AULA 14/2022 Recomposição 6º ano – Língua Portuguesa - 15/08/2022

Atividades para Recomposição da Aprendizagem

Leia o texto abaixo e responda às questões 1 a 3.

Imagem: https://leiturinha.com.br/blog/melhores-livros-para-pre-adolescentes

Disponível em https://baudashistoriasepoemas.blogspot.com/2010/04/poemas-de-jose-paulo-paes.html Acesso em 14 de jun. de 2022.

Poesia

é brincar com palavras

como se brinca

com bola, papagaio, pião.

Só que

bola, papagaio, pião

de tanto brincar se gastam.

As palavras não:

quanto mais se brinca

com elas

mais novas ficam.

como a água do rio

que é água sempre nova.

como cada dia

que é sempre um novo dia.

Vamos brincar de poesia?

Disponível em https://baudashistoriasepoemas.blogspot.com/2010/04/poemas-de-jose-paulo-paes.html Acesso em 14 de jun. de 2022.

1. Esse texto é

A) um poema.

B) um convite.

C) uma carta.

D) uma letra de música.

2.  O assunto tratado no texto é

A) um relato de como brincar de bola.

B) uma forma de ensinar a fazer brinquedos.

C) um convite para brincar de bola.

D) um convite para brincar de poesia. 

3. O que as palavras “bola”, “papagaio”, “pião” representam para as crianças?

A) Brinquedos que as crianças não gostam.

B) Brinquedos que não estão ligados ao mundo infantil.

C) Brinquedos que as crianças gostam.

D) Brinquedos que os adultos obrigam as crianças a terem.

Leia o texto do grupo Palavra Cantada para responder às questões 4 a 6.

Vovô

Quando eu vejo meu vovô

Que é pai do meu papai

Penso que há um tempo atrás

Ele era o que eu sou

Agora sou criança

E o vovô também já foi

A vida é uma balança

Ontem, hoje e depois

Amanhã talvez quem sabe

Eu serei um outro avô

E o filho do meu filho

Será o que hoje eu sou

Ontem, hoje e depois

Amanhã talvez quem sabe

Eu serei um outro avô

E o filho do meu filho

Será o que hoje eu sou

Ontem, hoje e depois

Ontem, hoje e depois

Ontem, hoje e depois

Composição de Edith Derdyke Paulo Tatit. Disponível em https://www.letras.mus.br/palavra-cantada /887898/ Acesso em 14 de junho de 2022.

4. O texto lido é

A) um diário.

B) um convite.

C) uma carta.

D) uma letra de música.

5. O texto “Vovô” trata sobre qual assunto?

A) A morte do vovô.

B) A vida que é monótona. 

C) A passagem do tempo.

D) Um passado incerto.

6. A repetição do verso “Ontem, hoje e depois” sugere

A) a decepção, a fraqueza e o egoísmo.  

B) a alegria, a tristeza e a aventura.

C) o passado, o presente e o futuro.

D) o tempo, o relógio e a passagem.

Leia a história em quadrinhos para responder às questões 7 a 10.

Disponível em https://monica.fandom.com/pt-br/wiki/Fazendo_Arte_(hist%C3%B3ria_da_M%C3%B4nica). Acesso em 14 de jun. de 2022.

7. Na história em quadrinhos acima, o autor prioriza a linguagem

A) mista.

B) não verbal ou visual.

C) verbal.

D) informal.

8. Caso haja isolamento da leitura do título “Fazendo arte”, o leitor poderia compreender que fazer arte

A) está ligado ao trabalho mal feito do Cebolinha.

B) não está ligado ao trabalho.

C) é trabalho apenas para adultos.

D) está ligado às travessuras do Cebolinha.

9. No segundo quadrinho, o corpo e a expressão facial da personagem Mônica demonstram que ela ficou

A) com raiva.

B) surpresa.

C) com medo.

D) indignada.

10. No penúltimo quadrinho, Mônica demonstra raiva e associa a imagem dela no muro às travessuras de Cebolinha. Por que ela faz isso?

A) Cebolinha é o melhor amigo dela.

B) Cebolinha sempre se refere a ela como gorducha e dentuça.

C) Cebolinha é o único que conseguiria desenhar.

