AULA 14/2023 – Debate e os Movimentos Argumentativos. - 24/08/2023

VOCÊ SABE O QUE SÃO MOVIMENTOS ARGUMENTATIVOS?
Inicialmente, você precisa saber que a argumentação é um processo de construção linguística cujo objetivo final é convencer o interlocutor à adesão de ideias expostas por meio de uma tese. Tese é uma proposição que se apresenta para ser discutida e defendida por alguém, com base em determinadas hipóteses ou pressupostos.
Diante de uma questão como a privatização do ensino, por exemplo. Há grupos que, dependendo da ideologia à qual possuem, concordam com a privatização, outros discordam; e ainda há aqueles que procuram o equilíbrio entre um posicionamento e outro. Dessa forma, a tese defendida e o processo argumentativo tomado dependerão desse posicionamento inicial diante da questão.
Esses posicionamentos são denominados como movimentos argumentativos, visto que conduzem o movimento que os argumentos selecionados tomam. Nesse sentido, temos três movimentos argumentativos básicos:

  1. Movimento de sustentação: quando você coloca uma tese alinhada à postura do enunciador da ideia apresentada, ou seja, apresenta os seus argumentos concordando com aquilo que foi apresentado inicialmente.
  2. Movimento de refutação: quando você contesta os argumentos do seu interlocutor.
  1. Movimento de concessão: quando você apresenta uma tese que apoia as posições em disputa. Portanto, há uma relativização dos posicionamentos contrários e favoráveis à ideia, numa espécie de diálogo que visa ponderar sobre os discursos divergentes levantados.
    Por exemplo:
    Ideia discutida: A privatização do ensino público é necessária.

QUANTO AO GÊNERO TEXTUAL DEBATE, VOCÊ SABE O QUE É?

O DEBATE é um gênero textual argumentativo oral, caracterizado pelo discurso persuasivo, com temas polêmicos e opiniões antagônicas (opostas), geralmente de interesse coletivo, que revelam posicionamentos e ideias.
No DEBATE, que é essencialmente argumentativo, você tem a oportunidade de manifestar a sua opinião a respeito de determinado tema, de
maneira democrática. É uma das formas mais efetivas de aprender, visto que obrigatoriamente pressupõe o diálogo, saber ouvir para poder falar,
manifestar-se democraticamente. Vale salientar que a expressão oral em um debate é muito importante.

Um dos fatores que nos faz seres ímpares é a nossa autonomia em expressar sentimentos, em revelar nossa posição crítica frente à realidade a qual estamos inseridos, o poder de tomar decisões em relação às nossas escolhas e, sobretudo, o fato de expressarmos opiniões diante de um determinado assunto controverso.


Imagem disponível em https://anchor.fm/daise-lais-maria-de-santana/episodes/Uma-sequncia-didtica-para-trabalhar-o-gnero-oral-Debate-regrado-eqrjff Acesso em 17 de agosto de
2022.
Disponível em https://mundoeducacao.uol.com.br/34edação/um-genero-textual-essencialmente-argumentativodebate.htm Acesso em 17 de agosto de 2022.
Disponível em https://palestraparaprofessores.com.br/educacao/temas-para-debates-escolares/ em 17 de agosto de 2022. (adaptado)

Observe o texto a seguir, a respeito do DEBATE.
“O objetivo de um debate é sempre uma questão social controversa para a qual soluções diversas são previstas, pode ser concebido como um instrumento de construção coletiva. Às vezes, há posições diferentes em relação à questão colocada, mas não necessariamente contraditórias. O debate é constituído pelo conjunto das intervenções – cada uma delas fornece esclarecimento à questão controversa; constituindo-se, então, numa construção conjunta de uma resposta complexa à questão, como instrumento de reflexão que permite a cada debatedor (e a cada ouvinte) precisar e modificar
sua posição inicial; essa modificação é realizada, essencialmente, pela escuta, pela consideração e pela integração do discurso do outro; cada argumento, cada exemplo, o sentido de cada palavra transforma-se, continuamente, pelo fato de serem confrontados aos dos outros debatedores, pelo fato de cada um e sar, continuamente, situando-se em relação a outras intervenções.” (SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. “Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino”. In: Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2011, p. 71)

Disponível em https://csa.osa.org.br/em-debate-o-genero-textual-debate-9o-ano/Acesso 17 de agosto de 2022.

ATIVIDADES
Os textos abaixo foram extraídos de uma elaboração do Gênero Debate. Leia o trecho abaixo para responder às questões 1 a 5. Ele foi produzido para explanação sobre o tema “A internet pode transformar-se em um problema para a vida pessoal dos usuários?”.

Sim, é preciso ter cautela

Segundo o consultor empresarial e professor do Centro Universitário Newton Paiva, Cristiano Lopes, famosos precisam ser assessorados por especialistas em comunicação até mesmo quando utilizam a internet. “As mídias sociais configuram-se como importante instrumento de divulgação, especialmente dos famosos. Acredito que a assessoria de imprensa de um famoso deve criar e definir a quantidade e forma de postagem, privilegiando a oportunidade de contato direto e imediato com os fãs.” Segundo ele, um simples erro de ortografia pode significar perda de credibilidade junto aos seguidores. Perda de credibilidade não é um problema para Sasha Meneghel se preocupar por agora, mas, há dois anos,
a filha de Xuxa sofreu com as agressões verbais que recebeu, ainda uma criança, postou que iria gravar uma “sena”. […]
(Cinthya Oliveira)

Disponível em https://atividadesdeportugueseliteratura.blogspot.com/2015/07/debate-de-opiniao-tema-redes-sociais.html Acesso em 17 de agosto de 2022.

  1. Qual é o ponto de discussão temática no trecho acima?
    (A) Os famosos não precisam ser assessorados e podem divulgar a vida pessoal como quiserem.
    (B) As redes sociais, no caso dos artistas, não os prejudicam, pois são bem assessorados.
    (C) Os famosos não são afetados nas redes sociais, pois são cautelosos.
    (D) A necessidade de cautela ao utilizar a internet, principalmente, por parte das pessoas consideradas famosas.

2. Qual argumento o consultor empresarial e professor universitário Cristiano Lopes utiliza para defender o seu ponto de vista sobre a necessidade de assessoria que os famosos devem ter nas redes sociais?
(A) Segundo o professor, o número de fotos publicadas é que deve ser monitorado, pois as fotos podem ser replicadas.
(B) Segundo o professor, um erro de ortografia, por exemplo, pode abalar a imagem da celebridade e levar à perda de credibilidade.
(C) Segundo o professor, os especialistas em comunicação devem moderar as publicações dos famosos nas redes sociais.
(D) Segundo o professor, a filha da Xuxa foi o principal alvo de agressões nos meios virtuais.

3. Releia o seguinte período “Segundo o consultor empresarial e professor do Centro Universitário Newton Paiva, Cristiano Lopes, famosos precisam ser assessorados por especialistas em comunicação até mesmo quando utilizam a internet”. A expressão destacada expressa ideia de que

(A) os famosos sabem lidar com as redes sociais e, por isso, não precisam ser assessorados.
(B) os famosos não sabem lidar com as redes sociais e não aceitam assessorias.
(C) os famosos são assessorados na vida profissional e precisam ser também nas redes sociais.
(D) os famosos são negligentes e, por isso, precisam de assessoria.

  1. Na frase “Segundo ele, um simples erro de ortografia pode significar perda de credibilidade junto aos seguidores”. O pronome destacado retoma qual(is) palavra(s)?

5. Por que Sasha Meneghel recebeu críticas ao escrever nas redes sociais a palavra “sena”?

Leia o texto de Felipe Menezez sobre as Redes sociais: virtudes e efeitos colaterais na nova comunicação digital e, depois, responda às questões 6 a 10.
“Você vai até o conteúdo e interage com ele de todas as maneiras […]. Isso é uma mudança radical comparando com ontem.” “Vivemos num país de pessoas criativas em relação à tecnologia.” Estas não foram as falas com que Tas começou sua palestra, mas certamente são as que traduzem tudo o que o jornalista falou na noite do evento.
Segundo ele, as mídias digitais, hoje oferecem características essenciais, como interatividade, velocidade,
quantidade e mobilidade, que fazem da web uma rede de pessoas muito mais que uma rede de computadores. “A comunicação hoje é em tempo real até para quem não tem acesso à web”, disse Tas.
Estabelecendo uma interação muito agradável com a plateia e contando com a colaboração desta durante as explanações, *Tas falou ainda das virtudes dessa nova era digital: colaboração, transparência, saber ouvir e o presente. “Tem muita gente que acha que as ferramentas da era digital são feitas somente para falar.” A colaboração e a transparência juntas, a partir do jornalista, fazem das mídias sociais armas favoráveis para quem quer ouvir críticas, entender o público dos seus produtos e crescer. Um exemplo disso é o Twitter. Segundo o palestrante, nesta ferramenta “a imaginação é o limite” e “o presente é o único lugar em que podemos fazer a vida”.

Disponível em https://atividadesdeportugueseliteratura.blogspot.com/2015/07/debate-de-opiniao-tema-redes-sociais.html Acesso em 17 de agosto de 2022.

  1. Felipe Menezez busca na palestra de Tas uma forma de iniciar a discussão sobre os efeitos colaterais e virtudes das redes sociais. Por que ele faz uso desse recurso?

7. Para convencer o leitor acerca de seu ponto de vista, Tas elenca algumas características essenciais das mídias digitais. Quais são elas?

8. No trecho “Tas falou ainda das virtudes dessa nova era digital” a palavra destacada apresenta qual sentido no texto? Explique.

9. Quando o apresentador se refere ao “Twitter”, é para exemplificar o quê?

10. Durante a produção do texto, Felipe Menezez utiliza as seguintes palavras para se referir a Marcelo Tas: “ele”, “jornalista” e “palestrante”. Qual é o recurso utilizado por ele e por que fez esse uso?
*Marcelo Tristão Athayde de Souza, mais conhecido pelo primeiro nome Marcelo Tas, é um apresentador, ator, roteirista, diretor e escritor brasileiro.

PRODUÇÃO DE TEXTO ORAL

Debate de opinião (regrado)
Tema sugerido “A internet pode transformar-se em um problema para a vida dos usuários?”

PREPARAÇÃO
1o passo: Formar grupos – a partir do número de alunos da turma- debatedores (a favor e contra); moderadores.
2o passo: Definir regras do debate, como o tempo para exposição de cada grupo e o momento de intervenção;
3o passo: Leiam os textos, retomando as opiniões dos especialistas e das autoridades no assunto/tema em pauta.
4o passo: Façam os registros que consideram importantes e anotem a fonte de cada um deles.

DISCUSSÃO EM GRUPO

  1. Com base nos textos lidos e nas discussões feitas, definam o posicionamento do grupo e os argumentos pertinentes para defendê-lo.
  2. Escolham um colega para ser o relator. Ele registrará o ponto de vista e os argumentos do grupo. Para convencer os colegas, os argumentos devem ser coerentes e bem fundamentados.
  3. Respeitem o tempo definido pelo professor para a discussão no grupo.
  4. Ouçam com atenção a opinião dos colegas, respeitando a vez de falar de cada um.
  5. Terminada a discussão, peçam ao colega relator que leia os registros, para que o grupo avalie se eles estão de acordo com a opinião elaborada, os argumentos propostos e a conclusão a respeito do tema.

Disponível em https://atividadesdeportugueseliteratura.blogspot.com/2015/07/debate-de-opiniao-tema-redes-sociais.html Acesso em 17 de agosto de 2022. (adaptada)

Bom trabalho!