AULA 09/2022 – Artigo de Opinião - 02/05/2022

RETOMANDO O ARTIGO DE OPINIÃO

artigo de opinião é um gênero textual pertencente ao tipo argumentativo e tem como intencionalidade apresentar o ponto de vista do(a) articulista, locutor(a) do texto,  acerca de algum assunto relevante socialmente. Circula, em especial, em jornais, revistas e sites da internet, e pode tratar de temas polêmicos, em que são apresentados fatos, dados estatísticos e discursos de autoridade para fundamentar a tese apresentada.

O artigo de opinião visa a defesa de uma ideia e, para isso, é necessária a construção de uma tese sustentada por argumentos que podem gerar uma conclusão a respeito do assunto. Considerando as características dos veículos de publicação, o artigo de opinião é um texto geralmente curto, com linguagem direta, objetiva, simples e harmônica. A linguagem usada no artigo de opinião costuma alinhar-se à norma-padrão da língua portuguesa, haja vista que o texto deve ser compreendido por diversos tipos de pessoas, muitas vezes de regiões completamente distintas — como é o caso dos artigos publicados em jornais de alcance nacional no Brasil.

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/artigo-opiniao.htm Acesso: 10, abr. 2022. (Adaptado)

Disponível em: https://www.portugues.com.br/redacao/artigo-opiniao-.html Acesso: 10, abr. 2022. (Adaptado)

Principais características de um artigo de opinião

• O uso da argumentação persuasão;

• Os textos escritos na primeira e terceira pessoa;

• Normalmente os textos são assinados pelo autor;

• São textos veiculados nos meios de comunicação: rádio, TV, revista;

• Possuem uma linguagem simplesobjetiva subjetiva;

• A maioria dos seus temas é da atualidade;

• Possuem títulos polêmicos e provocativos;

• O verbo aparece no presente e no imperativo.

Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/artigo-de-opiniao Acesso: 10,abr. 2022

Estrutura de um artigo de opinião

Embora cada autor possa demonstrar o seu estilo de escrita, sobretudo aqueles mais consagrados, minimamente é possível reconhecer alguns elementos composicionais:

  1. Introdução — contextualização e/ou apresentação da questão que está sendo discutida.
  2. Desenvolvimento — explicitação do posicionamento adotado com a utilização de argumentos e de contra-argumentos; apresentação de dados, informações e discurso de autoridade.
  3. Conclusão — ênfase/retomada da tese e/ou proposta de intervenção social.

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/artigo-opiniao.htm Acesso: 10, abr. 2022. (Adaptado)

Leia o texto a seguir para resolver as atividades propostas

Texto 1

Treino curto e com máxima intensidade leva a maior gasto de calorias após exercício

Pesquisadores compararam três protocolos de exercícios. Resultados mostraram o quanto cada um deles eleva o gasto calórico após o fim do treino e pode ser útil a profissionais de educação física.

O gasto calórico total promovido pela prática de um exercício físico não está limitado ao período de sua execução, podendo se estender por horas após a atividade. Um dos elementos que influenciam a quantidade de calorias gasta após o exercício físico é o tipo de protocolo adotado pelo praticante. Uma revisão sistemática sobre o tema foi publicada na revista Obesity Reviews. Ao compararem três tipos de protocolo, pesquisadores da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP mostraram que o sprint interval training (SIT) – que propõe a máxima intensidade em um curto período, como correr durante 20-30 segundos na maior velocidade e pela maior distância possível -, foi o que apresentou o maior consumo energético após o exercício.

A comparação incluiu dois outros protocolos: o exercício contínuo, realizado em baixa ou moderada intensidade, de modo que o praticante consiga sustentar o ritmo sem interrupção; e o exercício intervalado (HIIE), em que é adotada uma alta intensidade, com períodos de pausa. A diferença entre os três está na relação entre intensidade e duração do exercício. Essas diferenças geram respostas fisiológicas distintas para atender à demanda energética da atividade. Esses protocolos são compostos predominantemente de exercícios aeróbios, com importante contribuição das vias anaeróbias no HIIE e SIT.

Mais do que dizer qual protocolo eleva mais ou menos a quantidade de quilocalorias gastas após o exercício, a revisão fornece números, ou seja, o quanto cada protocolo pode elevar esse gasto.

