AULA 14/2022 Recomposição 9º ano – Matemática - 15/08/2022

Atividades de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem

1. Observe o número no quadro abaixo.

Uma decomposição desse número está representada em

A) 3 × 1 000 + 1 × 100 + 2 × 10.

B) 3 × 1 000 + 1 × 10 + 2 × 1.

C) 3 × 100 + 1 × 10 + 2 × 1.

D) 3 × 1 + 1 × 100 + 2 × 10.

2. Maria é diretora de um colégio e precisa solicitar 15 livros para cada aluno que está matriculado e é frequente no colégio. Ela verificou que, nos três turnos em que a escola funciona, há um total de 2 508 alunos matriculados e frequentes. Qual é a quantidade de livros que Maria precisa solicitar para esses alunos?

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3. Observe o ponto R destacado no plano cartesiano abaixo.

Quais são as coordenadas (x, y) desse ponto?

A) (2, 2).

B) (2, 3).

C) (3, 0).

D) (3, 2).

4. Renato fez uma viagem ao exterior com duração de 5 semanas e 6 dias. Quantos dias durou essa viagem de Renato?

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5. Observe, na figura abaixo, a representação de um conjunto de lâmpadas.

As lâmpadas destacadas de cinza nessa figura representam as lâmpadas que estão queimadas, e as lâmpadas em branco representam as lâmpadas que estão funcionando perfeitamente.

De acordo com essa figura, a fração que representa a quantidade de lâmpadas queimadas em relação ao total de lâmpadas desse conjunto é

6. Viviane é dona de uma fábrica de capinhas para celular e precisa distribuir as 19 180 capinhas que fabricou em 14 caixas, de modo que todas as caixas fiquem com a mesma quantidade de capinhas. Qual será a quantidade de capinhas de celular em cada caixa depois dessa distribuição?

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7. Observe o número apresentado no quadro abaixo.

Nesse número, qual é o valor relativo do algarismo 5?

A) 500 000.

B) 50 000.

C) 50.

D) 5.

8. Vinícius viaja sempre à sua cidade natal para visitar sua mãe, com o mesmo automóvel. Certo dia ele levou 4 horas para fazer essa viagem, tendo registrado uma velocidade média de 96 km/h no trajeto. Em outra ocasião, como o dia estava chuvoso, ele levou 6 horas para fazer esse mesmo trajeto. Nesse dia chuvoso, qual foi a velocidade média do carro de Vinícius nessa viagem?

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9. Observe o número apresentado no quadro abaixo.

Qual é a ordem ocupada pelo algarismo 3 nesse número?

A) Centena.

B) Centena de milhar.

C) Unidade.

D) Unidade de milhar.

10. Uma empresa de construção deseja construir casas geminadas e, por isso, fez uma planta do terreno que será utilizado, para determinar as medidas dos lados de cada casa que será feita. A figura abaixo apresenta a planta de uma dessas casas, destacada na cor cinza.

Qual é o perímetro, em metros, da figura que representa a planta dessa casa?

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11. Observe o número no quadro abaixo.

Uma das decomposições desse número é

A) 9 centenas e 2 dezenas.

B) 9 centenas e 20 dezenas.

C) 9 centenas e 2 unidades.

D) 9 centenas e 20 unidades.

12. Um jogo de realidade virtual simula situações reais de trânsito. Cada jogador inicia o trajeto com um total de 70 pontos. A cada infração de trânsito cometida pelo jogador durante o trajeto, o número – 6 é adicionado ao seu total de pontos. Em seu primeiro trajeto neste jogo, Karen cometeu 8 infrações de trânsito.

Karen terminou seu primeiro trajeto com quantos pontos?

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13. Observe os números no quadro abaixo.

Qual é a ordem decrescente desses números?

A) 730 – 740 – 750 – 760 – 770.

B) 730 – 760 – 740 – 770 – 750.

C) 770 – 760 – 740 – 750 – 730.

D) 770 – 760 – 750 – 740 – 730.

14. Gisele e Roberto estão participando de um jogo didático-matemático e precisam resolver uma charada. Eles precisam descobrir o preço de uma mochila escolar a partir da informação de que o dobro do preço dessa mochila, menos 24 reais, resulta em 332 reais. Qual é o preço, em reais, dessa mochila que Gisele e Roberto precisam encontrar?

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15. Patrícia fabrica barras de doce de leite em formato de paralelepípedo reto. Observe as dimensões de uma dessas barras de doce apresentada na figura abaixo.

