AULA 14/2023 – Medidas de comprimento. Organização dos dados de uma variável contínua em classes. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. - 25/08/2023
Calculando a moda:
o termo que mais repete é o 5, logo a moda é igual a 5.
B) O que podemos afirmar, após a análise dos dados?
Consideremos que essa seja a realidade cotidiana da loja, observando as medias de tendencial central temos:
- Os vendedores chegam a vender em média 7 pares de sapatos por dia;
- A mediana nos diz que metade dos funcionários chegam a vender mais de 6 pares de sapatos por dia;
- A moda nos diz que boa parte dos funcionários só conseguem vender diariamente 4 pares de sapatos.
Exemplo 7: Carlos participou de uma entrevista de emprego para o cargo de vendedor, na qual foi dito que o salário médio da empresa é de R$ 3.375,00. Dias depois ele teve acesso a um gráfico que apresenta os salários dos funcionários da empresa. Essa empresa conta com 50 vendedores, 1 gerente e um presidente.
Observe o gráfico a seguir responda: você acredita que a média foi a melhor opção para representar o salário dos funcionários da empresa?
No gráfico podemos observar que o salário dos vendedores é R$ 1 400,00, o do gerente é R$ 15 500,00, e o do presidente é R$ 90 000, 00. Note que há um elemento bem disperso (salário do presidente), então, ao calcular a média o valor será bem alto:
1. Salários dos vendedores = à 50 vendedores = 50 · 1 400 = R$70 000,00
2. Somando os salários do gerente e do presidente, à R$15.500,00 + R$ 90.000,00 = R$105.500,00.
3. O total de salários mensais = R$70 000,00 + R$105.500,00 = R$ 175.500,00.
4. Ao dividir pelos 52 funcionários da empresa obtemos uma média salarial bem alta R$3.375,00.
Note que devido ao elemento disperso a média não é um bom parâmetro se analisada sozinha.
No entanto, podemos analisá-la juntamente com as outras duas medidas de tendência central:
- A moda é R$1400, ou seja, grande parte dos funcionários da empresa tem como salário R$1400,00.
- A mediana também é R$1400, isto quer dizer que mais da metade dos funcionários tem como salário R$1400,00.
Exemplo 8: Bruna recebeu a tarefa de estimar o número de peças defeituosas que seriam produzidas no mês de dezembro. O setor de controle de qualidade forneceu o seguinte gráfico que indica o número de peças defeituosas, produzidas ao longo de 11 meses:
Bruna decidiu calcular a média aritmética desse conjunto de dados, essa é a melhor opção?
Calculando a média do número de peças defeituosas:
Olhando o gráfico observamos que a produção de peças aponta que:
1. A maioria dos valores está entre 90 e 108 unidades defeituosas, no entanto não é isso que a média nos diz, pois encontramos 121 unidades.
2. Podemos notar é que 10 valores estão abaixo da média e somente um valor é maior que a média, estando muito distante.
3. Existe um valor muito discrepante de peças defeituosas, que está muito longe dos demais: isto pode ser explicado por algum defeito ou desregulação em uma das máquinas.
Deste modo, é importante utilizar as outras medidas. Vamos analisar agora a moda e a média:
- Colocando os dados em ordem crescente temos: 90, 92, 95, 96, 98, 100, 102, 104, 104, 104, 108. Podemos observar que a mediana é igual a 100, ou seja, grande parte dos meses produziram mais de 100 peças defeituosas no mês.
- A moda é igual a 104 pois é o termo que mais se repete.
Assim podemos dizer que o número de peças defeituosas produzidas no mês de dezembro é melhor representada por 104 (moda) do que por 121 (média) peças defeituosas.
MEDIDA DE DISPERSÃO: AMPLITUDE
As medidas de dispersão são utilizadas para avaliar o grau de variabilidade dos dados. Não se justifica calcular uma média de um conjunto de dados onde não haja variação, todavia se a variabilidade desses dados for muito grande, a representatividade da média será muito pequena. Assim, é importante caracterizar a dispersão dos dados, uma vez que diferentes amostras com médias semelhantes, podem apresentar diferentes variabilidades.
Exemplo 9: Mesmo sabendo que a temperatura média de duas cidades é a mesma, e igual a 23ºC, ainda assim somos levados a pensar a respeito do clima dessas cidades.
Em uma delas a temperatura varia entre limites de muito calor e de muito frio e existe ainda uma temperatura média de 23ºC. Na outra há uma variação menor de temperatura, portanto, no que se refere à temperatura, um clima mais favorável.
