AULA 12/2022 – Autobiografia. Estratégias de leitura; modos e tempos verbais. - 10/06/2022

O GÊNERO AUTOBIOGRAFIA

Antes de falarmos de AUTOBIOGRAFIA, precisamos entender o conceito de BIOGRAFIA, OK?

Para isto, pesquisemos em um dicionário, impresso ou online, o conceito das duas palavras, combinado?

Depois da pesquisa realizada sobre o que significa a palavra BIOGRAFIA e o que significa a palavra AUTOBIOGRAFIA, descobrimos que:

BIO = vida; GRAFIA = escrita. Ou seja, Biografia significa “registro da vida de uma pessoa”. AUTO = a si mesmo. Autobiografia significa “o registro escrito da própria vida”, ou seja, uma biografia escrita pelo próprio autor, o autor seleciona e narra acontecimentos de sua própria vida.

Vejamos, agora, as principais marcas do gênero textual Autobiografia, elas são: 

  • Informações quanto ao nome do autor e protagonista da história, data e local de seu nascimento; 
  • Fatos importantes da vida dessa pessoa; 
  • Uso frequente de pronomes pessoais e possessivos na primeira pessoa (singular/plural); 
  • Predomínio de verbos no Pretérito Perfeito e Pretérito Imperfeito.

Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2000-6.pdf Acesso: 12, abr. 2021. (Adaptado)

Na biografia, a seleção dos eventos a serem apresentados é definida pelos outros, por isso, a objetividade é mais evidente que na autobiografia, em que a pessoa escolhe o que vai escrever sobre ela mesma.

Outra característica tanto da biografia quanto da autobiografia é a veracidade dos fatos. Costumam ser narrativas não ficcionais, ou seja, não são histórias “inventadas”. O relato dos fatos no texto autobiográfico aparece frequentemente pontuado de lembranças, de um colorido emocional, que não é mostrado em outros tipos de textos. Predomina a subjetividade.

Disponível em: https://www.rouxinolneusarocha.com.br/noticias/producao-de-texto-7-ano-autobiografia Acesso: 09 mai. 2022. (Adaptado)

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É importante destacar que neste gênero textual há uma constante representação de verbos conjugados no tempo pretérito do modo indicativo. Assim, analisa-se que os tempos verbais (presente, pretérito e futuro) indicam quando ocorre a ação, estado ou fenômeno expressado pelo verbo, em suma:

  • Presente – não só indica o momento atual, mas ações regulares ou situações permanentes.

Exemplo: Estou aqui!

  • Pretérito – indica momentos anteriores, decorridos ou acabados. Exemplos:

Exemplo: Eu não acreditava no que meus olhos viam.

  • Futuro – indica acontecimentos que se realizarão.

Exemplo: Ficarei aqui!

Os tempos verbais (presente, pretérito e futuro) se unem aos modos verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) para indicar a forma como ocorrem as ações, estados ou fenômenos expressados pelo verbo.

  • modo indicativo expressa certezas.

          Exemplo: O aluno entendeu.

  • modo subjuntivo expressa desejos e possibilidades.           

          Exemplo: Tomara que o aluno entenda.

  • modo imperativo expressa ordens, pedidos.

          Exemplo: Por favor, entenda!

Portanto, a partir do texto autobiográfico, abaixo, observe o tempo e o modo de conjugação apresentados.

Leia um trecho da autobiografia do autor Carlos Queiroz Telles e responda às atividades propostas:

Confesso, com um pouco de vergonha, que houve uma época na minha vida em que tinha muita vergonha de sentir que era um poeta.

Ser um poeta parecia então uma coisa do outro mundo – um desligado, maluco, irresponsável… em resumo, um ser dispensável e inútil.

Naquela época, eu ainda era garoto. Tinha treze saudáveis anos e uma fome de vida que incluía e misturava tudo: saber, amar, jogar futebol… e criar versos.

