AULA 08/2023 – Reformas religiosas – Contrarreforma religiosa - 10/05/2023

A Reforma foi um movimento europeu de criação de novas igrejas e credos religiosos, em oposição aos dogmas católicos. Já a Contrarreforma foi a resposta da Igreja Católica contra estes movimentos, que ameaçavam diminuir seu número de fiéis, sua influência política e, principalmente, sua riqueza. Para conhecer melhor o que foi a Contrarreforma leia o texto a seguir:

A Contrarreforma, de modo geral, consistiu em um conjunto de medidas tomadas pela Igreja Católica com o surgimento das religiões protestantes. Longe de promover mudanças estruturais nas doutrinas e práticas do catolicismo, a Contrarreforma estabeleceu um conjunto de medidas que atuou em duas vias: atuando contra outras denominações religiosas e promovendo meios de expansão da fé católica.

Uma das principais medidas tomadas foi a criação da Companhia de Jesus. Designados como um braço da Igreja, os jesuítas deveriam expandir o catolicismo ao redor do mundo. Contando com uma estrutura hierárquica rígida, os jesuítas foram os principais responsáveis pelo processo de catequização das populações dos continentes americano e asiático. Utilizando um sistema de rotinas e celebrações religiosas regulares, a Companhia de Jesus conseguiu converter um grande número de pessoas nos territórios coloniais europeus.

A Inquisição, instaurada pelo Tribunal do Santo Ofício, outra instituição eclesiástica criada na Contrarreforma, teve como principal função combater o desvio dos fiéis católicos e a expansão de outras denominações religiosas. Além de perseguir protestantes, a Santa Inquisição também combateu judeus e islâmicos, que eram considerados pecadores e infiéis. Entre outras formas, a Inquisição atuava com a abertura de processos de investigação que acatavam denúncias contra hereges e praticantes de bruxaria. Caso fossem comprovadas as denúncias, o acusado era punido com sanções que iam desde o voto de silêncio até a morte na fogueira.

SOUSA, Rainer Gonçalves. “Contrarreforma”; Brasil Escola.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/contra-reforma.htm. Acesso em 11 de mai. de 2020. (Adaptado)

Uma ação mais efetiva para barrar o avanço do protestantismo deu-se por meio do Concílio de Trento, realizado em três ciclos entre 1545 e 1563. Um concílio é uma espécie de assembleia que reúne as maiores autoridades da Igreja para promover a discussão de pontos importantes da fé católica.

Ao longo da história, diversos concílios aconteceram, e o Concílio de Trento foi convocado pelo papa Paulo III, sendo que seus encontros aconteceram em 1545-1547, depois 1551-1552 e, por fim, em 1562-1563. Ao longo dessas sessões que se estenderam por 18 anos, uma série de decisões foram tomadas, sendo que algumas delas reforçavam princípios e práticas do catolicismo e outras tentavam estabelecer formas de fortalecer-se o combate à heresia.

Primeiramente, o Concílio de Trento debateu e reforçou algumas questões doutrinárias importantes do catolicismo. Assim, foram tratadas de questões como o pecado original, os sacramentos e questões relativas ao ritual da missa, por exemplo. Nessa questão doutrinária também foram analisados os princípios do protestantismo, e eles foram novamente rechaçados.

A infalibilidade do papa foi outra questão debatida, sendo mantida como parte da doutrina católica, e foi determinado que a venda de indulgências, o estopim da reforma protestante, estava proibida. Entretanto, o Concílio de Trento não ficou apenas nos debates litúrgicos e doutrinários do catolicismo, mas estabeleceu outras práticas para combater o avanço do protestantismo na Europa.

A proibição da circulação de determinados livros foi a principal delas. Os membros da Igreja identificaram que o protestantismo se beneficiou bastante da circulação de ideias, o que foi possível por meio da imprensa. Esse instrumento era uma novidade e permitiu que a publicação de escritos aumentasse vertiginosamente. Assim, para impedir que os fiéis fossem influenciados por esse tipo de literatura, decidiu-se pela sua proibição.

Esse ato ficou conhecido como Index Librorum Proibitorum e continha uma extensa lista de obras. Aqueles que fossem descobertos com livros proibidos seriam julgados pelo Tribunal do Santo Ofício, o responsável pela Inquisição.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/contra-reforma.htm . Acesso em 13 de abr.  de 2022. (Adaptado)

ATIVIDADES

  1. A Contrarreforma, de modo geral, consistiu em um conjunto de medidas tomadas pela Igreja Católica com o surgimento das religiões protestantes. Longe de promover mudanças estruturais nas doutrinas e práticas do catolicismo, a Contrarreforma estabeleceu um conjunto de medidas que atuou em duas vias: Quais são elas?

2. Os elementos a seguir foram preponderantes no movimento da contrarreforma. Relacione cada elemento a suas respectivas especificações:

Companhia de Jesus(   ) Reunião dos principais líderes da Igreja organizada pelo papa Paulo III, selou o conjunto de medidas tomadas pela Contrarreforma.
Índex(   ) Levaram a fé católica a todas as partes do mundo, se dedicavam a educação e a catequese.
Concílio de Trento(    ) Instituição instaurada pelo Tribunal do Santo Oficio. 
Jesuítas(   ) Índice de livros de leitura proibida aos fiéis, por serem considerados pernicioso à fé.

3. A história da intolerância religiosa é uma história de séculos. No Império Romano os católicos foram perseguidos. Na Idade Média e moderna, católicos perseguiram judeus, protestantes e pagãos. Intolerância é a incapacidade em aceitar o que é diferente, é não tolerar opiniões ou práticas que se diferem das suas e muitas vezes são seguidas de atitudes preconceituosas e até mesmo violentas. Pesquise mais sobre o tema tolerância religiosa e escreva um pequeno texto colocando suas ideias sobre o assunto.

Disponível em: https://twitter.com/senadofederal/status/714950372289175553 Acesso em: 11 de maio de 2020.

4. De acordo com o texto, cite duas mudanças ocasionadas pelo Concílio e Trento.

5. Segundo o texto o termo Index Librorum Proibitorum refere-se:

(A) A proibição de escritos sagrados.

(B) A proibição de hinos sagrados.

(C) A proibição de circulação de determinados livros.

(D) A proibição de missas.

6. De acordo com o texto preencha as lacunas:

a) Primeiramente, o Concílio de Trento debateu e reforçou _______________ importantes do catolicismo.

b) … foi determinado que a ________________ o estopim da reforma protestante, estava proibida.

c) Ao longo da história, diversos concílios aconteceram, e o Concílio de Trento foi convocado pelo ___________ sendo que seus encontros aconteceram em ________ depois 1551-1552e, por fim, em 1562-1563.