Aula 1 – Geografia – 6 º Ano - 01/04/2020

Caro estudante, com alguns equipamentos tecnológicos (celular, computador, notebook, etc) você pode conversar com as pessoas, tirar fotos e fazer filmagens.

Mas, o mais importante, em tempo de Corona Vírus, é aprofundar os seus estudos utilizando o recurso tecnológico disponível… Então vamos aproveitar o tempo a nosso favor e compreender as características da superfície do planeta Terra.

Você sabia?

A superfície terrestre não é formada apenas de terras emersas. Há uma enorme quantidade de água que cobre o planeta.

A Terra é um planeta azul, porque tem 70% de água e 30% de terra. Embora sua quantidade de água seja a mesma, sua qualidade e distribuição é desigual.

O ciclo hidrológico é o processo natural de circulação da água na Terra.

Pra gente continuar a nossa conversa faça a leitura a seguir:

A formação de rios

Para a compreensão da formação e funcionamento dos rios, devemos nos recordar do ciclo hidrológico e de seus efeitos no meio ambiente.

Evaporação: ao entrar em contato com a superfície terrestre, a radiação solar aquece as águas que por sua vez se tornam uma grande massa úmida de “vapor”.

Condensação: Essa “massa de vapor” sobe a grandes altitudes até se resfriar e se tornar densa (pesada) novamente, voltando a forma líquida.

Precipitação: Quando essa água no interior das nuvens se acumular ao ponto de seu peso ultrapassar a capacidade delas “suportarem”, esta cairá no formato de chuva.

Infiltração e Escoamento: As águas que caem sob a forma de chuva se infiltram parcialmente no solo e escoam na superfície dos lugares de altitude “mais alta” para os lugares de altitude “mais baixa”. Os lugares de baixa altitude são os lagos, córregos, riachos, rios, mares e oceanos. Deste modo, podemos dizer que a chuva “recarrega” às águas destes locais e de todos os seres vivos que ali habitam.

VIU SÓ? A ÁGUA É CÍCLICA!          

Este ciclo, como o próprio nome nos faz pensar, é o movimento da água que ocorre todos os dias, um processo constante!

Para aprimorar seus conhecimentos, veja o vídeo:

VAMOS LÁ?

SEJA CRIATIVO!

Agora que você já conhece o passo a passo, elabore um pequeno texto no seu caderno sobre o percurso que a água faz até chegar a nossa casa. Utilize algumas denominações de cada processo do ciclo hidrológico.

Nossa aula terminou, mas fica a dica: lave bem as mãos e fique em casa!

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