AULA 12/2023 – Diversidade de ecossistemas: Ecossistemas Brasileiros - 07/08/2023

Ecossistemas Brasileiro

A palavra ecossistema é de origem grega e trata-se de um conjunto de espécies que integram a mesma região, em que elementos bióticos (efeitos causados pelos seres vivos de um ecossistema, em que uma espécie dá condição para a outra sobreviver) e abióticos (influências que os seres vivos podem receber do ecossistema, como luz e temperatura) interagem entre si. No Brasil existem vários ecossistemas, cada um com suas características e peculiaridades como fauna, flora e clima.
A Amazônia ocupa cerca de 50% do território brasileiro. O clima é tropical – quente e úmido – com uma incidência de chuvas superiores a 1800mm/ano. A fauna é composta por centenas de tipos de insetos, anfíbios, jiboias, sucuris, bichos-preguiça, peixe-boi, botos, onças-pintadas e pirarucu. A flora é rica e conhecida pela floresta amazônica, tendo como plantas comuns a castanheira-do-pará, a seringueira, a sumaúma, o guaraná e diversos outros tipos de plantas.
Mata dos cocais é o ecossistema conhecido como “mata de transição” entre a floresta amazônica e a caatinga presente no nordeste do Brasil. O clima é temperado, com média de 26°C e incidência de chuva, variando entre 1500 mm a 2200 mm por ano. A fauna apresenta diversas espécies de aves, mamíferos, répteis, anfíbios, insetos, os animais característicos são a arara-vermelha, gavião-rei, ariranha, gato-do-mato, macaco-prego, lobo-guará, boto, paca, cotias, acará-bandeira, dentre outros. A planta mais comum nessa região é o babaçu (Orbignya martiana) e é a principal fonte de renda da região através da extração do seu óleo.
O ecossistema denominado Mata Atlântica é o mais devastado pela ação humana ao longo dos séculos, seu território vai desde o Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte, onde vive cerca de 70% da população brasileira. O
clima é subtropical úmido no sul e tropical úmido no norte. A fauna tem como principais espécies as jaguatiricas, saguis, mico-leão-dourado, tucanos e papagaios, a flora é composta principalmente por plantas como os ipês, pau-brasil, jacarandá, jequitibás e palmeiras.

A Caatinga é conhecida pelas plantas que se adaptam ao clima semiárido da região e a falta de água devido à escassez de chuvas, que fica entre 500mm e 800mm por ano. Ocupa boa parte do nordeste brasileiro e o norte de Minas Gerais, com fauna composta principalmente por preás, veados, calangos, iguanas, onças e macacos-pretos, a fauna característica é seu grande diferencial. As plantas são adaptadas ao clima seco, possuindo folhas transformadas em espinhos, cutículas impermeáveis e caules que armazenam água. Como exemplos, estão as cactáceas (mandacaru e facheiro).

http://Ipê Amarelo. Disponível em: <https://tinyurl.com/4yd2ycw7>. Acesso em 14 de jun. de 2021

O Pantanal é considerado a maior planície inundada do Brasil, presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde certas épocas do ano determinadas áreas podem ficar parcial ou totalmente inundadas. O clima é tropical e no verão as temperaturas atingem a 32°C, a fauna é diversificada, com moluscos, crustáceos e peixes, como o dourado, piau, jaú, surubim e piranhas, além de tuiuiús, saracuras, jacarés, capivaras, onças e veados, e a flora apresenta poucas espécies próprias desse sistema, sendo a palmeira carandá uma das plantas mais conhecidas.
Pampas trata-se de um ecossistema do tipo pradaria ou campos, presente na região sul do Brasil. O clima é subtropical com as quatro estações bem definidas. A fauna é composta principalmente por onças-pintadas, jaguatiricas, macacos-prego, tamanduás, emas, perdizes, joões-de-barro, veados-campeiros, preás, tucanos, gaturamos, e a flora tem predomínio de gramíneas e arbustos, algumas plantas são louro-pardo, cedro, capim-forquilha, grama-tapete, babosa-do-campo, cactáceas, araucárias, palmeira anã, entre outros.

Pampas trata-se de um ecossistema do tipo pradaria ou campos, presente na região sul do Brasil. O clima ésubtropical com as quatro estações bem definidas. A fauna é composta principalmente por onças-pintadas, jaguatiricas, macacos-prego, tamanduás, emas, perdizes, joões-de-barro, veados-campeiros, preás, tucanos, gaturamos, e a flora tem predomínio de gramíneas e arbustos, algumas plantas são louro-pardo, cedro, capim-forquilha, grama-tapete, babosa-do-campo, cactáceas, araucárias, palmeira anã, entre outros.

A Mata de Araucária é um ecossistema repleto de Pinheiros-do-Paraná (Araucaria angustifolia) conhecido como Araucária. O clima tem temperaturas bem baixas no inverno, com índice de chuvas em média de 1400mm/ano. A fauna é semelhante ao que
está presente na mata atlântica, e a flora conta com sua espécie mais representativa a Araucária, que pode atingir até 25 m de altura. Também podem ser encontradas samambaias e plantas epífitas
(espécies que vivem sobre outras plantas maiores, utilizando-asapenas como suporte).

O ecossistema chamado de Manguezais é um bioma litorâneo com vegetação arbustiva que se desenvolve num solo lodoso e salgado, sendo importante pois evita o assoreamento das praias
funcionando como uma barreira. Se estende por toda costa brasileira, mas pode ser encontrada por quilômetros à dentro do continente seguindo o curso de rios. O clima é semelhante ao da mata atlântica, na fauna predominam caranguejos, moluscos e aves, como as garças. Na flora existem três espécies principais de mangue, o mangue-vermelho, o mangue-branco e o mangue-preto.

Disponível em: https://tinyurl.com/y2nkpjup. Adaptado. Acesso em 14 de jun. de 2021

Ecossistemas pelo mundo

O mundo é um lugar muito vasto e cada lugar tem suas peculiaridades, assim como o Brasil, cada parte do mundo tem seu ecossistema com suas peculiaridades. Não é possível entrar com detalhes em todos os ecossistemas específicos de todo o mundo, mas é possível reunir de acordo com algumas características específicas. Eles podem ser classificados como: ecossistemas terrestres, como florestas, desertos, tundras, savanas e pradarias, e ecossistemas aquáticos, como oceanos, represas, lagos, rios e mares.
Os principais ecossistemas do planeta são as florestas tropicais, florestas temperadas, savanas, campos, desertos, taiga e tundra.

As Florestas Tropicais estão presentes nas Américas do Sul e Norte, África, Ásia e Oceania. O clima é quente e úmido, com biodiversidade de fauna e flora abundante, com muitos primatas, predadores felinos, como onças, tigres, muitas espécies de aves. Já as Florestas temperadas localizadas em regiões como Europa e América do Norte, possuem clima temperado com as quatro estações bem definidas, e com flora composta por árvores de médio e grande porte, chamadas de decíduas, que perdem suas folhas no fim do outono e readquirem na primavera, a fauna é composta por javalis, veados, raposas, esquilos, pássaros e insetos.
As Savanas são encontradas na África, Ásia, Austrália e nas Américas, o clima é quente e majoritariamente seco, a flora característica são as gramíneas, arvores de pequeno porte e arbustos espaçados, na África, onde se encontra a maior savana do mundo são encontrados herbívoros de grande porte, como elefantes, girafas além de carnívoros como leões, leopardos e guepardos.
Os Desertos são encontrados em todos os continentes, com destaque para os desertos africanos (Saara no norte da África e Kalahari no sul da África), asiático (Gobi no centro do continente asiático) e o deserto do Atacama no Chile.
O clima é muito quente e muito seco, com baixíssima incidência de chuvas, por décadas, e em alguns casos séculos sem chuva. A vegetação é composta por gramíneas e pequenos arbustos, nos desertos podemos encontrar animais roedores, serpentes, lagartos e insetos, com adaptações à falta de água.
Os Campos ou pradarias são encontrados em determinadas regiões da América do Sul, América do Norte, Europa e na Ásia, em locais que apresentam períodos de secas, a flora é composta por gramíneas e poucas árvores e bosques, a fauna é composta principalmente por roedores, raposas e insetos. Já a Taiga, conhecida como floresta de coníferas, com predominância em sua flora por árvores como pinheiros, o clima é um inverno rigoroso e com verão ameno, sua fauna apresenta alces, ursos, lobos, raposas e esquilos.
A Tundra é encontrada em regiões próximas ao polo Ártico, como norte do Canadá, Europa e Ásia, com
temperaturas baixas ao longo do ano todo e com inverno muito rigoroso. A fauna é composta por renas, caribu e boi almiscarado, esses animais são protegidos por uma densa pelagem. Na flora encontra-se principalmente musgos e líquens, em regiões com a temperatura mais elevada surgem gramíneas e pequenos arbustos.