D) Cebolinha sente ciúmes da Mônica.

Leia o texto abaixo para responder às questões 11 a 13.

Prefeitura implanta sistema online de adoção de cães e gatos com entrega em domicílio

Durante o período de suspensão dos serviços essenciais como forma de combate ao novo coronavírus, o Departamento de Proteção Animal (DPAN) da Prefeitura de Guarulhos está oferecendo, em caráter excepcional, adoção online de cães e gatos com entrega do animal na residência, sem nenhum custo ao adotante.

De acordo com Andrea Viegart, diretora do DPAN, o esquema especial se faz necessário já que as feiras de adoção estão temporariamente suspensas e as pessoas estão evitando sair de casa. “Com a pandemia do novo coronavírus, a quantidade de animais abandonados em nossa cidade aumentou significativamente, por isso, em caráter excepcional, vamos testar esse sistema alternativo de adoção. A situação pede união e cuidados especiais entre nós e também com os animaizinhos, que são excelente companhia, principalmente neste momento de isolamento”, afirma Andrea.

Interessados em adotar um amigo pelo sistema online devem enviar um e-mail para adotedpan@gmail.com solicitando formulário para preenchimento e devolução ao departamento, que buscará um animalzinho com as características solicitadas. A equipe do DPAN enviará fotos dos animais com perfis adequados disponíveis e, após a escolha, efetivará o processo com a entrega do animal na residência.

Em caso de adoção de filhotes que ainda não tenham atingido idade e peso necessários para serem submetidos com segurança à cirurgia de castração, o adotante assinará termo no qual se comprometerá a levar o animal para o procedimento gratuito garantido pela Prefeitura assim que o período de quarentena acabar.

A adoção presencial continua sendo realizada, mediante agendamento para evitar aglomeração de pessoas, no canil municipal. Interessados devem entrar em contato pelo telefone 2436-3656. O DPAN fica na rua Santa Cruz do Descalvado, 420, Bonsucesso.

Disponível em https://www.guarulhos.sp.gov.br/article/prefeitura-implanta-sistema-online-de-adocao-de-caes-e-gatos-com-entrega-em-domicilio. Acesso em 14 de junho de 2022.

11. O texto lido é

A) um poema.

B) uma reportagem.

C) uma carta de reclamação.

D) uma notícia.

12. O assunto lido é sobre a

A) castração de animais que ficam nas ruas.

B) alimentação de animais que são abandonados.

C) adoção online de animais (cães e gatos).

D) solidariedade do povo em relação aos animais abandonados.

13. Segundo o texto, qual prefeitura está promovendo a campanha para adoção?

A) São Paulo.

B) Belém.

C) Santos.

D) Guarulhos. 

Leia o texto abaixo e responda às questões 14 a 16.

14. O texto acima é

A) uma campanha Publicitária.

B) regras de adoção.

C) uma carta de reclamação.

D) uma notícia.

15. O autor ao utilizar as imagens dos animais tenta convencer o leitor a

A) abandonar os animais.

B) cuidar dos animais.

C) adotar um animal.

D) entregar à adoção.

Disponível em https://www.guarulhos.sp.gov.br/article/prefeitura-implanta-sistema-online-de-adocao-de-caes-e-gatos-com-entrega-em-domicilio. Acesso em 14 de junho de 2022.

16. O uso do substantivo “amiguinho” utilizado pelo autor do texto está em qual grau? Explique o sentido no texto.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia o cartum abaixo para responder às questões 17 a 20.

http://Disponível em https://www.facebook.com/florindatubinosampaio/photos/l%C3%ADngua-portuguesa-1%C2%BA-trimestre-2020-turma-101-professora-gl%C3%B3riaresponda1-o-que-s/2649482541846006/. Acesso em 14 de junho de 2022.

17. Quais são as linguagens utilizadas na construção do cartum?

________________________________________________________________________________________________________________

18. Nos dois primeiros quadrinhos 5ª e 6ª feiras sugerem o quê para o homem?

 _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

19. Como o homem caricaturado se sente no sábado? Explique.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

20. Qual o sentido do balão no último quadrinho? O que sugere a cor e a expressão facial do homem?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia o texto abaixo para responder às questões 21 a 24.

http://Disponível em https://www.apoioescolar24horas.com.br/portugues/interpretacao/interpretacao.cfm?idTexto=83&refaz=sim&cont=0&sNivelEducs=efai. Acesso em 14 de junho de 2022.

