Aula 1 – Língua Portuguesa 6 º Ano - 27/03/2020
Olá pessoal!!!! Tudo bem por aí?
Vamos começar com as nossas aulas? Façam todas com muita atenção, pois, assim, vocês estão contribuindo com o nosso Estado.
Vocês já perceberam o quanto o Governo de Goiás se preocupa com o seu povo? Então, pessoal, vamos conhecer algumas medidas que integram o Plano de Contingência para a prevenção do Coronavírus no estado de Goiás.
GOVERNO REMARCA CIRURGIAS ELETIVAS, REDUZ ATENDIMENTO AMBULATORIAL E SUSPENDE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA EM GOIÁS
Medidas integram o Plano de Contingência para a prevenção do coronavírus. Segundo portaria, até 50% das cirurgias que não são de urgência devem ser agendadas para outra data.
Por Danielle Oliveira, G1 GO
19/03/2020 13h06

Disponível em: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2020/03/19/governo-remarca-cirurgias-eletivas-reduz-atendimento-ambulatorial-e-suspende-assistencia-odontologica-em-goias.ghtml Acesso em: 20 de mar. de 2020.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre as medidas do Governo de Goiás que integram o Plano de Contingência para a prevenção do Corona vírus, vamos dialogar sobre esse tema e responder as atividades no caderno.
Você conseguiu identificar o autor do texto e qual seu gênero textual?
Você considera importante lermos textos que abordem temas atuais? Por quê?
O texto aborda um problema que estamos vivendo no momento. Você considera importante lermos textos que abordem temas atuais?
Seguindo o nosso diálogo, elabore um pequeno texto no seu caderno sobre o tema abordado
Agora, chegou a hora de conhecermos o gênero textual NOTÍCIA!! Esse gênero textual se encontra diariamente em nossa sociedade. A notícia é responsável para nos passar informações.
Vamos observar as suas características!!
Texto de cunho informativo, ou seja, ele busca informar o leitor sobre um fato.
Textos descritivos e/ou narrativos.
Textos relativamente curtos.
Veiculado nos meios de comunicação.
Linguagem formal, clara e objetiva para que as pessoas compreendam a informação.
Textos com títulos (principal e auxiliar).
Textos em terceira pessoa (impessoais).
Fatos, atuais e cotidianos.
Estrutura e Exemplo de Notícia
Geralmente as notícias seguem uma estrutura básica classificada em:
Título Principal e Título Auxiliar
A notícia é formada por dois títulos, ou seja, um principal, também chamado de Manchete, que sintetiza o tema que será abordado, e outro um pouco maior, o qual auxilia o entendimento do título principal, ou seja, é um recorte do assunto que será explorado, por exemplo:
Olimpíadas Rio 2016 (Título Principal)
Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 (Título Auxiliar)
Lide
Na linguagem jornalística, a Lide corresponde à introdução da notícia, portanto, trata-se do primeiro parágrafo que responderá as perguntas: O Que? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?
Trata-se de um parágrafo em que todas as informações que estarão contidas na notícia deverão aparecer. É uma ferramenta muito importante, visto que desperta a atenção do leitor para a leitura da notícia. Segue abaixo um exemplo:
O Rio de Janeiro, sede dos jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, vem se preparando para receber milhões de turistas no maior evento esportivo do planeta. Os Jogos Olímpicos ocorrerão entre os dias 05 e 21 de agosto e os Jogos Paraolímpicos, que contempla os atletas com necessidades especiais, acontecerão de 7 a 18 de setembro.
Corpo da Notícia
Nessa parte, será apresentada a notícia com descrições mais detalhadas. Segue abaixo um exemplo:
Segundo a página oficial do “Rio 2016”, os Jogos Olímpicos vão ocorrer durante 17 dias (05 e 21 de agosto) em quatro regiões da Cidade Maravilhosa, que totalizam 32 locais de competição: Copacabana, Barra, Maracanã e Deodoro. As Modalidades Olímpicas incluem 42 esportes, onde participarão 10.500 atletas de 206 países. Duas novas modalidades foram inclusas nos jogos Olímpicos de 2016: o Golfe e o Rugby.
Já os Jogos Paraolímpicos, destinados para atletas com necessidades especiais, acontecerão durante 11 dias (7 a 18 de setembro) nas mesmas regiões da cidade (Copacabana, Barra, Maracanã e Deodoro), que no total contemplam 20 locais de competição. São 23 modalidades esportivas, onde participarão 4.350 atletas de 178 países. A novidade é a inclusão de duas novas modalidades: a Canoagem e o Triatlo.
https://www.todamateria.com.br/genero-textual-noticia/
Vamos Exercitar?
Depois de ler sobre o gênero textual Notícia e o texto I, reconheça as características do gênero no texto, observando a linguagem utilizada e a sua estrutura, e em seu caderno complete o quadro a seguir.
Título | |
Lide | |
Linguagem | |
Tempo verbal |
Bibliografia
BALTAR, Marcos. Competência discursiva e Gêneros Textuais: uma experiência com jornal de sala de aula. Caixias do Sul, RS: Educs, 2004.
Fontes virtuais:
http://wwwbrasilescola.com /redaçao/anuncio -publicitario.htm>Acesso em 11/04/2013.
http://wwwbrasilescola.com /redaçao/a-reportagem.htm> Acesso em 11/04/2013
Excelente, mas faltou o Gabaruto das atividades propostas.
