AULA 10/2022 – Recomposição 7º ano – História - 12/05/2022

Atividades 7º ano – História – 1ª semana

1. Leia o fragmento a baixo:

 ‘’Modernidade é algo que está inevitavelmente ligado a tudo aquilo que é recente e atual, é a expressão daquilo que é “moderno”. De um ponto de vista histórico, modernidade refere-se à história dos “Tempos Modernos”, desde o Renascimento até à atualidade. O termo modernidade designa, assim, não só uma época como também a percepção da humanidade indissociável à nossa filosofia e cultura europeia. Segundo Husserl, modernidade refere-se à Europa e sua civilização e história, não só como espaço geográfico, mas com um “formato” moral e espiritual.’’

Disponível em: https://www.domfeliciano.rs.gov.br/arquivos/hist___7%C2%B0_ano_24092034.pdf

Preencha as lacunas nas frases deixando-as completas e corretas.

a) __________________________ é algo que está inevitavelmente ligado a tudo aquilo que é recente e atual, é a expressão daquilo que é “moderno”.

b) De um ponto de vista histórico, modernidade refere-se à história dos “Tempos Modernos”, desde o _____________________________, até à atualidade.

c) Segundo Husserl, modernidade refere-se à ______________________ e sua civilização e história.

2. Observe as imagens a baixo e marque um X naquelas que expressam o conceito de modernidade.

3. Leia o texto o fragmento com bastante atenção:

Quando começa a modernidade?

‘’Tanto as Ciências Sociais quanto a Filosofia consideram que é praticamente impossível estabelecer um marco histórico e dizer “e aqui começou a modernidade”. Porém, há alguns fatores históricos que marcam essa virada epistemológica que vai transformar as relações sociais no mundo inteiro. Os principais fatores são: A Revolução Industrial: com o aperfeiçoamento do motor a vapor, em 1777, por James Watt, que identificou falhas nos motores anteriores, que demoravam muito para aquecer, ao introduzir dois cilindros na máquina. A partir disso, toda a noção de tempo, trabalho e lucro seria transformada profundamente. Tal transformação do tempo e espaço a partir do trabalho permanece até hoje. ‘’

Disponível em: https://www.domfeliciano.rs.gov.br/arquivos/hist___7%C2%B0_ano_24092034.pdf

Sobre a Revolução industrial podemos afirmar:

( ) Foi um movimento religioso que se espalhou por toda a América.

( ) foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações.

( ) Foi um movimento de cunho religioso que promoveu grandes transformações por toda a Europa no século XVIII.

( ) Foi um movimento de caráter político social que aconteceu na Inglaterra durante o século XVIII. 4.

4. Analise as figuras a seguir e responda à questão.

Observando atentamente as figuras, aponte as principais diferenças entre a figura 1 em relação a figura 2.

5. Observe a imagem:

https://registrodemarca.arenamarcas.com.br/educacao/as-grandes-navegacoes-a-era-dos-descobrimentos/

A imagem em questão ilustra um grande movimento que aconteceu entre os séculos XV e XVI. Esse movimento ficou conhecido como:

( ) As grandes descobertas americanas.

( ) As grandes navegações.

( ) A expansão política.

( ) As grandes descobertas cientificas.

6. A expansão marítima só foi possível graças às invenções e aperfeiçoamento. Preencha o quadro abaixo citando três elementos determinantes para esse acontecimento histórico.

7. Leia a definição a seguir e responda as questões 7 e 8:

Eurocentrismo

Substantivo masculino. Modo de julgar o mundo a partir de um ponto de vista europeu. Influência que, política, cultural, econômica, social etc., a Europa exerce sobre outras variadas áreas, países, povos, culturas. Característica da pessoa eurocêntrica, que busca compreender o mundo tendo em conta somente valores europeus.

Disponível em: <https://www.dicio.com.br/eurocentrismo/>. Acesso em: 22 de Abril de 2022.

Segundo a definição podemos afirmar que o Eurocentrismo é:

( ) A valorização de todas as culturas.

( ) A valorização da cultura apenas dos povos africanos.

( ) A supervalorização da cultura europeia em relação as demais.

( ) A desvalorização da cultura europeia.

8. Ainda de acordo com a definição de eurocentrismo, explique como esse conceito pode criar posturas preconceituosas em nossa sociedade.

Atividades 7º ano – História – 2ª semana

9. Lei o poema o poema a seguir:O fardo do homem branco
Rudyard Kipling

9. Pode-se afirmar que o poema O fardo do homem branco de Rudyard Kiplingtem como finalidade a desvalorização de culturas que vivem fora dos padrões europeus? Justifique sua resposta com elementos do texto.



10. Observe a imagem:

A imagem em questão é um afresco denominado A criação de Adão, em que Deus está rodeado de anjos celestiais e ele cria o homem e ambos quase tocam os dedos. Esta imagem relaciona-se diretamente com o surgimento do:

(A) Sistema capitalista.

(B) Sistema socialistas.

(C) Reforma Protestante onde o homem se distancia de Deus.

(D) Humanismo Renascentista.

11. Complete as lacunas com as palavras que estão no quadro:

a) Para os humanistas, o ______________era a maior criação de Deus, um ser dotado de____________, arbítrio e __________________________.

b) Os humanistas buscavam nos autores e nas _______ de arte da Antiguidade, e também na _________ e na sociedade em que viviam, _________ para _____ suas próprias obras.

12- Leia o texto a baixo:

Renascimento

Na Baixa Idade Média, o comércio entre a Europa e o Oriente teve uma grande expansão e muitas cidades europeias enriqueceram. Famílias das cidades – Estado italianas de Gênova, Veneza e Florença acumularam imensas fortunas com a atividade comercial nas feiras locais e com as relações mercantis com os povos do Oriente. […] Impressionados com essas transformações, muitos pensadores defenderam a ideia de que viviam um período de renovação em todos os setores da vida humana, que rompia com o mundo medieval. Esse movimento, de transformações culturais e científicas, desenvolvido entre os séculos XIV e XVI, ficou conhecido como Renascimento (BRAICK & BARRETO, 2018, p.28)

Disponível em: http://meriti.rj.gov.br/home/wp-content/uploads/2020/05/7%C2%BA-ANO-HIST%C3%93RIA-6%C2%AA-SEMANA-1.pdf

Segundo o texto o que foi o movimento chamado Renascimento?

13. O movimento histórico conhecido como Reforma Protestante foi:

(A) Um movimento de valorização dos dogmas da igreja católica.

(B) Um movimento de rompimento com o cristianismo e suas práticas indevidas.

(C) Um movimento de valorização do paganismo.

(D) Um movimento de socialização da igreja com os fiéis.

14. Observe a imagem:

A charge em questão satiriza:

(A) As 95 teses desenvolvidas por Lutero.

(B) Os dogmas do protestantismo.

(C) O Tribunal de Inquisição.

(D) A criação do protestantismo.

15. Autoridades católicas reuniram-se, ou seja, realizaram um concílio na cidade de Trento, na Itália, para discutir questões da doutrina e da disciplina do clero católico. Lá foi reafirmado a doutrina católica e a organização da Igreja. Também houve a negação às mudanças doutrinárias realizadas pelos reformistas, confirmando os sete sacramentos e o culto à Virgem Maria e aos santos. Esse concílio foi chamado de

(A) Concílio de Trento.

(B) Concílio de padres.

(C) Concílio de reformantes

(D) Concílio de judeus