AULA 10/2023 – O Ocidente Clássico: aspectos da cultura na Grécia e em Roma - 06/06/2023

ANTIGUIDADE CLÁSSICA

É conhecido como Antiguidade Clássica, Era Clássica ou ainda Período Clássico o longo período histórico onde as civilizações grega e romana se destacaram de modo excepcional em meio a qualquer outra sociedade nos mais variados aspectos do desenvolvimento humano. Tal época legou um riquíssimo repertório de informações ao mundo civilizado de modo que a cultura clássica é ainda considerada fundamental para a construção de toda a cultura ocidental contemporânea.

Formalmente, foi estabelecido que o ponto inicial da Era Clássica se encontra no primeiro registro da poesia do Grego Homero, nos séculos VII-VIII a.C. Já o seu final localiza-se no fim da chamada Antiguidade Tardia (300 a 600), momento em que se inicia a Idade Média. Em um espaço de tempo tão dilatado, a sociedade grega passou de uma coleção de cidades-estados pouco coordenadas a metrópole de um imenso império legado por Alexandre o Grande, que por sua vez acaba conquistado por Roma e finalmente se torna o centro do Império Bizantino.

A língua grega representava o que a língua inglesa é atualmente, um idioma amplamente conhecido pelos mais diversos povos, servindo para a difusão e troca de informações. Jesus teria algum conhecimento de grego; os livros do Novo Testamento (de acordo com a maioria dos pesquisadores) foram originalmente escritos em grego; decretos, avisos, sinais, livros, mesmo moedas das mais diferentes terras carregavam inscrições em grego, do Afeganistão ao Sudão, da península arábica às atuais Geórgia e Armênia. Não bastasse isso tudo, as polis gregas produziram uma quantidade absurda de intelectuais das mais diversas áreas do conhecimento, e que em muitos casos, foram os iniciadores de determinado seguimento. São grandes exemplos Sócrates, Platão, Aristóteles, Demócrito e vários outros na filosofia; Heródoto na história; Anaximandro na geografia; Hipócrates na medicina; Ésquilo, Sófocles e Eurípedes no teatro; Apeles na pintura; Fídias na escultura; Arquimedes na matemática; Aristarco, Eratóstenes e Hiparco na astronomia, e a lista se prolonga em centenas de nomes de destaque em vários setores do conhecimento humano.

Roma, por sua vez, absorveu muito do legado intelectual da civilização grega, e soube difundir tal cultura entre os diferentes povos que conquistou. Ao contrário dos gregos, o espírito romano era mais pragmático, concentrado no domínio de territórios e no poder, e apesar de não ter produzido tanto quanto os gregos, soube legar muitos de seus valores, com destaque para a língua latina, que com o tempo originou dezenas de novas línguas ao longo da Europa ocidental. O próprio alfabeto utilizado para escrever tal língua é hoje utilizado por 2/3 da humanidade para registrar idiomas em todos os continentes; merece destaque ainda o direito romano, cujas raízes ainda influenciam o sistema normativo de vários países, entre eles o Brasil.

Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/antiguidade-classica/ Acesso em 20 de maio de 2020.

ATIVIDADES

1. Leia os trechos a seguir:

Quando você ouve dizer as seguintes expressões: “Hoje tem um clássico de futebol”; “Gosto de música clássica”; “Esse filme é um clássico do cinema” ou “Essa é uma arquitetura clássica” Expresse sua opinião:

a) O que é um clássico?

b) O que faz com que um determinado objeto ou fato se torne clássico?

c) O conceito de clássico está parado no tempo? Por quê?

2. Assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.Pode ser considerada atribuições a Antiguidade Clássica, Era Clássica ou ainda Período Clássico

a) (   ) longo período histórico onde as civilizações grega e romana se destacaram de modo excepcional em meio a qualquer outra sociedade nos mais variados aspectos do desenvolvimento humano.

b) (   ) legou um riquíssimo repertório de informações ao mundo civilizado, mas, a cultura clássica, em nada contribui para a construção da cultura ocidental contemporânea.

c) (   ) o seu final localiza-se no fim da chamada Antiguidade Tardia (300 a 600), momento em que se inicia a Idade Moderna.

d) (   ) A língua grega representava o que a língua inglesa é atualmente, um idioma amplamente conhecido pelos mais diversos povos, servindo para a difusão e troca de informações.

e) (   ) os livros do Novo Testamento foram originalmente escritos em grego.

3. As polis gregas produziram uma quantidade absurda de intelectuais das mais diversas áreas do conhecimento, e que em muitos casos, foram os iniciadores de determinado segmento. O legado desses intelectuais serve de referenciais em seus segmentos até hoje. Relacione cada intelectual a sua devida área do conhecimento.

a) Sócrates, Platão e Aristóteles(   ) Teatro
b) Heródoto(   ) Pintura
c) Anaximandro(   ) Matemática
d) Hipócrates(   ) Escultura
e) Ésquilo, Sófocles e Eurípedes(   ) Geografia
f) Apeles(   ) Astronomia
g) Fídias(   ) Medicina
h) Arquimedes(   ) História
i) Aristarco e Eratóstenes(   ) Filosofia 

 4. Uma das grandes influências de Roma para o mundo foi a língua. Com o tempo originou dezenas de novas línguas ao longo da Europa ocidental. Qual era essa língua?

A) Romana.

B) Inglesa.

C) Espanhola.

D) Latina.

5. Roma deixou um dos maiores legados e contribuições para a sociedade ocidental e ainda hoje influencia o sistema normativo e jurídico de vários países, entre eles o Brasil. Qual foi a contribuição que merece destaque?

As civilizações clássicas que compõem a Antiguidade Ocidental – Roma e Grécia – formaram a base de nossa civilização. Também conhecidas como cultura greco-latina ou greco-romana. Leia o quadro a seguir e conheçam mais as contribuições dessas civilizações clássicas.

6. Preencha o quadro a seguir com as informações corretas sobre a religião na Grécia, um dos elementos que dava unidade ao mundo grego.

7. Quais formas o Império Romano adotou como meio de controlar as tensões populares? Isso é praticado em nossos dias?

8. Roma ou Grécia? No quadro a seguir escreva na primeira coluna de quem são as referidas contribuições.

9. Entre os espetáculos mais populares estavam as lutas contra animais ferozes. Outro espetáculo também era os combates entre escravos ou prisioneiros de guerra treinados em escolas especiais de lutas. Existe ainda hoje filmes que demonstram esse espetáculo. Como se chamava esse espetáculo?

10. Complete a lacuna em branco com a palavra Gregos ou Romanos de forma que a citação fique correta.

“A investigação intelectual e o espírito de curiosidade levaram os ________________a buscar explicações racionais para a realidade do mundo. Surgiram, assim, ramos especializados para o estudo desses fenômenos, como a Física, a Química, a Matemática, a Biologia, a Medicina e a Astronomia”.