Qual é a medida do volume, em centímetros cúbicos, dessa barra de doce fabricada por Patrícia?

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16. Observe o número no quadro abaixo.

Em qual desses números o algarismo 7 ocupa a ordem das dezenas?

A) 287

B) 467

C) 571

D) 739

17. Ao analisar a produtividade de sua empresa de estamparia de camisetas, Letícia verificou que, com 16 máquinas, realizando o mesmo serviço na mesma velocidade, a empresa consegue estampar 496 camisetas por dia. Querendo aumentar essa produtividade, Letícia comprou mais 4 máquinas de estampar iguais às que já possui que irão entrar na produção juntamente com as demais. Com as novas máquinas, quantas camisetas a mais a empresa de Letícia passará a pintar por dia?

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18. Vanessa fez uma viagem de carro. Ela saiu de Goiânia, GO, e dirigiu até Belo Horizonte, MG, percorrendo uma distância de oitocentos e noventa e dois quilômetros.

Quantos quilômetros Renan percorreu nessa viagem?

A) 802

B) 890

C) 892

D) 982

19. Em uma partida de videogame, Marcus marcou 178 pontos e Bruna marcou 50 pontos.

Quantos pontos Marcus marcou a mais do que Bruna nessa partida de videogame?

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20. José foi buscar sua filha na creche. Observe, na imagem abaixo, José parado no portão dessa creche.

Para buscar sua filha, José passou pelo portão, caminhou até o pátio, virou à sua direita e seguiu em frente, entrando em seguida no segundo cômodo à sua esquerda.

Em qual cômodo dessa creche José entrou para buscar sua filha?

A) Berçário.

B) Banheiro.

C) Maternal 1.

D) Maternal 2.

21. Danilo comprou 15 unidades de determinado produto em uma loja virtual. Cada unidade desse produto tem 2,75 kg.

Quantos quilogramas têm, ao todo, esses produtos comprados por Danilo nessa loja virtual?

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22. Jorge comprou uma bandeja de verduras no supermercado e conferiu a quantidade exibida no rótulo dessa embalagem.

Qual é a unidade de medida mais adequada para registrar a quantidade de verduras dessa bandeja que Jorge comprou?

A) Quilograma.

B) Grau.

C) Metro.

D) Litro.

23. As letras X, Y, Z e W, na reta numerada a seguir, representam números racionais.

Faça o que se pede:

a) Identifique os valores representados pelas letras X, Y, Z e W.

b) Indique nesta reta o número -1,5.

c) Indique nesta reta o número -0,25.

d) Dê exemplos de dois números racionais que se encontrem entre -2 e -1.

24. Resolva as situações problema a seguir.

a) Simone e Maicon fizeram parte de uma campanha de arrecadação de alimentos. Juntos arrecadaram 45 kg, mas Maicon arrecadou 5 kg a mais do que Simone. Quantos quilos de alimento Maicon arrecadou?

b) Em um cinema, há 13 fileiras com 12 poltronas e 15 fileiras com 17 poltronas. Qual o total de poltronas deste cinema?

c) No estacionamento do shopping estação da moda estão estacionados cento e noventa e cinco carros distribuídos em 13 fileiras com a mesma quantidade. Quantos carros estão estacionados em cada fileira?

d) Fernanda e mais quatro amigos foram almoçar juntos em uma churrascaria. A conta ficou R$ 275 e foi dividida igualmente entre eles. Fernanda pagou sua parte em dinheiro e lhe sobrou de troco R$ 45. Quanto Fernanda tinha antes de pagar a conta?

25. Enumere cada sequência numérica na coluna da direita de acordo com as respectivas expressões que as representam na coluna da esquerda.

26. Considere o plano cartesiano abaixo, onde estão representados os pontos M, N, O, P e Q e um peão que se encontra sobre o ponto de coordenadas (4; 5).

  Determine em que ponto se localizará o peão, quando ele for deslocado para um ponto

a) cujas coordenadas x e y tenham duas unidades a menos que a do ponto atual.

b) cuja coordenada y tenha duas unidades a mais que a do ponto atual e a coordenada x seja mantida.

c) cuja coordenada x tenha três unidades a menos que a do ponto atual e a coordenada y tenha duas unidades a mais.

d) cuja coordenada x tenha uma unidade a mais que a do ponto atual e a coordenada y tenha quatro unidades a menos.

e) que esteja duas unidades à direita e uma unidade abaixo do ponto atual.

