AULA 09/2023 – Demonstrações de relações entre os ângulos formados por retas paralelas intersectadas por uma transversal. Relações métricas do triângulo retângulo. Teorema de Pitágoras: verificações experimentais e demonstração. Teorema de Tales. Teoremas de proporcionalidade: Menelaus e Ceva, ampliações do Teorema de Tales. - 22/05/2023

RETAS PARALELAS CORTADAS POR UMA TRANSVERSAL

Retas paralelas são aquelas que não se interceptam em nenhum ponto. Uma reta é transversal à outra se ambas  apresentam apenas um ponto em comum. Ao traçarmos duas retas r e s, tal que r // s (r é paralela a s), e uma reta transversal t que intercepte r e s, serão formados oito ângulos. Veja na imagem a seguir:

Podemos classificar os ângulos formados por duas retas paralelas cortadas por uma transversal de acordo com a posição desses ângulos. Se eles estiverem entre as retas paralelas, dizemos que esses ângulos são internos; caso contrário, dizemos que eles são externos. Ao analisarmos dois ângulos, eles podem estar do mesmo lado ou em lados alternados em relação à reta transversal. Se dois ângulos estão à direita ou ambos estão à esquerda da reta t, dizemos que esses ângulos são colaterais; mas se estão em lados alternados, um à direita, e o outro à esquerda, dizemos que esses ângulos são alternos.