AULA 11/2023 – Revisão - 02/08/2023

ATIVIDADES
Leia o texto abaixo e responda às questões 1 a 3.

Convite

Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar

As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
como a água do rio
que é água sempre nova.
como cada dia
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?

Poema de José Paulo Paes.

Disponível em https://baudashistoriasepoemas.blogspot.com/2010/04/poemas-de-jose-paulo-paes.html Acesso em 14 de jun. de 2022

  1. Esse texto é
    A) um poema.
    B) um convite.
    C) uma carta.
    D) uma letra de música.

2. O assunto tratado no texto é
A) um relato de como brincar de bola.
B) uma forma de ensinar a fazer brinquedos.
C) um convite para brincar de bola.
D) um convite para brincar de poesia.

3. O que as palavras “bola”, “papagaio”, “pião” representam para as crianças?
A) Brinquedos que as crianças não gostam.
B) Brinquedos que não estão ligados ao mundo infantil.
C) Brinquedos que as crianças gostam.
D) Brinquedos que os adultos obrigam as crianças a terem.

Leia o texto do grupo Palavra Cantada para responder às questões 4 a 6.

Vovô

Quando eu vejo meu vovô
Que é pai do meu papai
Penso que há um tempo atrás
Ele era o que eu sou
Agora sou criança
E o vovô também já foi
A vida é uma balança
Ontem, hoje e depois
Amanhã talvez quem sabe
Eu serei um outro avô

E o filho do meu filho
Será o que hoje eu sou
Ontem, hoje e depois
Amanhã talvez quem sabe
Eu serei um outro avô
E o filho do meu filho
Será o que hoje eu sou
Ontem, hoje e depois
Ontem, hoje e depois
Ontem, hoje e depois

Composição de Edith Derdyke Paulo Tatit. Disponível em https://www.letras.mus.br/palavra-cantada/887898/ Acesso em 14 de junho de 2022

4. O texto lido é
A) um diário.
B) um convite.
C) uma carta.
D) uma letra de música.

5. O texto “Vovô” trata sobre qual assunto?
A) A morte do vovô.
B) A vida que é monótona.
C) A passagem do tempo.
D) Um passado incerto.

6. A repetição do verso “Ontem, hoje e depois” sugere
A) a decepção, a fraqueza e o egoísmo.
B) a alegria, a tristeza e a aventura.
C) o passado, o presente e o futuro.
D) o tempo, o relógio e a passagem.

Leia a história em quadrinhos para responder às questões 7 a 10.

7. Na história em quadrinhos acima, o autor prioriza a linguagem
A) mista.
B) não verbal ou visual.
C) verbal.
D) informal.

8. Caso haja isolamento da leitura do título “Fazendo arte”, o leitor poderia compreender que fazer arte
A) está ligado ao trabalho mal feito do Cebolinha.
B) não está ligado ao trabalho.
C) é trabalho apenas para adultos.
D) está ligado às travessuras do Cebolinha.

9. No segundo quadrinho, o corpo e a expressão facial da personagem Mônica demonstram que ela
ficou
A) com raiva.
B) surpresa.
C) com medo.
D) indignada.

10. No penúltimo quadrinho, Mônica demonstra raiva e associa a imagem dela no muro às travessuras
de Cebolinha. Por que ela faz isso?
A) Cebolinha é o melhor amigo dela.
B) Cebolinha sempre se refere a ela como gorducha e dentuça.
C) Cebolinha é o único que conseguiria desenhar.
D) Cebolinha sente ciúmes da Mônica.

Leia o texto abaixo para responder às questões 11 a 13.
Prefeitura implanta sistema online de adoção de cães e gatos com entrega em domicílio
Durante o período de suspensão dos serviços essenciais como forma de combate ao novo
coronavírus, o Departamento de Proteção Animal (DPAN) da Prefeitura de Guarulhos está oferecendo,
em caráter excepcional, adoção online de cães e gatos com entrega do animal na residência, sem
nenhum custo ao adotante.
De acordo com Andrea Viegart, diretora do DPAN, o esquema especial se faz necessário já que
as feiras de adoção estão temporariamente suspensas e as pessoas estão evitando sair de casa. “Com
a pandemia do novo coronavírus, a quantidade de animais abandonados em nossa cidade aumentou
significativamente, por isso, em caráter excepcional, vamos testar esse sistema alternativo de adoção.
A situação pede união e cuidados especiais entre nós e também com os animaizinhos, que são
excelente companhia, principalmente neste momento de isolamento”, afirma Andrea.
Interessados em adotar um amigo pelo sistema online devem enviar um e-mail
para adotedpan@gmail.com solicitando formulário para preenchimento e devolução ao departamento,
que buscará um animalzinho com as características solicitadas. A equipe do DPAN enviará fotos dos
animais com perfis adequados disponíveis e, após a escolha, efetivará o processo com a entrega do
animal na residência.
Em caso de adoção de filhotes que ainda não tenham atingido idade e peso necessários para
serem submetidos com segurança à cirurgia de castração, o adotante assinará termo no qual se
comprometerá a levar o animal para o procedimento gratuito garantido pela Prefeitura assim que o
período de quarentena acabar.
A adoção presencial continua sendo realizada, mediante agendamento para evitar aglomeração
de pessoas, no canil municipal. Interessados devem entrar em contato pelo telefone 2436-3656. O
DPAN fica na rua Santa Cruz do Descalvado, 420, Bonsucesso.

