AULA 08/2023 – Composição do ar - 11/05/2023

O AR E TUDO QUE NELE HÁ!

A Terra é um planeta rochoso, que possui uma estrutura interna constituída por três camadas: crosta, manto e o núcleo. O planeta Terra também apresenta uma estrutura externa, a atmosfera. A atmosfera é formada por uma mistura de gases que constituem o ar. A camada de ar que envolve o planeta tem espessura de 1.000 km aproximadamente, porém a maior parte dos gases está concentrada entre 0 e 16 km acima da superfície terrestre. A atmosfera é indispensável para a existência do mundo vegetal e animal: fornece o oxigênio necessário à respiração, atua na manutenção do equilíbrio térmico do planeta, possibilita a combustão, a transmissão do som, a difusão da luz e, principalmente, absorve grande parte da energia emitida pelo Sol, permitindo apenas a passagem da radiação solar necessária à vida.

Os gases mais abundantes na atmosfera são: 78% de nitrogênio; 21% de oxigênio; 0,93% de argônio; 0,039% de dióxido de carbono; e, 4% de vapor d’agua, que apesar de não ser um gás, desempenha papel importante na manutenção da temperatura média do planeta.

http://Disponível em: <https://tinyurl.com/4zneym3e>. Acesso em 14 abr 2021.

Troposfera e Estratosfera – Cada camada tem uma mistura de gases bem definida, mas a concentração de gases da Troposfera é praticamente a mesma de toda a atmosfera. A troposfera é conhecida por ser o único local na atmosfera que a vida é possível, e isso só é possível devido à quantidade do gás Oxigênio presente nela. O Oxigênio é um gás comburente necessário para a combustão e é primordial para a vida.

http://Disponível em: <https://tinyurl.com/yd93evfb>. Acesso em 14 abr. 2021.

Na atmosfera há, também, uma frágil camada do gás ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol. Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida. Mas, na estratosfera (entre 15 e 50 km acima da superfície), é um filtro a favor da vida. Sem ele, os raios ultravioletas poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta.

Fenômenos naturais ou antrópicos podem alterar a composição dos gases da atmosfera.

Efeito Estufa é responsável pela manutenção da vida na Terra. Sem a presença desse fenômeno, a temperatura na Terra seria muito baixa, em torno de      -18ºC, o que impossibilitaria o desenvolvimento de muitos seres vivos. Esse fenômeno, no entanto, tem sido agravado pela ação antrópica (ação humana), que tem elevado as emissões de gases de efeito estufa à atmosfera, provocando alterações climáticas em todo o planeta. Essa grande concentração de gases dificulta que o calor seja devolvido ao espaço, consequentemente, aumentando as temperaturas do planeta.

Fenômenos antrópicos

Ações antrópicas são realizadas pelo ser humano. O aumento na quantidade de dióxido de carbono (CO2) pode gerar aumento da temperatura média do planeta. Existem meios naturais de emissão de CO2, como vulcões, queimadas naturais, entre outros, mas veículos com motores a combustão e até a nossa respiração libera dióxido de carbono na atmosfera. Gases presentes em sprays aerossóis e em refrigeradores, como o clorofluorcarboneto (CFC), são muito utilizados ao longo de décadas e têm provocado a destruição da camada de ozônio. As moléculas de cloro fixam-se às moléculas de ozônio e provocam sua destruição. As consequências são aumento de ocorrências de câncer de pele, de catarata e enfraquecimento do sistema imunológico. Então o controle da quantidade de emissões de gases na atmosfera está em nossas mãos.

Principais poluentes atmosféricos

http://Disponível em: <https://tinyurl.com/4zneym3e>. (adaptado) Acesso em 14 abr. 2021.

Quer saber mais sobre a composição do ar? Assista, se possível, ao vídeo:

Responda as atividades em seu caderno.

1. O efeito estufa é um fenômeno natural que possibilita a existência de vida na Terra.

a) Descreva como ocorre esse fenômeno, explicando qual é seu papel na manutenção da vida na Terra.

b) Cite uma ação humana que intensifica o efeito estufa e uma proposta para controlar essa intensificação.

2. Sua importância está no fato de que é o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), que é nociva aos seres vivos. Desta forma, a camada em que se encontra age como uma espécie de escudo protetor. Assinale a alternativa que indica a molécula do gás indicado no texto:

(A) CO2.(B) O2.(C) O3.(D) N2.

3. Sobre os gases presentes na atmosfera, relacione a 1ª coluna com a segunda:

(A) Ozônio
(B) Oxigênio
(C) Nitrogênio
(D) Dióxido de Carbono.
(   ) Gás inerte mais abundante na atmosfera.
(   ) Principal protetor contra raios UV.
(   ) Emitido por erupções vulcânicas e veículos.
(   ) Gás essencial para a vida terrestre.

4. A atmosfera é uma camada gasosa inodora, incolor que envolve a Terra e acompanha todos os seus movimentos, prendendo-se a ela pela ação da gravidade, formada de uma mistura de gases. Sobre essa camada assinale a afirmativa verdadeira:

(A) O gás nitrogênio é o mais abundante em toda atmosfera.

(B) O gás ozônio corresponde a 0,0007% da atmosfera.

(C) O gás argônio é essencial para a existência da vida.

(D) Um dos gases responsáveis pelo efeito estufa é o oxigênio.

5. Observe as afirmações a seguir acerca da imagem de um incêndio florestal.

Disponível em:<https://tinyurl.com/ybvq3ytr>. Acesso em 14 abr. 2021.

I. O gás nitrogênio é produto da queima em um incêndio.

II. O gás oxigênio presente no ar é um reagente para a queima sinalizada nessa imagem.

III. Incêndios florestais são queimadas de grandes proporções que geram apenas impactos ambientais.

IV. Os incêndios florestais contribuem com o lançamento de gases poluentes na atmosfera, que podem intensificar o efeito estufa.

Assinale a alternativa que indica somente as afirmações corretas.

(A) II e III.(B) II e IV.(C) I, II e III.(D) II, III e IV.

6. No processo de fotossíntese os organismos fotossintetizantes utilizam gás (I), na presença de luz solar, para formar moléculas orgânicas e liberam o gás (II), que é utilizado por seres vivos na respiração celular.

(A) oxigênio e nitrogênio.
(B) ozônio e dióxido de carbono.
(C) ozônio e oxigênio.
(D) dióxido de carbono e oxigênio.