AULA 14/2022 Recomposição 8º ano – Ciências da Natureza - 15/08/2022

Atividades para Recomposição da Aprendizagem

1. Observe, na imagem abaixo, quatro usinas de produção de energia.

2. Observe o circuito representado na imagem abaixo.

Qual dispositivo nesse circuito desempenha a função de gerador?

(A) 1.

(B) 2.

(C) 3.

(D) 4.

Disponível em: <https://bit.ly/3wlnVk2>. Acesso em: 16 maio 2022. Adaptado para fins didáticos.

3. Observe, na imagem abaixo, os componentes de um refletor solar.

4. Observe, no esquema abaixo, um mecanismo de produção de energia elétrica.

5. Observe a usina de produção de energia representada na imagem abaixo.

8. Observe a usina representada na imagem abaixo.

Qual a fonte de energia utilizada nessa usina? Qual o nome de usinas que usam esse tipo de fonte para produzir eletricidade?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. Certos vegetais, como a cana-de-açúcar e a mandioca, são cultivados através de pedaços de caules. A respeito dessa prática, considere as afirmações:

I. É vantajosa sobre a reprodução sexuada, quanto à garantia da boa qualidade do produto final.

II. É desvantajosa sobre o processo sexuado, quanto ao aspecto de resistência ao meio, pois as culturas obtidas estão sujeitas a serem dizimadas por ação de algum fator biótico ou abiótico.

III. É vantajosa sobre a reprodução sexuada, pois permite maior variabilidade genética entre os indivíduos.

IV. É vantajosa sobre o processo sexuado, pois as culturas são obtidas num espaço menor de tempo.

Então, estão corretas, somente:

(A) I e II.

(B) II e III.

(C) I e III.

(D) I, II e IV.

10. Em um experimento, um tipo de planta que se reproduz tanto de forma sexuada como assexuada é cultivada em dois ambientes artificiais distintos (I e II). No ambiente I, as condições de temperatura e umidade são constantes e não há presença de insetos. No ambiente II, há presença de insetos e a temperatura e a umidade são instáveis.

Considerando os dois ambientes, a reprodução que teria melhor resultado na produção vegetal é:

(A) Nos dois ambientes, reprodução sexuada, pois esta gera indivíduos idênticos que produzem um maior número de plantas.

(B) No ambiente II, reprodução assexuada, pois uma planta bem adaptada irá gerar um descendente também bem adaptado.

(C) Nos dois ambientes, reprodução assexuada, pois esta gera plantas já maduras e adaptadas, não apresentando fragilidades em presença de pragas.

(D) No ambiente II, reprodução sexuada, pois esta gera sempre uma variedade de indivíduos que irão se adaptar a qualquer ambiente.

11. Considere o processo representado nesta figura:

É INCORRETO afirmar que, para esse processo ocorrer, é preciso haver, no solo,

(A) matéria orgânica.

(B) oxigênio disponível.

(C) suprimento hídrico.

(D) temperatura adequada.

12. Alguns representantes do Reino Plantae podem reproduzir-se de forma assexuada. Com relação a esse tipo de reprodução podemos afirmar que:

I. aumenta a variabilidade genética da espécie que o utiliza.

II. novos indivíduos podem ser gerados a partir de caules ou folhas, por reprodução vegetativa.

III. sua ocorrência levou ao desenvolvimento de técnicas agrícolas como a enxertia.

IV. desempenha o papel principal na evolução das espécies que dele se utilizam.

Assinale a alternativa CORRETA.

(A) Todas as afirmativas são falsas.

(B) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

(C) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

(D) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

13. O esquema a seguir representa, de forma simplificada, o ciclo de vida de uma samambaia.

Nesse ciclo, surgem por reprodução sexuada e por reprodução assexuada, respectivamente, o

(A) esporófito e o gametófito.

(B) gametófito e o esporófito.

(C) esporófito e os esporos.

(D) gametófito e o zigoto.

14. O esquema abaixo representa duas espécies de plantas com diferentes distribuições em relação aos tipos florais.

Assinale a alternativa INCORRETA:

(A) A espécie I é um exemplo de planta monóica.

(B) Na espécie I cada flor pode se autofecundar.

(C) A variabilidade genética pode ocorrer nas duas espécies.

(D) Plantas da espécie II não podem se autofecundar.

15. Considere as plantas abaixo:

I. pés de cana-de-açúcar oriundos de estacas de uma só planta-mãe;

II. plantas de ervilha originadas por semeadura;

III. plantas originados de esporos de uma única samambaia.

Assinale a alternativa da tabela que indica corretamente a mais provável natureza genética dessas plantas.

16. Denominam-se gêmeos dois ou mais irmãos que nascem de uma mesma gestação. Uma mãe deu à luz dois meninos idênticos, também chamados de gêmeos monozigóticos.

Esses bebês foram gerados a partir de quantos espermatozoides e de quantos óvulos? Justifique sua resposta.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

17. Olinda deu à luz gêmeos, sendo uma menina e um menino, sem ter realizado tratamento para engravidar.

A partir dessas informações, é possível concluir que os gêmeos desse caso são

(A) univitelinos, originados de um óvulo e um espermatozoide.

(B) fraternos, originados de dois óvulos e dois espermatozoides.

(C) univitelinos, originados de dois óvulos e um espermatozoide.

(D) fraternos, originados de um óvulo e dois espermatozoides.