AULA 08/2023 – Separação de materiais - 11/05/2023

SEPARAÇÃO DE MATERIAIS

http://Disponível em: <https://tinyurl.com/5bvpy9yk>. Acesso em 13 abr. 2021

Uma mistura acontece quando dois ou mais tipos de compostos diferentes interagem entre si. A mistura possui algumas características semelhantes e outras diferentes dos compostos originais. Existem dois tipos de misturas: uma em que é possível ver a diferença entre os componentes, chamada de mistura heterogênea; a outra é chamada de mistura homogênea, em que não é possível diferenciar os componentes. Na mistura heterogênea é observada mais de uma fase, ou seja, estão visíveis mais de uma parte em uma mistura. A mistura homogênea possui apenas uma fase, ou seja, para olhos desatentos não parece ser uma mistura, pois não se vê diferença entre as partes.

Observe a imagem ao lado. Na imagem, o copo A possui uma mistura heterogênea com duas fases, já o copo B possui uma mistura homogênea com apenas uma fase.

Junto e Separado

Na natureza quase todos os compostos estão em misturas homogêneas ou heterogêneas. Portanto, é necessário utilizar técnicas específicas para a separar as substâncias que se deseja usar como matéria prima.

Assim, foram desenvolvidos vários tipos de processos para separar misturas, que podem ser reunidos em grupos de acordo com o tipo da mistura.

Separações de Misturas Heterogêneas

A catação é um processo de separação de misturas bem simples, se resume no ato de separar os componentes da mistura pegando com as mãos ou algum equipamento que faça o mesmo movimento. Para separar os feijões bons dos feijões ruins normalmente se separa com as mãos os grãos ruins, essa separação é chamada de catação.

Decantação é um processo que acontece quando um dos compostos é mais denso que o outro e afunda. É um processo natural e facilmente observado, por exemplo, nos rios, onde a areia e a terra descem para o leito do rio, no suco de caju que se deixar um tempo, toda a polpa do caju afunda. Esse processo pode ser usado para retirar impurezas da água no tratamento da água nas ETA (Estações de Tratamento de Água).

A filtração também é um processo de separação em que se separa um composto que está no estado sólido de um outro composto que esteja no estado líquido, através de um filtro, daí o nome, filtração. Quando se faz café, normalmente coloca-se o pó do café no filtro ou no coador e passa a água quente, do outro lado sai o café sem nenhum pedacinho do pó de café. No processo de tratamento de água também é usado esse processo de separação.

A flotação é um processo difícil de ser observado na natureza, mas é de simples compreensão. Os componentes são separados quando é adicionada uma outra substância que faz um dos componentes flutuar e o outro fica no fundo. Para separar pedaços de cortiça (rolhas) de areia, basta colocar água. A cortiça vai flutuar e a areia vai ficar na parte do fundo do recipiente.

Peneiração. Disponível em: <https://tinyurl.com/t263fawh>. Acesso em 13 abr. 2021

A extração do ouro nos garimpos usa da levigação pra separar o ouro da terra. Os garimpeiros usam de bateias, que são um tipo de prato largo que colocam a terra e vão adicionando água para tirar a terra, sobrando apenas o ouro no fundo da bateia.

A magnetização ou separação magnética separa alguns materiais que têm uma interação com imãs. Exemplo disso é a identificação se uma moeda é falsificada com alumínio. Quando o imã se aproxima do alumínio, ele não atrai a moeda, já as moedas verdadeiras que tem aço são atraídas.

Peneiração é muito comum em nosso cotidiano. Separar a areia das pedras na construção civil, separar os flocos mais finos da goma de tapioca, entre outros vários exemplos podem ser citados sobre o uso da peneiração.

A ventilação é um tipo de separação que usa o vento para separar os compostos. A limpeza de cereais, como arroz, é feita com ventilação, usa um vento forte para tirar as cascas, mas não o suficiente para arrastar os grãos de arroz junto.

Separações de Misturas Homogêneas

A centrifugação é um processo que pode ser usado pra separar misturas heterogêneas e homogêneas, mas é usada principalmente para separar misturas homogêneas. É semelhante à decantação, mas usa um sistema giratório, que quando gira faz com que separe os componentes. Análises de laboratório usam centrifugação para separar as partes do sangue, por exemplo. A máquina de lavar roupas usa a centrifugação para separar a água das roupas.

Esquema do processo de destilação fracionada. Disponível em: <https://tinyurl.com/ub8fjez2>. Acesso em 13 abr. 2021.

A destilação separa dois líquidos misturados evaporando um deles, mas existem dois tipos: destilação simples e a destilação fracionada. A destilação simples é quando os líquidos não vão evaporar em temperaturas próximas. A destilação fracionada é mais difícil de ser feita, pois os líquidos podem evaporar com temperaturas parecidas. A purificação da água e a produção do álcool são exemplos do uso de destilação simples e fracionada.

A evaporação separa os compostos evaporando um deles, diferente da destilação, o líquido que evaporou não tem utilidade. A extração do sal marinho é feito com a evaporação da água do mar.

Quer saber mais sobre separação de misturas? Assista, se possível, ao vídeo:

Responda as atividades em seu caderno.

1. Encontre os nomes dos processos de separação de misturas no caça palavras a seguir:

2. Sobre os métodos de separação de misturas, complete as frases a seguir.

a)   A ventilação é um tipo de separação que usa o _________________ para separar os compostos. A limpeza de cereais, como _______________, é feita com ventilação, usa um vento forte para tirar as ________________ mas não o suficiente para arrastar os _______________ de arroz junto.

b)   Na mistura __________________ é observada mais de uma _________________, que são as partes ____________________ em uma mistura. A mistura ________________ possui apenas uma fase, ou seja, para olhos desatentos não parece ser uma mistura.

3. Assinale a alternativa que indica o conceito de destilação fracionada.

(A) É um método que consiste em aquecer a mistura até o líquido evaporar, separando-se da parte sólida.

(B) É um processo de fracionamento de misturas que se baseia na diferença do ponto de ebulição dos líquidos presentes em uma mistura homogênea.

(C) É um método de separação de misturas, utilizado especificamente quando temos uma mistura homogênea formada por um sólido dissolvido em um líquido.

(D) É um método de fracionamento de misturas que se baseia na diferença do ponto de solidificação dos líquidos presentes em uma mistura heterogênea.

4. Observe as afirmações a seguir sobre misturas homogêneas e heterogêneas.

I. As misturas homogêneas são aquelas que apresentam apenas uma fase.

II. As misturas heterogêneas são aquelas que apresentam duas ou mais fases.

III. As misturas homogêneas são chamadas de solutos e elas podem ser separadas por métodos físicos.

IV. Os componentes das misturas heterogêneas geralmente aparecem nos mesmos estados físicos e podem ser separados por métodos químicos.

Assinale a alternativa que indica apenas as afirmações corretas:

(A) I e II.(B) III e IV.(C) I, II e III.(D) I, III e IV.

5. Quais dos processos a seguir são utilizados apenas na separação de misturas heterogêneas?

(A) Catação, evaporação e peneiração.

(B) Decantação, flotação e destilação.

(C) Ventilação, magnetização e levigação.

(D) Filtração, centrifugação e cromatografia.

6. Um processo de separação entre substâncias que apresentam densidades diferentes, pode ser realizado entre líquido-sólido e líquido-líquido. Nesse caso o sólido deve ser mais denso que o líquido e ficará depositado no fundo do recipiente. Esse processo é denominado

(A) levigação.(B) destilação.(C) decantação.(D) vaporização.