AULA 11/2023 – REVISÃO - 09/08/2023

1. Quais são as principais características do Mercantilismo?
  1. O processo mercantil era empregado em qual vertente política e de poder?
  1. Dentre os vários mecanismos econômicos que o mundo conheceu, o que seria o Capitalismo?
  1. “No século XVI, vigorava o […]. A Espanha é o melhor exemplo desta fase, pois enriqueceu com o ouro e a prata, explorados no continente americano, mas como não desenvolveu a agricultura e a indústria, passou a importar produtos pagos com ouro e prata”.
    O texto acima refere-se a que fase do Mercantilismo?
    (A) Metalista.
    (B) Industrial.

(C) Comercial.
(D) Turístico.

1. “Portugal foi o país que demonstrou maior flexibilidade na aplicação do mercantilismo. No século XVI, com a descoberta do caminho marítimo para as Índias, pois em prática o mercantilismo […], comprando e revendendo mercadorias do Oriente”.
    O texto acima refere-se a que fase do Mercantilismo?
    (A) Metalista.
    (B) Industrial.

(C) Comercial.
(D) Turístico.

1. O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas. Podemos dizer que o capitalismo está
    dividido, historicamente, em quatro fases que são
    (A) comercial; industrial; financeiro; extrativista.
    (B) comercial; financeiro; colonial; técnico informacional.
    (C) comercial; industrial; financeiro; informacional.
    (D) industrial; financeiro; informacional; colonial.

1. A economia de mercado prega a total liberdade de seus participantes, para o fluxo de trocas de mercadorias e o mínimo de intervenção estatal.
    Nesse modelo, a lei fundamental que deve regular toda a economia é a
    (A) lei da oferta e procura.
    (B) lei do mais forte.

(C) lei trabalhista.
(D) lei do retorno.

1. O Brasil é dividido em Estados e Regiões. A regionalização, proposta em 1969, foi elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e sua implantação efetiva vigorou a partir de 1° de janeiro de 1970.
    Quais são as duas principais formas de se regionalizar o território brasileiro?
  1. Constituída por Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, totaliza uma área de 1.604 852 km2 que abriga aproximadamente 14 milhões de pessoas.
    O texto refere-se a qual região brasileira?
    (A) Centro-Oeste
    (B) Sul

(C) Nordeste
(D) Norte

1. A região caracterizada pela seca ocupa uma área de 1.556.001 km2, onde vivem aproximadamente 53 milhões de pessoas. É composta pelos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.
    Qual região é demonstrada no texto?
    (A) Centro-Oeste
    (B) Sul

(C) Nordeste
(D) Norte

12. Quais são as principais características ao qual o IBGE se apegou para regionalizar o território brasileiro, formando assim as cinco principais regiões geopolíticas do território?

14. As ferrovias são frequentemente indicadas como a melhor opção para o escoamento de cargas e, até mesmo, de pessoas em todo o território nacional. Entre as vantagens que esse tipo de transporte oferece para o país, podemos assinalar, EXCETO:

(A) O baixo custo de manutenção e consumo.
(B) A participação no deslocamento de todo o percurso da mercadoria a ser entregue.
(C) O desafogamento do trânsito nas rodovias.
(D) As melhorias na relação entre cargas transportadas e combustível consumido.

15. Qual o meio de transporte abaixo que mais foi utilizado no período da colonização, entre os séculos XV e XVI?

(A) Navios.
(B) Metrôs.

(C) Caminhões.
(D) Carroças.

1. Em qual período da história brasileira que foi aplicada as ferrovias em nosso território?

(A) Ciclo do ouro.
    (B) Ciclo da madeira.
    (C) Silvicultura.
    (D) Ciclo da cana de açúcar.