Fazer poesia era uma brincadeira gostosa e o prazer de acertar um verso bonito trazia a mesma sensação de alegria de voar em direção de uma bola e defender um pênalti.

Só com o tempo (muito tempo!), eu fui entender a verdadeira utilidade da poesia e a função do trabalho de um escritor de versos.

Hoje, com muita simplicidade, eu aprendi a dizer: Quem diria! Então, no final da contas, o menino Queiroz era mesmo um poeta! […]

CARLOS QUEIROZ TELLES. Sementes de sol. São Paulo: Moderna, 1992. p.79. (Fragmento). Acesso em 09 mai. 2022.

1. O que Carlos Queiroz Telles pensava sobre os poetas?

2. Com o tempo, ele mudou de ideia. Por quê?

3. Você já sabe que a palavra biografia é formada por bio (vida) e grafia (escrita, descrição). Auto significa por si próprio, de si mesmo. O texto de Carlos Queiroz Telles é uma autobiografia. Por que esse tipo de texto recebe esse nome?

4. No texto, Carlos Queiroz Telles, ao reproduzir sua autobiografia, não faz uma lista de informações, como em uma ficha, mas escreve como se estivesse contando algo a alguém.

a) Em que pessoa estão os verbos confesso, fui e aprendi usado para descrever suas ações e sentimentos?

b) O verbo confesso, relacionado ao momento em que ele conta a história, está no presente ou no passado?

c) Os verbos pareciam, era, tinha, relacionados ao momento em que os fatos relatados ocorreram, estão no presente ou no passado?

d) A palavra minha, relacionada a Carlos Queiroz Telles, refere-se a qual pessoa: eu, ele ou nós?

5. Substitua os verbos destacados pelo verbo indicado entre parênteses. Preste atenção ao tempo verbal pedido:

a) “Confesso, com um pouco de vergonha […]” (confessar/passado)

b) “Tinha treze saudáveis anos […]” (ter/presente)

c) “Ser um poeta parecia então uma coisa do outro mundo” (parecer/futuro)

6. Você conhece pessoas influentes, cujas autobiografias te chamam a atenção? Quem é e o que te chama a atenção no que foi autobiografado?

7. Observe o texto do autor Carlos Queiroz Telles: a que tempo verbal o autor reporta-se para falar de sua vida?

A) Presente.

B) Pretérito.

C) Futuro.

8. Explique por que os autores optam por esse tempo verbal nas autobiografias.

9. O gênero autobiografia descreve

A) a própria vida.

B) a vida de alguém.

C) uma sociedade em geral.

D) uma família importante. 

10. Marque a alternativa que corresponde ao gênero autobiografia.

A) É um texto de ordem filosófica.

B) É um texto que pretende vender algum produto.

C) Texto que deve virar lei e todo mundo cumprir.

D) Conta a história da sua própria vida.

PRODUÇÃO TEXTUAL

Falar de si mesmo não é muito simples e sempre há um modo bem particular da forma como enxergamos a nós mesmos. Que tal, colocar neste texto, uma boa dose de bom humor? Assim, produza uma autobiografia divertida, procurando relatar de forma dinâmica e criativa sua trajetória de vida.

Para produzir seu texto lembre-se: Autobiografia é a vida de um indivíduo escrita por ele mesmo. Você escreve dados biográficos sobre si mesmo. Para nortear sua autobiografia pode pensar em alguns dados importantes:

  • Nome completo.
  • Idade atual.
  • Onde nasceu (cidade, estado, pais).
  • O que gostava de fazer quando era mais novo.
  • Fato marcante de quando era mais novo.
  • Leituras preferidas.
  • O que mais gosta de fazer fora da escola.
  • Lazer preferido.
  • Esporte(s) que pratica.

Mas, os dados acima são apenas uma referência. Portanto, fique à vontade para fazer a sua autobiografia, pois o importante é se ver em seu próprio texto.

Planeje o seu texto antes de escrever e, posteriormente, releia-o fazendo correções, caso estas sejam necessárias.