AULA 10/2022 Recomposição 7º ano – Geografia - 13/05/2022

Atividades 7º ano – Geografia – 1ª semana

1.O Geógrafo Milton Santos é responsável por formular um dos conceitos de paisagem mais utilizados até hoje na Geografia brasileira e internacional. Ele entende a paisagem como uma unidade visível do espaço geográfico.

Para Milton Santos a paisagem é representada

(A) por tudo que nosso paladar alcança.

(B) apenas por objetos imediatamente próximos.

(C) por tudo que nossa visão e nossos sentidos alcança.

(D) apenas por um quadro bonito pintado à mão.

2. Leia o fragmento a seguir:

“Esta concepção leva em conta os elementos visíveis da paisagem que sofreram transformação antrópica. São priorizadas nessa análise, componentes como estradas, pontes, redes de iluminação e telefonia, prédios, casas e outros, desde que sejam frutos do trabalho humano. Por essa concepção, uma favela, um lixão ou uma lavoura, são exemplos destas paisagens.”

O fragmento conceitua qual tipo de paisagem?

(A) Paisagem estática

(B) Paisagem cultural

(C) Espaço geográfico

(D) Paisagem natural

3. A imagem a seguir possui elementos naturais e artificiais da paisagem.

Fonte: https://elements.envato.com/pt-br/shimla-hill-city-green-city-city-in-himalayas-VYV8Q72 Acesso em 14 de abril de 2022.

Marque a alternativa que engloba os elementos da natureza e os elementos artificiais, feitos pelo ser humano

(A) Paisagem artificial.

(B) Sociedade.

(C) Espaço geográfico.

(D) Paisagem natural.

4. Explique a origem histórica comum dos principais conflitos separatistas e guerras civis do continente africano.

5. Por que as divisões e fronteiras territoriais dos Estados-Nações não são suficientes para o encerramento de conflitos? Explique.

6. Com a crise da economia açucareira e as constantes expedições ao longo das áreas interioranas do Brasil, foi necessário o início de uma nova atividade econômica.

Qual ciclo se iniciou?

(A) ciclo do café.

(B) ciclo da madeira.

(C) ciclo do ouro.

(D) ciclo da pecuária.

7.  No período de Juscelino Kubitschek foi realizada a construção de Brasília. A construção da cidade atraiu muitos migrantes, graças à abertura de estradas.

A inauguração de qual rodovia facilitou a chegada desses imigrantes?

(A) Belém-Brasília facilitou a penetração do povoamento.

(B) Vila boa-Goiás facilitou a penetração do povoamento.

(C) Pará-Amazonas facilitou a penetração do povoamento.

(D) Tocantins-Belém facilitou a penetração do povoamento.

8. Observe a imagem a seguir e leia o fragmento.

Fonte:https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=planta+de+casa&title=Special:MediaSearch&go=Go&type=image Acesso em 14 de abril de 2022

“É uma representação com escala bastante grande em que os detalhes aparecem com nitidez. Essa representação serve, portanto, para representar áreas pequenas, como construções, terrenos, bairros etc”.

As características cartográficas citadas referem-se a qual tipo de representação da superfície terrestre?

(A) Globo Terrestre

(B) Imagem de Satélite