21. Qual é o gênero do texto acima?

________________________________________________________________________________________________________________

22. Quais são as linguagens utilizadas para construir o texto?

________________________________________________________________________________________________________________

23. Por que o pássaro menor em pensamento questiona a racionalidade humana?

________________________________________________________________________________________________________________

24. Como a imagem contribui para o efeito humorístico produzido no texto?

________________________________________________________________________________________________________________

Leia as memórias literárias de Manoel de Barros para responder às questões 25 a 30.

                                                     O Lavador de Pedras

        A gente morava no patrimônio de Pedra Lisa. Pedra Lisa era um arruado de 13 casas e o rio por detrás. Pelo arruado passavam comitivas de boiadeiros e muitos andarilhos. Meu avô botou uma Venda no arruado. Vendia toucinho, freios, arroz, rapadura e tais. Os mantimentos que os boiadeiros compravam de passagem. Atrás da Venda estava o rio. E uma pedra que aflorava no meio do rio. Meu avô, de tardezinha, ia lavar a pedra onde as garças pousavam e cacaravam. Na pedra não crescia nem musgo. Porque o cuspe das garças tem um ácido que mata no nascedouro qualquer espécie de planta. Meu avô ganhou o desnome de Lavador de Pedra. Porque toda tarde ele ia lavar aquela pedra.

A Venda ficou no tempo abandonada. Que nem uma cama ficasse abandonada. É que os boiadeiros agora faziam atalhos por outras estradas. A Venda por isso ficou no abandono de morrer. Pelo arruado só passavam agora os andarilhos. E os andarilhos paravam sempre para uma prosa com o meu avô. E para dividir a vianda que a mãe mandava para ele.

Agora o avô morava na porta da Venda, debaixo de um pé de jatobá. Dali ele via os meninos rodando arcos de barril ao modo que bicicleta. Via os meninos em cavalo de pau correndo ao modo que montados em ema. Via os meninos que jogavam bola de meia ao modo que de couro. E corriam velozes pelo arruado ao modo que tivessem comido canela de cachorro. Tudo isso mais os passarinhos e os andarilhos era paisagem do meu avô. Chegou que ele disse uma vez: Os andarilhos, as crianças e os passarinhos têm o dom de ser poesia. Dom de ser poesia é muito bom!

                                  (Memórias inventadas: a infância. São Paulo: Planeta do Brasil, 2003) Disponível em http://praticandogenerostextuaisnaescola.blogspot.com/p/coletanea-de-memorias-literarias-da.html Acesso em 14 de junho de 2022.

25. No texto acima, o narrador é personagem. Identifique e transcreva uma frase do texto que comprove essa afirmação.

_______________________________________________________________________________________________________________

26. O narrador-personagem descreve o local que vivia com seus familiares. Como é descrito esse lugar? Utilize exemplos do texto para construir sua resposta. ________________________________________________________________________________________________________________

27. O narrador descreve a velocidade que os meninos corriam pelo local. Para isso, ele utiliza a linguagem em sentido figurado “comido canela de cachorro”. O que significa essa expressão, no texto?

________________________________________________________________________________________________________________

28. No trecho “Meu avô, de tardezinha, ia lavar a pedra onde as garças pousavam e cacaravam”, a palavra sublinhada significa

A) derrubavam.

B) cuspiam.

C) encolhiam.

D) bebiam.

29. Por que a “Venda” ficou abandonada segundo o narrador?

A) Os andarilhos e os boiadeiros não gostavam mais de comer na venda.

B) Os boiadeiros encontraram um meio mais rápido para chegar onde desejavam.

C) Os andarilhos não queriam encontrar com os boiadeiros.

D) Os boiadeiros deixaram de gostar do avô do menino.

30.  Para o avô do menino, as crianças brincando, os andarilhos passando e o som dos pássaros representavam:

A) Um barulho próximo ao das águas do rio.

B) Uma beleza e simplicidade próxima à poesia.

C) Uma desorganização do ambiente calmo.

D) Uma viagem no tempo.