AULA 12/2022 – Textual Publicidade e Propaganda. - 10/06/2022

Anúncio publicitário e propaganda

Os anúncios publicitários são constantes em diversos meios, como internet, redes sociais, jornais, revistas, outdoors, entre outros, e sempre com a intencionalidade de vender algo, seja um produto, uma ideia ou uma causa social. Diante dessa massificação, os principais vestibulares e o Enem incluem em suas provas questões de leitura e interpretação de anúncios publicitários, além de serem selecionados como textos motivadores para a redação. Observe, a seguir, um exemplo de questão sobre este gênero discursivo:

Disponível em: www.ccsp.com.br. Acesso em: 09 mai. 2022. Adaptado.

O texto é uma propaganda de um adoçante que tem o seguinte mote: “Mude sua embalagem”. A estratégia que o autor utiliza para o convencimento do leitor baseia-se no emprego de recursos expressivos, verbais e não verbais, com vistas a

a) ridicularizar a forma física do possível cliente do produto anunciado, aconselhando-o a uma busca de mudanças estéticas.

b) enfatizar a tendência da sociedade contemporânea de buscar hábitos alimentares saudáveis, reforçando tal postura.

c) criticar o consumo excessivo de produtos industrializados por parte da população, propondo a redução desse consumo.

d) associar o vocábulo “açúcar” à imagem do corpo fora de forma, sugerindo a substituição desse produto pelo adoçante.

e) relacionar a imagem do saco de açúcar a um corpo humano que não desenvolve atividades físicas, incentivando a prática esportiva.

Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2011/07_AZUL_GAB.pdf. Acesso em: 09 mai. 2022.

O gabarito oficial da prova aponta como correta a alternativa (D): associar o vocábulo “açúcar” à imagem do corpo fora de forma, sugerindo a substituição desse produto pelo adoçante. Com base na questão e na resposta correta, busque analisar detalhadamente o anúncio por meio das perguntas abaixo:

1.Que elementos do texto permitem ao leitor perceber a intencionalidade do anúncio? Explique.

2. Essa propaganda induz o leitor a adquirir o produto? Justifique.

3. No texto há uma estrita relação entre o texto verbal e o não verbal. Explique o porquê dessa relação.

Caracterização do anúncio publicitário

Embora variem tanto na sua forma quanto no seu conteúdo, o objetivo é sempre o mesmo: persuadir o leitor por meio da publicidade.

A persuasão aparece quando, pelo uso da palavra, alguém procura convencer o outro a agir de determinado modo. Nesse momento, surgem as estruturas do texto persuasivo. Quando a intenção persuasiva passa a ser associada à divulgação de ideias ou produtos específicos, surgem então os textos publicitários.

Suportes de publicação

Os anúncios publicitários são frequentemente encontrados em revistas e jornais. Ademais, os outdoors são colocados em terrenos próximos a vias de grande circulação (avenidas, estradas e ruas). Os folhetos normalmente circulam em pontos nos quais há aglomeração de pessoas.

As novas tecnologias auxiliaram a criação de novos contextos de circulação para os textos publicitários. Em sites da internet, redes sociais, entre outros, é comum a presença de banners que, ao serem clicados, direcionam o internauta à página na qual o produto está anunciado.

É importante evidenciar que a estrutura do texto publicitário deve estar adequada ao seu contexto de circulação e ao veículo no qual ele circulará.

O título

Uma das principais marcas composicionais do texto publicitário é a presença de um título, ou seja, um texto mais curto, que aparece em destaque e deve atrair imediatamente a atenção do leitor, complementando a imagem quando ocorre a junção do texto verbal com o não verbal.

No anúncio do Greenpeace, o título aparece à esquerda, um pouco centralizado, e indica de modo direto a preocupação do anunciante: “Os sinais são preocupantes.”. Nota-se também que o título exerce a função de estabelecer uma identificação e aproximação persuasiva do público-alvo com a ideia ou o produto que é divulgado.

Disponível em: https://comunicacaointegrada2mb.wordpress.com/2015/06/29/greenpeace/. Acesso em: 10 mai.2022

O texto

Em um anúncio publicitário, o texto possui a função de apresentar os argumentos principais, e mais persuasivos, para convencer o leitor a adotar tal comportamento desejado ou adquirir o produto anunciado. Nesse caso, o Greenpeace pede para o leitor participar da campanha: “Ajude-nos a salvar nossas florestas. Acesse nosso site e conheça mais sobre o nosso trabalho.”. Para isso, indaga o leitor sobre o problema baseando-se em dados estatísticos:

“Você sabia que mais de 60% das emissões de gases que causam as mudanças climáticas no planeta tem origem no desmatamento das florestas brasileiras?”.

Como vimos, desde o início o texto dialoga com o leitor e o indaga, pedindo a ajuda dele para uma ação. Para isso, aproxima o leitor (“Ajude-nos”) incluindo-o no projeto.

A assinatura/o slogan

Trata-se do último elemento composicional do texto publicitário. Normalmente aparece no canto inferior direito, ao lado do texto, fechando o anúncio. A assinatura constitui-se da marca do produto/da ideia que o anúncio publicitário divulga.

Em alguns casos, a assinatura vem acompanhada de um slogan. Sabe aquela frase de efeito que não nos deixa esquecer de determinado produto? Geralmente ela é curta e de fácil memorização, não é à toa que nunca esquecemos algumas.

A linguagem dos anúncios publicitários

Para que o texto se aproxime do leitor, o publicitário recorre a uma linguagem mais informal. O uso frequente de verbos no imperativo (“acesse nosso site”) tem o objetivo claro de persuadi-lo. A linguagem reforça essa persuasão embutida no anúncio de modo a influenciá-lo.

O texto publicitário deve possuir legibilidade, ou seja, precisa ser acessível ao público-alvo.

Atenção!

Não se pode persuadir o leitor sem um bom texto. De nada adiantará uma imagem atraente e uma visibilidade significante se o texto não for bem escrito e se não convencer o leitor. Por isso, todo texto deve ser desenvolvido pensando-se, antes de tudo, na “necessidade” do público-alvo, pois é para ele que o anúncio se destina.

Portanto, observe as atividades a seguir e responda:

4. Na década de 1970, o modelo produtivo predominante no capitalismo brasileiro era o fordista. Contudo, na publicidade veiculada em 1977, é possível identificar a transição para o modelo produtivo subsequente.

Disponível em: https://www.maxicar.com.br/2020/06/opala-chateau-1978-79-o-vinho-nobre-da-gm/. Acesso em: 10 mai. 2022

A partir do anúncio publicitário, esse novo modelo é caracterizado pela introdução de:

(A) consumo de massa.

(B) linha de montagem.

(C) fabricação por demanda.

(D) produção com flexibilidade.

5. Observe o cartaz ao lado. Uma das estratégias para o convencimento do leitor desse cartaz está baseada na

(A) oposição entre genialidade e vandalismo.

(B) relação entre alegria e serenidade.

(C) combinação entre otimismo e pessimismo.

(D) distinção entre livro e pintura.

Disponível em: www.bc.ufg.br. Acesso em: 09 mai. 2022.
 

6. O texto ao lado faz parte da propaganda de um dicionário de língua portuguesa. Sobre as marcas de correção presentes no texto, assinale a alternativa correta.

(A) Trata-se de retificações, no plano semântico, das palavras do léxico brasileiro.

(B) Referem-se às alterações ortográficas feitas na língua portuguesa.

(C) São correções necessárias para a modificação da pronúncia dessas palavras.

(D) São parte das mudanças sintáticas que deverão ocorrer em breve no Português.

NOVA Escola. São Paulo: Abril. ago. 2008. 4.ª capa.

7. Leia o texto a seguir:

Disponível em: https://andersoncoutodotcom.wordpress.com/2012/07/08/criacao-e-redacao-de-anuncios-publicitarios. Acesso em: 09 mai. 2022. Adaptado.

A compreensão do texto exige que o leitor perceba que, nele, apresentam-se duas normas linguísticas. Para diferenciá-las, o principal recurso utilizado pelo autor foi o de

(A) representar, nas ilustrações, duas diferentes classes sociais. Isso justifica, por exemplo, as imagens de pessoas bem-vestidas juntamente com outras, de pessoas malvestidas.

