AULA 11/2023 – Revisão - 02/08/2023

ATIVIDADES

1. Observe a imagem:

O racismo é sem dúvida um dos maiores desafios a ser superado, na sociedade contemporânea, mesmo em um mundo conectado e repleto de informações. Há quem acredite que os negros nasceram escravos e só depois conquistaram sua “liberdade”, desconsiderando o fato de que eles nasceram livres e foram retirados de suas comunidades e vendidos como objetos.

A partir da observação da imagem e de seus conhecimentos sobre o Reino de Kush podemos afirmar que a imagem reforça

A) a ideia racista de inferioridade do Negro.

B) a ideia de que os negros nasceram livres, pois a imagem em questão representa um Faraó Cuxita.

C) que a imagem não tem narrativa histórica e é apenas uma ilustração.

D) que a imagem reforça a ideia de que o negro nasceu escravo desde os primórdios da humanidade.

Disponível em: https://quadripop.blogspot.com/2019/03/imaro-e-dossouye-historias-de-fantasia.html

2. Observe o mapa a seguir:

https://www.coladaweb.com/historia/reino-de-kush

Segundo o mapa, pode-se afirmar que o Reino de Kush e o Egito antigo são uma mesma civilização?

3. Leia os textos abaixo:

Texto 1

“As mulheres possuíam um papel importante na política cuxita. Muitas delas, mães ou esposas dos reis, conseguiram chegar ao poder, sendo consideradas candaces, que significava Rainhas-Mães.”

Disponível em: https://www.coladaweb.com/historia/reino-de-kush acesso em 06 de maio de 2021

Texto 2

Disponível: https://glamour.globo.com/lifestyle/carreira-dinheiro/noticia/2018/09/mulheres-no-governo-como-esta-representacao-feminina-na-politica-brasileira-spoiler-baixa.ghtml

No âmbito político podemos afirmar

A) que as mulheres cuxitas e as brasileiras possuem grande destaque na política.

B) que ao compararmos a situação política de ambas as mulheres apenas as brasileiras se destacam.

C) que as cuxitas tinham mais destaque politicamente no Reino Kush em comparação as brasileiras nos dias atuais.

D) que ambas as mulheres não fazem diferença em suas organizações políticas.

4. A vida egípcia estava regulada pelas cheias do rio Nilo. Quando as águas voltavam ao leito normal deixavam o solo recoberto com um limo que fertilizava a terra para a agricultura. Geograficamente, o Egito encontra-se localizado:

A) Na Grécia Antiga.

B) Na África.

C) No Império romano.

D) Na Nubia.

5. Observe a imagem a seguir:

A escrita egípcia era extremamente complexa pois cada letra do alfabeto era representada por um símbolo. Qual classe social egípcia dominava essa escrita?

Disponível: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/como-ler-textos-em-hieroglifo.phtml

6. Leia as palavras no quadro abaixo:

Complete as lacunas de acordo com as palavras que estão no quadro.

a) Os egípcios eram __________ e acreditavam na __________.

b) Através do processo de ________ os egípcios preservavam seus corpos para chegarem na próxima vida.

c) Os egípcios eram governados pelo ____ que centralizava o poder em suas mãos, exercendo no Egito o que chamamos de _________.

7. Observe o mapa abaixo.

A partir da observação do mapa podemos afirmar que

A) o Egito é banhado pelo rio Tigres.

B) o Egito é banhado pelo Mar Vermelho.

C) o Egito é formado pelo rio Eufrates.

D) o Egito é banhado pelo rio Nilo.

Disponível: https://www.preparaenem.com/geografia/egito.htm

8. Que tal se tornar um egípcio? No quadro abaixo crie símbolos para as vogais e as consoantes.

9. A Antiguidade Clássica, também chamada de era clássica, exerceu grande influência em toda a Europa. Chamamos assim por que constituíam

A) as civilizações hidráulicas.

B) as civilizações que se desenvolveram ao norte da África.

C) o período histórico de esplendor das civilizações gregas e romanas.

D) o período histórico de desenvolvimento do capitalismo.

10. Observe a imagem:

Historicamente o mundo grego é conhecido como o berço da democracia. A partir dessa afirmação, explique como era os sistemas democráticos gregos.

11. As Pólis foram fundamentais para o desenvolvimento da cultura grega no final do período homérico, período arcaico e período clássico. Sobre a definição de Pólis, marque a alternativa correta.

A) Pólis é um conjunto de pessoas que ocupam o mesmo espaço.

B) Pólis é um conjunto de cidades-estados que formam o território grego.

C) Pólis é o nome de um dos principais sistemas políticos do mundo grego.

D) Pólis é o nome de um dos maiores filósofos da Grécia Antiga.

12. Observe a imagem.

A Pólis grega era dividida em 4 partes distintas. A partir de seus conhecimentos sobre o mundo grego cite essas divisões.

Disponível: https://www.todoestudo.com.br/historia/a-polis-grega

13. Marque um X nos sistemas políticos que fizeram parte do mundo grego.

14. A língua latina facilita na compreensão de muitos termos presentes em textos científicos, teológicos, filosóficos e direito, além de ser o ponto de partida para muitas línguas. A língua Latina é um legado da civilização

A) mesoamericana.

B) grega.

C) romana.

D) egípcia.

15. Observe a imagem:

Roma absorveu muito do legado intelectual da civilização grega, e soube difundir tal cultura entre os diferentes povos que conquistou. A partir de seus conhecimentos, cite as principais características dos romanos.