27. Na figura a seguir, o triângulo II foi obtido a partir de uma ampliação do triângulo I.

a) Qual é a área de cada triângulo?

b) Determine a razão entre a área do triângulo II e a área do triângulo I.

c) O que você observou sobre a medida da área do triângulo II em relação à medida da área do triângulo I?

28. Escreva uma equação do 1° grau que represente cada uma das situações a seguir.

a) O dobro de um número subtraído de 8 unidades é igual a esse número acrescido de 12 unidades.

b) Um número natural adicionado ao seu antecessor é igual a 407.

c) A idade de Felipe é o dobro da idade de seu irmão mais 5 anos. A idades dos dois irmãos somam 25 anos.

d) Augusto comprou um fogão por 640 reais. Ele deu de entrada 80 reais e dividiu o restante em 4 prestações mensais e iguais.

29. Luciana aplicou um questionário de entrevista na escola onde estuda com objetivo de pesquisar informações sobre o gosto pela leitura dos estudantes.

Para informar os dados de sua pesquisa, ela construiu o gráfico a seguir.

De acordo com as informações do gráfico, responda:

a) Quantos foram os entrevistados na pesquisa de Luciana?

b) Quantos entrevistados estão cursando o Ensino fundamental II? Quantos cursam o Ensino Médio?

c) Quantos entrevistados gostam muito de ler?

d) Quantos entrevistados do Ensino Médio não gostam de ler?

e) Que percentual do total de estudantes entrevistados gostam muito de ler?

f) Que percentual dos entrevistados do Ensino Fundamental II gostam um pouco de ler?

30. Relacione as expressões numéricas da primeira coluna com seus respectivos valores na segunda coluna.

31. Na reta numerada a seguir, as letras A, B, C, D, E e F representam números inteiros.

Responda:

a) Identifique os valores representados pelas letras A, B, C, D, E e F.

b) Entre quais valores indicados nesta reta se encontra o número -17?

c) O número -32 se localiza entre quais valores indicados na reta?

d) Dê exemplos de dois números inteiros que se encontram entre -25 e -20.

32. Complete o quadro a seguir, conforme o exemplo, distribuindo os algarismos de cada número nas colunas conforme o seu valor posicional e decompondo o número na forma polinomial.

33. Calcule o valor de cada uma das expressões a seguir.

34. Carla pensou em um número e a ele somou 10 unidades. Após isso, Carla multiplicou o resultado por 4 e subtraiu 2 dezenas. Sabendo que o resultado da expressou foi 40, qual o número que Carla escolheu?

a) 8
b) 6
c) 5
d) 2

35. Calcule o valor das seguintes expressões algébricas.

36. Associe cada planificação ao sólido que a representa.

37. A figura a seguir, ilustra a planta da área de lazer da casa de Ricardo.

Figura criada pelo autor

A medida real do comprimento da piscina de Ricardo é igual a 3,6 metros.

Determine a medida real

a) da largura da piscina.

b) da parede dos fundos da área de convivência.

38. A tabela a seguir apresenta o consumo de água, em m3, na escola Aprendiz durante cinco meses.

Fonte: dados fictícios

 Represente os dados desta tabela em um gráfico de:

a) colunas.

b) barras.

c) linhas.

39. Resolva as situações problema a seguir.

a) No município de Asa Branca a temperatura máxima em determinado dia de inverno chegou a 3°C, a mínima, nesse mesmo dia, foi de – 5°C. Qual foi a diferença entre as temperaturas máxima e mínima em Asa Branca neste dia?

b) Em uma cidade, às cinco horas, o termômetro de uma praça marcava – 2°C. Duas horas depois, a temperatura nessa praça baixou 3°C. Quanto o termômetro passou a marcar?

c) Em um jogo de tabuleiro, cada ponto ganho corresponde a um número inteiro positivo, e cada ponto perdido corresponde a um número inteiro negativo. Ao final desse jogo, Jair totalizou –15 pontos e Sílvia fez o triplo de pontos de Jair. Qual é o total de pontos de Sílvia?

d) Em um experimento, certa substância atinge o ponto de fusão a – 4oC. Nesse experimento, os pesquisadores pretendem observar o que acontece com a substância quando ela atingir uma temperatura 5 vezes menor que a do ponto de fusão. Qual é a temperatura da substância que os pesquisadores pretendem observar? 40. Relacione os números racionais da segunda coluna com suas diferentes representações na primeira coluna.

40. Relacione os números racionais da segunda coluna com suas diferentes representações na primeira coluna.