(B) mesclar, no texto, elementos verbais com elementos não verbais. Isso possibilitou que o texto fosse escrito na “norma culta”, e as imagens representassem a “norma popular”.

(C) grafar algumas palavras em desacordo com as convenções ortográficas, porém de maneira mais aproximada da fala. Isso justifica, por exemplo, as diferentes grafias de “bem está” /“bem-estar”.

(D) distribuir o texto em diferentes planos. Isso permitiu que a norma considerada “culta” ficasse destacada em primeiro plano, e a norma considerada “não culta” ficasse em segundo.

8. Observa o cartaz:

Disponível em: http://orion-oblog.blogspot.com.br. Acesso em: 09 mai. 2022. Adaptado.

O cartaz aborda a questão do aquecimento global. A relação entre os recursos verbais e não verbais nessa propaganda revela que

(A) o discurso ambientalista propõe formas radicais de resolver os problemas climáticos.

(B) a preservação da vida na Terra depende de ações de dessalinização da água marinha.

(C) a acomodação da topografia terrestre desencadeia o natural de gelo das calotas polares.

(D) a agressão ao planeta é dependente da posição assumida pelo homem frente aos problemas ambientais.

Proposta de Produção de Texto

Texto I

Respeitem meus cabelos, brancos

Chico César

Respeitem meus cabelos, brancos

Chegou a hora de falar

Vamos ser francos

Pois quando um preto fala

O branco cala ou deixa a sala

Com veludo nos tamancos

Cabelo veio da África

Junto com meus santos

Benguelas, zulus, geges

Rebolos, bundos, bantos

Batuques, toques, mandingas

Danças, tranças, cantos

Respeitem meus cabelos, brancos

Se eu quero pixaim, deixa

Se eu quero enrolar, deixa

Se eu quero colorir, deixa

Se eu quero assanhar, deixa

Deixa, deixa a madeixa balançar

Disponível em: http://letras.mus.br/chico-cesar/134011/. Acesso: 10 mai. 2022.

Texto II

Tire o racismo de seu vocabulário: palavras e expressões para parar de falar

“Cabelo ruim”, “Cabelo de Bombril”, “Cabelo duro” e a expressão mais desnecessária: “Quando não está preso está armado”. A questão da negação da nossa estética é sempre comum quando as pessoas se referem ao nosso cabelo afro. São falas racistas usadas, principalmente na fase da infância, pelos colegas, as quais se perpetuam em universidades, em ambientes de trabalho e até em programas de televisão, com a presença negra aumentando na mídia. Falar mal das características dos cabelos dos negros também é racismo.

Disponível em: www.modefi ca.com.br/expressoesrascistas/#. Vg8JHexViko. Adaptado. Acesso:10 mai. 2022.

Texto III

Disponível em:https://www.facebook.com/identidadecrespaios/. Acesso em 10 mai. 2022.

Texto IV

É preciso cuidado com os importados, principalmente quando se trata de produtos culturais. Por exemplo, veio dos EUA a instituição do politicamente correto, que no começo pode ter feito bem aos nossos costumes, pois serviu para neutralizar os exageros e impropriedades de palavras e gestos que revelavam preconceitos de um imaginário racista e sexista. Me lembro do repertório que na escola usávamos como xingamentos contra pessoas diferenciadas por raça, cor, religião ou físico: “Ô, judeu!”, Ô, crioulo!”, “Ô, balofo!”, “Ô, anãozinho!”. Evitar esses termos ofensivos ou depreciativos, substituindo-os por eufemismos, isto é, por expressões mais suaves e delicadas, constituía o primeiro passo na luta contra a discriminação. Afinal, a agressão verbal era um sintoma.

VENTURA, 2012, p. 65. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/questoes-sobre-globalizacao/. Acesso em 10 mai. 2022.

Instrução

Considere a seguinte situação: você está criando um site, na internet, para discutir a identidade do povo brasileiro. Escreva o texto de uma campanha de conscientização, para constar na página de abertura desse site, fazendo uma reflexão sobre o respeito à diversidade estética e cultural em seu país, de modo a combater preconceitos. O título de seu texto deverá ser um slogan bem criativo.