AULA 14/2022 Recomposição 9º ano – Geografia - 15/08/2022

Atividades para Recomposição da Aprendizagem

1. O nível de organização dos dados, qualitativos, ordenados ou quantitativos, de um mapa está diretamente relacionado ao método de mapeamento e a utilização de variáveis visuais adequadas à sua representação.

Sendo assim, mencione abaixo os principais elementos que compõem um mapa.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Nos mapas de símbolos pontuais, quais os principais fenômenos podem ser descritos por este tipo de mapa?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Nos mapas de símbolos lineares, estes são utilizados para representar objetos ou elementos de largura muito pequena, mas grandes em extensão. Quais os principais fenômenos podem ser retratados neste mapa?

(A) Distribuição das densidades (habitantes por quilômetro quadrado).

(B) Processo de migração; quantidade de linhas férreas em uma determinada área etc.

(C) Descrever polos industriais em determinadas regiões.

(D) Rendimentos (toneladas por hectare).

4. Qual principal fenômeno pode ser retratado por um mapa corocromático?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. “Os mapas […] são elaborados com dados quantitativos e apresentam sua legenda ordenada em classes conforme as regras próprias de utilização da variável visual valor por meio de tonalidades de cores, ou ainda, por uma sequência ordenada de cores que aumentam de intensidade conforme a sequência de valores apresentados nas classes estabelecidas”.

A que tipo de mapa o texto se refere acima?

(A) Corocromáticos.

(B) Lineares.

(C) Antrópicos.

(D) Coropléticos.

6. Observe o mapa abaixo.

https://static.significados.com.br/foto/mapa-fisico-do-mundo-cke.jpg

Para atingir o objetivo de ler e interpretar mapas, o leitor necessita de identificar e analisar os elementos de representação cartográfica. Entre esses, a escala cumpre um papel importante, visto que é a partir dela que se tem:

(A) a localização de um fenômeno na superfície terrestre.

(B) a apresentação da superfície esférica no plano.

(C) a identificação dos diferentes hemisférios terrestres.

(D) o nível de detalhes das informações representadas.

7. Compreende-se a ideia de diferenciação de áreas no contexto geral e de aproximação dessas áreas por meio de suas características comuns. Uma região configura-se como uma área delimitada, definida por suas características comuns, por exemplo: um bioma, o Cerrado, que é uma região do planeta Terra com semelhanças nos seus aspectos naturais.

Selecione a alternativa que melhor define o processo de Regionalização.

(A) Regionalizar o mundo é criar áreas ou lugares semelhantes no planeta Terra.

(B) Regionalizar é o ato de separar áreas por critérios de tamanho, seguindo uma uniformidade.

(C) Regionalizar o mundo é segregar raças, é impedir que o processo de globalização chegue, de forma uniforme, para todas as civilizações.

(D) Regionalizar o mundo é intensificar a criação de áreas com o intuito de explorar umas e habitar em outras.

8. A regionalização clássica mundial envolve um processo de divisão por meio da união de aspectos naturais e humanos. O exemplo mais clássico desse tipo de regionalização são

(A) as cidades globais.

(B) as metrópoles.

(C) as zonas urbanas.

(D) os continentes.

9. O processo de regionalização do mundo é um conceito muito amplo e discutido na ciência geográfica. Regionalizar significa dividir o espaço geográfico, a fim de um melhor entendimento dos fenômenos físicos, sociais, políticos e naturais.

Sendo assim, mencione abaixo como é regionalizado o globo terrestre em continentes.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Observe o mapa abaixo:

https://www.preparaenem.com/upload/conteudo/images/regionalizacao-norte-sul.jpg

O mesmo se refere a que tipo de regionalização?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11. A globalização é um dos termos mais frequentemente empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo.

Mas afinal, o que seria de fato essa GLOBALIZAÇÃO?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12. Mencione abaixo os aspectos positivos e negativos da globalização.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

13. Marque a alternativa que melhor expressa o processo de globalização no mundo, e também uma parte da fala do geógrafo Milton Santos.

(A) “A globalização é perversa e excludente”

(B) “O processo de globalização traz igualdade para todos”

(C) “A globalização se faz presente em países que as querem presente”

(D) “O globo terrestre e suas trocas econômicas só podem ser entendidos pela globalização, excluindo assim o capitalismo”

14. A Globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Após qual período a Globalização se fez mais presente no cotidiano das pessoas?

(A) Grandes Navegações.

(B) Guerra Fria.

(C) Apartheid.

(D) Guerra dos Emboabas.

15. As atividades industriais da Globalização estão extremamente internacionalizadas e são baseadas em ferramentas tecnológicas de produção e comercialização. Sendo assim, destacam-se, no processo de globalização, as empresas ligadas à

(A) produção de conhecimento, como as de informática.

(B) exploração de bens primários, como as madeireiras.

(C) atividade de produção artesanal, como as têxteis.

(D) alta exploração dos trabalhadores, como as de base.

16. A globalização provocou profundas mudanças nos sistemas globais de produção. É uma característica desse sistema a

(A) utilização de mão de obra braçal.

(B) existência de grandes estoques de produtos.

(C) fragmentação da produção industrial.

(D) concentração das unidades fabris.