Estamos disponibilizando os gabaritos em cada série no item “Material de Apoio ao Professor”
Achei ótimo pois estamos por dentro de tudo
Excelente material.Parabéns à todos que contribuíram.
Ótimo material.
A Seduc agradece a sua participação.
MUITO O BRIGADO PELA AULA DE HOJE
A Seduc agradece a sua participação.
Boa tarde.Poderia esta enviando atividades agora do 2º bimestre.Os materiais são ótimos, e agora estamos precisando de ajuda para o 2º bimestre.
A equipe da Seduc está trabalhando para que novos conteúdos estejam disponíveis diariamente. Visite sempre o portal e fique por dentro das novidades em todas as disciplinas.
Excelente material!! Parabéns pela iniciativa! Nós precisamos desse apoio pedagógico.
Ok
Ótimo trabalho!!! Amei. Como foi bom estarmos juntos … Vocês daí e nós daqui!!!
A Seduc agradece a sua participação.
O que é para fazer????????????????
A equipe da Seduc está trabalhando para que novos conteúdos estejam disponíveis diariamente. Visite sempre o portal e fique por dentro das novidades em todas as disciplinas.
Gostei muito. Os blocos de conteúdos tem me norteado no dia a dia em sala de aula. Esse apoio pedagógico, era tudo que precisávamos. No entanto, ao passar estes conteúdos levo em conta o alunado que recebemos, no 6º Ano. Pelo menos na sala em aplico Língua Portuguesa, em sua maioria tem dificuldades em leitura, consequentemente em interpretação. Conversei com minha coordenadora e fiz uma adequação, buscando atingir, também, tais alunos. A meu ver deveria haver um diálogo entre Estado e Prefeitura para que tais discrepâncias deixassem de existir, mesmo sabendo que temos até o nono ano para alfabetizá-los é praticamente impossível alcançar pelo menos 90% em aprendizado. Sonho com o dia em que ministrarei aulas para alunos bem alfabetizados, em pelo menos 70%. Os que tenho hj, não alcança 20%, sem contar os desmotivados por uma série de razões que não vem ao caso. Desculpe, vi uma oportunidade de expor como me sinto.
Boa tarde, Augusta.Entendo sua preocupação e na atual situação temos que buscar meios para adequar à nossa realidade e tentar, mesmo que à distancia, que nossos alunos aprendam.
Gostei muito do material. Ótimo apoio pedagógico. Será enriquecedor para nossas aulas a distancia.
Estamos trabalhando para isso!
Uau! Parabéns ao Governo de Goiás pela iniciativa! Com certeza serão dias desafiadores onde estudantes e professores terão que reinventar o então método de ensino aprendizado. Nada melhor do que instrumentos e estratégias que nos possibilite uma reestruturação de maneira efetiva, a fim de minimizar os prejuízos estimados para o momento histórico.
A Seduc agradece sua participação. Estamos trabalhando para que novos conteúdos estejam disponíveis diariamente. Visite sempre o portal e fique por dentro das novidades em todas as disciplinas.
Muito obrigada pelo pontual incentivo pedagógico!
Gostei muito da aula contextualizada e “linkada”! Tenho certeza que a aprendizagem, docente e discente, será ampliada mais um precioso Projeto. Avante com o NET@SCOLA. Parabéns com gratidão!
A equipe da Seduc está trabalhando para que novos conteúdos estejam disponíveis diariamente. Visite sempre o portal e fique por dentro das novidades em todas as disciplinas.
Material muito bem elaborado. Irá contribuir para enriquecer ainda mais nossas aulas. Boa iniciativa!!!
A equipe da Seduc está trabalhando para que novos conteúdos estejam disponíveis diariamente. Visite sempre o portal e fique por dentro das novidades em todas as disciplinas.
Adorei.
A equipe da Seduc está trabalhando para que novos conteúdos estejam disponíveis diariamente. Visite sempre o portal e fique por dentro das novidades em todas as disciplinas.
Parabéns pelo apoio a nós professores e pais. São atividades contextualizadas e comprometidas com os parâmetros legais da BNCC.
A equipe da Seduc está trabalhando para que novos conteúdos estejam disponíveis diariamente. Visite sempre o portal e fique por dentro das novidades em todas as disciplinas.
Que maravilha,esses conteúdos irão auxiliar demais o nosso trabalho à distância!!
A equipe da Seduc está trabalhando para que novos conteúdos estejam disponíveis diariamente. Visite sempre o portal e fique por dentro das novidades em todas as disciplinas.
Muito bom , o Portal Net@scola! Vai enriquecer bastante as nossas aulas!
A equipe da Seduc está trabalhando para que novos conteúdos estejam disponíveis diariamente. Visite sempre o portal e fique por dentro das novidades em todas as disciplinas.
Muito bom, é um grande suporte para nós professores de língua portuguesa.
A Seduc agradece a sua participação.
Ótimo! Gostei muito.
A Seduc agradece a sua participação.
Parabéns pela iniciativa! Precisávamos desse apoio pedagógico.O material excelente.
Amei. Ótimo conteúdo, bem objetivo porém enriquecedor para nossas aulas.