Vemos, então, que a média não pode, por si mesma, destacar o grau de homogeneidade ou heterogeneidade que existe entre os valores que compõem o conjunto.
Portanto, para qualificar os valores de uma dada variável, ressaltando a maior ou menor dispersão ou variabilidade entre esses valores e a sua medida de posição, a Estatística recorre às medidas de dispersão (de variabilidade).
A amplitude total é a diferença entre o maior e o menor dos valores da série de dados. |
Exemplo 10: Um professor fez uma pesquisa de idades em uma turma do ensino médio, composta por 15 alunos, e obteve os seguintes resultados:
Entrevistado | Idade | Entrevistado | Idade | |
Aluno 1 | 15 | Aluno 8 | 14 | |
Aluno 2 | 15 | Aluno 9 | 16 | |
Aluno 3 | 15 | Aluno 10 | 16 | |
Aluno 4 | 15 | Aluno 11 | 16 | |
Aluno 5 | 16 | Aluno 12 | 44 | |
Aluno 6 | 16 | Aluno 13 | 17 | |
Aluno 7 | 16 | Aluno 14 | 18 | |
Aluno 15 | 18 |
A amplitude das idades dos alunos dessa sala de aula
44 – 14 = 30
MEDIDAS DE COMPRIMENTO.
Imagine:
- Distância entre o planeta Terra e o Sol;
- Tamanho de uma célula;
- Raio do Jupiter;
- Espessura de uma folha de papel A4;
- Velocidade da luz.
Como você calcularia os exemplos citados?
Em geral para conseguirmos calcular medidas de comprimento muito grandes ou muito pequenas utilizamos as potências de base 10, ou seja, a notação científica.
Observe abaixo algumas unidades de medidas para calcular medidas muito grandes ou muito pequenas:
- Unidade astronômica (UA)
Quando trabalhamos com distâncias entre planetas temos as unidade astronômica (UA) que é a distância entre a terra e o sol. O valor aproximado da UA é de 150.000.000.000 metros ou em notação cientifica .
Através dessa distância conseguimos montar a seguinte tabela com as distâncias dos planetas ao Sol, em UA:
Ano-Luz (AL)
A unidade de medida da distância percorrida pela luz em um ano. AL é utilizada para medir distâncias entre estrelas e o Sol ou outras galáxias e a Terra. 1 AL 9,46 ·1012 km.
Exemplo 11: Ano-luz é uma unidade de medida de distância usada na Astronomia. 1 ano-luz equivale, aproximadamente, a 9,4 x 1012 km. Estrela de Kapteyn fica a 12,777 anos-luz da Terra. Qual é a distância, em quilômetros, dessa estrela em relação à Terra?
Como 1 ano-luz equivale, aproximadamente, a 9,4 · 1012 km, vamos multiplicar a distância dada por esse número. Assim, obteremos o resultado em quilômetro:
12,777 · 9,4 · 1012 = 120,1038 · 1012 ≅ 1,2 · 1014
Portanto, a distância é de, aproximadamente 1,2 · 1014 km.
- Nanômetro (nm)
Para lidar com medidas de comprimentos minúsculas, como por exemplo, microrganismos, de uma maneira geral utilizamos uma medida chamada de nanômetro (1nm). Um nanômetro é equivalente a 0,000000001 m, ou seja, é a bilionésima parte de 1 metro, esse valor escrito em notação científica é
Exemplo 12: Uma das menores formas de vida conhecida na Terra vive no fundo do mar e se chama nanobe. O tamanho mínimo que um ser desse pode atingir corresponde a 20 nanômetros. Escreva esse número em notação científica.
Um nanobe pode ter um comprimento de 150 nanômetros, ou seja, 150 x 10-9 m.
Podemos reescrever o 20 = 2 x 101, temos:
2 x 101 x 10-9 m
2 x 101+(-9) m
2 x 101-9
2 x 10-8 m
ATIVIDADES
1. Defina e dê exemplos de média, a mediana e a moda.
2. Dê um exemplo, de um conjunto com 5 (cinco) dados, no qual a média e a mediana sejam iguais.
3. Os salários-hora de cinco funcionários de uma companhia são R$ 75,00, R$ 90,00, R$ 83,00, R$ 142,00 e R$ 88,00. Determine a média dos salários-hora.
