Portal NetEscola

Portal de conteúdo para alunos da Rede Pública de Goiás.

Aula 1 – Ciências da Natureza – 8 º Ano - 28/03/2020

Oi galera! Vamos estudar um pouco mais? O conteúdo é ” Fontes, tipos e transformações da energia: Fontes de energia renovável e não-renovável; Transformações da energia e realização de trabalho”

Para começar vamos assistir esses vídeos:

🍃 Fontes de Energias Renováveis – Mundo Geografia – ENEM

Energia 8º ANO CEC

É hora de uma boa leitura!

Ventos geram 42% da energia produzida na Dinamarca.

Em 2015, a Dinamarca bateu o recorde de geração de energia eólica: 42% da eletricidade produzida. Tudo bem que 2015 foi um ano especialmente cheio de ventanias no país, mas, desde 2008, a produção das turbinas aumenta a cada ano. Em 2014, um ano em que os ventos foram considerados normais, o total foi de 39,1%. Ou seja: o sistema parece estar funcionando. O mais impressionante é que, durante 60 dias do ano, algumas regiões do oeste do país foram capazes de produzir mais energia eólica do que conseguiam consumir. Em um dia de julho, com rajadas particularmente fortes, a Dinamarca produziu 140% da sua demanda elétrica só com as turbinas eólicas. O excesso (de energia, não de vento) foi vendido para a Alemanha, Noruega e Suécia. (…)

Disponível em <https://tinyurl.com/VentosDinamarca>. Acesso em 17 de março de 2020.

Responda no seu caderno:

Escreva três opções de produção de energia elétrica renovável e três opções de produção de energia elétrica não renovável.

Vamos para mais uma leitura?

Por que as baterias do celular são recarregáveis e as pilhas comuns não?

O princípio de funcionamento de toda bateria ou pilha é um troca-troca de elétrons entre dois compostos químicos que acaba por transformá-los em outras substâncias. A diferença entre as duas é que, no primeiro caso, a reação é reversível – isto é, os elementos podem voltar ao estado original. Nas pilhas comuns, a metamorfose é definitiva. As baterias de celular usam óxidos de níquel e de cádmio. (…) Depois de algum tempo, tanto um quanto o outro viram substâncias diferentes, o cádmio metálico e o dióxido de níquel. Quando a energia acaba, aplicando-se uma corrente elétrica no níquel, é possível forçá-lo a devolver os elétrons ao cádmio.

Responda no seu caderno:

Com o auxílio do seu livro de ciências descreva algumas características e propriedades do átomo e dos elétrons.

Nossa aula chegou ao final! Até a próxima! Não esqueça da dica do ano “Lave bem as mãos”…

Últimos Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *