AULA 10/2022 – Recomposição 9º ano – Ciências da Natureza - 12/05/2022

Atividades 9º ano – Ciências da Natureza – 1ª semana

1. Explique a relação existente entre os gametas e a transmissão das características hereditárias.

2. A reprodução sexuada é um processo em que há o envolvimento de gametas. Sobre essas células, marque a alternativa correta.

(A) A fecundação sempre ocorrerá com a união de gametas de indivíduos diferentes.

(B) Em humanos, o gameta masculino é o ovócito.

(C) A fusão dos gametas na reprodução sexuada é denominada fecundação.

(D) Embora as plantas sejam seres vivos, não são capazes de produzir gametas.

3. Selecione algumas palavras no quadro para completar as lacunas da afirmação seguinte:

A _______________ Lei de Mendel diz que as características de um indivíduo são determinadas por um par de fatores (___________) que são separados na formação dos _______________ e que, após a fecundação, cada fator de um indivíduo se une ao fator de outro indivíduo estabelecendo uma relação de _________________ onde uma das características é expressada.

4. De acordo como os experimentos que Mendel realizou com as ervilhas, o cruzamento entre duas plantas que produzem apenas ervilhas verde, produzirá

(A) apenas plantas com sementes amarelas.

(B) somente plantas com sementes verdes.

(C) plantas com sementes amarelas e sementes verdes.

(D) plantas que não produzirão sementes.

5. São várias as evidências que sustentam a teoria da evolução. Entre as principais, podemos citar

(A) registro fóssil, homologias e evidências moleculares.

(B) elementos químicos, formas semelhantes e nome dos seres vivos.

(C) registro fóssil, número de descendentes e ocorrência de evolução nos dias atuais.

(D) homologias, nome dos seres vivos e filmagens de evolução.

6. Leia o seguinte fragmento de texto.

Os _____________ são restos ou vestígios de seres vivos que ficaram preservados em rochas, gelo, âmbar ou outros materiais. Alguns pesquisadores aceitam a ideia de que eles devem ter mais de 10 mil anos de idade para serem assim chamados.

O termo que completa corretamente esse fragmento de texto é

(A) órgãos vestigiais.

(B) compostos moleculares.

(C) fósseis.

(D) órgão homólogos.

7. A seleção natural é um importante mecanismo de evolução proposto por Darwin. De acordo com essa teoria, podemos afirmar que

(A) os organismos mais fortes de um ambiente sobrevivem.

(B) os organismos mais adaptados morrem, e os mais fortes conseguem sobreviver.

(C) os organismos mais aptos sobrevivem e conseguem reproduzir, deixando descendentes.

(D) os seres vivem em uma luta constante pela sobrevivência e o que consegue reproduzir sobrevive.

8. A dedetização de uma casa infestada por baratas resultou na morte de um grande número desses insetos. Contudo, o proprietário percebeu que algumas baratas permaneceram vivas.

De acordo com a teoria da evolução mais aceita, atualmente, isso ocorreu porque

(A) estas baratas criaram resistência ao inseticida.

(B) as baratas mais resistentes foram selecionadas.

(C) o inseticida causou diminuição da competição por alimentos.

(D) estas baratas apresentavam características adaptativas ao meio terrestre.

Atividades 9º ano – Ciências da Natureza – 2ª semana

1. Em uma ilha, havia lagartos com patas curtas. Em uma determinada época, alguns animais, vindos de outras regiões, chegaram nessa ilha e começaram a se alimentar desses lagartos. Percebeu-se, então, que os lagartos com patas maiores conseguiam correr mais e, por isso, sobreviviam. Com o passar do tempo os lagartos de patas curtas foram extintos, restando aqueles com patas maiores.

Esse caso inventado exemplifica a ideia da

(A) Abiogênese.

(B) Seleção Natural.

(C) Primeira Lei de Mendel.

(D) Segregação Independente dos fatores.

2. Charles Darwin desenvolveu a teoria da seleção natural. Esta teoria afirma que

(A) os seres vivos foram criados pelo poder de Deus, como são encontrados na natureza.

(B) os seres vivos que melhor se alimentam e se reproduzem são considerados os mais adaptados.

(C) os seres vivos modificam suas características para se adaptarem melhor ao ambiente.

(D) as características dos seres vivos mudam de acordo com o uso ou a falta de uso de determinado órgão.

3. As Unidades de Conservação (UC), como estações ecológicas, parques nacionais e reservas biológicas foram criadas para

(A) revelar esforços do homem para explorar os recursos do ambiente.

(B) diminuir a degradação ambiental, beneficiando dos recursos da natureza.

(C) preservar o estado de equilíbrio do ambiente e dos recursos naturais.

(D) organizar as intervenções em áreas demarcadas com foco nos interesses do homem.

4. São vários os tipos de unidades de conservação. Dentre eles, a área que faz parte das unidades de conservação de uso sustentável e que tem por objetivo proteger a biodiversidade, com certa ocupação humana, mas de forma sustentável é denominada

(A) Área de Relevante Interesse Ecológico.

(B) Floresta Nacional.

(C) Área de Proteção Ambiental.

(D) Reserva Extrativista.

5. Observe a figura a seguir.

Na figura, a evolução dos modelos está demonstrada da esquerda para a direita. Sendo assim, a ordem correta dos autores desses modelos é:

(A) Bohr, Rutherford, Thomson e Dalton.

(B) Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr.

(C) Dalton, Rutherford, Thomson e Bohr.

(D) Dalton, Rutherford, Bohr e Thomson.

Utilize a seguinte Tabela Periódica para as atividades 6 e 7.

6. Fazendo a leitura desta tabela, verifica-se que o carbono está localizado no período

(A) 3 e grupo 17.

(B) 6 e grupo 1.

(C) 2 e grupo 14.

(D) 4 e grupo 2.

7. Qual elemento químico está localizado no período 2 e grupo 16?

(A) Bário.

(B) Nitrogênio.

(C) Flúor.

(D) Oxigênio.