AULA 08/2022 – Autobiografias. Textos literários; conhecimentos linguísticos e gramaticais. - 18/04/2022

ESTRUTURA E LINGUAGEM DE AUTOBIOGRAFIA

Disponível em: https://i.pinimg.com/originals/5e/bc/2f/5ebc2fadff0fa75755030fd02504aa71.png/ Acesso em 31 de mar. de 2022.

autobiografia é um tipo de gênero literário que constitui uma narrativa de caráter pessoal e o seu traço mais significativo é a inserção do próprio escritor como personagem principal. Escrever uma autobiografia implica num pacto literário e não histórico ou documental, porque ora a narrativa apresenta uma busca por memórias (baseado na realidade), ora constrói a trama com os fios da ficção. O narrador, normalmente, se coloca no tempo presente e, ao olhar para trás, o seu passado nada mais é do que um modo de organização das recordações que não são facilmente sequenciadas, isto é, mesmo que o escritor queira apreender à realidade como ela foi, no momento da escritura, isso já não é mais possível, afinal as experiências vividas são incompreensíveis, logo o ficcional se estabelece.

Algumas autobiografias famosas:

A autobiografia não pode, contudo, ser analisada apenas da perspectiva individual. Ela é um gênero que propõe a integração coletiva, pois, ao narrar a sua história, o indivíduo partilha com a sua comunidade as suas impressões e a sua visão de mundo, permitindo ao leitor/público ter acesso a outras perspectivas.

Disponível em: https://www.infoescola.com/generos-literarios/autobiografia/ Acesso em 30 de mar. de 2022.

Os novos suportes de comunicação dão abertura para as variantes da autobiografia. Muitas delas já não têm mais como objetivo/produto um livro ou um roteiro de cinema, mas, sim, publicações em blogs, redes sociais e vídeos em formato de stories.

Disponível em: https://www.infoescola.com/generos-literarios/autobiografia/. Acesso em 30 de mar. de 2022.

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE O TEXTO LITERÁRIO E O NÃO-LITERÁRIO?

Os textos literários e os não literários apresentam diversas diferenças na forma, na linguagem e na significação na finalidade comunicativa.

O texto literário visa entreter o leitor e o texto não literário visa informar o leitor.

Disponível em: http://portuguesesimples.com.br/wp-content/uploads/2021/08/TEXTO-LITERARIO-E-NAO-LITERARIO.png/ Acesso em 30 de mar. de 2022

Características dos textos literários

O texto literário possui   função estética, e tem como principal objetivo o entretenimento do leitor. Para isso, recorre à função poética e emotiva da linguagem, visando criar expressividade e despertar sentimentos e emoções no público leitor.

Além disso, utiliza uma linguagem conotativa e polissêmica, gerando assim, múltiplas interpretações.

A reflexão sobre a realidade leva a uma recriação pessoal e subjetiva da realidade, ou seja, cada leitor percebe o texto de uma forma diferente.

São considerados textos literários: autobiografia, os poemas, os romances, os contos, as novelas, as lendas, as fábulas, as crônicas, as peças de teatro, as letras de músicas, etc.

Disponível em: http://portuguesesimples.com.br/texto-literario-e-nao-literario/ Acesso em: 31, mar. 2022.

Observe as diferenças entre o texto literário e O não literário

Exemplo de texto literário:

Disponível em: https://quizizz.com/media/resource/gs/quizizz-media/quizzes/962776b5-e130-4b7d-a15c-e8dbd2f105d4?w=900&h=900/ Acesso em 31 de mar. de 2022.

São considerados textos literários: as notícias, as reportagens, as entrevistas, as cartas comerciais, os artigos científicos, os livros didáticos, os manuais de instrução, os dicionários, as enciclopédias, as receitas de culinárias, as bulas de remédios.

Vimos que os textos literários utilizam figuras de linguagem, mas o que são essas figuras?

Figuras de linguagem são formas de expressão que destoam da linguagem comum ou denotativa. Elas dão ao texto um significado que vai além do sentido literal, portanto permitem uma plurissignificação do enunciado.Por exemplo:

pedra chorou de tristeza.

Nesse exemplo, o sentido denotativo (original) é que uma pedra verteu lágrimas de seus olhos porque estava triste. Porém, sabemos que pedras não têm olhos e, portanto, não podem chorar. Assim, essa expressão afasta-se das regras da linguagem denotativa para assumir outro sentido.

Assim, a figura de linguagem pode ser plurissignificativa. Queremos dizer com isso que, ao empregar uma figura de linguagem, o enunciador possibilita uma interpretação para o seu enunciado que extrapola o sentido original, este associado a uma leitura literal dos fatos, isto é, não interpretativa.

Disponível em: https://www.portugues.com.br/gramatica/figuras-estilo-ou-linguagem.html / Acesso em: 31 de março de 2022. (Adaptado)

CONHEÇA ALGUMAS FIGURAS DE LINGUAGEM:

Disponível em: https://www.vestmapamental.com.br/portugues/introducao-4/. Acesso em 30 de mar. de 2022

ATIVIDADES

Leia atentamente o texto a seguir e faça as atividades propostas

O livro Eu Sou Malala – A História da Garota Que Defendeu a Educação e Foi Baleada pelo Talibã, lançado em 2013, conta toda a história dessa jovem superpoderosa, que acredita que as palavras (e os livros) têm o poder de mudar o mundo.