“Isso é importante para ajudar profissionais de educação física a entenderem o quanto esses protocolos vão gerar de gasto energético após o exercício”, aponta o professor Emerson Franchini, coordenador do estudo.

O gasto calórico se estende por horas após a atividade porque o organismo mantém o metabolismo acelerado, procurando restabelecer o equilíbrio corporal após o esforço. Para isso, diversos ajustes fisiológicos são realizados como forma de repor os estoques de glicogênio muscular, regular a temperatura corporal, remover metabólitos, entre outros.

Analisando 22 artigos científicos sobre o assunto, os pesquisadores compararam o gasto energético prolongado por meio da medida do excesso de consumo de oxigênio pós-exercício (Epoc). Essa medida é uma das principais variáveis utilizadas para estimar o gasto energético acima daquele de repouso, em decorrência da realização de esforço prévio.

De acordo com a revisão, o sprint interval training (SIT) é o protocolo que apresenta o maior consumo energético após o exercício, com gasto médio 137,5% maior que o exercício contínuo nos estudos que mediram o Epoc até três horas após a atividade. Já o HIIE apresentou gasto energético 37,5% maior que o contínuo em até três horas. Outra importante conclusão é que o exercício intervalado eleva mais o gasto calórico que o contínuo de intensidade moderada.

O professor Emerson Franchini ressalta que isso não quer dizer, necessariamente, que o SIT seja o melhor protocolo para quem busca o maior consumo energético total, pois se trata de um exercício de curta duração. A melhor prescrição de exercício deve levar em conta também o gasto calórico durante a sessão.

“A combinação de diferentes estratégias pode ser interessante para aumentar o gasto calórico, além de proporcionar maior variação de estímulos, o que poderia, potencialmente, aumentar a aderência ao programa de exercícios”, elucida.

Da Seção de Relações Institucionais e Comunicação / Escola de Educação Física e Esporte –

Disponível em:https://jornal.usp.br/ciencias/treino-curto-e-com-maxima-intensidade-leva-a-maior-gasto-de-calorias-apos-exercicio/ Acesso: 10, Abr. 2022.

ATIVIDADES

Cada texto possui uma função social, ele cumpre a um propósito específico de acordo com a intenção, para atender a uma necessidade comunicativa do locutor e do interlocutor. Nesse sentido, responda:

1. Qual a finalidade desse texto?

2. Sabe-se que o assunto de um texto é mais generalizado, tem um significado mais amplo, mais geral, pode ser desdobrado em diversos temas. Nesse sentido, qual é o assunto abordado nesse artigo de opinião?

3. Sabendo que o tema de um texto é um recorte do assunto, qual é o tema abordado nesse texto?

4. Para qual público-alvo o texto foi destinado?

5. Observe a linguagem utilizada. Que variedade linguística foi empregada?

6. Qual é a ideia principal defendida no texto?

7. Quanto às ideias abordadas no texto, apenas uma alternativa apresenta uma ideia falsa, identifique-a

( ) “[…] o sprint interval training (SIT) – que propõe a máxima intensidade em um curto período, foi o que apresentou o menor consumo energético após o exercício.”

( ) “[…] Um dos elementos que influenciam a quantidade de calorias gasta após o exercício físico é o tipo de protocolo adotado pelo praticante. “

( ) “[…] O gasto calórico total promovido pela prática de um exercício físico não está limitado ao período de sua execução.”

( ) “[…] Outra importante conclusão é que o exercício intervalado eleva mais o gasto calórico que o contínuo de intensidade moderada.”

8. Os pesquisadores da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP compararam três protocolos de exercícios, nos estudos realizados. Cite-os.

9. De acordo com os estudos e argumentos apresentados, qual dos protocolos apresentou o maior consumo energético após o exercício?

10. Você acha que os estudos realizados pelos pesquisadores da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP sobres esses três protocolos de exercícios têm relevância social. Por quê?

Concordância nominal

É a adaptação de artigos, numerais, adjetivos, pronomes e do predicativo ao substantivo, quando a ele relacionados.

Com base nisso, observe os exemplos a seguir.

