AULA 11/2023 – REVISÃO - 04/08/2023

ATIVIDADES

1. O quadro abaixo apresenta quatro tipos de misturas presentes na natureza

Dessas misturas, a mistura heterogênea está representada por qual número? Justifique sua resposta

2. Observe, nas imagens abaixo, quatro transformações da matéria.

Nessas imagens, a transformação física da matéria ocorre no número

(A) 1. (B) 2.
(C) 3 (D) 4,

3. Observe, na imagem abaixo, o método utilizado para separar as partes sólidas presentes em um suco de laranja.

O método de separação de misturas apresentado nessa imagem é a
(A) sedimentação.
(B) levigação.
(C) flotação.
(D) filtração.


Disponível em: https://bit.ly/37jCeMf. Acesso em: 5 maio 2022

4. Observe a imagem abaixo.

As estruturas apresentadas nessa imagem são classificadas como
(A) os produtores de nutrientes para o corpo.
(B) os maiores níveis de organização do corpo.
(C) as unidades que formam os seres vivos.
(D) as menores partes que formam a matéria.

5. O soro fisiológico, utilizado para o tratamento da falta de líquidos ou sal no organismo humano, é um
produto líquido que contém 0,9% de cloreto de sódio, um tipo de sal, misturado em água. Esse produto
é compreendido como uma
(A) substância pura. (C) molécula simples.
(B) reação química. (D) mistura homogênea.

6. Leia, no quadro abaixo, alguns tipos de transformações da matéria.

Em qual situação desse quadro ocorre uma transformação física?
(A) 1. (C) 3.
(B) 2. (D) 4.

7. A imagem abaixo apresenta um método para separar os pregos de ferro em uma porção de areia.

Escreva o nome do método empregado nessa imagem e explique como ele é realizado.

8. Leia, no texto abaixo, sobre a descoberta de um antibiótico.
[…] A penicilina foi descoberta por Alexander Fleming em 1928, quando saiu de férias e esqueceu
algumas placas com culturas de micro-organismos em seu laboratório no Hospital St. Mary em Londres.
Quando voltou, reparou que uma das suas culturas de Staphylococcus tinha sido contaminada por um
bolor e que, em volta das colônias deste, não havia mais bactérias. Então, Fleming e seu colega, Dr.
Pryce, descobriram um fungo do gênero Penicillium e demonstraram que o fungo produzia uma
substância responsável pelo efeito bactericida: a penicilina. […]

Disponível em: https://bit.ly/3LEy1BD. Acesso em: 4 maio 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

De acordo com esse texto, a penicilina tem origem
(A) microbiana. (C) sintética.
(B) mineral. (D) vegetal.

9. Observe a imagem abaixo.

Nessa imagem, a unidade morfofisiológica do corpo humano está indicada pelo número
(A) 1. (C) 3.
(B) 2. (D) 4

10. Leia, no quadro abaixo, as transformações que ocorrem com a matéria.

Nesse quadro, qual número indica uma transformação física?

(A) 1.
(B) 2.
(C) 3.
(D) 4.

11. Observe, na imagem abaixo, uma técnica empregada para remover o sal de cozinha de uma porção
de areia.

Com base nessa imagem, a técnica empregada é conhecida como
(A) catação. (C) peneiração.
(B) dissolução fracionada. (D) separação magnética.

12. As imagens abaixo apresentam produtos comuns do cotidiano.

Qual dessas imagens apresenta um produto sintético?
(A) 1. (C) 3.
(B) 2. (D) 4.

  1. Leia, no texto abaixo, sobre uma estrutura presente nos organismos.

[…] Quando observamos as células de diversos organismos, podemos verificar que elas apresentam
características morfológicas bastante distintas. No nosso corpo, por exemplo, existem mais de 100 tipos
diferentes de células. Vale destacar, no entanto, que, apesar de serem distintas visualmente, ao
analisarmos detalhadamente sua organização interna e seus processos bioquímicos, podemos concluir
que elas são bastante semelhantes, mesmo em organismos diferentes. […]

Disponível em: https://bit.ly/3wyFGLm. Acesso em: 16 maio 2022. Fragmento.

A estrutura abordada nesse texto é considerada
(A) a menor parte da matéria de um ser vivo.
(B) a unidade morfofisiológica dos seres vivos.
(C) o maior nível de organização do corpo humano.
(D) o produtor de nutrientes essenciais para o corpo humano.

14. A imagem abaixo apresenta os componentes do sangue após passar por um processo de
separação.

Com base nessa imagem, o sangue é compreendido como uma
(A) mistura heterogênea.
(B) mistura homogênea.
(C) substância composta.
(D) substância pura.

15. Observe as imagens abaixo.

Escreva qual tipo de transformação da matéria ocorre em cada imagem.

16. Leia o texto abaixo.
[…] O método pode ser usado para tarefas simples, realizadas em nossas próprias casas, como o ato
de separar impurezas de cereais e legumes. […]
Antes de cozinhar arroz, feijão, soja, lentilha, ervilha, etc., a dona de casa costumava selecionar os
grãos. A seleção era feita separando-se os grãos imaturos (que não se desenvolveram), as pedrinhas
e outros resíduos provenientes do processo de colheita manual. Esses materiais (impurezas) eram
retirados, ou melhor, separados do alimento por intermédio das mãos da cozinheira. […]


Disponível em: https://bit.ly/3vLBZTl. Acesso em: 5 maio 2022. Fragmento.

Com base nesse texto, qual o método de separação de misturas a cozinheira costumava realizar?
(A) Catação. (C) Filtração.
(B) Decantação. (D) Ventilação.

17. O quadro abaixo apresenta quatro alimentos.

Desses alimentos, o natural está indicado pelo número

(A) 1. (C) 3.
(B) 2. (D) 4

18. A unidade morfofisiológica dos seres vivos é a menor unidade que dá estrutura e realiza funções
nos organismos. Todos os seres vivos são formados por essa unidade.
Essa unidade é denominada
(A) átomo. (C) órgão.
(B) célula. (D) sistema.