Disponível em: https://d1pkzhm5uq4mnt.cloudfront.net/imagens/capas/_8b611c5bac170e604e58fe6829e80776b53c09de.jpg./ Acesso em 31 de mar. de 2021.

Autobiografia – ‘Eu Sou Malala’: leia um trecho da autobiografia da vencedora do Nobel da Paz

Eu nasci na pequena cidade de Mingora, no Paquistão, no dia 12 de julho de 1997. Aos 15 anos, ainda bem jovem fui baleada na cabeça pelo grupo rebelde talibã Tehrik-e-Niswan, que acredita que as mulheres, desde cedo, devem aprender a ser exímias donas de casa. Escola? Faculdade? Estudo? Ah! Nada disso é coisa de menina. Eu quase morri, mas suportei a dor e lutei pela vida.

Sempre pensei de forma diferente. Desde criança, me destacava por ser uma excelente e dedicada aluna. O tempo passou e o meu interesse de jovem pelo conhecimento só aumentou. Eu não reclamava de ser proibida de ir à aula.

Apesar das constantes ameaças feitas pelos talibãs, que até hoje não admitem que garotas frequentem a escola, continuei com os estudos.

Foi então que o pior aconteceu. No dia 9 de outubro de 2012, levei um tiro na cabeça assim que deixei o colégio. Mas engana-se quem pensa que isso me parou.

É claro que sofri. Eu tive medo. Muito medo! Pelo menos, de início. Depois, senti que precisava fazer ainda mais por mim e por minhas colegas paquistanesas, cujo maior crime é querer estudar.

Disponível em: https://capricho.abril.com.br/comportamento/as-13-frases-mais-inspiradoras-de-malala-yousafzai/. Acesso em 30 de mar. de 2022.

1. O texto pode ser considerado uma autobiografia porque

a) ( ) o narrador apresenta a história de vida de Malala.

b) ( ) Malala, que é a personagem real, apresenta fatos sobre a vida dela.

c) ( ) apresenta fatos ocorridos com uma personagem que não existe na realidade.

d) ( ) apresenta a opinião de Malala sobre o preconceito existente onde ela morava.

2. Identifique e retire do trecho da autobiografia verbos em 1ª pessoa que caracterizam que é uma autobiografia. Por que foram utilizados nesse gênero?

3. Identifique no primeiro parágrafo a ocorrência de antíteses.

4. Quem é a pessoa autobiografada? Por que essa autobiografia tem relevância social?

5. Se uma pessoa diz: Li Malala e gostei da história. Qual é figura de linguagem presente na frase? Como ficaria mais adequada a frase?

6. Qual é o título da obra – autobiografia de Malala? O que esse título sugere?

Releia o poema Barca Bela”, de Almeida Garrett, para fazer as atividades propostas.

7. Na última estrofe do poema há

a) ( ) um pedido

b) ( ) uma sugestão

c) ( ) um convite

d) ( ) um alerta

8. Sobre qual perigo o eu lírico se refere no poema?

a) ( ) Às condições do mar.

b) ( ) Ao canto da sereia.

c) ( ) Às condições do tempo.

d) ( ) À situação do barco.

Disponível em: http://naslinhaseentrelinhasdostextos-cris.blogspot.com/2016/05/barca-bela-almeida-garrett-pescadorda.html/Acesso em: 31, março, 2022.(Adaptado)

9. Existem muitos mitos sobre as sereias. Um deles afirma que, com seu canto, elas seduzem os pescadores, que em consequência ficam perdidos no mar. Considere esse mito e responda: Em quais versos da poesia esse mito está expresso?

a) ( ) “Pescador da barca bela,/ Onde vais pescar com ela, “

b) ( ) “Que é tão bela, ó pescador?/Que é tão bela, ó pescador?”

c) ( ) “Não vês que a última estrela/No céu nublado se vela?”

d) ( ) “Que perdido é remo e vela / Só de vê-la, ó pescador!”

10. Assinale V para verdadeiro e F para falso, de acordo com a leitura do poema.

I. (   ) A Barca bela é um símbolo da sedução e dos vários perigos que o homem pode enfrentar no decorrer da vida.

II. (   ) Existe uma atração do pescador pelo mar apesar dos perigos.

III. (   ) No poema, não há nenhum alerta dirigido ao pescador.

IV. (   ) O eu lírico faz perguntas ao pescador esperando por respostas.

a) ( ) F – V – F – V

b) ( ) V – F – V – F

c) ( ) V – V – V – F

d) ( ) V – V – F – F

Disponível em: http://naslinhaseentrelinhasdostextos-cris.blogspot.com/2016/05/barca-bela-almeida-garrett-pescadorda.html/ Acesso em 31 de mar. de 2022. (Adaptado)

11. No poema “ó pescador!” se repete em todo o poema e expressa um

a) ( ) aposto.

b) ( ) vocativo.

c) ( ) adjetivo.

d) ( ) advérbio.