O gasto calórico total promovido pela prática de um exercício físico não está limitado ao período de sua execução, podendo se estender por horas após a atividade

O gasto calórico total promovido pela prática de uma atividade física não está limitado ao período de seu procedimento, podendo se estender por horas após o exercício.

Repare que, ao fazer uma mudança nos substantivos grifados, as palavras que concordam com eles também mudaram.

A concordância nominal pode ocorrer em outros casos. Confira a seguir.

• O artigo e o substantivo:

O máximo. / A máxima.

          Seu exemplo:

• O adjetivo e o substantivo:

Menino preguiçoso. / Garota preguiçosa.

          Seu exemplo:

• O numeral e o substantivo:

A comparação incluiu dois outros protocolos/

A comparação inclui duas outras formas.

          Seu exemplo:

• O pronome e o substantivo:

Essas diferenças / Esses diferentes.

          Seu exemplo:

• O predicativo e o sujeito:

Uma revisão sistemática sobre o tema foi publicada./

Um revisor sistemático sobre a temática foi publicado.

Seu exemplo:

As concordâncias nominais ocorrem quase que automaticamente. Basta prestar atenção na construção da frase. Você não acharia estranho falar “O mar está calma”? Então, sem perceber, você já estaria notando uma discordância entre o predicativo e o sujeito.

Agora, escreva seus próprios exemplos para cada situação nos espaços anteriores.

Casos de concordância nominal

1.º caso

Quando o adjetivo se refere a dois ou mais substantivos de gêneros diferentes, ou seja, um masculino e outro feminino, o adjetivo ou vai para o masculino plural ou concorda com o substantivo mais próximo.

Exemplos:

ATIVIDADES

11.Reescreva as frases a seguir substituindo a palavra destacada pela que está entre parênteses e refazendo a concordância nominal. 

a) Conservamos arquivado nosso melhor projeto. (ideias)

b) O tribunal solicitou que dê o seu depoimento. (explicações)

c) O povo daquela cidadezinha é carinhoso e hospitaleiro. (população)

d) O museu expôs esculturas e pinturas famosas. (quadros)

e) O museu expôs pinturas e esculturas famosas. (quadros)

12. Substitua a expressão em destaque pela palavra indicada entre parênteses. Quando não for possível a substituição, considere somente a concordância nominal.

a) A lesma é sempre lenta. (o caramujo)

b) A aluna e o aluno dedicados passaram de ano. (o aluno)

c) A lesma é inofensiva. (a tartaruga e o caramujo)

d) É necessário o comprometimento. (a prudência)

13. Substitua os substantivos sublinhados pelos informados entre parênteses realizando as devidas alterações nas frases para que a concordância fique adequada.

a) Os candidatos estavam revoltados mesmo e decidiram, eles mesmos, boicotar o concurso. (candidatas)

b) O velhinho sorriu e disse: muito obrigado a todos. (cantora)

c) O documento não veio anexo à correspondência. (cópias)

d) Segue, em anexo, o relatório que nos foi solicitado. (planilhas)

14. Escolha três casos de concordância nominal e crie uma frase para cada um deles. Abaixo de cada frase, explique a regra utilizada para cada um.

Proposta de Produção de Texto

Texto I

Texto II

Disponível em: https://www.dicio.com.br/racismo/#:~:text=Significado%20de%20Racismo,uma%20ra%C3%A7a%20melhor%20que%20outra. Acesso em 20 de abr. 2022.
 

Texto III

A legislação sobre racismo prevê penas de um a até cinco anos de reclusão para quem negar emprego, ou impedir acesso ou recusar atendimento em hotel, restaurantes, bares, estabelecimentos comerciais ou impedir o casamento ou convivência familiar e social para pessoas por conta de raça ou cor.

EXAME, 13/06/2019

Disponível em: https://www.dicio.com.br/racismo/#:~:text=Significado%20de%20Racismo,uma%20ra%C3%A7a%20melhor%20que%20outra. Acesso em 20 de abr. 2022.

Faça a leitura dos textos acima e, com base nas informações veiculadas por eles e em seu próprio ponto de vista, redija um Artigo de Opinião que procure responder às perguntas

  • O Brasil é um país democrático?
  • Existe democracia racial em nosso país?