Disponível em: https://tinyurl.com/y6rnbjh9. Adaptado. Acesso em 14 de jun. de 2021.

Quer saber mais sobre os ecossistemas brasileiros? Se possível, assista ao
vídeo:

Responda as atividades em seu caderno.

1. O ecossistema é importante para equilibrar e possibilitar o funcionamento de todas as esferas do planeta, incluindo osseres vivos, como os seres humanos. Cite algumas das funções dos ecossistemas para a vida na Terra.

2. No nordeste brasileiro há um bioma que abrange cerca de 11% do território brasileiro, apresentando secas extremas e períodos de estiagem, característica do clima semiárido. Sendo assim a vegetação possui poucas folhas e adaptadas para esses períodos de secas, além de abrigar grande biodiversidade. Esse ecossistema é conhecido por
(A) Caatinga. (B) Cerrado. (C) Mata Atlântica. (D) Pantanal

4. Saara, Kalahari e Atacama são os principais desertos do mundo. Assinale a alternativa que caracteriza essas regiões:
(A) Regiões que apresentam variações nos períodos de secas e chuvas.
(B) O clima é quente e seco, com solos ricos em húmus com vasta vegetação.
(C) O clima é quente e majoritariamente seco onde são encontrados herbívoros de grande porte.
(D) O clima é muito quente e muito seco, e vegetação e animais com adaptações à falta de água

5. A respeito da Floresta Tropical Amazônica, são feitas algumas afirmações, assinale V para as verdadeiras e F para as Falsas:
I. ( ) A floresta amazônica é caracterizada pela baixa biodiversidade na fauna e na flora.

II. ( ) O solo da Amazônia é arenoso e apresenta uma camada de húmus resultante da deposição de plantas e restos de animais.
III. ( ) O clima das florestas tropicais, como a Floresta Amazônica, é quente e seco, com baixa quantidade de chuvas ao longo do ano.

IV. ( ) A Amazônia compreende uma região que abrange a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, que detém cerca de 20% da água doce do planeta.

6. Bioma localizado em áreas de alta latitude, no extremo norte do planeta, em regiões como o Canadá e a Rússia, que apresenta vegetação com presença de espécies vegetais de pequeno porte, como musgos e líquens. Suas plantas apresentam grande resistência às baixas temperaturas típicas desse bioma, a
(A) Taiga. (B) Tundra. (C) Floresta temperada. (D) Savanas.

7. Leia o texto a seguir:


O Cerrado em (muito) perigo

Segundo maior bioma brasileiro – atrás apenas da Amazônia –, o Cerrado agoniza. Presente em 11 estados e esparramado por cerca de dois milhões de quilômetros quadrados, ocupa um quarto do território nacional, abriga 5% das espécies do planeta e 30% da biodiversidade brasileira. Apesar dos superlativos, vive sob ameaça diuturna do agronegócio, que substitui vegetação nativa por extensas áreas de monocultura e pecuária. Pouco mais de metade do seu território (52%) foi destruído, deixando cenário de devastação ambiental. Junto com a Mata Atlântica, o Cerrado, considerado a savana mais rica do mundo, entrou para a lista de hotspot global de conservação – só entram para esse ranking as áreas de conservação com sério risco de extinção.


Disponível em: https://projetocolabora.com.br/ods13/o-cerrado-em-perigo/. Acesso em 14 jun. 2021.

Quais as principais consequências dessa degradação do cerrado?

8. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido e assinale a alternativa correta.

10. O ecossistema predominante no estado de Goiás é
(A) Cerrado. (B) Campos. (C) Floresta Tropical. (D) Mata Atlântica.