4. As notas de um candidato, em seis provas de um concurso, foram:
8,4 | 9,1 | 7,2 | 6,8 | 8,7 | 72 |
Determine a nota média do candidato.
5. A média das idades de três pessoas reunidas em uma sala é 25 anos. Se uma criança de 5 anos entrar na sala, a nova média das idades será:
A) 15 anos
B) 18 anos
C) 20 anos
D) 22 anos
6. A nota média dos meninos de uma classe foi 6,0 e das meninas, 7,0. Se a classe é composta de dezoito meninos e doze meninas, então a nota média da classe foi:
A) 6,5
B) 7,2
C) 4,8
D) 6,4
7. A média das idades dos 11 funcionários de uma empresa era de 40 anos. Um dos funcionários se aposentou com 60 anos, saindo da empresa. A média de idade dos 10 funcionários restantes passou a ser:
A) 40 anos
B) 39,8 anos
C) 38,9 anos
D) 38 anos
8. O treinador de um time de futebol resolveu dispensar os dois jogadores mais velhos e os dois jogadores mais jovens de seu time. Feito isso, determinou a amplitude das idades dos jogadores restantes. A lista com as idades de todos os jogadores é a seguinte:
14, 14, 16, 16, 16, 16, 17, 17, 17, 18, 19, 25, 16, 19, 30, 31, 32, 32, 33, 35, 36, 37, 39, 39, 40, 41
Qual foi a amplitude encontrada por esse treinador?
A) 20 anos
B) 23 anos
C) 27 anos
D) 30 anos
9. Os dados seguintes são referentes a uma amostra de diâmetros de coração de adultos normais, em mm (medidas em radiografias 36 x 43 cm):
146 125 139 132 121 135 114 114 130 169 114 130 169 125 103
Determine a amplitude total dessa amostra.
10. (Enem 2012 Adaptado) O gráfico a seguir apresenta o comportamento de emprego formal surgido, segundo o CAGED, no período de janeiro de 2010 a outubro de 2010.
11. (Enem 2017 adaptado) O gráfico a seguir apresenta a taxa de desemprego (em %) durante o período de março de 2008 a abril de 2009, obtida com base nos dados observados nas regiões Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
A média e a mediana dessa taxa de desemprego, no período de março de 2008 a abril de 2009, foi de?
13. (UPE adaptada) Segundo matéria do Caderno Cidades do Jornal do Comércio, publicada em 8 de maio de 2016, um relatório oficial de assaltos a coletivos entre janeiro e abril de 2016 apontou os locais e as linhas de ônibus que mais sofreram esse tipo de violência no período citado. Com base nessas informações, analise o gráfico publicado na referida matéria.
De acordo com o gráfico, a média, a mediana e a moda do número de
assaltos por local são respectivamente?
14. Ano-luz é uma unidade de medida de distância usada na Astronomia. 1 ano-luz equivale, aproximadamente, a 9,4 x 1012 km. A Estrela de Barnard fica a 5,98 anos-luz da Terra. Qual é a distância, em quilômetros, dessa estrela em relação à Terra?
15. A Agência Espacial Americana (NASA) anunciou a descoberta do Kepler-186f, um planeta mais ou menos do tamanho da Terra, o qual apresenta grandes chances de conter água na forma líquida. Nesse planeta, um ano dura cerca de 130 dias. Além disso, o Kepler-186f gira em torno de uma estrela chamada Kepler-186, na constelação de Cisne, a uns 500 anos-luz da Terra. A partir dessas informações, qual é a distância aproximada entre o planeta Kepler-186f e a Terra, medida em quilômetros?
16. O mundo da nanotecnologia, utilizado na manipulação de estruturas atômicas e moleculares, por meio de microscopia ou combinação química, tem dimensões na escala de nanômetros. Sabendo que 1 nm (nanômetro) é igual a 1 milionésimo de milímetro ou 1 metro dividido por 1 bilhão, pode-se representar 1 nm da seguinte forma:
A) 1.10–6 m.
B) 1.10–7 m.
C) 1.10–8 m.
D) 1.10–9 m.
17. Uma das menores formas de vida conhecida na Terra vive no fundo do mar e se chama nanobe. O tamanho máximo que um ser desse pode atingir corresponde a 150 nanômetros. Escreva esse número em notação científica.
18. A terceira geração de processadores Pentium 4, com o núcleo Prescott, inaugurou os modelos de alto desempenho baseados na tecnologia de 90nm. Escreva esse número em notação cientifica.