Disponível em https://www.guarulhos.sp.gov.br/article/prefeitura-implanta-sistema-online-de-adocao-de-caes-e-gatos-com-entrega-em-domicilio. Acesso em 14 de junho de 2022.

11. O texto lido é
A) um poema.
B) uma reportagem.
C) uma carta de reclamação.
D) uma notícia.

12. O assunto lido é sobre a
A) castração de animais que ficam nas ruas.
B) alimentação de animais que são abandonados.
C) adoção online de animais (cães e gatos).
D) solidariedade do povo em relação aos animais abandonados.

13. Segundo o texto, qual prefeitura está promovendo a campanha para adoção?
A) São Paulo.
B) Belém.
C) Santos.
D) Guarulhos.

Leia o texto abaixo e responda às questões 14 a 16.

14. O texto acima é
A) uma campanha Publicitária.
B) regras de adoção.
C) uma carta de reclamação.
D) uma notícia.

15. O autor ao utilizar as imagens dos animais tenta convencer o leitor a
A) abandonar os animais.
B) cuidar dos animais.
C) adotar um animal.
D) entregar à adoção.

16. O uso do substantivo “amiguinho” utilizado pelo autor do texto está em qual grau? Explique o sentido
no texto.

Leia o cartum abaixo para responder às questões 17 a 20.

17. Quais são as linguagens utilizadas na construção do cartum?

18. Nos dois primeiros quadrinhos 5a e 6a feiras sugerem o quê para o homem?

19. Como o homem caricaturado se sente no sábado? Explique.

20. Qual o sentido do balão no último quadrinho? O que sugere a cor e a expressão facial do homem?

Leia o texto abaixo para responder às questões 21 a 24.

21. Qual é o gênero do texto acima?

22. Quais são as linguagens utilizadas para construir o texto?

23. Por que o pássaro menor em pensamento questiona a racionalidade humana?

24. Como a imagem contribui para o efeito humorístico produzido no texto?

Leia as memórias literárias de Manoel de Barros para responder às questões 25 a 30.


O Lavador de Pedras
A gente morava no patrimônio de Pedra Lisa. Pedra Lisa era um arruado de 13 casas e o rio por
detrás. Pelo arruado passavam comitivas de boiadeiros e muitos andarilhos. Meu avô botou uma Venda
no arruado. Vendia toucinho, freios, arroz, rapadura e tais. Os mantimentos que os boiadeiros
compravam de passagem. Atrás da Venda estava o rio. E uma pedra que aflorava no meio do rio. Meu
avô, de tardezinha, ia lavar a pedra onde as garças pousavam e cacaravam. Na pedra não crescia nem
musgo. Porque o cuspe das garças tem um ácido que mata no nascedouro qualquer espécie de planta.
Meu avô ganhou o desnome de Lavador de Pedra. Porque toda tarde ele ia lavar aquela pedra.
A Venda ficou no tempo abandonada. Que nem uma cama ficasse abandonada. É que os
boiadeiros agora faziam atalhos por outras estradas. A Venda por isso ficou no abandono de morrer.
Pelo arruado só passavam agora os andarilhos. E os andarilhos paravam sempre para uma prosa com
o meu avô. E para dividir a vianda que a mãe mandava para ele.
Agora o avô morava na porta da Venda, debaixo de um pé de jatobá. Dali ele via os meninos
rodando arcos de barril ao modo que bicicleta. Via os meninos em cavalo de pau correndo ao modo que
montados em ema. Via os meninos que jogavam bola de meia ao modo que de couro. E corriam velozes
pelo arruado ao modo que tivessem comido canela de cachorro. Tudo isso mais os passarinhos e os
andarilhos eram paisagem do meu avô. Chegou que ele disse uma vez: Os andarilhos, as crianças e os
passarinhos têm o dom de ser poesia. Dom de ser poesia é muito bom!

(Memórias inventadas: a infância. São Paulo: Planeta do Brasil, 2003) Disponível em
http://praticandogenerostextuaisnaescola.blogspot.com/p/coletanea-de-memorias-literarias-da.html Acesso em 14 de junho de 2022.

25. No texto acima, o narrador é personagem. Identifique e transcreva uma frase do texto que comprove essa afirmação.

26. O narrador-personagem descreve o local que vivia com seus familiares. Como é descrito esse lugar?
Utilize exemplos do texto para construir sua resposta.

27. O narrador descreve a velocidade que os meninos corriam pelo local. Para isso, ele utiliza a
linguagem em sentido figurado “comido canela de cachorro”. O que significa essa expressão, no texto?

  1. No trecho “Meu avô, de tardezinha, ia lavar a pedra onde as garças pousavam e cacaravam”, a
    palavra sublinhada significa
    A) derrubavam.
    B) cuspiam.
    C) encolhiam.
    D) bebiam.