuva-precisam-de-seguranca-e-responsabilidade,50019. Acesso em 23 de mar. de 2022.

1. Para escrever um editorial o autor precisa

a) (   ) criar fatos e personagens conforme sua imaginação.

b) (   ) utilizar-se de um assunto pouco conhecido pelos leitores.

c) (   ) falar sobre uma realidade já, possivelmente, veiculada em outras mídias jornalísticas.

d) (   ) ser complexo e utilizar um vocabulário acima do padrão.

2.  No trecho “… Reduzir a velocidade, manter distância segura do veículo à frente, utilizar os faróis baixos e não descuidar da manutenção do veículo são algumas das dicas fundamentais para que a viagem transcorra sem incidentes…” o uso dos verbos no infinitivo afirmativo “reduzir” e “manter” eafirmativo negativo “não descuidar” apresentam características, principalmente

a) (   ) narrativas.

b) (   ) argumentativas.

c) (   ) descritivas.

d) (   ) instrucionais.

3. O texto foi escrito utilizando-se de uma linguagem

a) (   )  popular, sem observar a regras gramaticais.

b) (   )  padrão, com regras linguísticas definidas.

c) (   )  com gírias, pois está endereçado a um público alvo: adolescentes.

d) (   )   regional, especificando, principalmente, um dialeto de um determinado lugar.

4. No trecho, “… Muitas vezes o vidro dos veículos pode embaçar…” a palavra destacada pode ser substituída, sem alteração de sentido do texto, por

a) (   ) desembaçar.

b) (   ) ofuscar.

c) (   ) disfarçar.

d) (   ) evaporar.


5. No trecho “… Muitas chuvas fortes têm sido registradas na região de Presidente Prudente nos últimos dias…” o verbo “ter” foi acentuado pelo fato de:

a) (     )  se referir à palavra “muitas” que está no plural e deve manter a concordância entre elas.

b) (   ) se referir à palavra “chuvas” que está no plural e funciona como núcleo do sujeito, devendo assim o verbo concordar com a palavra e receber o acento diferencial.

c) (    ) se referir à palavra “fortes” que é um adjetivo e está no plural devendo assim manter a concordância.

d) (   ) se referir a palavra “dias”, que mesmo estando no final da frase, funciona como núcleo do sujeito e deve com ela concordar.

6. Em), “…Conforme publicado, a visibilidade reduzida e a pista molhada exigem máxima atenção dos motoristas…” a palavra destacada poderá ser substituída mantendo o mesmo sentido por

a) (   ) mesmo que.

b) (   ) assim que.

c) (   ) de acordo com.

d) (   ) embora.

7. No trecho, “… Oarco-íris, presença marcante no céu nos últimos dias, mostra essa variação da temperatura em menos de 24 horas…” o verbo “mostrar” está no singular, avaliando essa estrutura, podemos afirmar que o redator do texto

a) (   ) não empregou adequadamente as normas de concordância verbal, pois o verbo deve concordar com a última palavra do núcleo do sujeito “íris” que está no plural.

b) (   )  empregou adequadamente as normas de concordância verbal, pois o verbo concorda com a palavra “variação” que está no singular.

c) (   )  não empregou adequadamente as normas de concordância verbal, pois o verbo concorda com “dias” que está no plural.

d) (   ) empregou adequadamente as normas de concordância verbal, pois o verbo concorda com a palavra composta “arco-íris” e que está no singular.

8. Localize no texto um exemplo de:

Uma opinião:


Um fato:

Leia o anúncio publicitário abaixo e responda às questões 9 a 13.

Disponível em http://www.jornaldosudoeste.com.br/noticia.php?codigo=2786. Acesso em 23 de mar. de 2022

9. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais lançou a campanha “Quem tá na chuva é pra se cuidar”. Qual é a finalidade da campanha? Explique.

10. Ao produzir a frase da campanha “Quem tá na chuva é pra se cuidar”, o autor faz referência a outra frase que é de conhecimento popular do leitor. Qual é a frase e que sentido é atribuído na campanha?

11. Podemos perceber semelhanças temáticas entre as ideias apresentadas nos dois textos (editorial e campanha/propaganda)? Explique.

12. De acordo com a estética e composição da campanha, que tipo de linguagem foi utilizado?

13. Quais são os verbos utilizados no texto dessa campanha? Qual é o tempo verbal? Com qual finalidade esse tempo verbal foi utilizado?

Produção de Texto

Chegou a sua vez de produzir um editorial!

Imagine que tenha sido escolhido para produzir um editorial para ser publicado na revista mensal de sua cidade. Nela há textos que tratam sobre temáticas que envolvam a vida e saúde dos cidadãos. A partir do texto de campanha publicitária a seguir, produza um editorial, retomando o gênero abordado nas atividades.

Coloque um título bem atrativo. Pesquise algumas informações e cite-as no seu texto. Não se esqueça de que a cópia gratuita não é adequada às normas de produção, além de configurar plágio.

Bom trabalho!

Disponível em https://www.professortacianomedrado.com/2021/12/campanha-sos-chuva-bahia-unida-em-uma.html. Acesso em 23 de mar. de 2022.