12. No verso “ de vê-la, ó pescador!” o que justifica o acento na palavra destacada?

a) ( ) É acentuada porque é proparoxítona terminada em “o”.

a) ( ) É acentuada porque é oxítona terminada em “o”.

b) ( ) É acentuada porque é monossílabo tônico terminado em “o”.

c) ( ) É acentuada porque é paroxítona terminadas em “o”.

13. No verso “Não vês que a última estrela” o que justifica o acento na palavra destacada?

a) ( ) São acentuadas todas as palavras proparoxítonas.

b) ( ) É acentuada porque é oxítona terminada em “a”.

c) ( ) É acentuada porque é paroxítona terminada em “a”.

São acentuadas todas as palavras paroxítonas.

14. Ainda no verso “Não vês que a última estrela” o verbo está flexionado em

a) ( ) 1º pessoa do singular (eu).

b) ( ) 2º pessoa do singular (tu).

c) ( ) 3º pessoa do singular (ele).

d) ( ) 3º pessoa do plural (eles).

15. Complete corretamente as lacunas.

“Não se __________a rede nela,”.

a) ( ) enrede.

b) ( ) enrrede.

16. No verso “Pescador da barca bela,/Onde vais pescar com ela,/ Que é tão bela, ó pescador?” a palavra destacada foi utilizado como

a) ( ) advérbio de lugar. Essa palavra possui noção de lugar, mas sempre no sentido estático, permanente, isto é, sem movimento. Nessa frase interrogativa, a palavra “onde” indica o lugar (ainda desconhecido).

b) ( ) pronome relativo, ligando um termo ao outro ou uma oração à outra. Nesse caso, pode ser substituído pelos termos “em que”, “no qual”, “na qual” sem alteração de sentido.

PROPOSTA DE PRODUÇÃO

  A autobiografia é um tipo de gênero literário que constitui uma narrativa de caráter pessoal e o seu traço mais significativo é a inserção do próprio escritor como personagem principal. Com base nos textos motivadores e no seu conhecimento sobre o gênero, escreva sua própria autobiografia. Lembre-se que esse texto deve ser em 1º pessoa.

TEXTO I

Meu nome é Pedro Henrique. Tenho 8 anos. Moro no bairro City Petrópolis. Tenho um irmão: Tiago. Gosto de nadar na piscina, jogar vídeo game, jogar no computador, jogar bola e gosto de ver TV. Às vezes, eu e o meu irmão Tiago discutimos, mas no fundo nos amamos. A Laila é a minha cunhada, gosto muito dela. No final de semana ela joga e assiste filmes comigo e é muito legal.

Meu pai é pintor automotivo de uma grande empresa. Mamãe cuida de nós. Eu, meu pai e minha mãe dialogamos muito sobre os acontecimentos diários.

Eu sou um menino normal: reservado e alegre. Adoro a minha escola pois é nela que eu aprendo muitas coisas. Sou muito feliz por tudo que eu tenho, acho que o mundo precisa de mais amor e paz. Bom essa é minha história de vida, não queria que fosse diferente. Tchau, até a próxima.

Disponível em: http://alunosdos4sanoscaic.blogspot.com/2013/03/autobiografia.html Acesso em 30 de mar. de 2022.

TEXTO II

Aí eu peguei e nasci!

Sou filho de árabe com loira e deu macaco na cabeça. E eu não tenho 56 anos. Eu tenho 18 anos. Com 38 de experiência. E eu era um menino asmático que ficava lendo Proust e ouvindo programa de terror no rádio. Em 69 entrei para Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Mas eu matava aula com o namorado da Wanderléa para ir assistir o programa de rádio do Erasmo Carlos. E aí eu desisti. Senhor Juiz, Pare Agora! E aí eu fui pra swinging London, usava calça boca de sino, cabelo comprido e assisti ao show dos Rolling Stones no Hyde Park. E fazia alguns bicos pra BBC. Voltei. Auge do tropicalismo. Frequentava as Dunas da Gal em Ipanema. Passei dois anos batendo palma pro pôr-do-sol e assistindo ao show da Gal toda noite. E depois diz que hippie não faz nada!

Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/autobiografia-como-contar-a-sua-propria-vida.htm Acesso em 30 de mar. de 2022

TEXTO III

Disponível em http://arteemanhasdalingua.blogspot.com/2011/06/calvin-e-autobiografia.html Acesso em 30 de mar. de 2022.
 

 Roteiro básico para sua autobiografia:

1. Seu nome completo (autor/protagonista da história)

2. Local e data de nascimento (cidade, estado, pais) / idade atual

3. Onde estudou/onde estuda;

4. Onde viveu;/onde vive;

5. Fatos mais importantes de sua vida

6. Principais realizações;

7. O que gostava / gosta de fazer / lazer (brincadeiras)

8- O que mais gosta de fazer fora da escola;

9- Esporte preferido;

10- Sonhos para o futuro.